Que consumos fazem habitualmente os vossos carros?

Estás a falar de uma utilização altamente favorável para os consumos. Se andares sempre ali na casa dos 70/90 nesses percursos é natural que consigas consumos baixos. O que digo é que, se andares apressado, é quase impossível ter médias de 4L, mesmo nesse carro.

Sim, claro. Mas médias de velocidade de 60 km/h são muito difíceis (até impossíveis) para quem usa o carro numa zona urbana, mesmo sem andar em hora de ponta.

Esta manhã, já fiz Casa/Oeiras/cacém/Algueirão/Oeiras/Casa, e tirando 1/2 km no IC19, logo de manhã, foi sempre a andar.

A minha vida, não se coaduna com andar debagar, tenho horários para cumprir com os clientes, e se fico fecundado quando se atrasam ou não aparecem, sem avisar, também não gosto de me atrasar.

Ainda ontem, o Maps, dava-me que ia chegar 1 minutos atrasado ao local agendado, e liguei logo à pessoa a avisar.

Agora, vou sair e vou para o deserto, fazer Barreiro/Amora/marisol.

Como podes ver, ''cidade'' é muito pouco.

Amanhã de manhã, vou para Lisboa, mas em principio será sempre da Segunda Circular ''para fora''.

Last edited:
Últimos consumos Dacia Duster 1.3 Tce 4wd 150cv e Clio V 1.0Tce 90.

0f131d422142cdb6d9f2407dc93520e8.jpg
5933db6fc148fcac4b350d32f284cb94.jpg

A semana passada (nao a que passou, a outra lol) tive de ir a Valência que uns Americanos e uns gajos da Europa Central queriam vir ver como é o Sol de Espanha em Janeiro e os meus olhos castanhos escuros e cabelo preto e lá pelo meio falar dumas mrds que nao interessam a ninguém a quem chamam de trabalho. Entao acharam que Valencia era giro, por causa do mar e das temperaturas previstas.

Lá tive eu de fazer uma piscina, com o meu pai no Estrangeiro, decidi roubar-lhe o carro, até porque ainda nao tinha tido hipotese de privar com este carro. No inicio do ano passado, devido a uma mudança profissional do meu pai, os carros novos de leasing foram c'os porcos e tinha de voltar a comprar um carro a titulo totalmente particular, apesar da mudança profissional ter sido muito positiva, nao é por isso que o meu pai deixa o seu estilo muito frugal (e eu tb já estou a ficar assim com a velhice), como tal, há que respeitar os cabelos brancos, havia portanto uma directriz que era para comprar um carro, até uns vinte mil €, que fosse seguro, recente, económico, discreto (nada de SUV's e coisas do estilo), para uma utilizaçao intensiva (faz a Peninsula regularmente) e que quanto mais barato melhor. Teria de ser obrigatoriamente comprado em concessionário da marca com garantia da mesma, era o único requisito. Grupo Vw era o ideal. Ideal hatchback.
Comecei a rondar o mercado e as opçoes eram relativamente claras: Vw Passat, Vw Golf e Skoda Octavia. 😂
O Passat tive pena, porque é um carro do caraças, mas é um bocado barco para um carro que, na maioria das vezes, anda com 2 pessoas no máximo (mas com a mala carregada), mas o carro é excelente, o 1.6 já começa a ficar um bocado curto, apesar dos 120cv.
O Octavia tive ainda mais pena, porque era uma unidade que estava na Santogal muito bem equipada, com Xenon, Jantes 17" e mais um par de coisas interessantes, mas eram mais 4000€ que o Golf.
O Golf, o ideal era o hatchback, mas há muito menos oferta de hatchback que Variant, e - por isso - parecem-me ligeiramente mais caros.
Apanhei uma Golf Variant 1.6 TDI GPS Edition de 2017, numa concessao do Norte,, o preço era razoável, a correia de distribuiçao foi trocada (tinha 114 mil kms, apesar de ser só aos 210 mil kms) e o recondicionamento foi razoável. Foram oferecidos 36 meses de garantia Das Welt Auto. Acabou por fechar, hoje, tinha sido muito melhor, mas naquela altura o mercado ainda estava muito aquecido. Carrinha com ZERO appeal, igual a tantas outras, mas isto também é para ser literalmente uma mula.

