A Crise Económica da Década de 20

Estas assumpções sem se saber a realidade nem a experiência de vida do interlocutor...

Priceless [:)]

Nem é preciso ó motoqueiro! [:p]

Estamos num forum, e pela sua natureza qualquer pessoa com dois neurónios percebe e distingue quem fala do que sabe e conhece, ou quem anda aqui a espalhar lixo e lixo de manhã à noite.

Depois em cada interlocutor há um rasto, uma pegada de anos e anos que fala por si.

capisce? [:)]

Cuspi-me todo a rir com a a crítica à "presunção do saber". [:D]
Vamos lá com calma...

Aqui todos têm bastante presunção do saber e não deveria vir mal ao mundo por isso.
Não é crítica nenhuma, mas vir acusar os outros de terem presunção do saber quando se é o Sr 330 demonstra alguma falta de introespecção. Ligeira.[:D]

Um fórum é um fórum. Não é um convento de freiras.[:p]

Nem é preciso ó motoqueiro! [:p]

Estamos num forum, e pela sua natureza qualquer pessoa com dois neurónios percebe e distingue quem fala do que sabe e conhece, ou quem anda aqui a espalhar lixo e lixo de manhã à noite.

Depois em cada interlocutor há um rasto, uma pegada de anos e anos que fala por si.

capisce? [:)]

Sem duvida!

Qualquer pessoa que acompanhou as tuas intervencoes no topico do brexit ficou esclarecido quanto as tuas reais capacidades.

Um gajo ligado ao tecido empresarial achar em pleno sec xxi, num mundo globalizado, que o Uk ficara melhor estando isolado do seu maior parceiro comercial diz muito sobre a sua inteligencia e o seu descernimento...

e agora arrivederci que eu nao gasto mais peanuts contigo ;)[;)]

Só constroi quem tem capital próprio, e estes fazem-no pelo seguro, claro.

Os "empreiteiros" de garagem e Toyota Dyna, ficaram todos em 2010 e 2020. Acabou o crédito à construção.

De 2010 a 2022 construiram-se MENOS 700.000 casas que na década anterior

É aqui que está o problema, não no AL ou nos estrangeiros que comprarm casas de 1 milhão de euros

Ha mais de um ano ja eu debitava por aqui (topico das casas) esse lixo...

Sem duvida!

Qualquer pessoa que acompanhou as tuas intervencoes no topico do brexit ficou esclarecido quanto as tuas reais capacidades.

Um gajo ligado ao tecido empresarial achar em pleno sec xxi, num mundo globalizado, que o Uk ficara melhor estando isolado do seu maior parceiro comercial diz muito sobre a sua inteligencia e o seu descernimento...

e agora arrivederci que eu nao gasto mais peanuts contigo ;)[;)]

[:)][:D]

Brilhante e reveladora dedução para um clone com menos de 1 ano de vida [:p]

Mas isso é uma diferença brutal, quer seja brutos quer líquido.
Se for brutos 60k dá 2500 por mês a 14 meses, 140k no licenciamento são cerca de 7000 por mês.

É uma diferença brutal de qualidade de vida.

Não sei se é ou não, o que sei é que ele acredita que facilmente terá uma vida la 3x mais cara do que aqui para ter uma vida igual à que tem e se assim for, para ele não lhe compensa nada ir para lá.

Ex - na casa ele diz que para viver numa casa semelhante gasta facilmente 3x o que paga aqui pela dele.

Se fores subir subir um prédio de 20 andares pelas escadas, sobes os primeiros 10 andares em 5 minutos, e os segundos 5 em 10 minutos. Se quiseres ir para um andar de baixo tens que fazer uma coisa diferente que é descer escadas, e que economicamente se chama deflação.

Quando parares de ter inflação, significa que paraste de subir escadas e que nesse momento estás no 7º ou 8º andar, e por aí ficas. [;)]

Na realidade esse teu tipo de raciocínio é transmitido diariamente por jornalistas incompetentes que não fazem puto de ideia do que estão a falar e transmitem ideias erradas às pessoas.

Ok, esquece, temos é um abrandamento da inflação e não uma descida de preços, aí bate certo sim, eu é que raciocinei mal.

Temos apenas os preços a subir mais devagar neste momento, mas a subir na mesma.

Ok, esquece, temos é um abrandamento da inflação e não uma descida de preços, aí bate certo sim, eu é que raciocinei mal.

Temos apenas os preços a subir mais devagar neste momento, mas a subir na mesma.

Por isso é que defendo a comparação de cabaz ao longo dos últimos 12 meses.

Para que as pessoas tenham consciência do que está a acontecer.

Porque tirando as casas e eventualmente os carros, o resto é acomodado.

Ex - um bolo na pastelaria custar 80centimos ou 1€ a grande maioria continua a comer e falamos de um aumento superior a 20%.

Quem repara é por liga a números e normalmente não porque deixa de poder comprar.

Não sei se é ou não, o que sei é que ele acredita que facilmente terá uma vida la 3x mais cara do que aqui para ter uma vida igual à que tem e se assim for, para ele não lhe compensa nada ir para lá.

Ex - na casa ele diz que para viver numa casa semelhante gasta facilmente 3x o que paga aqui pela dele.
Então desculpa que te diga ele não sabe o que diz, existe vários sites comparadores de custo de vida isso não faz sentido nenhum.
Conheço muito bem a realidade do líder e I custo de vida nem chega a ser 50% superior, quanto mais 300%

Aliás Portugal e em particular Lisboa está com um custo de vida semelhante a várias grandes cidades europeias e mundiais.

