Tópico dos carros eléctricos

Para a semana vou ao centro do Porto e vou precisar de carregar o carro, vai ficar umas horas por isso ia usar um carregador lento, mas estive a ver e os carregadores públicos do centro (aliados e arredores) ficam todos em parques privados. Tenho que pagar o parque mais o carregamento? Ainda estou um bocado incrédulo com isso.

Citei por erro a resposta a este post. Estão uma série de postos de rua, com capacidade de 50KW e capacidade de carregamento AC.

Eu sugeria carregar rápido e depois estacionar o carro onde se pretenda. Ficará mais barato. O carregamento AC é caro, dado ser também pago ao minuto.

Querias passar horas na baixa do Porto, ter estacionamento de borla e só gastar meia dúzia de euros no carregador lento?

Podes deixar na periferia, também num carregador lento, e vais de transportes públicos.

Ou carregas na rua de cedofeita. É mais em conta.

O que tu gostarias de ter é que me parece injusto.

Ele não disse que queria isso. Em todas as cidades existem carregadores públicos lentos nas ruas. Eu até diria que são o ponto mais importante para facilitar a adopção de EVs para quem vive em apartamentos. Se não tens dístico de morador pagas a taxa de estacionamento e o carregamento. Qual o stress?

Citei por erro a resposta a este post. Estão uma série de postos de rua, com capacidade de 50KW e capacidade de carregamento AC.

Eu sugeria carregar rápido e depois estacionar o carro onde se pretenda. Ficará mais barato. O carregamento AC é caro, dado ser também pago ao minuto.

Obrigado, realmente esses carregadores são óptimos para quem ficar pouco tempo nessas zonas, como vou ficar parado pelo menos 4h para mim fazia muito mais sentido carregamento lento mas já percebi que é um luxo a que não tenho direito no Porto. Vou parar onde calhar e depois carrego a caminho num rápido qualquer.

Faz todo o sentido!

Valoriza o parque privado ao oferecer mais um serviço, e quem o usa está a usar os dois serviços e tem de pagar por eles - estacionamento e carregamento.

Tens alternativas de parques públicos de shopping com lugares carregamento, não ficam é na baixa.

Para mim não faz, estás a limitar uma coisa essencial num carro elétrico a um parque privado, por esse ponto de vista metes os carregadores todos num hotel de 5* e se queres carregar tens que passar lá a noite.

Uma coisa que causa-me uma confusão do caraças: carros estacionados (maioritariamente ICEs) a ocupar o lugar destinado a carregamentos.

Equipamentos caríssimos e escassos, literalmente "barrados" pela falta de civismo de alguns "índios".

Outro dia chegou ao cúmulo de ver uma croma a estacionar um BEV, a encaixar o cabo (mas sem activar o carregamento) e a ir tranquilamente para a farmácia.
Maravilha, lugar privativo e ainda por cima sem pagar estacionamento ...

Há malta que torna o dia-a-dia num faroeste e numa parvónia.

Confirma se com o EVSE ligado o carro não trata disso automaticamente. Existem carros que ligados à corrente, mesmo com a bateria totalmente carregada, vão carregando a bateria de 12v.

Se já tiveres o CTEK e não tiveres o carro a carregar / desligado podes ligar normalmente.

Obrigado wetlook!

Não sei é como posso verificar se o EVSE carrega a bateria de 12V?

Para mim faz todo o sentido que o BEV tenha mecanismos para fazer um carregamento lento da bateria de 12V. Se não o fizer, parece-me uma solução "rasca". Mas pode haver alguma questão mais técnica que eu não esteja a ver.

Em relação a usar o CTEK, já tinha lido em alguns fóruns o mesmo que tu dizes. Assim fico mais descansado e usar o CTEK é uma opção a ter em conta.

Mais uma vez, obrigado. 😎

Para mim não faz, estás a limitar uma coisa essencial num carro elétrico a um parque privado, por esse ponto de vista metes os carregadores todos num hotel de 5* e se queres carregar tens que passar lá a noite.

Um elétrico estorva tanto como outro qualquer.
O desejo de todos é retirar automóveis dos centros das cidades.
Se queres levar, pagas.
Não querendo pagar, deixas no parque nascente a carregar a 7,4 e vais de metro. É rápido e nem cansas muito as perninhas.

Já se percebeu que nem citar sabes.

O user quer carregar no centro da cidade.

Qual desses é no centro?

Basta ver na Miio, não é necessário andares a partilhar linkzinhos do google maps que tão pouco permitem saber se os carregadores estão ou não a funcionar.

