Tópico das Casas

O bidé na minha opinião não serve para nada. Mas percebo que algumas pessoas prefiram ter.

Quando aos estendais à portuguesa e uma coisa extremamente parola, sem qualquer sentido.
Apesar de concordar que dá eu certo enquanto às zona históricas. Por outro, em urbanizações novas é incompreensível.

Se não me engano viveste uns anos fora de Portugal, por isso melhor que ninguém deves saber que as soluções utilizadas, a organização do espaço e até o sistema construtivo das habitações estão muito relacionadas com aspectos culturais e de vivência do dia a dia [;)]

Há países onde o tratamento de roupa é feito com máquinas localizadas nas arrecadações de cada fração, sendo estas obrigatórias, por cá não é o caso, tenta-se tirar o máximo partido da exposição solar e vento que felizmente temos em Portugal.

Como é óbvio, secam a roupa em casa, num misto de secadoras e estendais interiores. Quem não tem máquina de secar em casa, usa as comunitárias (ou do prédio se as tiver ou as a pagar). Mas como é óbvio, a grande maioria da roupa secam num estendal interior.

Parece-me surreal que seja preciso ter essa conversa [:)][:)][:)][:)]

E na p#t@ da loucura, tentem meter o estendal num WC fechado com um desumidificador em condições... roupa sequinha e a cheirar bem em tempo record.

Vi há dias um prédio novo no Porto, ainda em construção, com algumas vagas abertas e 5 boxes de 30m2 para os apartamentos mais caros. A construção é nova, por isso o regulamento não deve ser o problema para não haver mais.

Vou agora morar para um prédio novo em que todas as garagens são boxes fechadas. Já tinha visto outros prédios novos em que as garagens são fechadas também. (em Braga)

Compromissos numa casa de 400k [:D]

Para mim é claramente uma falha, ainda para mais tratando-se de um apto com áreas bastante generosas para o que se vê.

Parece haver ali um armario destinado à colocação das máquinas, mas metida dentro da cozinha a mim pessoalmente não me agrada.

Actualmente 400 mil euros por um T2 com aquelas áreas e no local em que está já não é chocante.

Não vejo grandes estendais em construção nova.

Compromissos numa casa de 400k [:D]

Para mim é claramente uma falha, ainda para mais tratando-se de um apto com áreas bastante generosas para o que se vê.

Parece haver ali um armario destinado à colocação das máquinas, mas metida dentro da cozinha a mim pessoalmente não me agrada.

Na minha modesta opinião, podia ter sido resolvido com uma cozinha um pouco menor e desenhada de outra forma. 18m2 de cozinha em um T2?... Não é que seja mau, muito pelo contrário! Mas acho que 3 ou 4m2 a menos não fazia nenhuma diferença prática. Entretanto tirava-se uns cms em largura à sala, fazia-se uma cozinha menos comprida, mandava-se a lavandaria para a área frontal num dos cantos, e aumentava-se a varanda. [:cool:] Pelo menos para o meu gosto, ficava melhor. Mais varanda, menos cozinha, e uma lavandaria dedicada.

Como é óbvio, secam a roupa em casa, num misto de secadoras e estendais interiores. Quem não tem máquina de secar em casa, usa as comunitárias (ou do prédio se as tiver ou as a pagar). Mas como é óbvio, a grande maioria da roupa secam num estendal interior.

Parece-me surreal que seja preciso ter essa conversa [:)][:)][:)][:)]

Eu seco tudo na secadora, mesmo no verao, mas e normal por ca ver essses estendais interiores na sala, junto a janela, em apts de +de 1M...

Bom, pedido de amortização total realizado.
Agora levam 10 dias úteis para processar a coisa... depois avisam para passar no banco e levantar o distrate.

Bom, até à próxima..

rhQbMdc.jpg
​​

Faltou-te a lavandaria. Ou um espaço de tratamento de roupas.

E a garagem fechada é outro tema que dá pano para mangas.... Os novos regulamentos de incêndios deixam muitos técnicos divididos para a possibilidade ou não de haver "boxes" em garagens comuns.
E não sei se por isso ou não, cada vez é menos comum haver garagens fechadas. Aliás diria mesmo que nos últimos 20 ou mais edifícios que vi nenhum tinha garagens em box.

