Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Iniciador de tópicos Iniciador de tópicos imported_mircao
  • Data de início Data de início

Tópico dos Combustiveis - Todas as Informações/Dúvidas

• Vão baixar e muito

Votos: 116 9,4%
  • Vão ser iguais ás restantes bombas

Votos: 557 45,1%
  • Vão desactivar as bombas

Votos: 129 10,4%
  • Vão fazer 50% desconto aos membros do AHO

Votos: 507 41,0%

• Total de eleitores
    1.236
A mim não me comem nem deixam de comer, meto sempre na BP com rotex. Nem me preocupo com isso. Mas a verdade é que 30€ = 15cent é de aproveitar quem vai ao continente.

Com certeza.
Mas percebes o que quero dizer.

Alguém que só vá gastar 80 euros, estar a comprar mais só pa ter 20 na BP é macabro. Sobretudo se tiver pouca liquidez que é o caso de muita gente.

O ideal é que a pessoa vai fazer 100 ou 200 e leva 20 de bonus na gota, isso sim compensa.

Lá está, convém usar com cuidado e sim essa do continente é tentadora.

Fdsss [:)][:)] realmente as pessoas criticam por tudo e por nada... [8b][8b] estou a ver que eras um dos chico's espertos que saltava de caixa em caixa sempre a ver qual a caixa mais rápida...

LOOOOL,

tá tudo certo mas só não sei porque surgiu o meu nick, quando quem escreveu isso foi o caditonuno haha

volta e meia acontece nalguns posts aqui pelo forum.

Não tem nada a ver com ir lá muitas ou poucas vezes. Os cupões do continente são regulares e têm uma frequência mais ou menos mensal. Aliás, quem ainda recebe a carta com os cupões em casa tem mais noção que da frequência, pois não varia muitos, talvez uma carta por mês.
Para quem faz muitas compras, recebe um copão de 10 ou 15%, quem faz menos recebe os de 5€, é a única diferença.

Tenho uma colega que basicamente só faz compras no Continente e muito raramente recebe o cupão de 5€ e quando recebe é 1! No combustível também nunca recebe aqueles de 2€ ou 3€, só os "normais" de quando faz X em compras.

Outro colega meu que só faz compras no Pingo Doce, também nunca recebeu um cupão de 5€ para descontar na próxima compra.

Dai achar que fosse alguma tentativa de tentar te fidelizar (habituar) a ir lá, mas se dizes que o critério é outro, então não percebo.

Quem faz compras regulares no Continente nunca recebe esses de 5€, recebe é o de x% das compras e de alguns produtos devolvidos no cartão, que são cupões que "premeiam" quem gasta lá mais dinheiro. Esses de 5€ são para quem raramente faz compras lá, devem ser cupões de incentivo.

Até os lagares o ano passado já o vendiam a 5/6€ o litro, nesta campanha que aí vem já dizem que vai aumentar bem que vai haver pouco azeite de novo.

Dá para fazer sim... Seleccionas os pretendidos e depois vais ao topo da.pagi a e clicar em cima do "Responder", que terá um dígito a seguir ao mesmo, que é a indicar o número de post que estás a citar.

já consegui, como viste. muito obrigado! [:D]

Mas esse é azeite refinado e não azeite virgem extra.

bem, parecemos umas donas de casa reformadas a discutir mercearias [:)]

no meu tempo 1kg de arroz...

O "segredo" é só passar o cartão quando necessário.
A lenda diz que quanto menos se usa mais ofertas eles oferecem para o cliente lá ir....

também é uma questão de marketing. está bem pensado!
eu geralmente vou ao PD fazer compras grandes e depois para o dia-a-dia de coisitas que faltam acabo por ir ao continente que é o mais perto de casa, a uns 600mts.

NUNCA, mas nunca as pessoas se perguntam porque é que para ter combustível barato, numa GALP ou BP, se tem de recorrer a talões de desconto.

NUNCA perguntaram a elas mesmo porque é que não há desconto DIRECTO.

NUNCA se perguntam porque raio precisam de um papelinho, cartãozinho ou aplicação para abastecer mais barato.

E enquanto não colocarem ou conseguirem ou quererem responder a estas questões, vão andar sempre de um lado para o outro,em bando, à mercê dos engenheiros do marqueting. [:)]

​​​​​

A malta anda aqui distraída a discutir taões de desconto (nada contra) e nem se apercebeu que as gasolineiras enfiaram o dedo no preço da gasolina.

Segundo o meu sistema, o Preço Eficiente da gasolina 95 simples deveria ter baixado cerca de 5cts. No entanto o PVP deste combustível não registou qualquer ajuste, esta semana, por parte da REPSOL. O ajuste da GALP e da BP foi de -0.5 cts (a BP inicialmente desceu 1 ct, mas no dia seguinte aumentou 1ct)

O boletim semanal da ERSE, que saíu ontem, indica uma descida de 4.8cts no Preço Eficiente da gasolina 95 simples, para esta semana.

na realidade vais a fazer as contas e desses 5 centimos mais de 3 vão para o estado portanto estão apenas a cobrar 2 centimos acima do preço eficiente...

também não sei o que é isso de preço eficiente, o estado agora é que decide qual deve ser a margem de lucro das gasolineiras, quem decidiu qual deve ser a margem?
o mercado que eu saiba é livre, cada um pode cobrar o que quiser e o cliente escolhe onde tiver a melhor proposta.

