A Crise Económica da Década de 20

Está lá tudo explicado nos posts iniciais, principalmente no segundo.

O 330i sabe muito bem ao que me refiro mas deu-lhe para divagar hoje com o RAI e outras coisas. Também tem direito, prontos. [:D]

Eu de cabeça não cheguei lá mas admitindo que tens razão, também não deve ser difícil demonstrar.

Mas que opinião tens?

Parece-me que se difundem notícias erradas. Vejo frequentemente links de notícias, notas de rodapés nos telejornais, que dão a entender que andamos a viver de energia solar e eólica.
Cresceu, sem dúvida, mas numa decada o que mudou mesmo foi acabar com o carvão e usar mais mais gas natural. Pensei que fosse uma % maior do total.

Por isso achei decepcionante ser tão "pouco".

Parece-me que se difundem notícias erradas. Vejo frequentemente links de notícias, notas de rodapés nos telejornais, que dão a entender que andamos a viver de energia solar e eólica.
Cresceu, sem dúvida, mas numa decada o que mudou mesmo foi acabar com o carvão e usar mais mais gas natural. Pensei que fosse uma % maior do total.

Por isso achei decepcionante ser tão "pouco".

A energia eléctrica em casa das pessoas é cada vez mais verde. Está correcto.

​​​​​​Daqui 3 ou 4 anos é de prever a redução dos combustíveis fósseis até porque há muita coisa em construção e projetos vários de renováveis.

Eu tenho é dúvida que Portugal tenha capacidade para gerir a energia tendencialmente + cara.

Gerir é no sentido de gerir subsídios e impostos ( conforme o caso) de forma equilibrada e sem perder muita competitividade em relação a outros países.

Por exemplo se eu tenho um fábrica de sanitas, o meu custo de energia não pode ser muito superior ao de Espanha ou França. Se o estado me dá um subsídio para competir , o dinheiro tem que vir dos impostos do tugão.

Será que faz sentido ter menos combustíveis fósseis no nosso mix do que Espanha ou dos países para onde exportamos?

​​​​​​​No final é numa questão de matemática também.

​​​​​

​​​​​

O 330i sabe muito bem ao que me refiro mas deu-lhe para divagar hoje com o RAI e outras coisas. Também tem direito, prontos. [:D]

Fonix, divagar o caraças!

Tenho o direito à verdade e a defender a minha formação e profissão! [:p]

Mas pronto, eu retiro o Resultado Antes de Impostos da equação, e reformulo a pergunta.

Se quiseres explica-me como é que recuperas no IRC, um gasto refletido mensalmente no final do exercicio contabilistico do ano, se a matéria colectável que sobra desse exercicio é (no seu grosso) uma consequência do resultado entre proveitos e gastos? [:D]

Se não quiseres por mim tudo ok, passamos ao tópico [;)]

Estes dados da inflação continuam-me a fazer muita comichão, esta na casa dos 2%, muito bem, excelentes notícias e tal mas...

Não vejo nada a descer de preço. Alimentação não vejo nada mais barato, combustíveis idem, ir a 1 café agora, larga-se quase o mesmo que ir a 1 restaurante, habitação nem se fala.

Para 2024 já temos, subida 6 cts para o isp, aumento iuc, já estão a cozinhar ajuste de imi para reflectir o valor das casas agora (essa vai ser bonita), aumento imposto no tabaco, no álcool, fora outros aumentos que nem estou a agora a recordar, por isso, a inflação baixou? Se calhar, mas no dia a dia, em nada se reflete.

Mas pronto, eu retiro o Resultado Antes de Impostos da equação, e reformulo a pergunta.

Se quiseres explica-me como é que recuperas no IRC, um gasto refletido mensalmente no final do exercicio contabilistico do ano, se a matéria colectável que sobra desse exercicio é (no seu grosso) uma consequência do resultado entre proveitos e gastos? [:D]

A ver então se eu me faço entender:

Imagina que tens uma empresa cujo Resultado Líquido foi 7 9000.00 €, em que tiveste o tal RAI de de 10 000.00, tiveste que pagar 2 100.00 euros ao Merdina (21%) e o proprietário ficou líquido com os tais 7 900.00 € (para distibuir ou para reinvestir, o que quiseres [;)])

O ano seguinte foi exatamente igual, até era uma empresa que só tinha imovéis arrendados pelo que o rédito foi exatamente o mesmo [:D].
Com a execeção da menina que tira os recibos das rendas e que ganha o salário mínimo e por isso os gastos aumentaram 1 033.00 euros (como disseste), o que significa que o teu resultado antes de impostos passou para 8 967.00 (10 000.00 - 1 033.00). O teu imposto passa então a ser 1 883.00 (8 967.00 * 21%) e, consequentemente, o Resulato líquido para a ser 7 084.00.

