Tópico das Casas

Não esquecer que a AT vai aumentando automaticamente a avaliação sempre para cima porque os vigaristas não atualizam o coeficiente de vetustez, mas atualizam o VC.

A única forma de anular ou diminuir essa subida é pedir atualização do coeficiente de vetustez sempre que haja direito a alteração. Vide tabela do mesmo.

Não é bem isso.
De 3 em 3 anos eles atualizam o VP devido aos coeficientes de desvalorização da moeda. É a parte que aparece na caderneta predial como "Valor patrimonial actual (CIMI)"

"Os valores patrimoniais tributários dos prédios urbanos são atualizados trienalmente por aplicação de um coeficiente correspondente a 75% do fator de atualização."

E por falar nisso, como de 2020 para 2023 consideraram o fator de desvalorização de 1,09. (9%)
Isto quer dizer que os imoveis que tiveram a última avaliação em 2020, vão sofrer este ano um aumento de 0,75 * 9 = 6,75% do Valor patrimonial actual (CIMI)​ se o fisco o aplicar.:(

Penso que não tinha ficado claro se iam aplicar este ano o aumento ou não, devido a ser um aumento grande!:confused:

Médias de Dezembro 2023

Euribor 3M --> 3,935%
Euribor 6M --> 3,927%
Euribor 12M-> 3,679%​

Seria importante que os OCS fizessem o seu trabalho e informassem as pessoas em conformidade.

Isto porque todas as prestações cujos valores são revistos com as taxas de Dezembro vão subir!

Isto pq importa ter em conta os valores relevantes para cada revisão:

Euribor 3M de Setembro de 2023 --> 3,880%
Euribor 6M de Junho de 2023 --> 3,825%
Euribor 12M de Dezembro de 2022 --> 3,026%

As taxas de Dezembro são superiores a todas estas no período relevante com particular diferença na 12m.

Agora só se fala em descida de taxas - e é verdade - mas essa descida não se aplica instantaneamente e era importante que as pessoas soubessem disso - a esmagadora maioria não sabe - para não terem surpresas na próxima revisão.

Anyway a minha renova em Março de 24 com valores de Janeiro.

O indexante (12m) de Janeiro de 23 foi de 3.337%.

Seria bonito que a média de Janeiro de 2024 ficasse mto próxima desse valor.[:cool:]

Ainda não foi em 2023 que o mercado colapsou.

Congratulo-me que as minha intervenções tenham um impacto desta grandeza em alguns de vós ao ponto de guardarem as minha intervenções por mais de 1 ano.

Naturalmente compreenderás que uma previsão nunca pode ser tomada como uma sentença, o mundo é um mundo de variáveis.

Em todo o caso, a minha previsão não deve estar muito longe da realidade.
A previsão referia-se ao número de vendas, e essas têm vindo a cair à séria.
Não conheço ainda os números para 2023, mas desconfio que não andem assim tão longe dos 50%.

https://www.jornaldenegocios.pt/emp...lisboa-lideram-queda-de-vendas-no-imobiliario

Hahaha, tiveste esta guardada 1 ano.[:D]
Congratulo-me que as minha intervenções tenham um impacto desta grandeza em alguns de vós ao ponto de guardarem as minha intervenções por mais de 1 ano.

Não guardei nada nem foi esse o objectivo do meu post.
Simplesmente gosto de ver o que se escrevia há um ano - um hábito de final de ano - e esse teu post chamou-me a atenção.

Claro que quando se faz este tipo de previsão tão contundente é normal falhar, por pouco ou por muito. [:cool:]

Bom ano!

Não guardei nada nem foi esse o objectivo do meu post.
Simplesmente gosto de ver o que se escrevia há um ano - um hábito de final de ano - e esse teu post chamou-me a atenção.

Claro que quando se faz este tipo de previsão tão contundente é normal falhar, por pouco ou por muito. [:cool:]

Bom ano!

Não deve ser por muito.
Bom ano

Digam-me uma coisa.. Uma moradia geminada nova com certificado energético B- é mau sinal, certo?

Não obrigatoriamente. É preciso perceber qual o motivo e quanto custa alterar se for esse o desejo.
Eu tive um apartamento que quando o vendi tive de fazer o certificado e deu D, o técnico disse-me que se eu tivesse instalado o aquecimento central (só tinha pré instalação) tinha B.

Seria importante que os OCS fizessem o seu trabalho e informassem as pessoas em conformidade.

Isto porque todas as prestações cujos valores são revistos com as taxas de Dezembro vão subir!

Isto pq importa ter em conta os valores relevantes para cada revisão:

Euribor 3M de Setembro de 2023 --> 3,880%
Euribor 6M de Junho de 2023 --> 3,825%
Euribor 12M de Dezembro de 2022 --> 3,026%

As taxas de Dezembro são superiores a todas estas no período relevante com particular diferença na 12m.

