Ainda ontem estava a pensar nesse primeiro ponto e tenho de concordar. Comparar a construção atual com todas as suas exigências de eficiência energética e térmica com o que se fazia há 20, 30, 40...anos atrás, não tem nada a ver, e hoje em dia basicamente para o cumprimento dessas exigências fica tudo substancialmente mais caro e moroso de construir.
adicionalmente a isso, temos o aumento do custo da mão de obra e a escassez da mesma para executar.
O segundo ponto, é verdade que o estado deveria construir mais habitação, mas isso não vai resolver o problema dos preços devido à falta de mão de obra, seriam apenas mais uns a competir.
Eu tenho a convicção que a solução deverá passar por construção alternativa que permita reduzir drasticamente a mão de obra, o problema é que o custo do material nessas soluções não pode ser muito mais elevado que a construção tradicional, senão nada feito, e essa é sem dúvida uma dificuldade acrescida.
Seja através de módulos, contentores, painéis, sistemas ou impressão 3D, qualquer uma delas pode ser viável, mas também é preciso mudar mentalidades das pessoas.
Como já disseram, tentar descentralizar população para se distribuir pelo território deveria ser uma prioridade, porque o que vemos é que neste momento as AM de Lisboa e Porto estão sobre grande pressão enquanto que no interior se passa o contrário.
Outra alternativa que até se poderia revelar eficaz mas nada ortodoxa e muito criticável sob o ponto de vista dos direitos humanos, seria construir em "modo Ásia ou África", trazer contentores de trabalhadores a baixo custo em regime "cama quente" para a construção civil.