Fórmula 1 2023

Status
Not open for further replies.
O Lec não tem carro... é só isso. E quer fazer tempos impossiveis com aquele carro e passa os limites do mesmo.
O Lec com um carro ganhador depressa ficava error free e com a calma e mind set necessário pra ser campeão.
Mas pelo andar da carruagem acho que vai ser mais um grande piloto que podia ter sido muita coisa e não vai ser nada, na F1 tem de se estar no lugar certo na hora certa e isso é dificil.
O Ham na Mercedes 10 anos antes e não tinha ganhado nada...
O Shumi na Ferrari 10 anos antes idem aspas...
O Max na RB 7 ou 8 anos antes e não ganhava coisa nenhuma...
O Lec nesta Ferrari nada ganhará tambem.
E até 2026 não prevejo mudanças no paradigma.

Last edited:
3v3licazjhkb1.png

.

Apesar do Ferrari afinal não ser nada do que se esperava. O LEC também não está com o mind set para vingar. Talvez por descrédito da equipa, mas a verdade é que as falhas também se têm acumulado. Parece-me ser um piloto rápido, mas que não sabe ainda bem os limites, ou dele ou do carro, mas não sabe.

Agora o que não se compreende é este manter do Perez... que nódoa. Com um carro vencedor e leva cada banhada.

Perez parece estar a ser o que a RB necessita, pois Marko afirmou que tem lugar garantido para 2024.

O Lec não tem carro... é só isso. E quer fazer tempos impossiveis com aquele carro e passa os limites do mesmo.
O Lec com um carro ganhador depressa ficava error free e com a calma e mind set necessário pra ser campeão.
Mas pelo andar da carruagem acho que vai ser mais um grande piloto que podia ter sido muita coisa e não vai ser nada, na F1 tem de se estar no lugar certo na hora certa e isso é dificil.

Daquelas coisas que só saberemos se alguma vez tiver efetivamente carro para ganhar. Parece unânime que Max é um sobredotado e tem deixado toda a gente a calendários, mas noutros tempos também fazia asneiras.

Sim, só o Leclerc é que vai ao limite. #ffs

Sei que provavelmente o Português não é o teu forte, mas tenta interpretar as coisas antes de comentar.
Se queres picardias não é comigo que as vais ter.
Se queres acrescentar algo útil ao tópico, faz o favor.

Como é óbvio com uma bomba, ou com as desistências dos adversários certos, qualquer gajo (salvo seja) é campeão. Se gajos como o Keke Rosberg, o Jacques Villeneuve ou o Jenson Button foram campeões, o Leclerc também teria tudo para ser campeão.

Mas capaz de fazer o mesmo que o Schumacher que foi para uma Ferrari ainda mais moribunda do que a atual e conseguir mobilizar toda a equipa para serem não só campeões como absolutamente dominadores, isso, o Leclerc NUNCA será homem para fazer. Já demonstrou demasiadas vezes que não tem essa capacidade de liderança nem essa mentalidade.

Além disso, 2023 está a ser um ano bastante mau para a Ferrari, mas em 2022 o Ferrari era um carro muito bom e competitivo, estou plenamente convicto que no ano passado se em vez do Leclerc tivesses o Max Verstappen na Ferrari, ele teria sido campeão na mesma. E de certeza que não tínhamos visto tanta palhaçada da pit wall com o Max como se vê com o Leclerc, a esta hora com um décimo dos erros já os tinha comido vivos.

(...) Se gajos como o Keke Rosberg, o Jacques Villeneuve ou o Jenson Button foram campeões, o Leclerc também teria tudo para ser campeão.

Mas capaz de fazer o mesmo que o Schumacher que foi para uma Ferrari ainda mais moribunda do que a atual e conseguir mobilizar toda a equipa para serem não só campeões como absolutamente dominadores, isso, o Leclerc NUNCA será homem para fazer. Já demonstrou demasiadas vezes que não tem essa capacidade de liderança nem essa mentalidade..

