Tópico da Apple

Entretanto acabei por "intermediar" a compra de um 11 Pro 64 Gb, da Swappie, com a opção de bateria nova.
384€ no final, portes incluídos. Não sei se foi grande preço, mas foi de encontro ao orçamento máximo de 400€ da compradora.
Por 415€ (+ pontos MEO) comprava-se um 11 novo, mas também não sei se valeria a pena pagar esse dinheiro todo por um telemóvel de há 4 gerações atrás.
Razão da compra?
Apple Watch SE 2 (acho eu) oferecido no Natal e que já não era compatível com o iPhone 8 [:p]
Se calhar dizer "razão" é muito forte, foi mais um "bom" motivo para despachar um 8 já algo cansado [;)]

Tinha "intermediado" há umas semanas a compra de um 12 Pro 128 Gb por 490€, este da iServices, e pareceu-me melhor negócio pelo valor.
Ambas as compradoras deram prioridade às câmeras nestas escolhas.

No meu caso em concreto, não cheguei a partilhar, mas foram 548€ (+ pontos MEO) pelo 13 128 Gb.
Por toda a minha pesquisa, entre novos e recondicionados, pareceu-me um bom valor.
Sou a favor de recondicionados até por uma questão ambiental, e pelas boas experiências que tenho tido, mas neste caso não compensava, pelos valores que se pedem nas lojas mais reconhecidas:
530€ mínimo na iServices e 520€ na Swappie, apenas para referir aquelas com que tenho experiência, e na Amazon Warehouse ultimamente não aparecem ofertas competitivas, ao contrário do que foi usual durante uns tempos.

Preciso aqui da vossa ajuda para questões de backup.

O grosso da memória ocupada do meu tlm (iPhone 14 256gb) são 13.000 fotos e qualquer coisa como 700 vídeos.

Isto neste momento não está a ter qualquer tipo de backup, o que é algo que tem de ser resolvido asap.

Neste momento tenho, em termos de backup:

- 5GB de iCloud completamente utilizados, dos quais 3gb são cópias de segurança do Whatsapp. Deste modo, não está a ser feita qualquer cópia de segurança do iPhone, o que é um risco.

- 15GB da Google completamente utilizados - isto inclui o backup das fotos através de Google fotos , que nem sequer é suficiente para o backup da totalidade das fotos que tenho no iPhone, além das que já tinha de outros dispositivos. Isto tem um problema adicional , este armazenamento é partilhado com o meu e-mail pessoal do GMail, o que faz com que eu esteja em vias de começar a deixar de receber e-mails.

Vou fazer uma limpeza , mas não vai fazer cócegas a nada disto e a curto prazo vou ter de acautelar um backup de tudo o que o iPhone tem as of today, porque o vou enviar para a garantia e tenho de usar outro telemóvel de backup.

Problema principal: sou alérgico a subscrições e queria evitar ao máximo. Posso ter o iCloud+ por 0,99€ mês , mas não sei sequer se os 50gb irão resolver tudo.

O que faço para otimizar a questão do armazenamento e garantir que a conta apple fica com tudo pronto a ser acedido através de qualquer iPhone?

Passo fotos para disco externo, faço uma subscrição de iCloud+ e elimino todas as fotos do backup da conta Google , de forma a canalizar esse espaço para o meu e-mail pessoal?

Neste momento está assim:

- Conta google:

IMG_7787.png

- iCloud:

IMG_7788.png

- Memória do iPhone:

IMG_7789.png

Como é que ataco e torno isto eficiente? É uma das resoluções de ano novo [:D]

O grosso da memória ocupada do meu tlm (iPhone 14 256gb) são 13.000 fotos e qualquer coisa como 700 vídeos.

Isto neste momento não está a ter qualquer tipo de backup, o que é algo que tem de ser resolvido asap.

Neste momento tenho, em termos de backup:

- 5GB de iCloud completamente utilizados, dos quais 3gb são cópias de segurança do Whatsapp. Deste modo, não está a ser feita qualquer cópia de segurança do iPhone, o que é um risco.

- 15GB da Google completamente utilizados - isto inclui o backup das fotos através de Google fotos , que nem sequer é suficiente para o backup da totalidade das fotos que tenho no iPhone, além das que já tinha de outros dispositivos. Isto tem um problema adicional , este armazenamento é partilhado com o meu e-mail pessoal do GMail, o que faz com que eu esteja em vias de começar a deixar de receber e-mails.

Vou fazer uma limpeza , mas não vai fazer cócegas a nada disto e a curto prazo vou ter de acautelar um backup de tudo o que o iPhone tem as of today, porque o vou enviar para a garantia e tenho de usar outro telemóvel de backup.

Problema principal: sou alérgico a subscrições e queria evitar ao máximo. Posso ter o iCloud+ por 0,99€ mês , mas não sei sequer se os 50gb irão resolver tudo.

O que faço para otimizar a questão do armazenamento e garantir que a conta apple fica com tudo pronto a ser acedido através de qualquer iPhone?

Passo fotos para disco externo, faço uma subscrição de iCloud+ e elimino todas as fotos do backup da conta Google , de forma a canalizar esse espaço para o meu e-mail pessoal?

Subscreve o plano da Apple de 200GB, é a solução.

Eu tinha o de 50GB, mas deixou de servir, passei para o de 200GB, mas como não o uso na totalidade partilho com a minha filha.

[...]