Agora só se fala em descida de taxas - e é verdade - mas essa descida não se aplica instantaneamente e era importante que as pessoas soubessem disso - a esmagadora maioria não sabe - para não terem surpresas na próxima revisão.

Anyway a minha renova em Março de 24 com valores de Janeiro.

O indexante (12m) de Janeiro de 23 foi de 3.337%.

Seria bonito que a média de Janeiro de 2024 ficasse mto próxima desse valor.[:cool:]

A minha taxa a 12 meses vai actualizar na prestação de Fevereiro com a média de Dezembro.
Felizmente consegui baixar o spread de 1% para 0.75%.
Consegui também, neste ano, abater cerca de 12% do valor do empréstimo em vários abatimentos ao longo do ano.
Vai subir face ao que pago actualmente mas vai ficar abaixo do que pagava em Fev de 2023.
​​​​​​​

Digam-me uma coisa.. Uma moradia geminada nova com certificado energético B- é mau sinal, certo?

Não. O CE é uma treta burocrática, não deves tirar daí nenhuma conclusão.
Analisa o imóvel como se não tivesses essa informação.

Eu já fiz a simulação no simulador da DECO e deu os valores de diferença que indiquei (para duas casas diferentes).

Nunca foi feito nenhum pedido de reavaliação, mas numa das casas estou a morar há cerca de 3 anos, será que isso importa?

Se moras na Expo esquece! O Cl (Coeficiente de Localização) passou de 2.25 para 3.00 nestes últimos anos. Se tens a CPU com Cl de 2.25 não vale a pena pedir qualquer tipo de reavaliação....

E o IMI? a casa é tua (ou hipotecada ao banco), mas estás sempre sempre a largar em Impostos. é antes, durante e depois (se tiveres mais valias)

Ah, maravilhoso Estado. Só tira e nada dá (pelo menos a mim)

Desde o saneamento, às estradas e passeios, passando pelos espaços verdes, pela segurança, recolha de lixos, educação, saúde, etc. Não tens nada, nada, nada ? [:D]

Desde o saneamento, às estradas e passeios, passando pelos espaços verdes, pela segurança, recolha de lixos, educação, saúde, etc. Não tens nada, nada, nada ? [:D]

Tens cada vez menos disso e cada vez mais impostos [:p][:D]

Quanto à casa não ser " nossa " , discordo.

Com empréstimo, a casa é nossa na mesma. Ponto.

O dinheiro usado para a comprar é que não. E só deixa de ser nossa se pararmos de a pagar.

Os meus impostos pagam isso tudo e muito mais.
Os directos e indirectos.

Há tantos impostos ridículos. Imposto de valor acrescentado em tudo. Tudo. E quando sobe, nunca descem. Nem mesmos os que tentam impingir como temporários.

Recolha de lixo pago qualquer coisa na conta da água também, acho.

Espaços verdes. Depende. Se for do condomínio.

Educação? Privado

Saúde. Privado.

Quem me dera ser como na Dinamarca. Mas estou em PT

Tens cada vez menos disso e cada vez mais impostos [:p][:D]

Quanto à casa não ser " nossa " , discordo.

Com empréstimo, a casa é nossa na mesma. Ponto.

O dinheiro usado para a comprar é que não. E só deixa de ser nossa se pararmos de a pagar.

A casa nunca é tua. Se não conseguires pagar o IMI, levas logo com uma penhora.
E o IMI é um imposto em que pagas apenas pela propriedade. Nada recebes em troca.

Acho que o IMI faz todo o sentido, paga-se pela posse, pressupondo-se correctamente que se utilizam as infraestruturas publicas de acesso e "apoio". Já o IMT parece-me um mero esbulho, em que lucram estado e bancos, dado que se fica com menos capital para entrada.

A casa nunca é tua. Se não conseguires pagar o IMI, levas logo com uma penhora.
E o IMI é um imposto em que pagas apenas pela propriedade. Nada recebes em troca.

oh topolino tambem, vamos assumir que pagamos tudo o que é devido....

Acasa é tua sim. Pode é deixar de ser. Que é uma coisa bem diferente.

brunomeleiro
Aproveitando a tua sapiência, tens possibilidade de fazer análise em relação ao tijolo térmico que está na imagem e o outro rosa?

Algures deste tipo:

Obrigado.

Edd :)

O Eagle88: colocou um bom vídeo, não explicaria melhor [;)]

Em todo o caso, há que ter em conta os isolamentos em XPS, Lã-de-rocha, cortiça...que os edifícios deverão levar pelo exterior, interior ou pelo meio das paredes (conforme a solução mais adequada).

Faz parte dos projetos de especialidades a licenciar, o projeto térmico, onde constam as espessuras e materiais a utilizar.

E para quem fôr curioso e gostar de física e matemática, também há essa informação acessível a todos para perceber a capacidade térmica das suas casas [:D]

Back