"O cantinho das motos"-

Dessas duas ia para a RKF por ser mais potente e mais bonita.

Mas se fosse comprar nova 125 para manter pouco tempo ia para a CBF 125. É mais fraca, mas muito leve. E não perde tanto valor na revenda.

O problema é que aqui na terrinha não há nenhum vendedor Honda, obriga a fazer cerca de 60kms enquanto as outras 2 tem

Boas.

Isto é reparável ou é melhor um pneu novo?
99409de65c2ec994c171afc69937d36a.jpg

Obrigado

Melhor reparar por dentro com desmontagem do pneu.

O pneu traseiro da minha CB500X tinha um pequeno furo nessa zona. Deve ter sido um prego fino que entrou e saiu. Ficou a perder ar, em 1 ou 2 dias perdia 1.5 bar ou por aí. Levou um remendo por dentro, o pneu nem 500 km tinha.

Entretanto para aproveitar o sistema de comunicação da Shuberth comprei um capacete modular, um C4 Pro. Estava à espera que fosse mais silencioso. A partir dos 70 km/h já faz algum barulho e é mais barulhento que o R2 que já não é nenhum exemplo nessa matéria. A qualidade do som tal como no R2 não é propriamente HI-FI.

Mas já consigo passar pelo sistema de reconhecimento facial sem ter de tirar o capacete. Pelo menos para isso já valeu 😀

Opinião sobre a Honda transalp 700? Alguém?

Tive a 650, não a 700 que é a versão seguinte e com algumas diferenças, mas conheço quem tenha e acho que ainda não vi nenhum dono insatisfeito com a mota.

Basicamente, tem um motor V2 com selo de fiabilidade, já é de injeção direta e com isso os consumos são bastante melhores que eram na 650. Dessa época já começavam a vir com ABS, mas atenção que nem todas devem ter.
A potência não é muita, o peso também é algo elevado para os padrões atuais, mas é um modelo robusto e durável que dá para fazer muita coisa sem ser muito boa em nada, tal como deve ser uma Transalp.

Do que vejo no mercado, acho que a malta se estica um bocado nos preços da TA 700, há quem peça cerca de 6000€...
Por valores semelhantes existem algumas alternativas até mais recentes, no entanto, pessoalmente tenho total confiança nas Transalps, independente do modelo, desde que bem tratadas.

Tive a 650, não a 700 que é a versão seguinte e com algumas diferenças, mas conheço quem tenha e acho que ainda não vi nenhum dono insatisfeito com a mota.

Basicamente, tem um motor V2 com selo de fiabilidade, já é de injeção direta e com isso os consumos são bastante melhores que eram na 650. Dessa época já começavam a vir com ABS, mas atenção que nem todas devem ter.
A potência não é muita, o peso também é algo elevado para os padrões atuais, mas é um modelo robusto e durável que dá para fazer muita coisa sem ser muito boa em nada, tal como deve ser uma Transalp.

Do que vejo no mercado, acho que a malta se estica um bocado nos preços da TA 700, há quem peça cerca de 6000€...
Por valores semelhantes existem algumas alternativas até mais recentes, no entanto, pessoalmente tenho total confiança nas Transalps, independente do modelo, desde que bem tratadas.

É isso.
Face à 650 o motor é um pouco mais "cheio" e bem mais económico, facilmente 2 litros a menos! Ainda assim, não esperes uma performance muito grande... porque não tem!

Tenho um amigo que tem uma e ele está satisfeito, tanto que já a tem há meia dúzia de anos, mas desconfio que anda a pensar na nova 750. A dele é cinzenta.

Lembro ainda que a 700 passou a ser mais "asfaltista" que as anteriores, nomeadamente ao adotar uma roda de 19'' à frente.

Sobre os preços, não fazia ideia de estarem tão inflacionados! Imaginando que custou 8.500€ em 2011 (fui ver numa revista o preço). Se agora for vendida por 5.000€ isso significa que a desvalorização foi bastante baixa! Em 12 anos caiu bem menos de 50%!!! Uau!

Se não for para andar muito fora de estrada a Suzuki V-strom 650 é capaz de ser melhor escolha, principalmente pelo motor.

Também tive uma transalp 650, onde a média de consumos pouco superava os 5 l/100... a 700 gasta 3 e picos:confused:

De resto, pouco a acrescentar ao que o Brunomeleiro já disse, apenas uma má experiência por parte do hiss, sistema de segurança da honda, que em alguns modelos deu raia, mas para o caso não interessa...

