Tópico das IPO´s - Relatos e experiências.

Sabem se o carro tiver pinças aftermarket pode chumbar, p. e. substituir o as pinças originais por umas brembo com o mesmo numero de pistões, os mesmo discos, adequado ao carro em questão.

Last edited:
Sabem se o carro tiver pinças aftermarket pode chumbar, p. e. substituir o as pinças originais por umas brembo com o mesmo numero de pistões, os mesmo discos, adequado ao carro em questão.

Se não tiver numa cor "aberrante" que chame atenção, irá passar despercebido... e mesmo que estivesse pintado, atendendo que tem as dimensões normais, não me parece que será por aí.

Depois de no fim do ano passado o meu filho ter mandado uma pantufada com o carro da minha mulher que levou braços de suspensão, charriot e mais um balurdio de peças, fui hoje levanta-lo à oficina.

Como devia ter ido à inspecção em fevereiro fui direto a um centro de inspeções para regularizar a situação, trata-se de um lexus UX 250h.

Na inspecção andaram ás voltas para medir as emissões porque o carro não acelerava, mas no fim estava OK e não aceleraram o carro (deve estar tudo bem porque só tem 26 mil kms).

O pior veio a seguir, quando o animal se senta no carro e diz que estava desalinhado. E como consequência tenho uma reporvação e tenho 30 dias para regularizar a situação e fazer nova inspecção.

Vou direto à Toyota aqui no Porto perguntar como é que é?

Lá me dizem que fizeram 2 alinhamentos (mostraram-me os relatórios que estavam no processo de sinistro) mas por vias das dúvidas vão confirmar. Metem o carro na máquina com aquelas coisas nas rodas, e estava bem. :confused: Mas como a máquina era da Toyota levam o carro a uma máquina mesmo da Lexus só por vias das dúvidas... E está OK... :confused:

Portanto não fizeram nada, mas deram-me o relatório.

Agora tenho que ir pagar mais 8 euros para uma reinsepção com o carro na mesma.

A minha dúvida é que eu andei com o carro e não senti deslinhamento nenhum. Como é que um tipo se senta no carro anda 2 metros e conclui que o carro está desalinhado quando duas máquinas dizem que está tudo OK. Este tipo tem que ir para piloto de testes da F1.

Cheira-me que será mais um dos casos, em que terás de "desalinhar" a direcção para passar no IPO e depois voltar a alinhar outra vez.

Viaturas há, que de facto estando com a direcção correctamente alinhada, chegando às máquinas da IPO, acabam por chumbar... e isto não é de agora, mas desde há muitos anos.

Two...nestas alturas antes do gajo emtiri o papelinho era teres contigo as provas do alinhamento e fazer peixeirada, que queres reclamar ali no momento..que querias ao pé de ti o chefe dos inspetores...essas coisas todas!
Ou seja formalizar uma queixa fruto do que vinha da marca certificado...

E fazer o caminho das pedras ao contrário...e ir via concessionário queixa do resultado da inspeção.

Resultado prático tempo perdido um gajo chatear-se ainda mais e não ter solução concreta...

com o papel tens em teu poder uma "prova" de que foi alinhado segundo os parâmetros da marca. era teres esse papel. se não tinhas, agora pedes na marca e vais lá por causa dessa situação e nem dizes nada, a ver o que eles dizem. se voltarem com a história do desalinhado, vais ao porta-luvas e espetas com o papel na cara, que não são eles na inspeção que têm que ter a certeza, mas sim a marca. eles é que têm que adaptar a máquina a cada marca e modelo. [8b]

• Like
Reactions: Two
com o papel tens em teu poder uma "prova" de que foi alinhado segundo os parâmetros da marca. era teres esse papel. se não tinhas, agora pedes na marca e vais lá por causa dessa situação e nem dizes nada, a ver o que eles dizem. se voltarem com a história do desalinhado, vais ao porta-luvas e espetas com o papel na cara, que não são eles na inspeção que têm que ter a certeza, mas sim a marca. eles é que têm que adaptar a máquina a cada marca e modelo. [8b]

Já tenho o relatório da marca e é extamente isso que pretendo fazer.

isto sou eu apenas a relatar o que faria, atenção. eu também tenho o hábito de alinhar a direção antes de ir lá, mas nunca disseram nada. porventura com outro carro poderão dizer. mas eu também sou suspeito, pois nunca peço papel. o que vale é que eu digo logo que alinhei ali do outro lado da rua na casa de pneus que lá está, se me disserem alguma coisa. mas às vezes nem alinho e vai assim, embora mais raramente.