Centro da cidade e não pagar parque. Era esta a premissa.

No centro nem tão pouco dá para estacionar.... Conheces ao menos o Porto? E andar a pé ou depois em transporte publico?

E para quem anda aqui há tão pouco tempo falamos grosso....

Centro da cidade e não pagar parque. Era esta a premissa.

No centro nem tão pouco dá para estacionar.... Conheces ao menos o Porto? E andar a pé ou depois em transporte publico?

E para quem anda aqui há tão pouco tempo falamos grosso....

No centro não dá para estacionar?
Encerraram os parques e não me avisaram?

O que o user quer não existe. Eu indiquei uma opção no centro em que pode carregar e pagar um valor baixo pelo estacionamento.

Tu indicaste um linkzinho perto da casa da música, outro em arca d'água... Se essa é a tua definição de centro da cidade do Porto, estamos conversados.

Também indiquei a opção do transporte público. Tens de ler com mais atenção.

Pelo menos desta vez conseguiste acertar na citação.

Acho que a tua premissa é errada desde o inicio.

O parqueamento de rua é pago no centro do porto, como também o Porto não dá beneficio de parqueamento gratuito enquanto se está a carregar. O único beneficio que o município do porto dá é um desconto de 15% em avenças de parque para ligeiros (podes ver aqui todos os benefícios de todos os municípios https://www.mobie.pt/mobilidade/beneficios-incentivos)

De qualquer das maneiras terias que pagar estacionamento e o carregamento

No centro não dá para estacionar?
Encerraram os parques e não me avisaram?

O que o user quer não existe. Eu indiquei uma opção no centro em que pode carregar e pagar um valor baixo pelo estacionamento.

Tu indicaste um linkzinho perto da casa da música, outro em arca d'água... Se essa é a tua definição de centro da cidade do Porto, estamos conversados.

Também indiquei a opção do transporte público. Tens de ler com mais atenção.

Pelo menos desta vez conseguiste acertar na citação.

Se sabes assim tanto do Porto, então também podias lembrar que caso venha num domingo pode estacionar de borla no Via Catarina e tem lá 3 tomadas....

E alguns dos pontos indicados foram PCR instalados num concurso promovido pela CM Porto. E casa da Música é Centro do Porto.

Ou o Centro do porto é somente os Aliados? Qual é a definicação do Centro? Junto da CMP?

Se sabes assim tanto do Porto, então também podias lembrar que caso venha num domingo pode estacionar de borla no Via Catarina e tem lá 3 tomadas....

E alguns dos pontos indicados foram PCR instalados num concurso promovido pela CM Porto. E casa da Música é Centro do Porto.

Ou o Centro do porto é somente os Aliados? Qual é a definicação do Centro? Junto da CMP?

O User não indicou o dia. Eu respondi com base na informação que ele deu.

Se conseguires ler, o user referiu baixa do Porto. Aliados e arredores.

A tua resposta está aí. Nada melhor do que desejar ir para os aliados e estacionar na Casa da Música.

Como referi, se quer mais barato pode estacionar no parque nascente e seguir de metro.

Não vou discutir "definicação" nenhuma contigo.
Passar bem.

Tanta coisa e está aí mesmo a informação que queria, obrigado. Vou num domingo e fica perto do Via Catarina. Problema resolvido. Next

Obrigado, realmente esses carregadores são óptimos para quem ficar pouco tempo nessas zonas, como vou ficar parado pelo menos 4h para mim fazia muito mais sentido carregamento lento mas já percebi que é um luxo a que não tenho direito no Porto. Vou parar onde calhar e depois carrego a caminho num rápido qualquer.
No centro do porto vai ter sempre que pagar estacionamento. Ainda ontem estive lá e deixei o carro num parque de estacionamento ao lado da Alfandega e por 4h paguei 4€, preço normal para o centro de uma cidade. E este parque tem um carregador.

Last edited:
Falam do novo regulamento europeu (o AFIR), que vai impor, por exemplo, a possibilidade de pagamentos ad-hoc.
A questão mais mediática das duas redes fora do sistema, como é o caso da rede Tesla e da solução Plug & Charge do Continente também foi abordada.​

Falam do novo regulamento europeu (o AFIR), que vai impor, por exemplo, a possibilidade de pagamentos ad-hoc.
A questão mais mediática das duas redes fora do sistema, como é o caso da rede Tesla e da solução Plug & Charge do Continente também foi abordada.​
Minuto 22:11

Back