"O cantinho das motos"-

Porra, ela se tem carta B, julgo que há mais de 2 anos, pode perfeitamente conduzir uma 125cc sem mais nada. Scooter ou não.
A sério? Assim já podia ir para autoestradas e tudo.mas tens a certeza? Olha que acho que não.
Quem tem carta de mota só pode conduzir até 50
Entretanto já liguei ao imtt já tenho tudo alinhado , vou comprar a mota por 250 o homem diz que ela funciona bem .vamos rezar que sim. Também o meu objectivo é só dar umas voltinhas com ela..
E já agora as motas só me dão medo se foram a mudanças..agora sem mudanças ? Qual é a dificuldade de mexer com as mãos para acelerar ou desacelerar? Vai ser na boa

Enviado do meu 23021RAAEG através do Tapatalk

A sério? Assim já podia ir para autoestradas e tudo.mas tens a certeza? Olha que acho que não.
Quem tem carta de mota só pode conduzir até 50
Entretanto já liguei ao imtt já tenho tudo alinhado , vou comprar a mota por 250 o homem diz que ela funciona bem .vamos rezar que sim. Também o meu objectivo é só dar umas voltinhas com ela..
E já agora as motas só me dão medo se foram a mudanças..agora sem mudanças ? Qual é a dificuldade de mexer com as mãos para acelerar ou desacelerar? Vai ser na boa

Tenho a certeza absoluta, sintética analítica [:D]. Se tiveres mais de 25 anos e carta B há mais de 3 anos podes conduzir motociclos até 125cc com a carta B.

https://prp.pt/posso-conduzir-um-mot...o-de-ligeiros/

Já agora: quanto a dificuldade de andar de mota sem mudanças... Tirei carta de moto há cerca de ano e meio, e acredita que não foi o meter mudanças que me meteu mais confusão. [;)] Também, mas não foi o que meteu mais.

Last edited:
girl92;n14365857 E já agora as motas só me dão medo se foram a mudanças..agora sem mudanças ? Qual é a dificuldade de mexer com as mãos para acelerar ou desacelerar? [/QUOTE said:
De vez em quando convém mexer as mãos para travar.

Esta dica é de borla [:D]
Vou ser sincera nunca andei numa scooter mas eu tenho a certeza que vai correr bem.

Que vai correr melhor que uma com mudanças isso vai ,não tenho dúvidas.
E é como eu disse é só para dar umas voltinhas,não me faz falta uma 125

Eu sou uma lutadora
Marquei para finais de novembro um agendamento no IMTT de Santarém
Em Lisboa só havia para janeiro
Vou de propósito a Santarém só para tratar disto 🤣não brinco em serviço

E eu tenho os meus momentos de adrenalina
Sei andar de bicicleta na boa já andei uma vez naquelas coisas no chão,andei naquilo bué depressa e não tive medo de cair..mas a mota esqueçam , a mudanças não ando nem que me paguem

Também curvam e numa redução mais inclinado, o facto de ter essa vantagem, é melhor.

Aquilo basicamente é uma cunha que tira pressão os discos e pratos de fricção quando empurrada pelo movimento contrário ao das rodas. Na realidade é mais uma peça e uma complexidade desnecessária num motor de 12 CV's ou lá o que é.

Devo ter feito uns milhares de kms em 125's de 30 CV's, bem sei que eram 2T, mas nunca senti a roda fugir devido a uma redução mais intempestiva, ou quando fugia era provocada.

Numa 125 4T, na minha opinião é apenas marketing porque na prática...

E depois temos esse tema complexo de dizer que as Zontes também curvam...
cleanpastedhtml
[:D]

Eu motas só comprava esta Faggio [:blush:]

Tás a falar a sério? Lol
A que vou comprar é dessa marca
O homem está a fazer a 300 , e diz que está a funcionar bem
Não sei se 300 é muito barato para uma mota de 50 cilindrada mas vou confiar nele...
Ainda queria ver se pintava eu própria a mota de laranja,laranja é a minha cor favorita

Esquece não é fiagio,mas é parecido o nome.
Só sei que adoro a scooter,não gosto é da cor
E ainda dá para meter bagageira atrás

Eu gostava era de saber apreciar um passeio de mota sem aqueles capacetes sufocantes mas se começo a levar com vento na cara começa a faltar me o ar .sei que é estranho mas é verdade..tenho de ter um capacete tipo XPTO..a não ser que meta uma cena a tapar a boca e levo um capacete á tigela ..mas também convém ir com um bom capacete .nunca se sabe se posso cair

Last edited:
Aquilo basicamente é uma cunha que tira pressão os discos e pratos de fricção quando empurrada pelo movimento contrário ao das rodas. Na realidade é mais uma peça e uma complexidade desnecessária num motor de 12 CV's ou lá o que é.