2ª feira, arranco para Valência, via A6, paragem em Badajoz para fazer o atesto e reset aos PC's de bordo, A-5 direcçao Merida e pelo habitual percurso em que saio em Torresfrenada e tenho de comer uns 220kms de nacional até Cidade Real, o tempo já se apresentava bom:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2012_38_52.jpg

Bem dito e bem certo, tive ali uns 40-50kms chatos, chuva, muita terra e barro na estrada, camioes, pedradas constantes, enfim... um espectáculo, o carro ficou imundo em menos de nada, chegados a Cidade Real, estavamos assim:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2014_07_58.jpg

iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2014_35_50.jpg

Entro entao na A-43 e queria recuperar algum tempo da manha, o céu começava a abrir e a chuva a passar a aguaceiros e a A-43 é o tipico playground de AE do interior peninsular, desertica (só camioes) e grandes planicies a perder de vista
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2014_59_55.jpg

Como podem ver, este 1.6 TDI circula a quase 3000rpm a 160km/h, é a versao com caixa de 5 velocidades, o que é francamente decepcionante face à versao de 6 velocidades, apesar do carro circular com mais rotaçao, nao é por isso que anda mais que a versao de 6 velocidades (o meu pai teve uma Leon de 6 velocidades durante 4 anos, andei muito na carrinha), esta versao de 5 velocidades apenas cumpre, anda menos que a de 6 e gasta mais que a de 6, a versao de 6 velocidades nao só cumpre, como é excepcional.
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2015_40_50.jpg

Entro na A3 ao pé de Tébar, céu a limpar, percurso essencialmente a descer e sem grande stress, pouco transito, chego a Valência 17:20 locais com uns brutais 22 graus e sol, como habitual naquela cidade:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2017_20_19.jpg

Curiosidade: Coisa chata dos carros mais modernos, o tamanho do depósito, chego a Valencia saido de Badajoz com o seguinte nível de gasóleo:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2017_21_00.jpg

O que resulta numa autonomia de 180cv, já a Passat Variant 2.0 TDI CR 140cv DSG chegou com este nível de gasóleo (a autonomia era só um delirio do CB, porque os ultimos kms a chegar a Valencia sao a descer e era domingo, a V30 estava vazia, enquanto a Golf apanhou algum para-arranca).
iPhone%20-%20Foto%202021-05-16%2017_59_57.jpg

E quanto eu digo que este 1.6 TDI nao deslumbra, deixo abaixo EXACTAMENTE a mesma viagem (nao me perguntem pela diferença dos kms, porque mesmo eu tou à toa lol), nessa mesma Vw Passat, mais pesada, mais potente, caixa automática, mais antiga, mas era espectacular - ADORAVA essa carrinha!
Ida.jpg

Nao me perguntem erros de CB e afins.​

Entretanto, a viatura dos infernos na garagem sossegadinha, naquela configuraçao extremamente exclusiva e pouco vista:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2021_19_54.jpg

Passou-se a semana, 5ª feira tá na hora de bazar mas é, depois duma Paella brutal com aquela gente toda (eu nao gosto de Paella, comi uma lula grelhada lol), saio de Valencia umas 16h e sempre grande tempo, uma beca de transito porque aquela gente gosta é de sair cedo, mas fez-se bem, decidi ir dormir a Madrid, farto de andar feito maluco lol. Viagem com pouco transito, mas muito chata, sempre feita com uma A6, muito heterogenea, mas sem abusos, maximo 140, muito tempo a 120 ao telefone e vir a deslizar sem muito stress. Este carro é um carro que é superior à Leon em termos de acabamentos e insonorizaçao, como nao podia deixar de ser, tudo funciona bem e tem tudo um estilo muito arrumadinho:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-18%2017_31_02.jpg

