Tópico da Apple

Preciso aqui da vossa ajuda para questões de backup.

O grosso da memória ocupada do meu tlm (iPhone 14 256gb) são 13.000 fotos e qualquer coisa como 700 vídeos.

Isto neste momento não está a ter qualquer tipo de backup, o que é algo que tem de ser resolvido asap.

Neste momento tenho, em termos de backup:

- 5GB de iCloud completamente utilizados, dos quais 3gb são cópias de segurança do Whatsapp. Deste modo, não está a ser feita qualquer cópia de segurança do iPhone, o que é um risco.

- 15GB da Google completamente utilizados - isto inclui o backup das fotos através de Google fotos , que nem sequer é suficiente para o backup da totalidade das fotos que tenho no iPhone, além das que já tinha de outros dispositivos. Isto tem um problema adicional , este armazenamento é partilhado com o meu e-mail pessoal do GMail, o que faz com que eu esteja em vias de começar a deixar de receber e-mails.

Vou fazer uma limpeza , mas não vai fazer cócegas a nada disto e a curto prazo vou ter de acautelar um backup de tudo o que o iPhone tem as of today, porque o vou enviar para a garantia e tenho de usar outro telemóvel de backup.

Problema principal: sou alérgico a subscrições e queria evitar ao máximo. Posso ter o iCloud+ por 0,99€ mês , mas não sei sequer se os 50gb irão resolver tudo.

O que faço para otimizar a questão do armazenamento e garantir que a conta apple fica com tudo pronto a ser acedido através de qualquer iPhone?

Passo fotos para disco externo, faço uma subscrição de iCloud+ e elimino todas as fotos do backup da conta Google , de forma a canalizar esse espaço para o meu e-mail pessoal?

Estive a pensar melhor nisto.

Acho que vou ter de comprar um disco externo.

Alem das 13.000 fotos no iPhone, tenho também um Dji Mini 2, cujas fotos (e vídeos) vou ter de armazenar em algum lado.

Portanto a ideia seria passar tudo o que é fotos para o disco externo, eliminar as fotos do google fotos , e dedicar o iCloud (pior das hipóteses de 50gb) para o backup do tlm.

As fotos ficarão assim em duplicado no iPhone e no disco. Só há um problema, que é o disco externo por algum motivo estragar-se.

Tens de comprar uma solução na cloud para teres redundância do disco... Ou outro disco
Sendo um pouco paranóico, de nada vale* ter 2 discos se ambos estiverem no mesmo local.
A cloud é sempre o melhor, num dos fornecedores com garantias.

* Vá, vale de pouco em caso de catástrofe.

Edd
:)

Estive a pensar melhor nisto.

Acho que vou ter de comprar um disco externo.

Alem das 13.000 fotos no iPhone, tenho também um Dji Mini 2, cujas fotos (e vídeos) vou ter de armazenar em algum lado.

Portanto a ideia seria passar tudo o que é fotos para o disco externo, eliminar as fotos do google fotos , e dedicar o iCloud (pior das hipóteses de 50gb) para o backup do tlm.

As fotos ficarão assim em duplicado no iPhone e no disco. Só há um problema, que é o disco externo por algum motivo estragar-se.

Eu como uso Windows para cenas ligadas ao office tenho uma subscrição familiar do office 365. Dá-me por 100 euros/ano 5 contas com 1T cada uma. Nesse espaço além de outras coisas tenho um backup de fotos. Uso as aplicações MS no iPhone incluindo o OneDrive e se quiser aceder a alguma pasta de fotos tendo internet aceso sem problemas no iPhone ou no iPad.

Por acaso o meu armazenamento de 50 Gb em iCloud está no limite. Vou ter de passar mais um lote de fotos para o backup no OneDrive.

Se formos ver, para além de termos o office temos estes armazenamentos individuais de 1T e 100 euros a dividir por 5 e por 12 meses dá 1,66 euros por mês por utilizador. No meu caso gasto mais 1 euro do iCloud pelos 50Gb.

Vou ter de passar mais um lote de fotos para o backup no OneDrive.

Tenho há anos, e parece-me que os abençoados passaram a eliminar a informação de localização.

Há uns anos atrás clicava-se na foto, e na informação até aparecia o mapa do local, ajudava imenso a reconhecer o que estava na imagem.

Agora népias. Ou então é falta de jeito minha.

Tenho há anos, e parece-me que os abençoados passaram a eliminar a informação de localização.

Há uns anos atrás clicava-se na foto, e na informação até aparecia o mapa do local, ajudava imenso a reconhecer o que estava na imagem.

Agora népias. Ou então é falta de jeito minha.

Se abrires essas fotos com a aplicação Photos do Windows a tag com as coordenadas continua lá e dá logo um "mapazinho" com o local.
Mas se abrires essa foto através da app do Onedrive, acho que não consegues ver. Pelo menos na app do Android.

Se abrires essas fotos com a aplicação Photos do Windows a tag com as coordenadas continua lá e dá logo um "mapazinho" com o local.
Mas se abrires essa foto através da app do Onedrive, acho que não consegues ver. Pelo menos na app do Android.

Vou testar isso, obrigado. Também me ocorreu que a app da câmara esteja sem permissão de localização - fui agora ver e estava mesmo, não sei como e desde quando :sh)

P.S. telefone Samsung com Android actual, estava só a falar do OneDrive como backup

Last edited:
Sou só eu que continua a desesperar com a lentidão do teclado?
As vezes bloqueia e fica uns segundos parado. [8b] Tanta queixa sobre isto desde o Beta e ainda não resolveram?

As vezes bloqueia e fica uns segundos parado. [8b] Tanta queixa sobre isto desde o Beta e ainda não resolveram?

Compra o ultimo iPhone que resolve :D

Ficou muito melhor, só continua a afectar pessoas como nós que têm vários dicionários, acima de 3 penso eu pelo que li na net.

O meu iPhone 13, com um chip melhor que muito computador, ficar com o teclado lento é um pouco vergonhoso.

Espero que a Apple não desista de melhorar isto, já está muito melhor, mas para telemóveis que são todo de gama, é vergonhoso acontecer algo que nem num android de 150€ acontece.

Compra o ultimo iPhone que resolve :D

Ficou muito melhor, só continua a afectar pessoas como nós que têm vários dicionários, acima de 3 penso eu pelo que li na net.

O meu iPhone 13, com um chip melhor que muito computador, ficar com o teclado lento é um pouco vergonhoso.

Espero que a Apple não desista de melhorar isto, já está muito melhor, mas para telemóveis que são todo de gama, é vergonhoso acontecer algo que nem num android de 150€ acontece.

Só tenho 2 teclados, e tenho um 13 Pro...
Isto é uma vergonha. :sh)

Só tenho 2 teclados, e tenho um 13 Pro...
Isto é uma vergonha. :sh)

Curioso. Eu tenho um 13 e também só 2 teclados (PT, EN).
Tive esse problema no lançamento do update e ainda durou algum tempo.

Agora ao ler o teu comentário apercebi-me que, no meu caso, isso já está corrigido há bastante tempo. Nunca mais me aconteceu.
Não consigo sequer situar, temporalmente, a última vez que esse bug no teclado me ocorreu.

Bem me parecia que isto era bug...
A dada altura este 13 parece-me que consegue ficar mais "travado" no teclado que o meu XS anterior, já estava a ver que algo não estava bem com o aparelho.
Vou actualizar para a última versão disponível e logo vejo...

Back