Óbvio. Grande queda na construção e governos esquerdalhas a fornicarem o mercado de arrendamento.
"A culpa é sempre dos outros!"
https://www.pordata.pt/portugal/fogo...ia+do+fogo-189
O melhor que o Estado pode fazer para incentivar a construção e moderar os preços é simples: sair da frente!
Deixo aqui o testemunho que um amigo meu colocou no Facebook.
Em 2016, a minha filha mais nova acabara de nascer, comprei um pequeno prédio em Lisboa (240m2 de ABC) para fazer uma moradia unifamiliar. Arranjei as melhores arquitetas e os melhores engenheiros de obra (melhores no sentido de serem muito boas arquitetas e muito bons engenheiros, não no sentido tuga de se ‘’mexerem bem’’). Fiz tudo ‘by the book’, que a única que sei e gosto. Poupando-vos a pormenores, a coisa, só do lado da CML, demorou até agora (i) mais de um ano e meio para obter licença de construção (meteu IGESPAR, mas até foram rápidos) (ii) nove meses (!) para obter licença de ocupação de via pública, vulgo meter uma merda de um contentor na rua para poder tirar o entulho (iii) vamos em um ano para, pós-construção e comunicação prévia de três pequenísssimas alterações sem qualquer impacto, obter a licença de utilização. Seguidamente, se alguma vez vier a obter a licença, ainda vou ter de pedir inspeção à CML para poder beneficiar de um benefício fiscal (fiz esse pedido após a construção estar pronta, mas foi indeferido porque não tenho… licença de utilização).
Ou seja, vou em 3,5 anos, a caminho dos 4, só do lado da CML (ie, sem contar com as coisas sob minha responsabilidade: o projeto de arquitetura, projetos técnicos, especialidades, construção, taxas e taxinhas, etc.).
Para os mais desatentos, não estou a construir um edifício de 50 andares, nem um empreendimento de 100 hectares - se calhar era mais fácil-, estou a reabilitar uma moradia unifamiliar de 240m2, que estava totalmente degradada numa zona nobre de Lisboa.
Oito anos. And counting. Eu a arcar com os custos do financiamento, os cabelos brancos e a certeza de que nunca mais meterei um tostão em qualquer projeto pessoal ou de investimento em Lisboa e muito possivelmente em Portugal.
Não me venham falar das merdas das rendas controladas, puta que os pariu. Aprovem as merdas em tempos minimamente razoáveis e os custos caem a pique. Eu, pelo menos, se soubesse o que sei hoje, venderia esta casa pelo dobro do preço, tamanha é a chatice, a imobilização do pouco dinheiro que tenho e os custos astronómicos de um financiamento que já leva oito anos.
É isto, desculpem o desabafo. Pode ser que um dia se dignem vir a licenciar isto, mas já não sei se acredito. E isto é uma obra/projeto que não teve qualquer problema ou obstáculo por parte da CML, deve ser só o tempo normal para projetos que não têm problemas, imagino.
Por mim, lição aprendida: não fazer projetos em Lisboa/Portugal, se os fizer, vender ao dobro ou a triplo do preço. E tomar calmantes.