O conforto é impecável, nao é um segmento D, mas mesmo em tiradas grandes, chego muito bem, um nível acima do Leon também. Os bancos suportam bem o corpo e o grupo VAG tem o melhor apoio de braço a meu ver. O sistema de som cumpre, sem deslumbrar. O GPS é fraco para o que se fazia nos Premium, continuo a achar ridiculo nao dar para ter 2 menus em simultaneo no ecra. Nesta versao tem Apple CarPlay de série e existem várias fontes de audio disponíveis.
Chegada a Madrid pelas 20h:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-18%2020_09_36.jpg

Dia seguinte, 6ª feira, chuva torrencial, bazar mas é para casa que já tou farto de hoteis, restaurantes e andar de carro, saida de Madrid pelas 14h e estava um transito INFERNAL, como nunca tinha apanhado:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-19%2014_48_29.jpg

iPhone%20-%20Foto%202024-01-19%2015_06_20.jpg

1:15 de Las Tablas a Mostoles... Já tava em brasa, uns kms à frente paro para almoçar, e novamente a viatura dos infernos a olhar para a estrada:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-19%2016_10_16.jpg

A partir do tunel começou o tempo a abrir, algum aguaceiro ocasional, a partir de Mérida acabou a chuva de todo... Entro em PT e dei-lhe um gás, mas nao há cá fotos (fez 7.4 de Badajoz a Évora Nascente lol), uma coisa gira é que tantos anos a fazer esta viagem e já fui brindado com diferentes imagens:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-19%2019_26_58.jpg

Chegada a casa, desde Madrid:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-19%2019_56_36.jpg

Desde Badajoz na 2ª feira:
iPhone%20-%20Foto%202024-01-19%2019_56_46.jpg

Eu acho que existem 3 grandes carros: Bmw Série 3, Volkswagen Golf e Audi A3. Esta viagem comprovei isso mesmo. Nao me vejo a comprar um Golf (sou team Audi A3), mas percebo o seu sucesso comercial, o carro é francamente bom.
Foi uma compra acertada, só tenho pena de nao ter Xenon e uma caixinha Auto ou ser a versao de 6 velocidades. Neste carro nao queria jantes grandes, nao faz falta, tem 16" e curiosamente levou 4 pneus novos antes de vir para Valencia, tirei-lhes logo a goma, a distribuiçao foi trocada na compra e nao vejo grandes necessidades de manutençao no curto prazo, pelo que até uns 200 mil kms deve fazer connosco. O único ponto que me causa alguma desconfiança é o estado da embraiagem, quando o carro está muito quente faz ali um "arrepelar" que nao me agrada nada, mas tanto faz como nao faz??

iPhone%20-%20Foto%202024-01-15%2014_59_55.jpg

Como podem ver, este 1.6 TDI circula a quase 3000rpm a 160km/h, é a versao com caixa de 5 velocidades, o que é francamente decepcionante face à versao de 6 velocidades, apesar do carro circular com mais rotaçao, nao é por isso que anda mais que a versao de 6 velocidades (o meu pai teve uma Leon de 6 velocidades durante 4 anos, andei muito na carrinha), esta versao de 5 velocidades apenas cumpre, anda menos que a de 6 e gasta mais que a de 6, a versao de 6 velocidades nao só cumpre, como é excepcional.

160 km/h às 3.000 em 6ª fazia o meu A3 2.0 tdi de 140 cv e 320 nm.

Presumo que neste golf de 110 cv e 250 nm já esteja quase no limiar de ter uma última velocidade minimamente responsiva, se não tem que se reduzir com alguma frequência, para ganhar velocidade e até para subir, não ?

