A Crise Económica da Década de 20

Na teoria seria a India, mas já não estaremos por cá para o ver.
Em todo o caso os próximos países a poder ser lideres económicos, são países com muitos problemas sociais para resolver, o que os países ocidentalizados passaram há de há 100 anos para cá muitos deles ainda mal lá chegaram.
É certo que os novos multi milionários vão sair dali, mas até passar para a população em geral e chegarem ao nível dos europeus ou americanos hoje em dia acredito que ainda demore.

Não estejas tão certo assim... estamos a importar futuros problemas sociais, sejam eles religiosos, de integração ou demais.

Dividir para reinar.

Na minha opinião a próxima potência económica será não quem tem maior capacidade de aumentar a população (como um dia foi a China e hoje é a Índia), mas sim quem ganhar a corrida na saúde da sua população (tornando possível chegar aos 80 anos com um corpo e saúde de alguém com 30 ou 40)....

Os investidores americanos (principalmente ) acham que o futuro é a Índia. E estão a colocar muito dinheiro lá.

eu também acho que tem potencial, e tenho colocado tostões

Portanto a China iniciou o seu declínio demográfico. A Europa está perfeitamente estagnada e em declínio e com perspectivas assustadoras para a economia. Os EUA estão a subir temporariamente, mas demograficamente também estão na curva descendente. Quem é que se vai tornar na próxima economia mundial? Quem vai aproveitar as curvas descendentes para se destacar positivamente?

OS estados unidos nao estao a decrescer .
A fertility rate nos estados unidos é 2.04 ligeiramente abaixo do valor de susbtituicao e um pouco abaixo da media global .
A emigraçao nos estados unidos acaba por estar a fazer a populaçao aumentar
A europa é o descalabro .

The United States are neither among the countries with the lowest, nor among those with the highest fertility rate, by the way. At 2.08 children per woman, the fertility rate in the US has been continuously slightly below the global average of about 2.4 children per woman over the last decade.​

Posso estar enganado mas acho quem ai dua decadas de aumento de GAP entre os EUA e o resto do mundo

Eu já fui à India duas vezes, a última delas em 2017. Reconheço que tem muitas potencialidades, mas acho muito difícil que se venha a tornar num grande player mundial nos próximos anos. Penso que ainda tem muito que fazer dentro de casa antes de se virar para fora. A Índia tem muitas deficiências, sendo talvez a maior a questão das infraestruturas. Desde estradas, linhas férreas, rede de saneamento, rede de distribuição de água, eletricidade, é tudo muito fraquinho. A poluição e gestão dos resíduos domésticos e industriais é outro problema enorme. E mesmo do ponto de vista organizacional aquilo não tem nada que ver com a China. Os prazos negociados não são para cumprir, chegam atrasados a tudo, temos que andar sempre desconfiados porque nos tentam passar a perna por tudo e por nada, etc.

Eu já fui à India duas vezes, a última delas em 2017. Reconheço que tem muitas potencialidades, mas acho muito difícil que se venha a tornar num grande player mundial nos próximos anos. Penso que ainda tem muito que fazer dentro de casa antes de se virar para fora. A Índia tem muitas deficiências, sendo talvez a maior a questão das infraestruturas. Desde estradas, linhas férreas, rede de saneamento, rede de distribuição de água, eletricidade, é tudo muito fraquinho. A poluição e gestão dos resíduos domésticos e industriais é outro problema enorme. E mesmo do ponto de vista organizacional aquilo não tem nada que ver com a China. Os prazos negociados não são para cumprir, chegam atrasados a tudo, temos que andar sempre desconfiados porque nos tentam passar a perna por tudo e por nada, etc.

Não há cultura nem disciplina, é cada um por si, que é bem diferente do Japão ou da China em que há uma cultura de excelência, de o todo ser maior que o individual. Isso faz toda a diferença entre se construir uma infraestrutura em xx dias, ou em xx + 4x porque metade não apareceu, a outra metade apareceu mas roubou o cimento, etc.

Estas diferenças culturais são notórias na India ou em África, bem como na América Latina, e notam-se nas pequenas coisas e depois claro, nas grandes!

Já existem investidores a colocar dinheiro na hipótese das taxas nos USA.. subirem, eu ainda estou no barco que acredita só que as taxas descem umas 2 vezes e descem poucos pontos.

um dos problemas nos USA, em termos de aumentar juros, é que o que está a aguentar a economia, são a malta que já está ali a chegar à idade de reforma, com casas pagas, planos poupança reforma bem recheados com os valores actuais do mercado, e já estão a gastar à maluca, pouco preocupados com aumentos de taxas de juro ou inflação acima da média, porque só se vive uma vez.

outro problema inflacionista que os juros pouco ajudam, que já começa a aparecer alguns indicadores, é a forte pressão causada pela imigração pós covid ( problema de quase toda a OCDE) faz com que muitos indicadores económicos aparentem ser melhores do que na realidade individual da maioria são.

Última edição:
Entretanto, em face da divergência quer económica quer da trajetória da inflação entre EUA e CE, diz-se que o BCE se prepara para descer taxas. A FED ainda não.

Assumindo que não há surpresas do lado da inflação no lado de cá do Atlântico acredito que sim, que o BCE pode encetar a descida das taxas já na próxima reunião em junho.

Entretanto, em face da divergência quer económica quer da trajetória da inflação entre EUA e CE, diz-se que o BCE se prepara para descer taxas. A FED ainda não.

Assumindo que não há surpresas do lado da inflação no lado de cá do Atlântico acredito que sim, que o BCE pode encetar a descida das taxas já na próxima reunião em junho.

Os americanos até começaram mais cedo a tratar a inflação. Parece que vão terminar mais tarde.

Alguma razão de fundo que explique o pastilhar da inflação lá?

Os americanos até começaram mais cedo a tratar a inflação. Parece que vão terminar mais tarde.

Alguma razão de fundo que explique o pastilhar da inflação lá?

Há muito dinheiro na economia, as pessoas estão com muito dinheiro nas mãos! Estão praticamente num cenário de full employment (creio que anda pelos 3.5%). Há empresas a competir por talento e a crescer.

Acho que já estou a compreender. A economia deles não sangrou o suficiente.

Então o tio Jerome não pode descer os juros tão cedo.

Voltar
Superior