"O cantinho das motos"-

Scooter Adv 500, Trail e finalmente uma RR.
20ef0252de0c0170273a4c35ecf751b5.jpg
a19fec410726d1bba565a048bb38bf79.jpg
84466a43f4a412750c885caef5231ed2.jpg
f7f74c7e0ece4899c8b66cb38dcb56d5.jpg
675f4ec396ae74e06112ddd55ef36a3a.jpg

vou comprar uma scooter, o senhor tem aquele documento camarario
alguem por experiencia propria me sabe dizer se a legalizaçao da matricula camararia para a matricula nova, e a mudança da mota para o meu nome pode ser feito tudo ao mesmo tempo?
vim num site que era em separado mas ja me disseram que se for ao imtt pode ser tudo em conjunto
ja agora se alguem me souber dizer o valor.eu amanha vou ligar ao imtt pa saber mais informacoes vamos la a ver se atendem
e se for tudo junto so preciso do formulario com a assinatura do antigo dono e o CC dele ou algo mais?

vou comprar uma scooter, o senhor tem aquele documento camarario
alguem por experiencia propria me sabe dizer se a legalizaçao da matricula camararia para a matricula nova, e a mudança da mota para o meu nome pode ser feito tudo ao mesmo tempo?
vim num site que era em separado mas ja me disseram que se for ao imtt pode ser tudo em conjunto
ja agora se alguem me souber dizer o valor.eu amanha vou ligar ao imtt pa saber mais informacoes vamos la a ver se atendem
e se for tudo junto so preciso do formulario com a assinatura do antigo dono e o CC dele ou algo mais?

Compra antes uma scooter 125.

Compra antes uma scooter 125.
Deus me livre lol.
Não vou tirar carta de mota ponto final
Só quero uma scooter para dar umas voltas.
Já agora recuso me a andar numa mota com mudanças..já tentei aprender e não correu bem,mais vale uma scooter do que espatifar me toda...andar de mota impõe respeito, não me sinto á vontade ir a 100 e dar me o nervosimo de baixar para a segunda ou terceira e espatifar me toda ..na scooter não corro perigo de cair

Enviado do meu 23021RAAEG através do Tapatalk

Last edited:
Deus me livre lol.
Já agora recuso me a andar numa mota com mudanças..já tentei aprender e não correu bem,mais vale uma scooter do que espatifar me toda...andar de mota impõe respeito, não me sinto á vontade ir a 100 e dar me o nervosimo de baixar para a segunda ou terceira e espatifar me toda ..na scooter não corro perigo de cair

O problema não vai ser ao inicio, com ou sem mudanças, não é ai que te vais espatifar... o problema é quando ganhas confiança, normalmente já depois de uns meses a conduzir a mota...

Porque não vais para uma moto destas ( busca rápida porque não conheço marcas )
https://www.sym.pt/pt/models/orbit-iii-125.html
Caixa de variação, NOVA, e com carta A1

Ou isto mas com 50 cc
https://www.sym.pt/pt/models/orbit-iii-50-euro-5.html
Caixa de variação, NOVA, e com carta Am, sendo que já chega para dar umas voltas

Eu tenho carta de mota do antigamente, e por isso nem sei os requisitos para tirar AM ou A1, mas se não tens isto, desculpa a franqueza mas se calhar é melhor não teres mota
São uns veículos engraçados de conduzir, mas infelizmente muito perigosos, e não podes contar só com a tua boa condução, tens de contar com ou outros condutores e esses por vezes nem te vêm, e quando isso acontece é sempre mau para o condutor da mota.

Last edited:
Porra, ela se tem carta B, julgo que há mais de 2 anos, pode perfeitamente conduzir uma 125cc sem mais nada. Scooter ou não.

Deus me livre lol.

A mim às vezes também me dá o nervosismo de meter uma abaixo e puxar uma 2a com a roda a querer levantar [:D]

Se não estás capaz psicologicamente de conduzir uma mota, o melhor é não ter nenhuma. Não se dá uma arma a um "maluco", nem mesmo uma pistola de água.

Scooter Adv 500, Trail e finalmente uma RR.
20ef0252de0c0170273a4c35ecf751b5.jpg
a19fec410726d1bba565a048bb38bf79.jpg
84466a43f4a412750c885caef5231ed2.jpg
f7f74c7e0ece4899c8b66cb38dcb56d5.jpg
675f4ec396ae74e06112ddd55ef36a3a.jpg

Não consigo gostar da maioria das criações da Zontes. Além de copiarem tudo o que mexe (essa scooter vai ser sempre uma XADV dos chineses), parecem saídas de uma caixa de legos.
além que, até à data, a única coisa que meteram no mercado Europeu foi uma base monocilindrica com 125 e 300/350cc. Muita parra e pouca uva, até agora.

Há várias marcas chinesas que andam a dar tudo em vários segmentos e com vários tipos de produtos.

