Tópico das Casas

Se desmanchares os ninhos antes delas os concluírem ao fim de 2 ou 3 anos nunca mais tentam.
Todos os anos ando diariamente, na época da nidificação, a desfazer o trabalho delas. O ninho que lá está, coincidiu com uma época de menor disponibilidade minha.

Como penso que não há um tópico dedicado aos condomínios, vou deixar aqui uma dúvida a ver se alguém tem conhecimento do que fazer nestes casos.

O prédio onde moro é administrado por uma empresa de condomínio, que não realiza a Assembleia geral desde 2022. Foi eleita nessa assembleia até Fevereiro de 2023, não realizou a assembleia de 2023 e ainda não marcou a de 2024.

A maior parte das frações está regime de alojamento local ou alugada, pelo que ninguém se chateia. Pagam todos os meses e não põem os pés no prédio, só aparece um ou outro na assembleia (quando há), aprovam as contas e a continuação da administração e voltam a desaparecer.

A questão que aqui fica: o que fazer perante uma administração que está a gerir sem ter sido eleita? Posso de forma espontânea convocar uma assembleia para tentar destituir a administração atual?

Podes.

Mas antes faz sentido falar com eles e demonstrar interesse em que façam a AG.

Tentar perceber se há um contrato e em que moldes, o que diz a ata da última AG e qual a razão para não ter havido no último ano.

Podes.

Mas antes faz sentido falar com eles e demonstrar interesse em que façam a AG.

Tentar perceber se há um contrato e em que moldes, o que diz a ata da última AG e qual a razão para não ter havido no último ano.

Já foram feitas varias tentativas nesse sentido.

Respondem sempre que a assembleia é no próximo mês, daqui a 2, mas nunca acontece. Pelo que vejo é o modus operandi da empresa noutros prédios também.

Na ata da última AG foi simplesmente aprovada a continuação da administração até fevereiro de 2023 (com o solitário voto contra do meu lado, devido ao mau serviço), pelo que neste momento assumo que se "auto-elegeram" sem termo...

Já foram feitas varias tentativas nesse sentido.

Respondem sempre que a assembleia é no próximo mês, daqui a 2, mas nunca acontece. Pelo que vejo é o modus operandi da empresa noutros prédios também.

Na ata da última AG foi simplesmente aprovada a continuação da administração até fevereiro de 2023 (com o solitário voto contra do meu lado, devido ao mau serviço), pelo que neste momento assumo que se "auto-elegeram" sem termo...
Qual a posição do lado dos proprietários? Tem que existir um administrador eleito.

De resto... Condomínios, tê-los longe é do melhor para a paz de espírito.

Qual a posição do lado dos proprietários? Tem que existir um administrador eleito.

De resto... Condomínios, tê-los longe é do melhor para a paz de espírito.
Confirmo, em 2 prédios diferentes conto pelos dedos de uma mão de um serralheiro as boas administrações que tive.

Quanto a posição, não há... 50% do prédio está em alojamento local, uma parte considerável das frações foi comprada por pessoas que nunca vieram ao prédio e têm empresas a gerir. Essas empresas limitam-se a pagar e aprovar tudo. No limite há mais 2 frações que estão interessadas em mudar algo, em mais de 20

Entretanto verifica-se uma degradação das áreas comuns, que se estende a algumas frações, com zero ação por parte da administração.

O meu receio é convocar a assembleia e aparecer lá um "yes man" que vai ao prédio 1x/ano, aprova a continuidade e fica tudo igual...

como funciona isso de Habitação Social ?

são casas para comprar ou alugar ?

um jovem solteiro pode concorrer a esse tipo de habitação ?

inscreve-se nas juntas de freguesia ?

----

esta pergunta surge em consequência de uma "discussão" que acabei de ter com o meu filho mais velho, vai fazer 25 anos....e óbvio começa a querer ter uma habitação só para ele, ele já é meio independente, mas quer ser mais

nós como pais podemos ser fiadores, mas não tenho só um filho, tenho 2...o outro mais novo tem 21​

como raios ajudamos os jovens neste país a terem casa ?!

Last edited:
Miguel, como 2ª habitação/casa de férias será dum relax absoluto !!!

Grande abraço.

Tentamos colocar tudo aquilo que nos fazia falta, ou que nos fazia sentir bem.

Não olhamos muito a custos, também a casa é minúscula.

Para passar uns dias é muito bom, temos usufruído os últimos meses e tem sido bom. Foge se ao stress diário, e tem algum espaço exterior para o miúdo e para o cão.

