Tesla Cybertruck

Trocar para Tesla por causa da fiabildade do carro anterior, não sei não...

Tesla com 1.8 milhões de kms teve 13 motores!

Um motor a cada 128k kms

Vi esse caso, mas há algumas incongruencias.
E também era um dos primeiros modelos e claramente menos fiável.

Mas há relatos de Teslas com mais de 1 milhão com poucos ou nenhuns problemas.

É como tudo, quando começarem a aparecer mais carros nas estradas vai haver mais queixas. Há com todas as marcas.

Olha que estás um pouco errado nesta afirmação o meu patrão com 70 anos, trocou um ML320 (que deu bastantes problemas por um Model S e num futuro proximo vai trocar o GLC da mulher por um Model Y, eles diz que o Model S é o melhor carro que teve na vida.

Sim existem pessoas que irão ser fieis a marca Mercedes que irão valorizar as diferenças, mas nem todas as pessoas mais velhas vão deixar de comprar um Tesla em detrimento de um Mercedes.

Agora junta isto que a malta mais nova que prefere um produto mais "high tech" ou mesmo os miúdos como eu vi um no ano passado a virar-se para a mãe a dizer:
"Mãe olha uma Tesla"

Se isto significa que a Mercedes não vai vender mais nenhum carro, obviamente que não, mas a Tesla esta a ganhar o seu espaço no mercado e as vendas este ano não irão ficar muito longe das da Mercedes.

Pessoas de 70 anos como essa não são muitas. Mas para mim, esse efeito acontece a mudar-se para qualquer bom EV e não apenas para um Tesla.
Também dificílmente quero voltar a um ICE depois de ter um EV. Mas também estou ciente que nem todos os EVs têm one-pedal driving.

Quanto á drag race: foi uma jogada de marketing bem mandada mas também convém vermos que a RAM TRX já era mais rápida que alguns 911s... Pick-ups de alta performance já existem há uns anos nos EUA (e são um excesso).

Se isto significa que a Mercedes não vai vender mais nenhum carro, obviamente que não, mas a Tesla esta a ganhar o seu espaço no mercado e as vendas este ano não irão ficar muito longe das da Mercedes.
Só que uma vende carros ao dobro do preco da outra.

A Mercedes nunca vai embarcar em corridas de cortes de preços. Tal como a BMW ou Audi.
Se bem que os EQ têm um design um pouco feioso...

Pessoas de 70 anos como essa não são muitas. Mas para mim, esse efeito acontece a mudar-se para qualquer bom EV e não apenas para um Tesla.
Também dificílmente quero voltar a um ICE depois de ter um EV. Mas também estou ciente que nem todos os EVs têm one-pedal driving.

Quanto á drag race: foi uma jogada de marketing bem mandada mas também convém vermos que a RAM TRX já era mais rápida que alguns 911s... Pick-ups de alta performance já existem há uns anos nos EUA (e são um excesso).

Não sei se são muitas ou não, mas vejo pessoas de todas as idades a andar de Tesla, não apenas os mais novos, conheço um senhor tambem nos seus 70 anos a trocar um Tiguan por um Model Y que o deve receber este mês.

Para isso tínhamos de analisar o volume de vendas por modelo, vejo muitos Classe A e B na estrada, a Mercedes leva vantagem em ter uma variedade mais elevada de modelos e variantes, enquanto a Tesla apenas vende 4 modelos, opção entre ICE, híbridos e VE, tem uma rede de venda e assistência muito maior, investe muitos milhões em publicidade.

Alem de que a Mercedes tem um historial de mais de 100 anos a construir carros, enquanto a Tesla construiu o primeiro carro à 12 anos, a realidade por muito que algumas pessoas não queiram ver (alguns ainda devem estar a pensar que a Tesla está á beira de falência) a Tesla vai ganhar uma quota de mercado considerável o volume de vendas ainda vai continuar a subir mais algum tempo, até depois corrigir para o "seu lugar" no mercado, e a continuar assim vai facilmente ficar acima de marcas bem conceituadas.

Para isso tínhamos de analisar o volume de vendas por modelo, vejo muitos Classe A e B na estrada, a Mercedes leva vantagem em ter uma variedade mais elevada de modelos e variantes, enquanto a Tesla apenas vende 4 modelos, opção entre ICE, híbridos e VE, tem uma rede de venda e assistência muito maior, investe muitos milhões em publicidade.
Mercedes sao 73.000 EUR por unidade, em média. Na Tesla nao faco ideia, mas será provavelmente pelos 45.