Não consigo gostar da maioria das criações da Zontes. Além de copiarem tudo o que mexe (essa scooter vai ser sempre uma XADV dos chineses), parecem saídas de uma caixa de legos.
além que, até à data, a única coisa que meteram no mercado Europeu foi uma base monocilindrica com 125 e 300/350cc. Muita parra e pouca uva, até agora.

Há várias marcas chinesas que andam a dar tudo em vários segmentos e com vários tipos de produtos.

Os formatos/segmentos que se inserem é sempre respeitarem o que é exigido. Por falar em cópias, existe noutras marcas.

Para além da Honda Xadv, existe outra resposta no mercado para além desta?

Pouca parra? A 125/300 com maior calagem no mercado? Com bluetooth e espelho do telemóvel android? Punhos iluminados? Cárter seco? Embraiagem deslizante nesta gama? ABS de série? Portas USB? Bateria de lítio com carregador incluído?

Tirando gamas "RR" claro.

Sobre a caixa de Legos, as MT são o quê? Nem todos têm o desenho de Sucatis..

Last edited:
Os formatos/segmentos que se inserem é sempre respeitarem o que é exigido. Por falar em cópias, existe noutras marcas.

Pouca parra? A 125/300 com maior calagem no mercado? Com bluetooth e espelho do telemóvel android? Punhos iluminados? Cárter seco? Embraiagem deslizante nesta gama? ABS de série? Portas USB? Bateria de lítio com carregador incluído?

Atenção que não estou a por em causa a qualidade da Zontes enquanto produto, nem o equipamento que trazem, mas isso por sí só vale zero se não conseguir desenvolver paixão na comunidade motociclista. E no dia em que formos obrigados a comprar motas como se estivéssemos a folhear um catálogo IKEA, vai ser um bocado triste.

olha uma Teneré 700, não tem nada das mariquices de uma Zontes, e tem muitos outros defeitos. No entanto ninguém a põe em causa. Porquê? Porque é um produto consistente que, mesmo sem ser tecnologia de ponta, abriu um caminho que todos querem seguir.
​​​​​
Ainda não vi ninguém a dizer: "vamos todos copiar a Zontes"...

Nem só a Ducati apresenta motas bonitas.
Olha a Morini, desde que passou para as mãos dos chineses tem apresentado várias motas bonitas, ainda agora na EICMA 2023 apareceram mais 2. A CF Moto, também tem lançado coisas diferentes para o mercado, está a criar uma identidade sem copiar ninguém.
a Benelli e a Voge deram um salto muito grande.
A Kove, está a atirar-se de cabeça para um sector de mercado muito próprio, a fazer as coisas por paixão e provavelmente vai mexer forte com o mercado.

Já a Zontes, apresentar uma concorrente da XADV que é uma cópia chapada, presumo que na Honda não estejam muito contentes... e eventualmente os advogados até já estejam a mover uma acção judicial.

Bem, vêm para ai novidades em barda, o que é bom[;)]

Concorrência é sempre bem vinda e até nas cópias descaradas da zontes vi alguns pormenores engraçados... Mas, vamos ver os valores pedidos. É que se é chines e mais em conta, vende. Se o preço estiver aproximado ao das japonesas, pelo menos por cá, não vejo futuro...

Sei que vivemos num mundo onde a tecnologia importa bastante, mas, não consigo preferir um painel pipi ou algo do género a uma mecânica com provas dadas ou uma garantia de assistência sem espinhas... Ainda tentei, não correu bem. Não volto a tentar...

Cump.

Bem, vêm para ai novidades em barda, o que é bom[;)]

Concorrência é sempre bem vinda e até nas cópias descaradas da zontes vi alguns pormenores engraçados... Mas, vamos ver os valores pedidos. É que se é chines e mais em conta, vende. Se o preço estiver aproximado ao das japonesas, pelo menos por cá, não vejo futuro...

Sei que vivemos num mundo onde a tecnologia importa bastante, mas, não consigo preferir um painel pipi ou algo do género a uma mecânica com provas dadas ou uma garantia de assistência sem espinhas... Ainda tentei, não correu bem. Não volto a tentar...

Cump.

Preços serão "sempre" em conta
Os preços das marcas reconhecidas duplicaram em muitos casos

só mesmo alguns modelos em especifico é que continuam dentro do expectável

mero exemplo, uma R1 custava ~11k€ agora custa ~21k€

Para que é que serve mesmo uma embraiagem deslizante num motor de tirar água? :confused:

Deus me livre lol.

Se comprares uma RR 1000 a 100km/h ainda nem puseste a segunda portanto tens o problema resolvido [:D]

Preços serão "sempre" em conta
Os preços das marcas reconhecidas duplicaram em muitos casos

só mesmo alguns modelos em especifico é que continuam dentro do expectável

mero exemplo, uma R1 custava ~11k€ agora custa ~21k€

Tudo tem aumentado. Mas nem sempre nessa proporção.

De qualquer maneira, o importante não será o aumento, mas sim o diferencial de uma chinesa para uma japuna/europeia[;)]

Cump.

Back