Subcrevo na totalidade. Essa capacidade de criar uma equipa dominadora, e atenção, depois de também varios desaires (Hakkinen) pelo caminho, colocam o Schumi onde nem o Senna chegaria, a capacidade de trabalho, o foco no objectivo, são tão ou mais importantes que o talento puro.

A Ferrari com o Leclerc não vai comer uma rosca... necessitam de um Schumacher, e o Leclerc não o é claramente, nem por pilotagem, nem por títulos, e muito menos por carisma...

Como é óbvio com uma bomba, ou com as desistências dos adversários certos, qualquer gajo (salvo seja) é campeão. Se gajos como o Keke Rosberg, o Jacques Villeneuve ou o Jenson Button foram campeões, o Leclerc também teria tudo para ser campeão.

Mas capaz de fazer o mesmo que o Schumacher que foi para uma Ferrari ainda mais moribunda do que a atual e conseguir mobilizar toda a equipa para serem não só campeões como absolutamente dominadores, isso, o Leclerc NUNCA será homem para fazer. Já demonstrou demasiadas vezes que não tem essa capacidade de liderança nem essa mentalidade.

Além disso, 2023 está a ser um ano bastante mau para a Ferrari, mas em 2022 o Ferrari era um carro muito bom e competitivo, estou plenamente convicto que no ano passado se em vez do Leclerc tivesses o Max Verstappen na Ferrari, ele teria sido campeão na mesma. E de certeza que não tínhamos visto tanta palhaçada da pit wall com o Max como se vê com o Leclerc, a esta hora com um décimo dos erros já os tinha comido vivos.

Em 2022 enquanto o Ferrari era um carro competitivo o LEC ganhou as provas praticamente todas... Depois deixou de ter race pace e apenas era rapido em qualy, o LEC ficou com a maioria das poles.
Falas do Shumi, não te deves lembrar bem do primeiro e segundo ano do Shumi na Ferrari, vai lá pesquisar.
De resto, dizer NUNCA é um termo perigoso, eu não o uso.
É impossível comparar épocas e tempos em F1, por isso eu digo que na F1 é preciso estar no sitio certo na hora certa.
A Mercedes de 2022 e 2023 é a mesma de 2019, mesmas pessoas e olha a diferença abismal entre um período e outro.
Se com as mesmas pessoas pode ser tão diferente, imagina com pessoas totalmente diferentes.

Subcrevo na totalidade. Essa capacidade de criar uma equipa dominadora, e atenção, depois de também varios desaires (Hakkinen) pelo caminho, colocam o Schumi onde nem o Senna chegaria, a capacidade de trabalho, o foco no objectivo, são tão ou mais importantes que o talento puro.

A Ferrari com o Leclerc não vai comer uma rosca... necessitam de um Schumacher, e o Leclerc não o é claramente, nem por pilotagem, nem por títulos, e muito menos por carisma...

O Max tem essa capacidade agregadora e de criar uma equipa vencedora? Se há coisa que o Max não tem é isso e olha lá os resultados dele...

Schumi não era só Schumi.

Ele tinha os 2 magos com ele na box: Ross Brawn e Jean Todt.

​​

Eu sou o maior fã do Shumi, pra mim é deus no ceu e ele na terra (falando em F1) mas sei que ele não fez as coisas sozinho.
O Jean Todt e o Ross Brawn foram uma enorme parte dos resultados.
Assim como o Toto na Mercedes...
O Horner na RB...
A Ferrari e o Lec teve ou tem, quem? Mattia Binotto... Frederic Vasseur?

Sei que provavelmente o Português não é o teu forte, mas tenta interpretar as coisas antes de comentar.
Se queres picardias não é comigo que as vais ter.
Se queres acrescentar algo útil ao tópico, faz o favor.

Porque é que só o Leclerc é que vai ao limite? Os outros nao têm grande vontade em vencer, nao é?

