Sugestões até 7.000€

petrus

Well-known member
O que se procura é um segmento B ou C que reúna um conjunto de parâmetros muito simples, começando logo pelo facto de o preço final a rondar esta quantia.

A questão do combustível é mais ou menos irrelevante, podendo ser diesel, gasolina ou gpl, até porque não será um carro para muitos km’s. Se for diesel e já tiver filtro de partículas, que seja dos pouco problemáticos, como os dci, nada de hdi ou tdi da má fase!

Em termos de equipamento, basta o essencial: da, ac, ve... Ao nível da segurança nunca é demais, mas pelo menos ABS e airbags é o mínimo.

Deverá ter 4/5 portas e uma bagageira minimamente aceitável, tipo 300 litros, bem como o espaço interior, mas nada de banheiras com mais de 4,5 metros!

A potência não é um fator preponderante, até porque o condutor não tem muita experiência. Algo a rondar os 100 cv, mais coisa menos coisa, serve perfeitamente.

A quilometragem é sempre uma incógnita, mas aquela “marca psicológica” dos 150.000 parece-me uma boa baliza, mesmo sabendo das manhosices que se praticam por aí.

Marcas preferidas não há, mas existe uma aversão à Opel que não entra cá em casa e quer fugir-se de motores mais problemáticos que gostem muito de correntes e coisas assim…
Por último, é importante que tenha bola de reboque ou terá de ser acrescentada depois e, desse modo, representar mais um custo.

Façam, por favor, chegar as vossas sugestões.

PS: já vi que o mercado anda meio doido em termos de preços, mas não há grande pressa. É comprar quando aparecer “o tal”, demore uma semana ou um mês!😉

"Aconselho" a procurar carros independentemente de terem ou não gancho de reboque. Isso é algo que se pode sempre mandar fazer a posteriori.

Seat Ibiza ST 1.2 TDI Soure • OLX Portugal
Esta aqui talvez possa entrar no budget, caso o vendedor baixe alguma coisa. Dentro das premissas e no Olx, não se arranja muito mais interessante, sem passar os 200 mil km :(

Cuidado com isso, 1.2 TDI carrinha e para andar com reboque é curto...
Além disso, já tive esse ibiza mas a versão SC e aviso já que essas bonitas jantes 17'' que também tinha são uma medida MUITO cara (215 40 R17). Além de nesse motor serem mais um extra para carregas e gastar combustível, tornam o carro muito desconfortável em mau piso (algo que o ibiza por si só já é, embora tolerável)

eu procuraria um clio Dci ou então um HDI/TDCI de 110cv, evitando assim os motores 1.9TDI dos últimos e os 1.6TDI dos primeiros. no caso dos psa/ford é ver só como estarão os orings dos injetores.

Obrigado pelos comentários. O valor é orientativo, mas não quero começar a pensar em 7k e acabar por comprar algo de 14k, que é apenas o dobro!!!

Claro que a bola de reboque não é essencial, serve apenas numa questão de "desempate"! Nunca será para rebocar algo muito pesado. Algo tipo uma moto ou algumas bicicletas... nada de especial.

Ele gosta muito do Golf e falou-me no 1.2 tsi ou mesmo num diesel, mas só confio num sem fap. Já agora, o 2.0 tdi de 110 cv existe sem FAP ou não?

Pessoalmente também me inspiram confiança os dci, mesmo com fap. Já hdi, tdci com fap, nem por sombras!

Um que se procura também é um Focus 1.0 Ecoboost...

Exemplo de um clio: https://www.olx.pt/d/anuncio/renault-clio-1-5-dci-IDHPgFl.html
Um megane: https://www.standvirtual.com/anuncio/renault-mgane-1-5-dci-dynamique-ID8PwCiT.html
Um focus: https://www.olx.pt/d/anuncio/ford-focus-1-0-ecoboost-IDHOey1.html
Golf 1.2 tsi: https://www.standvirtual.com/anuncio/vw-golf-1-2-tsi-style-bluemotion-ID8PqJMo.html

PS. esporadicamente também o posso vir a conduzir...
PS2: carrinhas não!

Saltaste a parte da aversão à Opel. [:D][:D]

Em comparação com esse Astra, ainda que esteja caro, eu iria sempre para este: Usados Fiat Bravo - 8 950 EUR, 118 000 km, 2011 | Standvirtual

Sobretudo caso se confirmem os km e a garantia de 18 meses. ​

A motorização diesel nao me parece a mais adequada para ele, além disso apesar dos km anuncidos o carro parece ter muito mais desgaste que o Astra.

Outro problema também, em 2011 o 1.6 Mjet tinha 105cv e não 120cv, sinceramente essa carro na minha opinião está carísimo.

não dava mais que 7 mil por esse bravo. há a gasolina com cento e tal mil e com mais 1 ou 2 anos por 4500/5000. há um mesito andava um azul em famalicão.

quanto à grantia, se for de um stand eles têm que te dar 18 meses, nem que se roam todos! quando muito tirarem 1000€ ao preço se quiseres acordar sem garantia. só assim comprava algo "às minhas expensas".

Nem que se roam todos? Dão um preço absurdo com garantia incluída e o cliente faz o quê? Dá meia volta e sai do stand a correr e a praguejar. :sh)

nao falei em preços, falei em terem que dar legalmente garantia de 18 meses.

é que depois vêm com a treta do costume: "ah e tal, sabe que é um carro com 15 anos, não podemos dar garantia senão não ganharia o suficiente para pagar as contas do stand/valor do carro caso acontecesse algo mais grave...". :sh)

Não é isso. Podes exigir a garantia, sim, e são obrigados a dar-ta, mas depois aumentam o preço do carro de tal forma que acabas por desistir do negócio, porque deixa de fazer sentido. Ou seja, na prática, é uma forma eficaz de contornar, ou "evitar", a lei.

Não é isso. Podes exigir a garantia, sim, e são obrigados a dar-ta, mas depois aumentam o preço do carro de tal forma que acabas por desistir do negócio, porque deixa de fazer sentido. Ou seja, na prática, é uma forma eficaz de contornar, ou "evitar", a lei.

Resumindo, a minha primeira opção é comprar a particular...

fogo esses fiat bravos há pouco tempo (2-3 anos atrás compravam-se a 5, 6k) agora estão a pedir quase 9k incrível

Back