A semana passada (nao a que passou, a outra lol) tive de ir a Valência que uns Americanos e uns gajos da Europa Central queriam vir ver como é o Sol de Espanha em Janeiro e os meus olhos castanhos escuros e cabelo preto e lá pelo meio falar dumas mrds que nao interessam a ninguém a quem chamam de trabalho. Entao acharam que Valencia era giro, por causa do mar e das temperaturas previstas.
Lá tive eu de fazer uma piscina, com o meu pai no Estrangeiro, decidi roubar-lhe o carro, até porque ainda nao tinha tido hipotese de privar com este carro. No inicio do ano passado, devido a uma mudança profissional do meu pai, os carros novos de leasing foram c'os porcos e tinha de voltar a comprar um carro a titulo totalmente particular, apesar da mudança profissional ter sido muito positiva, nao é por isso que o meu pai deixa o seu estilo muito frugal (e eu tb já estou a ficar assim com a velhice), como tal, há que respeitar os cabelos brancos, havia portanto uma directriz que era para comprar um carro, até uns vinte mil €, que fosse seguro, recente, económico, discreto (nada de SUV's e coisas do estilo), para uma utilizaçao intensiva (faz a Peninsula regularmente) e que quanto mais barato melhor. Teria de ser obrigatoriamente comprado em concessionário da marca com garantia da mesma, era o único requisito. Grupo Vw era o ideal. Ideal hatchback.
Comecei a rondar o mercado e as opçoes eram relativamente claras: Vw Passat, Vw Golf e Skoda Octavia.

O Passat tive pena, porque é um carro do caraças, mas é um bocado barco para um carro que, na maioria das vezes, anda com 2 pessoas no máximo (mas com a mala carregada), mas o carro é excelente, o 1.6 já começa a ficar um bocado curto, apesar dos 120cv.
O Octavia tive ainda mais pena, porque era uma unidade que estava na Santogal muito bem equipada, com Xenon, Jantes 17" e mais um par de coisas interessantes, mas eram mais 4000€ que o Golf.
O Golf, o ideal era o hatchback, mas há muito menos oferta de hatchback que Variant, e - por isso - parecem-me ligeiramente mais caros.
Apanhei uma Golf Variant 1.6 TDI GPS Edition de 2017, numa concessao do Norte,, o preço era razoável, a correia de distribuiçao foi trocada (tinha 114 mil kms, apesar de ser só aos 210 mil kms) e o recondicionamento foi razoável. Foram oferecidos 36 meses de garantia Das Welt Auto. Acabou por fechar, hoje, tinha sido muito melhor, mas naquela altura o mercado ainda estava muito aquecido. Carrinha com ZERO appeal, igual a tantas outras, mas isto também é para ser literalmente uma mula.
2ª feira, arranco para Valência, via A6, paragem em Badajoz para fazer o atesto e reset aos PC's de bordo, A-5 direcçao Merida e pelo habitual percurso em que saio em Torresfrenada e tenho de comer uns 220kms de nacional até Cidade Real, o tempo já se apresentava bom:
Bem dito e bem certo, tive ali uns 40-50kms chatos, chuva, muita terra e barro na estrada, camioes, pedradas constantes, enfim... um espectáculo, o carro ficou imundo em menos de nada, chegados a Cidade Real, estavamos assim:
Entro entao na A-43 e queria recuperar algum tempo da manha, o céu começava a abrir e a chuva a passar a aguaceiros e a A-43 é o tipico playground de AE do interior peninsular, desertica (só camioes) e grandes planicies a perder de vista
Como podem ver, este 1.6 TDI circula a quase 3000rpm a 160km/h, é a versao com caixa de 5 velocidades, o que é francamente decepcionante face à versao de 6 velocidades, apesar do carro circular com mais rotaçao, nao é por isso que anda mais que a versao de 6 velocidades (o meu pai teve uma Leon de 6 velocidades durante 4 anos, andei muito na carrinha), esta versao de 5 velocidades apenas cumpre, anda menos que a de 6 e gasta mais que a de 6, a versao de 6 velocidades nao só cumpre, como é excepcional.
Entro na A3 ao pé de Tébar, céu a limpar, percurso essencialmente a descer e sem grande stress, pouco transito, chego a Valência 17:20 locais com uns brutais 22 graus e sol, como habitual naquela cidade:
Curiosidade: Coisa chata dos carros mais modernos, o tamanho do depósito, chego a Valencia saido de Badajoz com o seguinte nível de gasóleo:
O que resulta numa autonomia de 180cv, já a Passat Variant 2.0 TDI CR 140cv DSG chegou com este nível de gasóleo (a autonomia era só um delirio do CB, porque os ultimos kms a chegar a Valencia sao a descer e era domingo, a V30 estava vazia, enquanto a Golf apanhou algum para-arranca).
E quanto eu digo que este 1.6 TDI nao deslumbra, deixo abaixo EXACTAMENTE a mesma viagem (nao me perguntem pela diferença dos kms, porque mesmo eu tou à toa lol), nessa mesma Vw Passat, mais pesada, mais potente, caixa automática, mais antiga, mas era espectacular - ADORAVA essa carrinha!
Nao me perguntem erros de CB e afins.