Foi a moto onde fiz mais kms num dia, pouco mais de 800 sem grande esforço[;)]

Era moto que voltava a ter, até andei a sondar quando comprei a chamussa, mas os preços que pedem por elas afastaram-me logo...

Cump.

Também tive uma transalp 650, onde a média de consumos pouco superava os 5 l/100... a 700 gasta 3 e picos:confused:

De resto, pouco a acrescentar ao que o Brunomeleiro já disse, apenas uma má experiência por parte do hiss, sistema de segurança da honda, que em alguns modelos deu raia, mas para o caso não interessa...

Foi a moto onde fiz mais kms num dia, pouco mais de 800 sem grande esforço[;)]

Era moto que voltava a ter, até andei a sondar quando comprei a chamussa, mas os preços que pedem por elas afastaram-me logo...

Cump.

5l...a minha ficou com 6.25l/100 de média geral em 28.500km. o mínimo que fiz acho que foi 5.35, e em Autoestrada facilmente fazia médias de 7L. Nesse aspecto acho que a 700 tira cerca de 1L a era média.

De resto, as despesas extra ficaram em 2 senfim da rota da frente que faz girar o velocímetro e o conta km, defeito crónico, e no meu caso pelos vistos faltava lá uma anilha que deve ter sido perdida numa muda de pneu e agravou o desgaste. E uma relé dos piscas.
2 baterias, uma na semana em que vendi, e o resto foi somente manutenção de desgaste. Nada mau para uma mota com mais de 15 anos!

Se não for para andar muito fora de estrada a Suzuki V-strom 650 é capaz de ser melhor escolha, principalmente pelo motor.

São modelos de características muito idênticas, acaba por ser mais questão de gosto pessoal, dependendo da geração que se está a falar.
mas lá está, podendo gastar mais um pouco uma V-strom 650 mais recente (cerca de metade da idade de uma TA700) pode ser uma boa alternativa.

Depois de muito procurar acho que finalmente consegui encontrar umas sidecases rígidas e com chave que se vão integrar esteticamente com a moto. Tive de madar vir uns suportes dos indianos e ainda vou ter de inventar um bocado para colocar as sidecases nos suportes.[:p]

A vantgem é que os suportes dão para pôr tudo, inclusive as mochilas de canvas que gosto muito, mas que pus de parte por agora, por não terem chave:
image.png

5l...a minha ficou com 6.25l/100 de média geral em 28.500km. o mínimo que fiz acho que foi 5.35, e em Autoestrada facilmente fazia médias de 7L. Nesse aspecto acho que a 700 tira cerca de 1L a era média.

De resto, as despesas extra ficaram em 2 senfim da rota da frente que faz girar o velocímetro e o conta km, defeito crónico, e no meu caso pelos vistos faltava lá uma anilha que deve ter sido perdida numa muda de pneu e agravou o desgaste. E uma relé dos piscas.
2 baterias, uma na semana em que vendi, e o resto foi somente manutenção de desgaste. Nada mau para uma mota com mais de 15 anos!

Eu tive-a em 2006, na altura era modelo de 2002, creio... Logo não era uma moto muito velha.

Os consumos, é sempre relativo, mas nas minhas mãos as motos tendem a rondar os 5 litros, execepção feita às mono, que por norma consomem menos. Claro que menos cc também ajuda[;)]

O único problema que deu nos cerca de 15 mil kms que a tive foi mesmo o hiss. Só que foi um problema do caraças, pois só pegava quando queria... Tive vários episódios de ter de estar à espera 15/20 minutos para voltar a tentar que pegasse...

Ainda foi à honda com ela, na altura santomar em alfragide, onde informaram que mesmo trocando a cablagem, podia voltar a ter o mesmo problema.

Mas, como na altura trocava de moto estupidamente rápido, acabou por também esta levar guia de marcha na troca, creio que, por uma alface...

Cump.

Ok, iniciei um fim de semana prolongado com alguma mecânica e electricidade ☺️

Instalei as crash bars e um suporte de telemóvel com carregamento sem fios.

Com uma chave dinamométrica na mão, o céu é o limite…

Fiquei fã das SW-Motech.
982eabb527fc346cee90badd644f90dc.jpg

b7fde67fbe92a756ac6b3e1039045a98.jpg

Tive uma e era o melhor da moto!
Vendi-a por a achar algo "aborrecida" em termos de comportamento, sobretudo ao sair do asfalto em que não inspirava confiança nenhuma, mas somos todos diferentes e ainda bem!

Back