O que acontece é que de um ano para o outro, apesar dos gastos aumentarem 1 033.00 euros o resultado líquido disponível para o proprietário só diminuiu 816.00 euros. E isto acontece porque a base de incidência do imposto é menor.

Isto acontece com todos os gastos que tenham relevância fiscal. O custo efetivo de um gasto inclui também o seu efeito fiscal porque a entidade pelo facto de estar a incorrer neste gasto está também a reduzir a sua base de incidência de IRC.

Isto são meras contas de somar e subtrair que qualquer contabilista é capaz de explicar melhor que eu.

É evidente que o objetivo de qualquer empresa é maximizar o lucro o que passa por maximizar a receita e minimizar os gastos, e o aumento de do salário mínimo pode para muitas empresas ter um efeito muito relevante, se calhar até fatal, o que eu apenas disse é que o efeito prático por cada trabalhador não são os 1 033 euros mas é menos, mas mesmo assim é muito elevado, na minha opinião subjetiva. O que não impede de eu achar que as coisas devem ser corretamente mensuradas. [;)]

Estes dados da inflação continuam-me a fazer muita comichão, esta na casa dos 2%, muito bem, excelentes notícias e tal mas...

Não vejo nada a descer de preço. Alimentação não vejo nada mais barato, combustíveis idem, ir a 1 café agora, larga-se quase o mesmo que ir a 1 restaurante, habitação nem se fala.

Para 2024 já temos, subida 6 cts para o isp, aumento iuc, já estão a cozinhar ajuste de imi para reflectir o valor das casas agora (essa vai ser bonita), aumento imposto no tabaco, no álcool, fora outros aumentos que nem estou a agora a recordar, por isso, a inflação baixou? Se calhar, mas no dia a dia, em nada se reflete.

Se fores subir subir um prédio de 20 andares pelas escadas, sobes os primeiros 10 andares em 5 minutos, e os segundos 5 em 10 minutos. Se quiseres ir para um andar de baixo tens que fazer uma coisa diferente que é descer escadas, e que economicamente se chama deflação.

Quando parares de ter inflação, significa que paraste de subir escadas e que nesse momento estás no 7º ou 8º andar, e por aí ficas. [;)]

Na realidade esse teu tipo de raciocínio é transmitido diariamente por jornalistas incompetentes que não fazem puto de ideia do que estão a falar e transmitem ideias erradas às pessoas.

Ele não vai explicar porque não tem explicação. Ou então vai dizer que se aplica apenas às empresas que têm lucro.

[:D]

O que pode nem ser completamente verdade por causa da dedutibilidade dos prejuízos fiscais, mas não quis complicar.

É uma inverdade, porque chegaste aos 821€ da forma mais grosseira e errónea, nunca conseguirias encontrar ou previsionar esse valor a partir da matéria colectável
Se fosses consultor na minha empresa estavas imediatamente dispensado [:)]

Se fosses meu gestor idem! [:p]

É uma inverdade, porque chegaste aos 821€ da forma mais grosseira e errónea, nunca conseguirias encontrar ou previsionar esse valor a partir da matéria colectável
Se fosses consultor na minha empresa estavas imediatamente dispensado [:)]

Se fosses meu gestor idem! [:p]

Não consigo entender o que estás a dizer. [:D]

Até acho que não faz sentido mas não quero ser indelicado.

Na realidade esse teu tipo de raciocínio é transmitido diariamente por jornalistas incompetentes que não fazem puto de ideia do que estão a falar e transmitem ideias erradas às pessoas.

Tal só acontece devido a famosa iliteracia financeira em Portugal.
Quando as pessoas não são capazes de entender algo tão simples como inflação, então temos simplesmente um poder brutal e desproporcional do sistema político e econômico sobre a população no geral.

Facilmente manipulável.

Não consigo entender o que estás a dizer. [:D]

Até acho que não faz sentido mas não quero ser indelicado.

Eu diria que deves concretizar.
Não precisas de arrancar olhos mas fugir assim é gozar com o público que pagou bilhetes para ver o 330 encostado à parede e a pedir clemência [:D]

Quero o meu dinheiro de volta.[8b]

Nao e o camarada Prelude que afirma que o problema do custo da habitacao e coisa de pais pobre?

E que o luxemburgo, apesar dos altos salarios enfrenta exatamente o mesmo problema...

Voltar
Superior