Porque é que só o Leclerc é que vai ao limite? Os outros nao têm grande vontade em vencer, nao é?

O Leclerc não vai ao limite, ele passa pra lá dele.
Porquê? Porque conduz um Ferrari e há uma enorme pressão para ter resultados, porque já teve os resultados e agora não tem mas precisa deles, porque como tem um Ferrari tem obrigação de andar o mesmo ou mais que os outros... porque alegadamente é o piloto n.º1 da marca... Porque o carro ás vezes entrega os resultados e outras vezes não.
Por uma serie de razões que ja afetaram muitos grandes pilotos em grandes equipas, Max incluído até há 2 anos atrás.

Schumi não era só Schumi.

Ele tinha os 2 magos com ele na box: Ross Brawn e Jean Todt.

​​

É sem qualquer duvida isto que dizes.

Tinha mais um homem na estrutura que percebia do assunto : Lucca di Montezemolo, um tipo que cresceu nas pistas...

E esses homens juntos formaram uma super estrutura (lembram-se o que era o binotto nessa estrutura....).

E mesmo assim demorou anos...

A RB atual tem uma estrutura muito semelhante:

Marku, Horner, Newey, um bom piloto, e um 2º piloto que não levanta ondas !!!!

É o piloto que faz a diferença ????

Quantas vezes é que o Schumi e o Brawn não tiveram sorte ? Mas fizeram por ter sorte.....

O Brawn põe o Button como campeão, não por ter uma super estrutura, mas porque em determinado momento teve muita sorte e foi mais engenhoso que os outros todos juntos. Se não vão lá rever toda a época de 2009 e aproveitem juntem o podcast do ross brawn onde ele explica muita coisa.....

Last edited:
Mas isto era no tempo em que a F1 ainda tinha alguns resticios de desporto.

Talvez 2009 tenha sido a ultima temporada de algum espirito de F1.

Hoje é sem duvida uma telenovela holandesa.....

O Max tem essa capacidade agregadora e de criar uma equipa vencedora? Se há coisa que o Max não tem é isso e olha lá os resultados dele...

O Max não tem a capacidade de jogar o jogo político da F1 para conseguir agregar os melhores como faziam o Schumacher ou o Brawn. Aliás, o próprio Toto Wolf não tem essa capacidade, que tomou de assalto um projecto absolutamente vitorioso iniciado por esses dois e na primeira mudança de regulamentos que teve que lidar sozinho, atirou-se de um penhasco abaixo.

Mas ao contrário do Leclerc tem a capacidade de obrigar a equipa em que está a estar sempre com níveis de performance próximos da perfeição. A forma como a Ferrari no ano passado entrou em colapso depois do primeiro terço da época com uma série de erros infantis tanto da equipa como dos pilotos, na estratégia de corrida, nas afinações, etc mostra muito bem qual é o principal problema da equipa e estou plenamente convicto que com o Max as coisas não iam acontecer da mesma maneira, com a pressão que ele coloca para performances perfeitas, as mudanças necessárias já tinham acontecido, ou na mentalidade ou nas pessoas.

O Leclerc disse claramente no final do ano passado que o problema em 2022 nunca foi falta de performance do carro, foi a gestão das corridas, por isso não inventem vocês outras desculpas:

https://www.formula1.com/en/latest/...ear-as-he-accepts.73Dp1iILJaAQMPMBus0adu.html

Last edited:
O Max não tem a capacidade de jogar o jogo político da F1 para conseguir agregar os melhores como faziam o Schumacher ou o Brawn. Aliás, o próprio Toto Wolf não tem essa capacidade, que tomou de assalto um projecto absolutamente vitorioso iniciado por esses dois e na primeira mudança de regulamentos que teve que lidar sozinho, atirou-se de um penhasco abaixo.

