O Tópico do Ténis! [US Open 2026]

[h=1]Alcaraz: «Achei que tinha maturidade para virar encontros mas mudei de ideias»

Carlos Alcaraz passou esta sexta-feira ao final da noite pela sala de conferências de imprensa do US Open para comentar o desaire nas meias-finais diante de Daniil Medvedev, ex-número um do Mundo, que derrotou o atual líder a caminho de uma terceira final em cinco anos. O espanhol analisou o encontro com pragmatismo sem fugir às principais questões.

O QUE CORREU MAL?

Perdi a cabeça a partir 3-3 no tie-break do primeiro set. Joguei 3 ou 4 pontos muito maus. Nem pensei naqulo que estava a fazer. Foi difícil para mim. No segundo set a minha cabeça não estava no encontro, mas sim na lua. E ele jogou muito bem. Este tipo de encontros podem acontecer. Eu achei que tinha maturidade para resolver este tipo de desafios quando as coisas estão a correr menos bem, mas afinal não tenho essa maturidade.

O QUE TIRAR DESTE ENCONTRO E TORNEIO

Acho que não vou ficar a pensar nesta derrota durante muito tempo. Aprende-se mais com as derrotas do que com as vitórias. Vou falar com o Juan Carlos [Ferrero] e perceber aquilo em que posso melhorar.

O QUE É QUE MEDVEDEV FEZ MELHOR?

Serviu muito bem e a direita está muito mais rápida. Fiquei surpreendido.

DAVIS IMPROVÁVEL

Neste momento sinto que preciso de descansar, mas vamos ver como é que o meu corpo reage. Quero melhorar pois ainda há grandes torneios pelo frente em 2023.

BALANÇO DOS GRAND SLAMS

Estive a bom nível. São o meu principal foco. Um título e duas meias-finais? É um 7.5 ou 8 numa escala de 1 a 10.

QUEM GANHA A FINAL?

Não sei. Como fanático de ténis vou ver e espero que seja um grande encontro.
[/h]

😎
65cd4397ada796d90d034580c3896509.jpg

Conseguiu compor o resultado no final, Djok facilitou um pouco também.

Mas fez um torneio do caraças, um esquerdino com aquele serviço é sempre um problema para a maior parte dos adversários.

Mas muitos serviços que seriam ganhantes perante a maior parte dos adversários por parte do norte-americano, perante o Djokovic recebia respostas velozes, pois o sérvio é mesmo o melhor no que toca a respostas ao serviço.

Este Sheldon ainda tem muito que aprender a todos os níveis.

Técnica e psicológicamente. E se juntarem umas aulas de respeito e educação, o rapaz até se faz...

A Sabalenka é muito esta dos últimos dois sets.
Uma versão B da Serena em power, mas com um número sempre elevadíssimo de erros não forçados.Metade dos pontos da Gauf (45) foram "dados" pela Sabalenka.
Muita força e pouca cabeça..

Depois a miúda é uma passa-bolas de 1ª categoria, tem uma equipa tecnica de top, e é como se diz no ténis, muito forte de cabeça.

Vitória justissima de uma jovem que vamos ver mais vezes em finais.

Eu não gosto do jogo dela, passa a vida a defender-se, a Sabalenka devia ter tido mais calma, não é sempre ao ataque, convêm fazer variações.

Mas basicamente quase que sempre foi: winner da Sabalenka, erro da Sabalenka... 😅

A Gauff percebeu como por a Sabalenka a cometer erros e usou e abusou disso, atacar e fazer variações poderia resultar em erros, passar a bola acabava invariavelmente em erros da Sabalenka... O jogo tornou-se chato, mas a Sabalenka despenhou-se por completo, por isso acho que temos que respeitar a estratégia da Gauff porque foi extremamente eficaz.

A Gauff percebeu como por a Sabalenka a cometer erros e usou e abusou disso, atacar e fazer variações poderia resultar em erros, passar a bola acabava invariavelmente em erros da Sabalenka... O jogo tornou-se chato, mas a Sabalenka despenhou-se por completo, por isso acho que temos que respeitar a estratégia da Gauff porque foi extremamente eficaz.

Não é isso que está em causa, foi eficaz, mas o jogo dela quase que se resume a passar bolas para o outro lado da rede, jogo extremamente defensivo, coisa que não aprecio.

Aos 30 segundos Nistelrooy explica.

https://www.youtube.com/watch?v=riklkKPe_sQ

A Americana passa bolas mas passa boas bolas, não é uma passa bolas como era a Wozniacki por exemplo.

Mas olha que Wozniacki era bastante eficaz, foi nº1 durante bastante tempo.

Mas Gauff, Wozniacki, Radwańska... epá, não aprecio nada, sobrevivem dos erros das adversárias.

Para mim adoro o jogo do tipo Ostapenko, Sabalenka, a Swiatek também tem um jogo interessante, bastante completo, com várias nuances.

[h=1]Sabalenka: «Joguei e perdi contra mim mesma. Agora vou beber um copo»

Aryna Sabalenka, a nova número um do Mundo a partir desta segunda-feira, admitiu este sábado que esteve longe de jogar o seu melhor ténis durante a final do US Open, perdida para Coco Gauff. A bielorrussa disparou 46 erros não-forçados, bem mais de metade dos pontos ganhos por Gauff durante o encontro.

“Levo daqui muitas coisas positivas e tudo faz parte do processo. Lidei bem com o primeiro set, comecei sem nervos, mas depois a partir da segunda partida comecei a pensar demasiado e foi aí que as coisas pioraram. Foi luta interna. Joguei e perdi contra mim mesma”, admitiu a bielorrussa de 25 anos.

Sabalenka brincou ainda a maneira que encontrou para superar a desilusão da derrota. “Definitivamente vou beber esta noite”, brincou.
[/h]

Voltar
Superior