Com cx manuais se a última velocidade for demasiado desmultiplicada, acabas por ter um carro muito mais lento a reagir em AE, onde tipicamente não se anda sempre a trocar mudanças.

Last edited:

Presumo que neste golf de 110 cv e 250 nm já esteja quase no limiar de ter uma última velocidade minimamente responsiva, se não tem que se reduzir com alguma frequência, para ganhar velocidade e até para subir, não ?

Com cx manuais se a última velocidade for demasiado desmultiplicada, acabas por ter um carro muito mais lento a reagir em AE, onde tipicamente não se anda sempre a trocar mudanças.
Vais gostar do post a seguir.

Por incrivel que pareça, a outra carrinha que comento - Leon 1.6 TDI Ecomotive com caixa de 6 e 110cv, rolava a 160 a umas 2600rpm e nunca senti necessidade de reduzir nesses regimes, a 2600rpm um motor deste género vai "bem cheio".
Aliás eu sempre achei aquele conjunto extremamente bem conseguido, como falava a imprensa na altura, a Seat gastava muito pouco e andava muito, para além que era mais disponível que esta carrinha Golf com caixa de 5, na teoria nao devia ser assim, mas a Golf é mais preguiçosa, não sei explicar bem. Aliás, não sei se era aquela unidade que teve uma rodagem "forte", mas como eu dizia, aquela carrinha Leon comigo era o demo, lembro-me da carrinha aguentar percursos de auto-estrada em ritmos fortes que não seriam normais num motor 1.6 litros de 110cv, uma vez lembro-me que fiz o percurso na Autobahn A6 de madrugada com o velocimetro digital a marcar constantemente valores a começar por um 2, excepto em subidas ingremes. Tenho saudades dessa carrinha [:D] sobretudo pelos consumos ridiculamente baixos que fazia mesmo a andar bem (era possivel ver valores abaixo dos 6 mesmo a circular a 150).

Pensei que estas caixas em carros mais modernos eram mais longas.

O meu velho C5 2.0 HDI 110 era 3000 RPM a 150 km(h.

Curiosamente, algo similar ao Sandero 1.0 TCE 100cv mas em 6ª.

Entretanto ontem filme de terror... Évora - Málaga, sábado pela manhã, tudo tranquilo.
Como sou um amante de geografia (aluno de 5, até era um dos cursos que queria seguir na via superior, o meu pai é que quase que me arrancou a cabeça por causa dessa ideia [:)] curiosidade: A minha irmã é licenciada em Geografia [:D]), gosto sempre de explorar caminhos e percursos novos.
Embora o meu raio de acção seja Espanha central (nomeadamente Madrid e Valencia), já vim umas quantas vezes para o Sul, tanto em férias como em trabalho, e tenho sempre a tónica de fazer Évora - Badajoz - Sair da A-5 ali a seguir a Talavera la Real - Solana de los Barros - Almendralejo e aí sim, entro na A-66 caminho de Sevilha e em Sevilha logo oriento dependendo do destino, seja Este, Sul ou Marrocos [:D]
Em conversa com uns amigos, disseram-me que o caminho pela nacional fazia-se bem, e atendendo a que se poupa uns 50-60kms, decidi arriscar por ser fim-de-semana e haver tempo, então lá fui eu direito a Reguengos - Mourão - Villanueva del Fresno - Oliva de la Frontera - Jerez de los Caballeros - Fregenal de la Sierra - Santa Olalla del Cala e aí então apanhar a A-66 já a uns 60kms de Sevilha.
Tudo parecia tranquilo, mas na fronteira encontro-me com a fronteira fechada, eram os agricultores com os tractores na fronteira, com a Guardia Civil e GNR, sendo uma fronteira discreta, a fila tinha uns 10 carros, saí do carro e fui perceber o que se passava, então os coitadinhos (com Land Cruisers q custam prai 80k, cheio de pena [:vm)]) abriam a fronteira a cada X minutos e a GC e GNR impávidas e serenas, surreal, até que abriram e o cota à minha frente meteu-se a fumar um cigarro com o carro desligado e demorou a a arrancar, fecharam novamente e eu a ferver [8b] mas vá lá, estavam tranquilos e a cada 10 min abriam. Mal sabia eu o que me esperava...
Em Villanueva del Fresno, numa rotunda lá à saida da aldeia, o mesmo estardalhaço, a rotunda bloqueada, aí já comecei a ferver, desliguei o carro, saí e fui ver o que se passava, ali nem sinais da Guardia Civil, e já eram matarruanos daqueles mesmo bravos, perguntei a um quando abria (felizmente o meu Espanhol é quase nativo) e diz-me que não sabe, pergunto a outro e ainda responde em tom de gozo que não há previsão, aqui comecei a ferver duma maneira, e comecei a analisar a cena, se entrasse na rotunda em contra-mão, num espaçamento entre tractores conseguiria passar, mas não queria abrir o telediario. Volto para o carro e começo a analisar Google Maps, reparei que havia um caminho de terra que fazia by-pass à rotunda, dito e feito, A3 2.0 TDI a subir um morro de terra e pó caraças. Sigaaaa.
Em Oliva de la Frontera, passo a vila toda e esses taparam a estrada com uma fogueira e aquilo com Guardia Civil a montes, aqui o meu estado já estava mesmo fora de série, já tinham passado 2h e eu ainda só tinha feito pouco mais de 100kms.
Nesse aí, voltei a tentar um by-pass numa estradinha à esquerda, mas era demasiado arriscado, pelo que voltei para a fila, o exemplo da sociedade:
IMG_4362.JPG