Alem de que a Mercedes tem um historial de mais de 100 anos a construir carros, enquanto a Tesla construiu o primeiro carro à 12 anos, a realidade por muito que algumas pessoas não queiram ver (alguns ainda devem estar a pensar que a Tesla está á beira de falência) a Tesla vai ganhar uma quota de mercado considerável o volume de vendas ainda vai continuar a subir mais algum tempo, até depois corrigir para o "seu lugar" no mercado, e a continuar assim vai facilmente ficar acima de marcas bem conceituadas.
Ia adormecendo...

Não sei se são muitas ou não, mas vejo pessoas de todas as idades a andar de Tesla, não apenas os mais novos, conheço um senhor tambem nos seus 70 anos a trocar um Tiguan por um Model Y que o deve receber este mês.

O mercado em Portugal é muito ditado por empresas e benefícios.

Há muita gente a ter VE pura e simplesmente porque é o que a empresa dá.
E nisso a Tesla tem os melhores VE, e mais baratos e com entrega mais rápida e muitos escolhem Tesla por isso mesmo.

Basta ver os últimos dados de vendas e a quantidade de híbridos Plug-in que são vendidos ou VE, e depois vai-se ver a quota de empresas/particulares e é quase 90%.

Por isso não podemos asusmirt que temos muita gente a mudar de ICE para VE porque quer. Mudam porque é mais barato e/ou é o que a empresa dá.

É só enxovalhos.

O problema destas coisas é que quando compramos estes carros "grandes maquinas", ou que ambicionamos ter um, usamos o nosso cromossoma de fanfarrão, só que agora lá no fundo sabemos que vamos andar a fazer figura de totós nas estradas com os nossos "maquinões".

Em vez de eu ser o maior garanhão da rua sou o maior otario, fonix é delicioso ver a malta a justificar-se, não tem preço.

É só enxovalhos.

O problema destas coisas é que quando compramos estes carros "grandes maquinas", ou que ambicionamos ter um, usamos o nosso cromossoma de fanfarrão, só que agora lá no fundo sabemos que vamos andar a fazer figura de totós nas estradas com os nossos "maquinões".

Em vez de eu ser o maior garanhão da rua sou o maior otario, fonix é delicioso ver a malta a justificar-se, não tem preço.

[:D]

Diz isso só aqui, no anonimato, para não seres gozado publicamente.

Os donos dos ferraris, dos lamborghins, estão todos escondidos em casa com medo de aparecer um tejela e fazer deles totós [:D]

Os donos dos clássicos então... Há uma fila específica para os proprietários de 300sl fazerem troca directa pelo model 3 a custo zero [:cool:]

Mas esperavas outro resultado? É preciso um video para mostrar que um carro de 850cv com tracao interal e motores eletricos, mesmo a puxar 2.000kg acelera mais rapido que um 911 de 385, tracao traseira e caixa manual aos 200m?

O problema, para mim, nem é o Musk depois mostrar dados que nao correspondem ao video. É a legiao de fanáticos simplesmente acreditar em tudo, nao tendo sentido crítico nem a mínima nocao do que estao a falar, e vir regurgitar pela internet fora como autenticos rambos. O que é absolutamente hilariante, porque eles proprios nao percebem o quao ignorantes sao. É tipo o vrs200 que vem aqui falar do "1/4 mile contra o Porsche, de o Musk ser o maior troll" (no bom sentido, de humilhar os outros), mas depois quando é corrigido pela centésima vez, nem pia. A legiao apenas conhece uma direcao, do worshiping.

Primeiro é preciso notarmos que foi uma drag equilibrada, embora 200m não dê sequer para aquecer...

Agora mesmo com o fator 911 de entrada com menos de 400cv, RWD e o fator manual (com isto então podem arrancar pior de propósito...não sabemos detalhes nem temos onboards do 911) é preciso ter em conta que falamos de um carro de ~1600kg vs um conjunto que pesa números redondos 5ton!

Sim, "todos" sabemos o pq, o Cyberbeast tem ~850cv e sobretudo tem o combo EV+AWD+arranques sempre perfeitos, mas tb falamos do triplo do peso total!