Mas ao contrário do Leclerc tem a capacidade de obrigar a equipa em que está a estar sempre com níveis de performance próximos da perfeição. A forma como a Ferrari no ano passado entrou em colapso depois do primeiro terço da época com uma série de erros infantis tanto da equipa como dos pilotos, na estratégia de corrida, nas afinações, etc mostra muito bem qual é o principal problema da equipa e estou plenamente convicto que com o Max as coisas não iam acontecer da mesma maneira, com a pressão que ele coloca para performances perfeitas, as mudanças necessárias já tinham acontecido, ou na mentalidade ou nas pessoas.

O Leclerc disse claramente no final do ano passado que o problema em 2022 nunca foi falta de performance do carro, foi a gestão das corridas, por isso não inventem vocês outras desculpas:

https://www.formula1.com/en/latest/...ear-as-he-accepts.73Dp1iILJaAQMPMBus0adu.html

Dizer pode dizer o que quiser, o fato é que o Ferrari gastava em 10 voltas os pneus que na RB duravam 30... O carro tinha performance, mas race pace não tinha.

Dizer pode dizer o que quiser, o fato é que o Ferrari gastava em 10 voltas os pneus que na RB duravam 30... O carro tinha performance, mas race pace não tinha.
Acho que não vimos o mesmo campeonato. O Leclerc apesar de todas as trapalhadas ficou à frente do Perez.

E basta pensar em:

- Monaco > erro ao chamar para as boxes, pole para 4º - 13 pontos
- Silverstone > único a não mudar pneus no SC, liderança para 4º - 13 pontos
- Hungria > única equipa com pneus duros, 3 paragens, possível vitória transformada num 6º lugar. - 17 pontos
- Brasil > único piloto enviado para a pista com pneus intermédios na Q3, saiu de P10 na sprint - ?
- França > na liderança, despiste culpa própria - 25 pontos
- Imola > pódio fácil, transformado num P6 com a ida ao muro - 7 ~ 10 pontos

E não vou falar dos motores rebentados porque a RedBull também começou a época com DNF's por avaria e também teve inúmeras penalizações por mudança de componentes, tal como a Ferrari.

Junta estes pontos todos e deduz os que o Verstappen ganhou em consequência e depois diz-me se a diferença teria sido a que foi e se o Max tinha sido tão dominante como foi, ou se a principal causa foi a falta de race pace.

Acho que não vimos o mesmo campeonato. O Leclerc apesar de todas as trapalhadas ficou à frente do Perez.

E basta pensar em:

- Monaco > erro ao chamar para as boxes, pole para 4º - 13 pontos
- Silverstone > único a não mudar pneus no SC, liderança para 4º - 13 pontos
- Hungria > única equipa com pneus duros, 3 paragens, possível vitória transformada num 6º lugar. - 17 pontos
- Brasil > único piloto enviado para a pista com pneus intermédios na Q3, saiu de P10 na sprint - ?
- França > na liderança, despiste culpa própria - 25 pontos
- Imola > pódio fácil, transformado num P6 com a ida ao muro - 7 ~ 10 pontos

E não vou falar dos motores rebentados porque a RedBull também começou a época com DNF's por avaria e também teve inúmeras penalizações por mudança de componentes, tal como a Ferrari.

Junta estes pontos todos e deduz os que o Verstappen ganhou em consequência e depois diz-me se a diferença teria sido a que foi e se o Max tinha sido tão dominante como foi, ou se a principal causa foi a falta de race pace.
Tens toda a razão na questão dos pontos, mas essencialmente pelas primeiras corridas que a Ferrari era superior á RB, a partir de determinado ponto o RB era superior a Ferrari nomeadamente na degradação dos pneus, o calcanhar de aquiles do Ferrari de 2022.
Os erros, da equipa e dos pilotos são o fator humano do F1, quando tudo corre bem é facil não cometer erros, quando as coisas começam a correr mal os erros sucedem-se (seja na F1 ou noutro desporto qualquer)...
Se viste um campeonato de 2022 onde o fator pneus não foi essencial á vitoria dos RB contra os Ferrari então de fato vimos campeonatos diferentes!

Status
Not open for further replies.
Back