Para mim o ponto forte da casa é a paisagem, foi também o motivo de existir( já existia, foi uma reconstrução profunda, e mantive todas as áreas e paredes exteriores, assim como alguma traça do que existia antes). Em momento algum pensei nisto como primeira habitação.

Confirmo, em 2 prédios diferentes conto pelos dedos de uma mão de um serralheiro as boas administrações que tive.

Quanto a posição, não há... 50% do prédio está em alojamento local, uma parte considerável das frações foi comprada por pessoas que nunca vieram ao prédio e têm empresas a gerir. Essas empresas limitam-se a pagar e aprovar tudo. No limite há mais 2 frações que estão interessadas em mudar algo, em mais de 20

Entretanto verifica-se uma degradação das áreas comuns, que se estende a algumas frações, com zero ação por parte da administração.

O meu receio é convocar a assembleia e aparecer lá um "yes man" que vai ao prédio 1x/ano, aprova a continuidade e fica tudo igual...

Aqui está uma das razões pelas quais sou completamente contra os ALs que temos nos moldes actuais....
Uma coisa foi o AirBnB quando apareceu, embolsar uns trocados quando se ia de férias....
Outra coisa completamente diferente foi quando o pessoal tornou se guloso e quis fazer disso um Hotel, algo profissional, 24/7....

----

esta pergunta surge em consequência de uma "discussão" que acabei de ter com o meu filho mais velho, vai fazer 25 anos....e óbvio começa a querer ter uma habitação só para ele, ele já é meio independente, mas quer ser mais

nós como pais podemos ser fiadores, mas não tenho só um filho, tenho 2...o outro mais novo tem 21​

Incentiva-os a emigrar uns anos.

----

A fila já deve ser bem grande onde as "minorias" terão a sua prioridade. Esses e quem recebe uns tais subsídios, mais uma vez para não faze nenhum...

O teu filho se trabalhar não me parece que tenha sorte... eventualmente com as tais "habitações de custos controlados" que supostamente serão executadas, mas se essas ainda são poucas, primeiro ainda têm de sair do papel para a escala 1:1 [:D]

Sugeria mudar-se para a aldeia, ir habitar um "palheiro" e ser um parasita da sociedade, talvez tivesse sorte daqui a uns anos e em vez de um apartamento fatela em zona socialmente duvidosa, podia ficar com uma moradia à borla para no futuro deixar aos filhos :sh)
há pois é, ser "pobre" no interior é um bocado diferente de o ser nas grandes urbes [8b]

pois

em Urrós - Mogadouro, ou até mesmo Bragança teriam melhores hipóteses, por acaso também falei nisso

ele como é da área de desporto e hotelaria, ele pode trabalhar em qualquer zona do país

Lisboa e Porto estão pelas horas da morte em termos de habitação

Também perguntei para saber se alguém também tem filhos já grandes, e se são fiadores e/ou os ajudam a pagar as rendas

Ontem vi um folheto da era ou da remax, onde estava um barracão (segundo eles era uma vivenda) a cair de podre e que custava meio milhão de Euros!!!
Esta gente, totalmente inútil, só pensa em vigarice!!!

----

De uma maneira simples, SIM a tudo o que perguntas.

O teu pode (e deve) candidatar-se a habitação a custos controlados, se bem que a maioria será para aluguer e não para compra, os promotores (e com razão) estão a opor-se a ter o estado a construir e vender casas com prejuízo É concorrência desleal.
Sempre houve ajudas a jovens. O Porta 65.
Ele tem de se candidatar, apresentar dados de rendimentos e agregado familiar e afim e pode ou não conseguir uma casa.

De uma maneira simples, SIM a tudo o que perguntas.

O teu pode (e deve) candidatar-se a habitação a custos controlados, se bem que a maioria será para aluguer e não para compra, os promotores (e com razão) estão a opor-se a ter o estado a construir e vender casas com prejuízo É concorrência desleal.
Sempre houve ajudas a jovens. O Porta 65.
Ele tem de se candidatar, apresentar dados de rendimentos e agregado familiar e afim e pode ou não conseguir uma casa.

estive a ver esse Porta 65,

mas sendo solteiro não deverá ter hipóteses, ou terá ? agregado 1 pessoa ?

tenho que me informar melhor, indo talvez também à Junta de Freguesia, e fazer candidaturas onde seja possível

Ontem vi um folheto da era ou da remax, onde estava um barracão (segundo eles era uma vivenda) a cair de podre e que custava meio milhão de Euros!!!
Esta gente, totalmente inútil, só pensa em vigarice!!!

Sabes quantos indostânicos consegues meter num barracão a 150€ / mês/ cabeça? [:D]

• Like
Reactions: ISO
Back