Devo ter feito uns milhares de kms em 125's de 30 CV's, bem sei que eram 2T, mas nunca senti a roda fugir devido a uma redução mais intempestiva, ou quando fugia era provocada.

Numa 125 4T, na minha opinião é apenas marketing porque na prática...

E depois temos esse tema complexo de dizer que as Zontes também curvam...
cleanpastedhtml
[:D]

Há cavalos e cavalos. Os 12 cavalos chineses são raçudos! Como qualquer chinês trabalham o dobro e não tiram folgas.

• Like
Reactions: Two
Há cavalos e cavalos. Os 12 cavalos chineses são raçudos! Como qualquer chinês trabalham o dobro e não tiram folgas.

O que realmente me faz pena é esta malta nova não ter ideia da sensação orgásmica que é sentir a válvula a abrir numa 125 2T. [br:)] [:D]

Ter embraiagem deslizante numa 1000, tecnologia de ponta...
Ter a mesma tecnologia acessível à ralé, bah

Vocês sabem bem que não andei só de Zontes 😜

125cc 15cvs
312cc 35cvs
350cc 40cvs

Mas achei interessante a parte em que ignoraram tudo o resto e ficaram na característica de motas maiores e mais caras como é a embraiagem deslizante 😂

Tás a falar a sério? Lol
A que vou comprar é dessa marca
O homem está a fazer a 300 , e diz que está a funcionar bem
Não sei se 300 é muito barato para uma mota de 50 cilindrada mas vou confiar nele...
Ainda queria ver se pintava eu própria a mota de laranja,laranja é a minha cor favorita

Esquece não é fiagio,mas é parecido o nome.
Só sei que adoro a scooter,não gosto é da cor
E ainda dá para meter bagageira atrás

Eu gostava era de saber apreciar um passeio de mota sem aqueles capacetes sufocantes mas se começo a levar com vento na cara começa a faltar me o ar .sei que é estranho mas é verdade..tenho de ter um capacete tipo XPTO..a não ser que meta uma cena a tapar a boca e levo um capacete á tigela ..mas também convém ir com um bom capacete .nunca se sabe se posso cair

A moto que mencionei é um modelo mítico do jogo GTA [:)][;)]

A chamussa não tinha embraiagem deslizante e nunca senti falta... Para mim, que sou adepto do simples e barato, quanto menos hipóteses de avariar, melhor!

Tenho ideia que isto das embraiagens delizantes é algo mais recente... Recordo a z750 de 2004, a bulldog de 2002, entre outras, e não me lembro de ouvir falar nisto. Bem, na bulldog teria dado jeito, um bi de 1100cms3, caixa de 5 espaçada e um veio de transmissão, era um cocktail explosivo nas reduções[:blush:]

Por acaso é algo que a cb500x tem, pelo menos foi o que me disseram. Ainda não ando a ritmos de notar algo, mas vou aprofundar a coisa, a bem da ciência[:D]

Não será fácil, pois estou habituado a "beijar" o acelerador nas reduções mais empenhadas, escola hd... Pelo que adopto este comportamento em todas as motos...

Agora que penso nisso, nem sei se a hd tem[:D]

Cump.

Enquanto não entenderem que é algo que pode mandar ao chão mesmo a 30kmh, não vale a pena escrever mais...

A 30 kms/h só se for numa moto menos potente e uma redução para primeira à chuva...

Pelo que percebi, a embraiagem deslizante faz com que a roda não bloqueie em reduções mais bruscas. Ora isto não deve ser fácil de acontecer a baixa velocidade/pouca rotação[;)]

Cump.

A 30 kms/h só se for numa moto menos potente e uma redução para primeira à chuva...

Pelo que percebi, a embraiagem deslizante faz com que a roda não bloqueie em reduções mais bruscas. Ora isto não deve ser fácil de acontecer a baixa velocidade/pouca rotação[;)]

Cump.
Nem está a chover nem nada.

Enquanto não entenderem que é algo que pode mandar ao chão mesmo a 30kmh, não vale a pena escrever mais...

Se esse for o motivo para a queda ..então esse é o problema menor...significa que o condutor não faz a mínima ideia do que anda a fazer em cima de uma mota (e sim há muitos, infelizmente).
Hoje tudo está facilitado... Auto blipper, ABS, cornering ABS, IMU 6 eixos etc...
As pessoas deixam de compreender a física de andar de mota (e as escolas não ensinam as pessoas correctamente.. ).

Back