O que é uma boa poupança?

ligaram o complicometro...

https://www.igcp.pt/fotos/editor2/informacao_noticias_diversas/press_release_CA.pdf

a TBA uma taxa média calculada em função das Euribor a 3 e a 12 meses (conforme Decreto-Lei nº 11/99, de 11 de Janeiro).

https://dre.pt/dre/detalhe/decreto-lei/11-490773

0,60 x (0,52 x (média da Euribor 3m) + 0,47 x (média da Euribor 12m) - 0,12)
Como dizia outro, faça você as contas! [:D]

E não há limites (mínimo ou máximo) para a taxa de juro, certo?

Obrigado pelo esclarecimento, estava um pouco confuso. Também estava a fazer-me confusão pagamento dos certificados com mais de dez anos e o meu nada. Não sabia que era vitalício, sendo assim , vou deixá-lo estar.

0,60 x (0,52 x (média da Euribor 3m) + 0,47 x (média da Euribor 12m) - 0,12)
Como dizia outro, faça você as contas! [:D]

E não há limites (mínimo ou máximo) para a taxa de juro, certo?

Não tem limite mínimo, a taxa base pode ir a zero. Neste momento todos os B têm os prémios de permanência máximos de 2% adquiridos. Dos 2% de taxa de rentabilidade nunca baixam.
Também não tem limite máximo, mas como já falamos em 2008 quando as taxas Euribor estavam altas, deram um corte assim do nada na rentabilidade de 0,8*TBA para os 0,60*TBA e nunca mais foi reposto nem será... 😞

Fosgassssseeeeeee .... só mesmo neste país é que se fazem coisas tão complicadas [8b][8b][8b]

É assunto que nem tenho feito questão de andar completamente a par, dado as confusões/incertezas, burocracias e ao fim ao cabo o parco valor que se por retirar!
Nem faço questão de fazer uso disso.
E ao ler isso que está nesse último link parece que nem acertam com o valor final exato do IAS para 2023.. "Em 2023, o valor do IAS subiu para 478,70 €​..." 😒

Eu mandei levantar tudo que tinha num PPR (através de um seguro e sem retorno praticamente nenhum) mas sinceramente nem consigo entender que tipo de penalização (se é que haverá alguma) vou ter.... Neste país só se safam os burrocratas, para qq merdinha é preciso um doutoramento e lamber 200 leis diferentes.

Eu mandei levantar tudo que tinha num PPR (através de um seguro e sem retorno praticamente nenhum) mas sinceramente nem consigo entender que tipo de penalização (se é que haverá alguma) vou ter.... Neste país só se safam os burrocratas, para qq merdinha é preciso um doutoramento e lamber 200 leis diferentes.

Tinhas declarado e obtido benefício fiscal (IRS) do capital agora resgatado? Que razão indicaste para o resgate? Há quanto tempo esse capital estava aplicado?

É assunto que nem tenho feito questão de andar completamente a par, dado as confusões/incertezas, burocracias e ao fim ao cabo o parco valor que se por retirar!
Nem faço questão de fazer uso disso.

É útil para resgatar capital preso em seguros PPR que em condições normais só poderia resgatar aos 60 anos (não tenho crédito habitação).

Tinhas declarado e obtido benefício fiscal (IRS) do capital agora resgatado? Que razão indicaste para o resgate? Há quanto tempo esse capital estava aplicado?

Não sei sinceramente se tive algum benefício fiscal, isto era feito através da empresa, ou metia uma % e a empresa dava uma contribuição maior, desde 2018, entregas mensais.

Indiquei que era para tirar tudo de uma vez e amortizar no CH.

Estamos a falar de uns 7k, a crescer 1% ao ano 🤣🤣

Não sei sinceramente se tive algum benefício fiscal, isto era feito através da empresa, ou metia uma % e a empresa dava uma contribuição maior, desde 2018, entregas mensais.

Eu como disse não estou a par disto a 100%, mas... não me cheira que isso seja assim!!!

Pode-se levantar aos 480 euros por mês (IAS) e/ou levantar no montante do valor da prestação do CH para pagar a prestação mensal.
Levantar bolos inteiros para amortizações- > nope!

Não há qualquer enquadramento de resgate para amortizar CH, apenas de resgates mensais para pagar prestações mensais.

Vê nas declarações de IRS se os valores aplicados no PPR foram declarados (anexo H quadro 6B com código do benefício 601​).
Se foram, terás agora que declarar o resgate (anexo H quadro 8 campo 803) e devolver o benefício fiscal obtido, agravado em 10% por cada ano decorrido.

https://eco.sapo.pt/2022/04/19/resg...-plano-de-poupanca-em-acoes-o-que-devo-fazer/

Não há qualquer enquadramento de resgate para amortizar CH, apenas de resgates mensais para pagar prestações mensais.

Vê nas declarações de IRS se os valores aplicados no PPR foram declarados (anexo H quadro 6B com código do benefício 601​).
Se foram, terás agora que declarar o resgate (anexo H quadro 8 campo 803) e devolver o benefício fiscal obtido, agravado em 10% por cada ano decorrido.

https://eco.sapo.pt/2022/04/19/resg...-plano-de-poupanca-em-acoes-o-que-devo-fazer/

Resumindo: Que dê já ordem a anular o pedido, antes que seja efetuado se ainda for a tempo...!

Voltar
Superior