Como aquilo estava cheio de GC, nem falei para aqueles arruaceiros, fui direito à GC e voltam-me a repetir a mesma conversa "que até x horas eles têm o direito de se manifestarem, que está na constituição e nao constitui um delito, bla bla bla" e eu respondi "Ok e o meu direito à livre circulação, que também está na constituição, onde fica?" resposta "Pode já apresentar uma denuncia/queixa contra todos eles" e eu "Mas eu não quero arranjar problemas nem denuncias, só quero que vocês, enquanto corpo da autoridade, regularizem a circulação e deixem de proteger esse colectivo perjudicando toda a restante população", aqui o gajo até mudou e cor, mas sempre na paz, que ele não os estava a proteger, que já tinha sido ameaçado de morte, que estavam em negociações pacificas. Passado 10 min vem ter comigo e diz que o output da negociação eram aberturas a cada meia hora.
15E28B4B-AEDB-4443-BED3-34DDDCB63AA1.JPG

Eu percebo os agricultores e sei que o sangue espanhol para as manifs é lixado, mas isto é só nojento. E o que me deu mais raiva foi a passividade da GC nisto, se fosse um radar já tava tudo bem [:vm)] Embora eu tenha 0 queixas da GC em Espanha, sempre top. O gajo também era novo e depois tivemos a falar e ele disse "Gonçalo, mete-te o mais rápido na Autovia, eles na Autovia já constitui delito por impedir a circulação numa via XPTO" e eu "Ok, mas eles ontem fecharam a A92" e ele "Mas aí nós podemos chamar Intervenção ou a UME, aqui neste tipo de situações só ao fim de 4 ou 5 horas". e eu "Epá sim, mas eu quero chegar à A-66 o mais rapido possivel" o gajo foi 5*, até me mostrou lá no sistema deles onde é que havia m*rda e tive a analisar caminhos. Tive de fazer um by-pass em Fregenal, mas fora isso, siga.