Então desculpa que te diga ele não sabe o que diz, existe vários sites comparadores de custo de vida isso não faz sentido nenhum.
Conheço muito bem a realidade do líder e I custo de vida nem chega a ser 50% superior, quanto mais 300%

Aliás Portugal e em particular Lisboa está com um custo de vida semelhante a várias grandes cidades europeias e mundiais.

Eu também penso que ele deveria experimentar mas não te esqueças que cada situação é uma situação e tendo em conta o valor que ele paga pela habitação não me custa nada acreditar que fosse gastar 3x mais.

E quem já tem a habitação em PT paga?

Se for para a Suíça ou Lux arrendar facilmente está a gastar 1500/2000€ a mais.

Se compararmos os 2.5 vs 7k já não é uma diferença tão grande pois passa a ser 2.5 vs 5.5 ou 5k e falta tudo o resto.

Ao contrário do que dizem por aqui, quando a inflação começa a descer é de esperar que haja preços que de facto descem. Uma taxa de inflação homóloga, ou melhor, um Índice Harmonizado de Preços Homólogo para ser rigoroso, é uma média ponderada composta por sub-índices de várias categorias de produtos e serviços (usa-se as chamadas classes COICOP, que são comuns a toda a OCDE), e estas várias categorias podem ter valores muito diversos. Por exemplo, para a inflação de Setembro, que foi de 3,6%, concorreram coisas como os bens alimentares não processados, que ainda cresceram 6,2% (face a Set/2022), mas também os preços da energia, que desceram 3,8%.
Aliás, a descida da inflação tem sido sustentada sobretudo na queda efetiva dos preços da energia e na desaceleração dos preços dos bens industriais. Os bens alimentares continuam a puxar forte para cima.

Ao contrário do que dizem por aqui, quando a inflação começa a descer é de esperar que haja preços que de facto descem. Uma taxa de inflação homóloga, ou melhor, um Índice Harmonizado de Preços Homólogo para ser rigoroso, é uma média ponderada composta por sub-índices de várias categorias de produtos e serviços (usa-se as chamadas classes COICOP, que são comuns a toda a OCDE), e estas várias categorias podem ter valores muito diversos. Por exemplo, para a inflação de Setembro, que foi de 3,6%, concorreram coisas como os bens alimentares não processados, que ainda cresceram 6,2% (face a Set/2022), mas também os preços da energia, que desceram 3,8%.
Aliás, a descida da inflação tem sido sustentada sobretudo na queda efetiva dos preços da energia e na desaceleração dos preços dos bens industriais. Os bens alimentares continuam a puxar forte para cima.

Exatamente por isso eu tenho falado em cabaz (até defendo vários tipos de cabazes, desde essencial até com produtos sem serem essenciais).

A mim não me interessa se as cenouras desceram de preço, interessa-me se o preço dos produtos que consumo estão na sua globalidade mais caros ou mais baratos.

Eu também penso que ele deveria experimentar mas não te esqueças que cada situação é uma situação e tendo em conta o valor que ele paga pela habitação não me custa nada acreditar que fosse gastar 3x mais.

E quem já tem a habitação em PT paga?

Se for para a Suíça ou Lux arrendar facilmente está a gastar 1500/2000€ a mais.

Se compararmos os 2.5 vs 7k já não é uma diferença tão grande pois passa a ser 2.5 vs 5.5 ou 5k e falta tudo o resto.

Não há sentido nenhum pq não estás a colocar as coisas em pé de igualdade.

Então e se ele vender a casa em Portugal ou se puser a arrendar?
Ou se comprar uma casa no lise com esse dinheiro?

E mesmo assim, como tu disses fica com mais do dobro líquido.
Em Portugal com 2.5k limpos apenas consegues fazer uma vida razoável, pelo menos no Porto e em Lisboa

Exatamente por isso eu tenho falado em cabaz (até defendo vários tipos de cabazes, desde essencial até com produtos sem serem essenciais).

A mim não me interessa se as cenouras desceram de preço, interessa-me se o preço dos produtos que consumo estão na sua globalidade mais caros ou mais baratos.

Para efeitos de comparabilidade, quer homóloga, quer em cadeia, quer com os outros países, é necessário que a composição do cabaz seja estável.
Mas cada um se quiser pode fazer o seu próprio indice de preços pessoal. Basta pegar em talões de supermercado de há 1 ano, faturas de eletricidade, combustivel, etc, e fazer a comparação.

Não há sentido nenhum pq não estás a colocar as coisas em pé de igualdade.

Então e se ele vender a casa em Portugal ou se puser a arrendar?
Ou se comprar uma casa no lise com esse dinheiro?

E mesmo assim, como tu disses fica com mais do dobro líquido.
Em Portugal com 2.5k limpos apenas consegues fazer uma vida razoável, pelo menos no Porto e em Lisboa

Faz sentido porque como disse cada caso é um caso.

Se o ponto de partida for igual como as rendas estão obviamente que o salário fora irá compensar.

Se aqui não tiver renda e lá fora já tiver já será outra situação.

E como dizes, se vender a casa será outra situação.

E se for o casal será diferente de se for apenas um elemento do casal pois aí já não vendes a casa nem pões a arrendar por exemplo.

Ao longo da nossa vida temos diferentes circunstâncias que podem favorecer ou não a emigração do ponto de vista financeiro.

Voltar
Superior