Entertanto o carro foi hoje manhã à reinspecção e passou sem qualquer problema.

Isto depois da oficina não ter feito nada uma vez que para eles o carro estava direito.

A minha conclusão é que podia a máquina ter medido mal ou o funcionário ter feito asneira a medir, mas como não acredito em coincidências estou convencido que o computador gera erros para extorquir mais dinheiro à pessoas.

Portanto CONTROLAUTO para mim está riscada, principalmente a do Dragão.

Entertanto o carro foi hoje manhã à reinspecção e passou sem qualquer problema.

Isto depois da oficina não ter feito nada uma vez que para eles o carro estava direito.

A minha conclusão é que podia a máquina ter medido mal ou o funcionário ter feito asneira a medir, mas como não acredito em coincidências estou convencido que o computador gera erros para extorquir mais dinheiro à pessoas.

Portanto CONTROLAUTO para mim está riscada, principalmente a do Dragão.
Podes pedir a aferição da maquina.
A verdade é que não está desenhada para extorquir mais dinheiro às pessoas, isto se estiver calibrada.
Respondendo à pergunta do zezoca: têm os 2 razão!!

O problema é conhecido, a solução idem.
Um bom centro de inspeções não cobra reinspeção em casos "duvidosos".

• Like
Reactions: Two
Podes pedir a aferição da maquina.
A verdade é que não está desenhada para extorquir mais dinheiro às pessoas, isto se estiver calibrada.
Respondendo à pergunta do zezoca: têm os 2 razão!!

O problema é conhecido, a solução idem.
Um bom centro de inspeções não cobra reinspeção em casos "duvidosos".

Um carro vai à inspeção e chumba, vai à oficina e dizem que não percebem e está tudo bem, vai novamente à inspeção ao mesmo sítio e passa. Eh pá, para mim que não percebo nada dessas nunaces dos alinhamentos (nem tenho que perceber) é no mínimo muito estranho. :sh)

O carro do meu filho vai agora em Abril (6 anos) e a minha carrinha vai em setembro (4 anos), ao mesmo sítio não vão de certeza, são 70 paus que vou dar a ganhar a outros. É simples.

Acho que certo tipo de acusações são para se fazer no canal certo. Acusar um centro de extorquir dinheiro é grave, não é para um post na net, é para uma queixa como deve de ser. Não gostaste, não te explicaram, etc etc...ok, vais a outro sitio, é perfeitamente legitimo, mas não é uma queixa de extorsão.

Feedback anual:

Mais um anito, na Controlauto de Coimbrões, levei lá o Honda Jazz com o adereço para chatear os ladrões de catalisadores (caleira soldada ao charriot), mais uma vez sem conseguirem visualmente ver o catalisador, dão de barato e passa sem problemas. [:D]

Acho que certo tipo de acusações são para se fazer no canal certo. Acusar um centro de extorquir dinheiro é grave, não é para um post na net, é para uma queixa como deve de ser. Não gostaste, não te explicaram, etc etc...ok, vais a outro sitio, é perfeitamente legitimo, mas não é uma queixa de extorsão.

Desculpa mas acho que é extorsão se o carro chumba e a seguir passa sem lhe ter sido feito nada. O que eu acho é que o programa gera erros para obrigar as pessoas a gastar lá mais 9 euros se não o carro não tinha passado à segunda vez que lá foi.

O que também é verdade não me vou chatear por 9 euros, eu por mim estou apenas aqui "a conversar", faço como disseste (e bem), vou a outro, fim de história. [;)]

È com isto que esta malta joga. O valor é muito pequeno para alguém se chatear, entretanto eles vão cobrando indevidamente (para não dizer extorquir que não gostas [:D]) mais uns milhares de euros a uns papalvos como eu.

Hoje venho deixar uma que me aconteceu esta semana na última inspeção que fui.....
Não é que quando cheguei a casa reparei que o inspetor enganou-se a registar os quilómetros do carro??
Em vez de 288mil colocou 280mil... Ou seja é como se o carro tivesse andado +/-1500 quilómetros num ano....

Hoje venho deixar uma que me aconteceu esta semana na última inspeção que fui.....
Não é que quando cheguei a casa reparei que o inspetor enganou-se a registar os quilómetros do carro??
Em vez de 288mil colocou 280mil... Ou seja é como se o carro tivesse andado +/-1500 quilómetros num ano....

Bem falhou por 8000km's não há crise, era pior se ele tivesse metido a mais e num ano não conseguias culmatar essa diferença resultado em km's a menos, mas ainda assim, sempre que saimos do IPO ver sempre tudo, para poder reclamar logo de forma a corrigir...

Back