Chegado a Sevilha, na SE-30, vejo que a AP-4 de Sevilha para Cadiz estava cortada, igual que a SE-20, já levava umas 4h de viagem e sem almoçar, mas tinha de estar em Málaga a horas decentes. Faço a SE-30 e vejo que o acesso à A92 para Granada estava cortado, [8b] Saio para Montequinto, la entro na SE-40 e vou apanhar a A-92 mais à frente, aí, finalmente pude vir sempre a andar relativamente bem:
IMG_4363.JPG

Ao fim de 6:30, chego a Málaga, com 495kms rodados, consumo de 6.4, velocidade média de 86 e 5:47 de percurso (o carro esteve parado algum tempo, daí o CB não bater certo com o tempo total da viagem).
A3%20Malaga.jpg

Pobre 2.0 TDI, com quase 300 mil kms é que apanha estes pincéis! [:)]

Depende bastante da cilindrada do motor e da rotação a partir da qual o binário máximo é atingido. Na grande maioria das vezes, não é preciso reduzir para se realizar uma ultrapassagem em segurança com um motor de baixa cilindrada e uma potência em torno dos 100-110cv. Claro que há casos e casos, mas o mapa do motor e as relações da caixa de velocidades já estão pensadas para essas situações. Acho que o problema é mesmo da VW que teima em colocar caixa de 5 velocidades nos 1.6tdi e nos antigos 1.9 tdi de 105cv.

No fundo, as caixas manuais estão lá para se usar e há que trabalhar as mudanças, mesmo em AE. Uma caixa automática acaba por desgastar menos o motor exatamente por trabalhar as mudanças e manter sempre o motor num regime "solto". Se é chato ter que reduzir às vezes? É, mas se não o quisermos fazer é só comprar com caixa auto.

Vais gostar do post a seguir.

Por incrivel que pareça, a outra carrinha que comento - Leon 1.6 TDI Ecomotive com caixa de 6 e 110cv, rolava a 160 a umas 2600rpm e nunca senti necessidade de reduzir nesses regimes, a 2600rpm um motor deste género vai "bem cheio".
Aliás eu sempre achei aquele conjunto extremamente bem conseguido, como falava a imprensa na altura, a Seat gastava muito pouco e andava muito, para além que era mais disponível que esta carrinha Golf com caixa de 5, na teoria nao devia ser assim, mas a Golf é mais preguiçosa, não sei explicar bem. Aliás, não sei se era aquela unidade que teve uma rodagem "forte", mas como eu dizia, aquela carrinha Leon comigo era o demo, lembro-me da carrinha aguentar percursos de auto-estrada em ritmos fortes que não seriam normais num motor 1.6 litros de 110cv, uma vez lembro-me que fiz o percurso na Autobahn A6 de madrugada com o velocimetro digital a marcar constantemente valores a começar por um 2, excepto em subidas ingremes. Tenho saudades dessa carrinha [:D] sobretudo pelos consumos ridiculamente baixos que fazia mesmo a andar bem (era possivel ver valores abaixo dos 6 mesmo a circular a 150).

Eu acho que é mesmo teimosia por parte da VW em colocar nos 1.6 tdi e nos antigos 1.9 tdi de 105cv, caixas de 5 velocidades onde claramente faz falta uma 6ª velocidade que diminua a rotação do motor em 500 rpm.

Já o A3 SP 1.9 tdi de 2009 da familia tem exatamente o comportamento dessa Golf. Já se ponderou trocar a caixa por uma de 6 velocidades dos motores 2.0 Tdi, mas como o carro não faz muita AE deixou-se estar. A mim nem é tanto pela rotação mas mais pelo barulho do motor a uns meros 150/160 km/h. O consumo acredito que seja ela por ela.​

Boas Gmigas, a minha prática habitual tem sido o caminho de Almendralejo. Segundo o Google são 3h21 e 324km, é capaz de ser realmente o mais rápido, já que a AE é mais previsível. Os meus pais fizeram no ano passado essa viagem e usaram a nacional de Badajoz a Zafra, que acho que não compensa face à opção Solana.

