Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Bem, mudei há uns 2 meses da Luzboa para a GE+ACP, mas parece que mais valia estar quieto.

A tarifa em vazio vai passar de 0,0493 para 0,0979+TAR. Para quem carrega o carro em casa é um rombo brutal

Se a TAR for de 6 cêntimos a minha fatura dos últimos 30 dias passaria de 81€ para 169€. E com um jeitinho ainda aumentam mais a fatura porque vem aí um mecanismo para por os mesmos de sempre a pagar a fatura da luz à malta dos subsídios.

Enfim... Na última semana de dezembro vou ter contas a fazer, mas parece-me que vou saltar do ACP e da GE.

Bem, mudei há uns 2 meses da Luzboa para a GE+ACP, mas parece que mais valia estar quieto.

A tarifa em vazio vai passar de 0,0493 para 0,0979+TAR. Para quem carrega o carro em casa é um rombo brutal

Se a TAR for de 6 cêntimos a minha fatura dos últimos 30 dias passaria de 81€ para 169€. E com um jeitinho ainda aumentam mais a fatura porque vem aí um mecanismo para por os mesmos de sempre a pagar a fatura da luz à malta dos subsídios.

Enfim... Na última semana de dezembro vou ter contas a fazer, mas parece-me que vou saltar do ACP e da GE.

Até 31 dezembro tens uma boa tarifa, e se aproveitaste os -10€ de adesão por convite ainda melhor.

Após 15 dezembro, data limite para se conhecer as novas TAR, é como dizes para fazer contas.

Até 31 dezembro tens uma boa tarifa, e se aproveitaste os -10€ de adesão por convite ainda melhor.

Após 15 dezembro, data limite para se conhecer as novas TAR, é como dizes para fazer contas.
Sim, como é óbvio não vou fazer nada antes do fim do ano. Mas a subida na tarifa de vazio é difícil de entender, vai para mais do dobro.

Eu recebi ontem a primeira factura da GE+ACP para pagar, 34€ para 196kWh, depois paguei 24€ por causa da promoção de 10€ de amigo.

A minha questão é que aparece que os dados são por estimativa. Mas na LuzBoa os dados eram os da e-redes certinhos, sempre dados lidos, pq é que a GE usa estimativa se tem acesso ao e-redes onde está a leitura exacta?

Aqui há alguns factores.
De facto o Indexado teve uns bons valores agora no final de ano, devido ao vento forte. Mas ai está é preciso estar sempre ali a controlar.
Eu mudei para o ACP pq fazia 150kWh e andava ali sempre a poupar 0.50 a 2€ mantendo na LuzBoa, mas mudando para 200kWh agora no inverno já seria o contrário. Mas também sabia que a poupança iria ser até uns 2€.

Também se sabia que a GE ia aumentar os preços.
E acaba por ser uma situação mental, que é ouvir que a GE aumentou para o dobro e a EDP baixou 15%. Mas a EDP continua mais cara. [:)]

Vou aguardar por dia 15 DEZ para ver as TAR, depois por Janeiro para ver o que o mercado ajusta (ou não) e se a GE+ACP mantêm a promessa de ajustar também para serem sempre mais baratos.
Agora temos todos de nos convencer que ter energia de borla, ou carregar o carro em casa a custo quase 0 vai (voltar) a acabar.

Eu recebi ontem a primeira factura da GE+ACP para pagar, 34€ para 196kWh, depois paguei 24€ por causa da promoção de 10€ de amigo.

A minha questão é que aparece que os dados são por estimativa. Mas na LuzBoa os dados eram os da e-redes certinhos, sempre dados lidos, pq é que a GE usa estimativa se tem acesso ao e-redes onde está a leitura exacta?
A 1 fatura também foi assim, apartir da 2 fatura veio sempre direito

LUZBOA - 211 kWh

10,38€ 😎

LUZBOA.jpg

Tarifa social? Nem sei que raio é isso 🤨

Edit: fui pesquisar:

Complemento solidário para idosos;
Rendimento social de inserção;
Prestações de desemprego;
Abono de família;
Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para a inclusão;
Pensão social de velhice.​

Não tenho nada disto. Nem sei que os meus filhos recebem algum abono de família.
Sei que para o Estado, somos uma família rica 😂

Última edição:
Tarifa social? Nem sei que raio é isso 🤨

Edit: fui pesquisar:

Complemento solidário para idosos;
Rendimento social de inserção;
Prestações de desemprego;
Abono de família;
Pensão social de invalidez do regime especial de proteção na invalidez ou do complemento da prestação social para a inclusão;
Pensão social de velhice.​

Não tenho nada disto. Nem sei que os meus filhos recebem algum abono de família.
Sei que para o Estado, somos uma família rica 😂

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	25.3 KB ID:	14377373
Daqui podes ver quanto pagaste a menos devido a esse desconto que não sabes porque tens. Sem ele, a fatura seria superior a 25€.

Falta-te o desconto social. Tens de pedir ao TSport o truque, já que ele o conseguiu sem ser "pobre" [;)]

Onde raio é que tu vês essa informação do social?!
No ano passado, cheguei a ter dois créditos, ao invés de débitos, por isso, não achei nada de anormal estes valores.

Preocupa-ne que haja agum erro e possa vir a ser premiado com alguma retificação.

Antes da Luzboa, pagava médias de 60 a 70€ na Endesa e passava dos 120€ no Inverno com o piso radiante ligado.

Com os preços em que andava o mercado spot no mês passado, até nos preocupamos menos e fizemos várias lavagens e secagens de roupa fora do horário económico.

Estou a achar isto muito estranho...

Última edição:
Onde raio é que tu vês essa informação do social?!
No ano passado, cheguei a ter dois créditos, ao invés de débitos, por isso, não achei nada de anormal estes valores.

Preocupa-ne que haja agum erro e possa vir a ser premiado com alguma retificação.

Antes da Luzboa, pagava médias de 60 a 70€ na Endesa e passava dos 120€ no Inverno com o piso radiante ligado.

Com os preços em que andava o mercado spot no mês passado, até nos preocupamos menos e fizemos várias lavagens e secagens de roupa fora do horário económico.

Estou a achar isto muito estranho...
Está escarrapachado na fatura...

Tens várias alíneas a dizer desconto social!

Pode ser alguma má comunicação das finanças ou erro da comercializadora de eletricidade. Tens de te mexer.

Por acaso acho piada a uma definição de um valor fixo para ter acesso a determinados apoios.

E já que está na berra na comunicação social o Complemento solidário para idosos.

Imaginemos que temos dois casais de reformados para valores de referência de 2023.

Um dos casais ganha 730€. O outro casal ganha 750€.

O dos 730€ tem o Complemento Solidário para idosos num valor baixíssimo, mas tem acesso a vários apoios socais, como eletricidade, gás, internet, vales eficiência de 1600€ e possivelmente mais que não conheço.

O outro não tem direito a nada.[:D]​

Um tem 365€ mensais para cada pessoa, mas tem apoios. O outro casal tem 375€ para cada pessoa mas não tem apoios.

Voltar
Superior