EscapeLivre
Well-known member
Há. Por isso é que convém fazer a simulação primeiro.
Ok, faz sentido [
Obrigado, estive a ler tudo e fiquei na mesma [][
], será que o simulador é de fiar, e se vale a pena ter o trabalho de pedir uma revisão.
A simulação da DECO é de confiar, essa é a minha questão [NODE="1"]Home[/NODE]
Para o caso em que a última avaliação tenha sido feita à menos de 3 anos não podes pedir reavaliação.
Eu já fiz a simulação no simulador da DECO e deu os valores de diferença que indiquei (para duas casas diferentes).
Nunca foi feito nenhum pedido de reavaliação, mas numa das casas estou a morar há cerca de 3 anos, será que isso importa?
(...) ou mais vale negociar só o spread (que provavelmente o banco só baixa até 0,85%) e mudar para Euribor 6M e rezar para que os juros comecem a baixar?
Não.Para quem tem um CH com Euribor 12M e spread 1,10% neste momento, faz sentido ir para uma taxa fixa de dois anos de 3,75% (spread 0%) (...)
...
Coeficiente de vetustez
1 - O coeficiente de vetustez (Cv) é função do número inteiro de anos decorridos desde a data de emissão da licença de utilização, quando exista, ou da data da conclusão das obras de edificação, de acordo com a presente tabela: [TABLE="align: center, border: 1"]
...
Ao fim de 2 anos o coeficiente de vetustez abate logo 10% ao produto total. Se nenhum dos outros fatores tiver aumento que supere isso, vai sempre baixar.
No meu caso deu logo uma poupança de 25% porque além de o coeficiente de vetustez ter baixo 20%, um dos outros coeficientes também baixou e compensou largamente o aumento do Vc
Gavela onde se pode consultar essa informação da data de emissão da licença de utilização ou da data da conclusão das obras de edificação?
A única informação que vem na caderneta é o ano de inscrição na matriz.
brunomeleiroObrigado. Apesar de bastante técnico, deu para entender as diferenças.
Esta é a solução mais "tradicional" de que falas, certo?
![]()

Gavela onde se pode consultar essa informação da data de emissão da licença de utilização ou da data da conclusão das obras de edificação?
A única informação que vem na caderneta é o ano de inscrição na matriz.
brunomeleiro
Aproveitando a tua sapiência, tens possibilidade de fazer análise em relação ao tijolo térmico que está na imagem e o outro rosa?
Algures deste tipo:
Obrigado.
Edd![]()
Médias de Novembro 2023
Euribor 3M --> 3,972%
Euribor 6M --> 4,065%
Euribor 12M-> 4,022%
Parabéns!
Eles demoram muito na analise dos processos. Já me disseram que possuem uma área de análise de risco pequena....
Pedi este ano no fim do verão para uma casa de 2020, após terem passado os 3 anos desde a avaliação inicial.
O Vc subiu de 615 para 665 e o Cv desceu de 1 para 0,9. O Vt baixou, mas apenas ~2%.