Sim, faltou a “lavandaria”. O topolino também tinha dito.
É acrescentar 5m2
Mesmo assim ficaria um T2 com cerca de 105m2.
Um T3 teria cerca de 140m2
Um T4 teria cerca de 170m2

Penso que ficaria com alguns pormenores distintos e seria equilibrado em termos de dimensões.

Todos os quartos serem suites é um tema discutível, com duas crianças pequenas, por exemplo, prefiro ter um WC comum grande com banheira. Quando os putos crescem e são independentes, aí creio ser preferível terem WCs mais pequenos em suites.

Podes ter suites com banheira, a que temos tem banheira.
So vi depois que também tens suite com banheira….

Last edited:
Eu tenho garagem fechada de 98m2 mas não me importaria de ter lugares de garagem e uma arrecadação de 20m2. Na Suiça é comum. Neste momento uso a garagem para guardar móveis de casas em obras.

Arrecadação faz sempre falta para as bicicletas, kayaks, alguma lenha, material desportivo e etc.

Uma arrecadação de 20m2 é enorme.
Devem ser poucas as que têm essa dimensão.
De 10m2 já é muito bom.

Por acaso enquanto projetista que passo a vida a desenhar essas coisas, é algo que me choca a quantidade de maus apartamento que se vê na generalidade dos casos, é o tipo "carne para canhão", e a malta compra...

Esse está bem bom, mas a meu ver ainda tem algumas falhas como por exemplo a falta de uma lavandaria decente.
Os quartos têm boa área, mas podiam ter closet (para quem gostar).
As IS estão bem organizadas.

Mas essa é uma planta simples e tradicional, fazer assim e bem não é difícil, qualquer aluno da faculdade tem de conseguir fazer isso, difícil é sair "fora da caixa" e fazer bem feito.

Realmente é grave dar 400k e não ter uma lavandaria.
Como disse gosto do apartamento mas não conseguiria dar 400k por ele.
Conseguiria justificar os 300k, não mais.

Pior é com crianças....
Como vão para a escola?
E na hora de saída? Quem os vai apanhar?
E também já iniciam aos 5 anos a fazer commuting?

Isso é subjetivo, basta terem apoio dos pais é esse problema não se põe.
Se sempre viveram na margem sul e os pais vivem lá e têm disponibilidade para os netos , essa situação está mais que ultrapassado.

Vi há dias um prédio novo no Porto, ainda em construção, com algumas vagas abertas e 5 boxes de 30m2 para os apartamentos mais caros. A construção é nova, por isso o regulamento não deve ser o problema para não haver mais.

Como disse, tem sido algo que tem dividido os técnicos de segurança.
Ou para ser possivel tem de ter uma zona de grelha frontal ou o portão ser todo perfurado, para permitir o combate a um incêndio no interior.

Exacto, estendais interiores.
Ok, nao fica bonito na sala mas tb as coisas têm de ser práticas, a estética nao pode tar sempre em 1º plano.
Eu tenho um estendal interior. No Verão fica na varanda do lado dos quartos. No Inverno fica no quarto das visitas. Nunca está na sala.

Claro que tendo 2 varandas e 1 quarto de visitas ajuda.

Quando não tem roupa, basta dobrar e arrumar em qualquer lado.

No prédio tenho ainda salas para estender a roupa. Nessas mesma salas existe máquinas de secar. Mas raramente uso.

Isso é subjetivo, basta terem apoio dos pais é esse problema não se põe.
Se sempre viveram na margem sul e os pais vivem lá e têm disponibilidade para os netos , essa situação está mais que ultrapassado.

Exato. E nem sempre os 2 membros do casal trabalham do mesmo lado da margem.
Aqui sempre vivemos na margem Sul, a minha esposa também sempre trabalhou deste lado.
Eu sempre trabalhei na margem Norte... mas já à 13 anos que posso usufruir de teletrabalho portanto nem o ponto mais penoso das deslocações se coloca.

Back