Sim, na minha experiencia o tamanho do motor não faz uma grande diferença se você quer viajar rapidamente na Autobahn. O que é mais importante e a relação do transmissão e a carga do motor.
Há uma curiosidade que eu amo contar, sobre três carros de (quase) três seculos differentes e seu comportamento na Autobahn.
O primeiro contestador é um Mercedes 190 de 1990 com motor M102 (1.8L l4 109cv) e caixa automática 4G-Tronic. O carro é de um meu conhecido que de vez em quando gosta de viajar más rapidamente na AE. O motor gira ~5500rpm a 180km/h e está quase ao limite. Perguntei a ele que consumo ele alcança em viagens mais longas dirigindo tão rápido e ele respondeu que são cerca 12L / 100km.
Segundo contestador é meu carro. Um Mercedes E320 de 1999 com motor M112 (3.2L V6 224cv) e caixa automática 5G-Tronic. O motor gira ~3750rpm a 180km/h e o consumo (como eu disse acima) tem que estar na casa de ~11.5L / 100km. A carga do motor não é baixa más não é plena também, ainda tem reservas para ir 50-60 km/h mais rápido.
O terceiro contestador é um Mercedes E500 de 2008 com motor M273 (5.5L V8 387cv) e caixa 7G-Tronic. Tive o prazer de fazer algumas viagens pela Alemanha com este carro há alguns anos. O V8 gira 2700rpm a 180km/h e o consumo foi ~12L/100km. A velocidade máxima do motor é limitada eletronicamente a 250 km/h, mas você sente que seria capaz de atingir uma velocidade muito maior. Mesmo viajando com 220 km/h é um passeio no parque pra esse motor.
Esse carro é um sonho pra dirigir mas um pesadelo pra manter, apesar disso acho que acima dos 190-200km/h o E320 vai começar consumir mais que o E500.
Eu sei que está comparação diz poco sobre o uso do dia a dia mas pra mim é interessante ver para que tipo de uso cada um desses motores foi construído. Tal vez alguns de vcs acham essa pequena história interessante também.
E no fim, mostra que o consumo de combustível é uma questão de ponto de vista… [

]