Tópico dos carros eléctricos

Diferenciais, slientblocks, barras estabilizadoras, amortecedores, direção assistida, bomba de calor, verificação circuito refrigeração, verificação de cabos e fichas de alta tensão, tudo passível de se verificar, como num carro convencional o fazem numa revisão bem feita. Aqui só não trocas óleo (de motor) e filtros (de ar).

Tenho um ICE de uma marca generalista, e após cada revisão no concessionário, enviam um link com um video onde gravam uma inspeção visual da parte inferior do carro, em que são verificados e explicados por voz uma série de pontos do carro, entre eles suspensão, transmissão, travões, fugas, outros... Num desses vídeos, reparei numa pequena mancha que entretanto se descobriu ser uma pequena fuga que originou uma intervenção em garantia.

Neste sentido, e para meu descanso mental, as revisões periódicas fazem sentido.

Será suficiente para a quantidade de carros que se tem vendido? E apesar do novo service center de leiria (que aparentemente está para breve), quem mora no algarve ou bragança como faz?

Eventualmente irão conseguir abranger todo o território, apenas acho que essa estrutura deveria ter sido implementada ANTES do boom das vendas. Se o tivessem feito, na minha opinião, tinham esmagado completamente nas frotas.

Informações não oficiais, indicam que irá abrir um service center no Algarve e outro em Lisboa.

A Tesla teve um boom em Portugal acima do esperado, dai a rede service center não ter crescido ao ritmo desejado (para os clientes), mas abrindo o de Leiria, Algarve e mais um em Lisboa, ficará a rede melhor.

Alem da rede Service Center tens neste momento 5 aproved body shop e (conforme já relatado aqui no forum) hoje em dia é facil qualquer oficina encomendar peças*, tirando a parte de alta tensão.

*quando digo fácil não significa que não exista atrasos e falta de disponibilidade de peças, que é algo comum a toda a industria na totalidade.

Tenho um ICE de uma marca generalista, e após cada revisão no concessionário, enviam um link com um video onde gravam uma inspeção visual da parte inferior do carro, em que são verificados e explicados por voz uma série de pontos do carro, entre eles suspensão, transmissão, travões, fugas, outros... Num desses vídeos, reparei numa pequena mancha que entretanto se descobriu ser uma pequena fuga que originou uma intervenção em garantia.

Neste sentido, e para meu descanso mental, as revisões periódicas fazem sentido.

E foi mesmo isso que eu quis dizer.
No meu Lexus fazem o mesmo.

Diferenciais, slientblocks, barras estabilizadoras, amortecedores, direção assistida, bomba de calor, verificação circuito refrigeração, verificação de cabos e fichas de alta tensão, tudo passível de se verificar, como num carro convencional o fazem numa revisão bem feita. Aqui só não trocas óleo (de motor) e filtros (de ar).

Quantos desses componentes não se vêm de cima, ou tirando uma roda?

Há 2 anos era um daqueles cépticos em relação aos carros elétricos, porque as baterias avariam e custam 15 mil euros, porque incendeiam etc. Tudo mudou quando sentei um rabo num.

A partir daí comecei a meter na cabeça que ia comprar um, o meu estilo de condução, viagens, garagem, apoios para empresa, tudo faz sentido para adquirir um e foi aí que comecei a seguir este tópico e aprender com todos vocês.

Bem, chegou finalmente a altura de passar para o lado de lá, o vosso lado em que passarei a ser eu a transmitir as minhas experiências.

Não me perguntem qual carro é, o negócio está fechado, o carro já está em Portugal, mas até o ter na mão muita coisa pode acontecer.

PS-há uma coisa que aprendi e praticamente todos os proprietários de VE estão arrependidos. É de não terem comprado mais cedo. Já era sem tempo!

https://electrek.co/2023/11/17/kia-launches-20k-ev5-electric-suv-china-rival-tesla-model-y/

Kia-20K-EV5.jpeg?w=1500&quality=82&strip=all&ssl=1.jpg - Click image for larger version  Name:	Kia-20K-EV5.jpeg?w=1500&quality=82&strip=all&ssl=1.jpg Size:	53.7 KB ID:	14375024

"Kia launched its new EV5 electric SUV in China Friday. With a starting price of around $20K (149,800 yuan), the EV5 is expected to take on market leaders, including Tesla’s Model Y.

Can Kia compete in the world’s largest EV market? The South Korean automaker hopes to achieve that with its new compact electric SUV.

Kia officially unveiled the EV5 in August as a family-friendly electric SUV. After opening pre-orders in China on August 25, Kia revealed prices would be much lower than expected.

Although local reports expected starting prices of around $40,000 (300,000 yuan), Kia is launching the EV5 at half that.

The EV5 officially launched Wednesday with a starting price of $20,700 (149,800 yuan). That significantly undercuts the Tesla’s Model Y, starting at 266,400 yuan ($37,000).

At 4,615 mm long, 1,875 mm wide, and 1,715 mm tall, the EV5 will compete directly with the Model Y (L – 4,760 mm, W – 1,921 mm, H – 1,624 mm).