Mas aqui há 2 anos fui por Beja, Ficalho, Aracena e não se faz mal porque são nacionais relativamente rápidas. Segundo o Google são 4h14 e 303km, mas tenho ideia de ter demorado menos de 3h30, se bem que até Ficalho apertei bastante. Nesta opção é possível ir por Mourão e Amareleja mais direto até Ficalho, mas optei por ir por estradas que conheço melhor. São 261km, portanto será o caminho mais curto. A zona da serra de Aracena é muito agradável.

Mas de facto essa opção parece muito interessante, com o Google a mostrar 3h25 e 265km. São menos 60km e 6€ de portagem. As estradas são boas? Só conheço até Villanueva.

Boas Gmigas, a minha prática habitual tem sido o caminho de Almendralejo. Segundo o Google são 3h21 e 324km, é capaz de ser realmente o mais rápido, já que a AE é mais previsível. Os meus pais fizeram no ano passado essa viagem e usaram a nacional de Badajoz a Zafra, que acho que não compensa face à opção Solana.

Mas aqui há 2 anos fui por Beja, Ficalho, Aracena e não se faz mal porque são nacionais relativamente rápidas. Segundo o Google são 4h14 e 303km, mas tenho ideia de ter demorado menos de 3h30, se bem que até Ficalho apertei bastante. Nesta opção é possível ir por Mourão e Amareleja mais direto até Ficalho, mas optei por ir por estradas que conheço melhor. São 261km, portanto será o caminho mais curto. A zona da serra de Aracena é muito agradável.

Mas de facto essa opção parece muito interessante, com o Google a mostrar 3h25 e 265km. São menos 60km e 6€ de portagem. As estradas são boas? Só conheço até Villanueva.

Eu vou sempre por Solana. Badajoz - Zafra acho muito tempo em nacional para o que se poupa, aliás, acho que tinhamos falado disso aqui há uns anos.

É precisamente essa opçao que o Google mostra que eu fiz. A nacional até Jerez e inclusive um pouco depois de Jerez bastante boa (nao é uma N114 Montemor Évora), mas tem muitas zonas de ultrapassagens, curvas largas, dá para manter uma velocidade porreira), ali um pouco depois de Jerez até Santa Olalla é que é um bocadinho mais chatinha, piso nao tao bom e algumas curvas mais lixadas, se bem que no teu carro até é uma curte, mas quando a ideia é chegar rápido, isso só dificulta. A olhómetro sao uns 40/50kms chatinhos, nada de muuuito chato tipo as curvas de Mértola, mas nao é aquela fluidez.

Eu fiquei convencido, acho que vou voltar a fazer, depois analiso tempos vs ir por Solana, até pq agora vou fazer isto com alguma regularidade (1x mês).

Há muitos anos saí por Ficalho para ir apanhar a A66 e ir pra Sevilha e não gostei nadinha da estrada do lado espanhol até apanhar a AE.

Há muitos anos saí por Ficalho para ir apanhar a A66 e ir pra Sevilha e não gostei nadinha da estrada do lado espanhol até apanhar a AE.

Foste direito a Aracena nao? Isso ai já entras na A-66 mesmo colado a Sevilha. Para quem vem da A2 pode ser interessante. Esta do lado espanhol tirando ali um troço de uns kms chato, faz-se bem a 100/120

Foste direito a Aracena nao? Isso ai já entras na A-66 mesmo colado a Sevilha. Para quem vem da A2 pode ser interessante. Esta do lado espanhol tirando ali um troço de uns kms chato, faz-se bem a 100/120

Já foi em 2008, não me lembro do nome das terras mas deve ter sido olhando pro mapa.

E uns anos antes também resolvi inventar nessa zona e não gostei, vinha de Almendralejo para Vilamoura e acho que a A66 ainda não tava toda concluída e então fiz um desvio para ir ter a Huelva, fui passar ao pé de um Mina que ha ali para aquelas bandas. Também não gostei nadinha.

Back