Preciso aqui da vossa ajuda para questões de backup.
O grosso da memória ocupada do meu tlm (iPhone 14 256gb) são 13.000 fotos e qualquer coisa como 700 vídeos.
Isto neste momento não está a ter qualquer tipo de backup, o que é algo que tem de ser resolvido asap.
Neste momento tenho, em termos de backup:
- 5GB de iCloud completamente utilizados, dos quais 3gb são cópias de segurança do Whatsapp. Deste modo, não está a ser feita qualquer cópia de segurança do iPhone, o que é um risco.
- 15GB da Google completamente utilizados - isto inclui o backup das fotos através de Google fotos , que nem sequer é suficiente para o backup da totalidade das fotos que tenho no iPhone, além das que já tinha de outros dispositivos. Isto tem um problema adicional , este armazenamento é partilhado com o meu e-mail pessoal do GMail, o que faz com que eu esteja em vias de começar a deixar de receber e-mails.
Vou fazer uma limpeza , mas não vai fazer cócegas a nada disto e a curto prazo vou ter de acautelar um backup de tudo o que o iPhone tem as of today, porque o vou enviar para a garantia e tenho de usar outro telemóvel de backup.
Problema principal: sou alérgico a subscrições e queria evitar ao máximo. Posso ter o iCloud+ por 0,99€ mês , mas não sei sequer se os 50gb irão resolver tudo.
O que faço para otimizar a questão do armazenamento e garantir que a conta apple fica com tudo pronto a ser acedido através de qualquer iPhone?
Passo fotos para disco externo, faço uma subscrição de iCloud+ e elimino todas as fotos do backup da conta Google , de forma a canalizar esse espaço para o meu e-mail pessoal?
Estive a pensar melhor nisto.
Acho que vou ter de comprar um disco externo.
Alem das 13.000 fotos no iPhone, tenho também um Dji Mini 2, cujas fotos (e vídeos) vou ter de armazenar em algum lado.
Portanto a ideia seria passar tudo o que é fotos para o disco externo, eliminar as fotos do google fotos , e dedicar o iCloud (pior das hipóteses de 50gb) para o backup do tlm.
As fotos ficarão assim em duplicado no iPhone e no disco. Só há um problema, que é o disco externo por algum motivo estragar-se.