Kia’s electric SUV will compete with low-cost EVs from leaders like BYD. BYD is dominating the market with affordable EVs like the Dolphin electric hatchback and Yuan Plus.

The Dolphin starts at around $17,000 (126,800 yuan), while the Yuan Plus is priced at $19,000 (139,800 yuan).

...

​​​​​​Based on Hyundai’s E-GMP platform, the EV5 will come in three variations: standard, long-range, and long-range AWD.

The standard Kia EV5 trim, starting at around $20K, is equipped with a 64.2 kWh BYD Blade battery pack and 160 kW motor, providing up to 530 km (329 miles) CLTC range. The long-range model features an 88.1 kWh battery for up to 720 km (447 miles) CLTC range."

https://electrek.co/2023/11/20/electric-car-battery-prices-are-going-back-down-faster/

Screenshot-2023-11-20-at-11.12.51-AM.jpg

"Goldman Sachs Research now expects battery prices to fall to $99 per kilowatt hour (kWh) of storage capacity by 2025 — a 40% decrease from 2022 (the previous forecast was for a 33% decline). Our analysts estimate that almost half of the decline will come from declining prices of EV raw materials such as lithium, nickel, and cobalt. Battery pack prices are now expected to fall by an average of 11% per year from 2023 to 2030, writes Nikhil Bhandari, co-head of Goldman Sachs Research’s Asia-Pacific Natural Resources and Clean Energy Research, in the team’s report.

...

It’s important to note that Goldman Sachs is looking at the cost at the pack level and not the cell level.

At the pack level, the prices vary greatly in the EV industry as automakers have a lot of different ways to produce battery packs.
"

Boas... Não é diretamente de carros eléctricos, mas está relacionado.... Alguém me consegue informar, se podemos usar aquele cabo de carregamento AC (M/F), como extensão para o carregador EV doméstico ?

3e089d1d9a22317df7d6785f22ec5cd2.jpg

Boas... Não é diretamente de carros eléctricos, mas está relacionado.... Alguém me consegue informar, se podemos usar aquele cabo de carregamento AC (M/F), como extensão para o carregador EV doméstico ?

3e089d1d9a22317df7d6785f22ec5cd2.jpg
Não, tens de comprar um cabo extensor, as ligações não são iguais.

https://electrek.co/2023/11/20/electric-car-battery-prices-are-going-back-down-faster/

"Goldman Sachs Research now expects battery prices to fall to $99 per kilowatt hour (kWh) of storage capacity by 2025 — a 40% decrease from 2022 (the previous forecast was for a 33% decline). Our analysts estimate that almost half of the decline will come from declining prices of EV raw materials such as lithium, nickel, and cobalt. Battery pack prices are now expected to fall by an average of 11% per year from 2023 to 2030, writes Nikhil Bhandari, co-head of Goldman Sachs Research’s Asia-Pacific Natural Resources and Clean Energy Research, in the team’s report.

...

It’s important to note that Goldman Sachs is looking at the cost at the pack level and not the cell level.

At the pack level, the prices vary greatly in the EV industry as automakers have a lot of different ways to produce battery packs.
"

Não se percebe porque é que esta queda de preços não está a ser reflectida nos modelos disponíveis para venda no mercado europeu. Enfim.

Para a semana vou ao centro do Porto e vou precisar de carregar o carro, vai ficar umas horas por isso ia usar um carregador lento, mas estive a ver e os carregadores públicos do centro (aliados e arredores) ficam todos em parques privados. Tenho que pagar o parque mais o carregamento? Ainda estou um bocado incrédulo com isso.

Querias passar horas na baixa do Porto, ter estacionamento de borla e só gastar meia dúzia de euros no carregador lento?

Podes deixar na periferia, também num carregador lento, e vais de transportes públicos.

Ou carregas na rua de cedofeita. É mais em conta.

O que tu gostarias de ter é que me parece injusto.

Querias passar horas na baixa do Porto, ter estacionamento de borla e só gastar meia dúzia de euros no carregador lento?

Podes deixar na periferia, também num carregador lento, e vais de transportes públicos.

Ou carregas na rua de cedofeita. É mais em conta.

O que tu gostarias de ter é que me parece injusto.

No centro de Lisboa tens, no centro de Madrid tens, em todas as outras cidades do nosso país também tens carregadores na rua, e eu é que estou a ser injusto? Faz algum sentido ter os carregadores públicos em parques privados?

Só por curiosidade abri um desses parques no Porto e nessa rua tinhas 2 lugares para consulados, 2 para cargas e descargas, 2 para trotinetes, 1 para o lixo e 1 para deficientes, queres carregar o carro pagas 11€ de parque e 17€ por 100km de autonomia. Falem mal do Medina mas ao menos em Lisboa nunca tive problemas destes, se fosse a Selminho a construir os carregadores no Porto se calhar a história era outra.

Faz algum sentido ter os carregadores públicos em parques privados?

Faz todo o sentido!

Valoriza o parque privado ao oferecer mais um serviço, e quem o usa está a usar os dois serviços e tem de pagar por eles - estacionamento e carregamento.

Tens alternativas de parques públicos de shopping com lugares carregamento, não ficam é na baixa.

Back