Estou curioso para ver outras drags (ainda tenho de ir ver essa contra o Urus, a CT deve ganhar...) mas contra o 992 Turbo S já sabemos que perde nos 400m pq o Porsche salvo erro faz 10,1/10,2s (a fiar no Carwow e estou a mandar este valor de cabeça) e esta CybrBeast anuncia 11s.

Para não sair dos 911s, provavelmente anda o mesmo ou mais que um 992 C4S PDK nos 400m, o que não deixa de ser bom pq aqui temos AWD e PDK, embora tenhamos sempre o fator ICE e mudanças de caixa que não afetam um EV.

Na verdade isto é tudo uma perda de tempo porque o 911 continua a ser "o desportivo" (e não há drags que mudem isso) e os EVs super potentes continuam a fazer brilharetes nestas coisas das drags por razões que todos sabemos. Mas tb há que dar mérito, ao menos agora com o sistema de 800v presumo que dê para fazer 10,15 20 drags seguidas (e até com bateria a 50% ou menos) e conseguir os tais 11s no quarter mile, ou assim espero.

Claro que anda mais que um 911 S num 1/4 mile. Quase o dobro da potência de um motor EV com tracao integral.

Agora nao anda mais num 1/4 mile a rebocar um 911, logicamente. E foi isso que o Musk deu a entender.

Sim, anda muito, cool story... toda a gente levava o 911. É uma comparacao estúpida, mas foi o Musk que a fez, nao fui eu.

Quanto ao bold:
O unico avanco "estratosferico" da Tesla nos modelos correntes é um preco abaixo da concorrência. Assumi que estives a usar isto como o principal motivo pelo qual as outras OEM nao vingam. Porque convenhamos, se um i4 custasse o mesmo, a história era uma outra completamente diferenca. Mas se a minha avó tivesse rodas, também era um camiao, por isso...

Isto é um stunt de marketing, que funcionou!

O que não deixa de dar razão a quem critica a forma manhosa como se montou a coisa, mas só com estes truques dava o vídeo que deu. E o objetivo deles era obviamente a CT ganhar e que não deixa de ter a sua piada e de funcionar enquanto stunt.

Eu não disse em lado nenhum que os EVs das outras OEM não vingam. Disse, isso sim, que enquanto EV (ou nos pontos mais relevantes dos EVs), os Teslas levam vantagem nalgumas coisas mesmo vs carros bem mais caros (veja-se TM3 vs i4, entre outros exemplos).

Não me estava a focar só em preço, mas sim, neste preciso momento o combo carro+preço do TM3 Highland é esmagador, e a prova é a quantidade deles que se vê na estrada!

Claro que sim, mas isso estou eu farto de dizer, claro que se um i4 custasse o mesmo para versões equivalentes a conversa era outra, mas depois quando se mete opcionais do i4 então a coisa fica ainda mais complicada para os lados de Munique.

Nisto dos EVs é tramado competir com a Tesla por várias razões, preço, tipo de público diferente (há gente que valoriza a qualidade do i4 e há gente que nem olha para BMWs e quer mesmo um Tesla...) etc. Mas tb te digo, sinceramente se nos formos a focar em qualidade pura e dura acho que na BMW se nota mesmo muito o fosso entre o S3 e o S5 equivalente.

PS: Lá atrás falavas na Mercedes vender imenso e do preço médio ser 73k etc. Mas é preciso notar uma coisa muito importante, tu falas sobretudo do presente (e ok, é o que podemos comparar melhor sem bullshit), mas eu falo muito sobre o futuro. E daqui a 20 anos muita coisa vai estar diferente. Basta vermos que há 10 anos atrás a maioria das pessoas nem sabia o que era a Tesla, muitas dessas pessoas hoje têm Teslas na garagem...

Olha que estás um pouco errado nesta afirmação o meu patrão com 70 anos, trocou um ML320 (que deu bastantes problemas por um Model S e num futuro proximo vai trocar o GLC da mulher por um Model Y, eles diz que o Model S é o melhor carro que teve na vida.

Sim existem pessoas que irão ser fieis a marca Mercedes que irão valorizar as diferenças, mas nem todas as pessoas mais velhas vão deixar de comprar um Tesla em detrimento de um Mercedes.

Agora junta isto que a malta mais nova que prefere um produto mais "high tech" ou mesmo os miúdos como eu vi um no ano passado a virar-se para a mãe a dizer:
"Mãe olha uma Tesla"

Por acaso qdo escrevi esse post estava mesmo a ver que alguém ia pegar nisto se não deixasse um disclamer.