Última edição:
Aproveitaram para mandar a margem ali para os 20cent. E pior ainda, segundo os relatórios da ENSE, durante a semana anterior, o adicional por incorporação de biocombustível para a gasolina aumentou quase 4cent. É sempre a malhar na gasolina.

Já tinha reparado nisso!

Não foram quase 4cts, foram 4,5cts (passou de 0.090, no dia 28/09, para 0.135 no dia seguinte). Um aumento de 50% de um dia para o outro nessa componente!!!

Esses 13,5cts de incorporação de biocombustíveis não foi um recorde, mas andou lá perto. O maior valor que eu tenho registado nessa componente do preço da gasolina, desde o início da guerra na Ucrânia, foi de 14,3cts, no dia 22/06/2022. Mas nunca se assistiu a uma aumento de 4,5cts de um dia para o outro.
Esse aumento brutal (de 50%), em apenas 1 dia, é que me pareceu um absurdo e altamente suspeito [8b]

Como não sei de que forma é feito o cálculo dessa parcela da incorporação de biocombustível, abstive-me de comentar aqui por não saber se esse aumento era devido ou não :confused:

Última edição:
na realidade vais a fazer as contas e desses 5 centimos mais de 3 vão para o estado portanto estão apenas a cobrar 2 centimos acima do preço eficiente...

também não sei o que é isso de preço eficiente, o estado agora é que decide qual deve ser a margem de lucro das gasolineiras, quem decidiu qual deve ser a margem?
o mercado que eu saiba é livre, cada um pode cobrar o que quiser e o cliente escolhe onde tiver a melhor proposta.

Não, o mercado não é livre, é um oligopólio onde 3/4 grandes empresas dominam o mercado e "fixam" o preço do produto. Há quem afirme "a pés juntos" que o fazem em concertação. O Estado não decide a margem de lucro das gasolineiras, são as gasolineiras que decidem a sua margem de comercialização e é assim que deve ser. Cabe ao Estado fiscalizar o mercado (é para isso que supostamente existe a ERSE) e ver se não existem abusos por parte das gasolineiras, sobretudo num mercado de oligopólio.

O Preço Eficiente é o preço justo, tendo em conta a evolução dos preço das várias componentes que formam o PVP (incluíndo taxas e impostos) e a aplicação de uma margem considerada normal (habitual) por parte das gasolineiras. É um preço que deve ser comparado com o preço afixado nos pórticos (uma vez que não tem em consideração os descontos aplicados pelas gasolineiras).

A análise do Preço Eficiente é importante porque permite ver a variação semanal que o mesmo sofre e comparar com a variação semanal do PVP. Num mercado a funcionar devidamente a variação semanal do Preço Eficiente deve ser o mais aproximada possível da variação do PVP.

Última edição:
Não, o mercado não é livre, é um oligopólio onde 3/4 grandes empresas dominam o mercado e "fixam" o preço do produto. Há quem afirme "a pés juntos" que o fazem em concertação. O Estado não decide a margem de lucro das gasolineiras, são as gasolineiras que decidem a sua margem de comercialização e é assim que deve ser. Cabe ao Estado fiscalizar o mercado (é para isso que supostamente existe a ERSE) e ver se não existem abusos por parte das gasolineiras, sobretudo num mercado de oligopólio.

Na mouche.....

O Preço Eficiente é o preço justo, tendo em conta a evolução dos preço das várias componentes que formam o PVP (incluíndo taxas e impostos) e a aplicação de uma margem considerada normal (habitual) por parte das gasolineiras. É um preço que deve ser comparado com o preço afixado nos pórticos (uma vez que não tem em consideração os descontos aplicados pelas gasolineiras).

A análise do Preço Eficiente é importante porque permite ver a variação semanal que o mesmo sofre e comparar com a variação semanal do PVP. Num mercado a funcionar devidamente a variação semanal do Preço Eficiente deve ser o mais aproximada possível da variação do PVP.

mas quem decide qual deve ser a margem de lucro para calcular o "preço eficiente"?

atirar areia para os olhos do povo... o problema do preço dos combustiveis são dos impostos, ponto final...

essas entidades todas não servem para nada, podiam deixar de existir e baixar os impostos o que gastam nisso...

Última edição:
Quando a ERSE calcula o preço médio com descontos de supermercados e afins e não o preço médio naa bombas...

Brilhante e fabulosa regulação de mercado. [:)]

Quando a ERSE calcula o preço médio com descontos de supermercados e afins e não o preço médio naa bombas...

Brilhante e fabulosa regulação de mercado. [:)]

é cobrar 60% em impostos que chegou a estar nos 70% quando o petroleo estava barato e depois criar entidades e manipular a comunicação social para culpar as gasolineiras pelos preços elevados... 🤣

até IVA sobre impostos cobram 🤣

qualquer dia criam uma entidade para fiscalizar porque os carros usados são mais caros cá que na UE depois de cobrar milhares para importar...

Última edição:
Voltar
Superior