Eu rendi-me em duas frentes (MS e Google) há um par de anos, estou a remoer ceder na Apple também :sh)

Mas neste caso sugeria fazer o Google One de 200 GB (30 euros/ano, com partilha família). Resolvia as fotos+videos (têm cara de 70 ou 80 GB) e dava descanso no email. O GoogleDrive também dá jeito para ter coisas acessíveis em várias máquinas.

Solução intransigente é copiar as fotos para disco externo e apagar tudo. Há umas pens iXpand da SanDisk que facilitam um bocado.

Solução fácil é pagar à Apple, mas deve ter de ser acima de 50 GB. Vi agora que os 200 GB são 3€/mes, portanto 36 ano?

A solução mais confortável é pagar plo iCloud+. 2,99 euros por mês para 200gb.
Outra solução será comprar um disco externo. O problema dos discos externos, sejam HDD ou SSD, é a sua fiabilidade. Para guardar coisas como fotos de família eu dificilmente confiaria num desses mais correntes. Ora, se for para comprar um mais confiável já ficam acima dos 100 euros. E isso dá para uns 3 anos de iCloud+

Eu vou limpar isto para ver o que consigo cortar de coisas desnecessárias.

Mas duvido que ainda assim consiga o iCloud de 50gb para resolver o problema.

Por outro lado, se calhar o que faria mais sentido era iCloud de 50gb, e se calhar o google de 100gb.

O icloud fazia-me o backup do iPhone, settings, whatsapp (só aqui estão 20gb não sei muito bem porquê) e assim guardava as fotos no google para o caso de algum dia voltar a Android , levava o “espólio” de todas as fotos que tenho armazenadas.

Algo me diz que podes apagares muitas fotos e vídeos de grupos que tens no WhatsApp, deve ser isso que te está a encher essa cópia.
(Por falar nisso, tenho de limpar as minhas conversas.)
Nas definições do WhatsApp (penso eu) podes excluir os vídeos e fotos do backup também, já que estão em separado na iCloud e Google.

No Google também podes definir como qualidade melhorada em vez do original.
Lembro que muitas fotos no Google ainda não deverão contar para armazenamento se estiver na opção de qualidade melhorada.

Edd :)

Algo me diz que podes apagares muitas fotos e vídeos de grupos que tens no WhatsApp, deve ser isso que te está a encher essa cópia.
(Por falar nisso, tenho de limpar as minhas conversas.)
Nas definições do WhatsApp (penso eu) podes excluir os vídeos e fotos do backup também, já que estão em separado na iCloud e Google.

O whatsapp a maioria será videos e fotos já comprimidas. Obviamente que convém verificar.

Se há muitos vídeos do telefone estará aí a maioria do espaço ocupado. Especialmente se forem gravados em 4K.

Como é que ataco e torno isto eficiente? É uma das resoluções de ano novo [:D]

Dependerá se quiseres manter GPhotos ou não. Não vejo grande problema em ter os dois, especialmente porque dá para dividir / partilhar a subscrição.
Nativamente o Photos (iOS ) funciona melhor. Contudo globalmente gosto mais do GPhotos.

Já mudei de Android para Iphone e vice versa algumas vezes e sem grandes problemas, acabo por manter tudo no Google Photos. Contudo com iPhone também me dá jeito ter espaço na iCloud.

Lá comprei um adaptador BT para ter CarPlay sem fios e supostamente poupar a bateria do iPhone.
Não estou 100% satisfeito, as chamadas às vezes não passam para o CarPlay e aquilo mama bateria como um leão… enfim não tarda volto ao cabo

Por acaso tenho essa dúvida de qual a melhor opção para a bateria. Se usar o Carplay ligado por cabo ou bluetooth.

Eu estou super satisfeito com o adaptador.
Qual é o carro em que estás a usar? Eu estou a usar num peugeot.

Volvo V60

Mas não acho que seja do carro, já desemparelhei o telemóvel do BT do carro e a cena das chamadas continua, mas não são todas só às vezes.
Uma coisa boa é a ligação que acontece em qq coisa como 10 segundos depois de ligar o carro

Por acaso tenho essa dúvida de qual a melhor opção para a bateria. Se usar o Carplay ligado por cabo ou bluetooth.

Supostamente se usares sempre o cabo, como está sempre a carregar rebenta a bateria.

Mas com o BT a bateria drena mais rapidamente

Supostamente se usares sempre o cabo, como está sempre a carregar rebenta a bateria.

Andas sempre com o waze/mapas ligado?

Nunca vais notar o consumo através do cabo, como é óbvio por isso é que agora achas que drena mais bateria.
Eu só ligo o waze/mapas quando preciso mesmo e não acho que gaste bateria por aí além.

O whatsapp a maioria será videos e fotos já comprimidas. Obviamente que convém verificar.

Se há muitos vídeos do telefone estará aí a maioria do espaço ocupado. Especialmente se forem gravados em 4K.
Acredita que o Whats ocupa muito espaço se tiveres grupos muito dinâmicos e com muita foto/vídeo. Parece que não, mas aos poucos acaba por rebentar muito espaço.
Tens o guardar na galeria como "predefinido" (não)?

Uso sempre com cabo, num Iphone11, há mais de 1 ano e não notei que tivesse especial impacto na degradação da bateria. Aliás, até me dá jeito a carga adicional no telemóvel.

Uso sempre com cabo, num Iphone11, há mais de 1 ano e não notei que tivesse especial impacto na degradação da bateria. Aliás, até me dá jeito a carga adicional no telemóvel.

Uso sempre, melhores rotas, acidentes, radares, polícia etc

Back