Eu não estou errado, simplesmente tu estás a pegar em casos isolados e estás a basear-te muito na realidade portuguesa. E Portugal é um país curioso nesse sentido. Apesar de haver muita gente mais velha a viver no século passado (a larga maioria, muitos ainda pensam em escudos...) depois há também alguns todos para a frente (basicamente não há meio termo), o que se somarmos ao facto da riqueza estar muito dos lados dos mais velhos (não que isto seja só em PT mas em PT é particularmente evidente*) faz com que se vejam estes fenómenos.

E atenção, eu tenho reparado no mesmo que tu, volta e meia alguns dos Tesla que vejo são conduzidos por pessoas já nos seus 70s, e tiro-lhes o chapeu porque com essa ideia estar a aprender todos estes conceitos (nomeadamente quando é preciso carregar fora de casa etc.) não é para todos e acho isso engraçado. Querem sentir que são mais novos, gostam de aprender coisas novas. Acho isso muito porreiro mesmo, parar e morrer e quem se mantem ativo dura mais!

Eu tb nunca disse que um cliente Mercedes não pode ir para a Tesla. Embora ache que nestes casos não valorizem assim tanto alguns dos pontos onde a Merc mais se destaca (pelo menos nos segmentos mais elevados) e me pareça que neste caso a má experiência de falta de fiabilidade foi um dos fortes gatilhos para a troca de carro e de marca (o que é compreensível atenção, ainda para mais com a fama que a Mercedes tem no mercado).

Sim, a Tesla tem neste momento toda uma geração mais nova que sonha em vir a ter um Tesla, e isso é um ativo priceless... É mais uma razão a somar a tantas outras pelas quais os grandes grupos têm de se "pôr a pau". A somar ao "efeito Apple" que tb têm neste momento e vão continuar a ter.

*tenho reparado nos últimos tempos de grandes carros nas mãos de pessoas mais velhas, e quando digo bons não falo do mais normal Classe S mas sim de desportivos. No outro dia apanhei um sr nos seus 70s de Nissan GT-R. Nos últimos anos tem havido muita gente a enriquecer com o boom do imobiliário e presumo que muitas destas pessoas tenham aproveitado isso para cumprir sonhos de décadas (o que me parece legítimo e normal).

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA

A Tesla vende neste momento 4 modelos e 2 deles não são baratos.

A Mercedes vende tudo e mais um par de botas...

A Tesla na verdade provavelmente até podia vender mais tivesse capacidade de produção, já a Mercedes não me parece estar limitada por esse fator (talvez em 22 e ainda este ano em parte, mas isso já foi regularizado).

E noutra nota, lá atrás referiste que À frente destas grandes empresas estão os melhores dos melhores. Tudo certo, não tenho dúvidas que sim.

Assim sendo, presumo qeu concordes que há 20 e tal anos atrás a KODAK tivesse pessoas competentes no seu board. E a NOKIA há 15 anos atrás? Não teriam também pessoas muito competentes?

Neste mundo não há invenciveis e há n fatores que determinam o sucesso de uma empresa. Seja como for as grandes marcas no fim do dia em caso de azar acabam é por ser safadas pelos contribuientes dos seus país que foi o que aconteceu ao grupo GM nos EUA e o que pode acontecer tb na Alemanha.

Não gostas mais de carros alemães do que eu e tenho grande respeito pela Alemanha e pelos Alemães, no entanto ng nem nenhuma empresa é à prova de tudo e esta transição energética é um enorme complexidade e dificuldade para as marcas tradicionais. Dificuldade financeira, logistica, de tecnologia etc. Terem de produzir ottos, diesel, PHEVs e EVs tudo ao mesmo tempo, ser lucrativas etc. parece-me uma tarefa realmente muito desafiante, já a Tesla só faz EVs e fez/faz tudo do zero. É mais das coisas qeu eles têm a jogar a favor, a somar ao controlarem quase tudo da sua cadeia...

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
[:D]

Diz isso só aqui, no anonimato, para não seres gozado publicamente.

Os donos dos ferraris, dos lamborghins, estão todos escondidos em casa com medo de aparecer um tejela e fazer deles totós [:D]

Os donos dos clássicos então... Há uma fila específica para os proprietários de 300sl fazerem troca directa pelo model 3 a custo zero [:cool:]
Quem dera aos donos de Ferraris ter dinheiro para um Tesla 😂

Back