Tens várias formas de devolver dinheiro aos accionistas. Dividendos são a forma tradicional de devolver dinheiro aos accionistas.
Stock buybacks é uma forma de inflaccionar o preço das acções pois diminuis o free float de acções no mercado. Para fazer isso estás a recorrer aos fundos próprios da empresa ou a endividar para readquirir as acções, e estás a diminuir o dinheiro disponível para investir no crescimento do negócio.
A Stellantis está a recorrer a stock buybacks em vez de investir no seu futuro e na electrificação. Depois faz o choradinho hipócrita de que "não conseguem competir com os chineses" porque estes são subsidiados. Balelas. Eles também recebem subsídios. A França dá 4000€ por EV vendido. A UE vai meter tarifas para dificultar o acesso de EVs chineses no mercado europeu.
E eles riem-se e retiram 3 biliões da empresa para os bolsos deles. É isto. Mas pronto, continuem lá a defender esses trafulhas que sugam subsídios e apoios públicos e depois dão dinheiro a si mesmos.
Primeiro deixa-me esclarecer dois ou três pormenores, já que estás tão indignado.
Dividendos e stock buybacks podem ser feitos os dois com dívida ou não. Ou com fundos próprios ou não. São apenas uma maneira diferente de remunerar acionistas.
Biliões na europa e nos EUA têm significado diferente. Para o que estás a falar usa-se mil milhões.
Em parte concordo com a crítica.
Mas a transição está ser feita, apenas alguns acham que tem de ser feita a um ritmo maior.
A maioria das novas construtoras chinesas e Tesla são praticamente 100% construtoras de carros 100% elétricos.
Obviamente que irão empurrar os seus interesses para uma transição muito mais rápida, tal como as outras que têm investimentos gigantescos em outras tecnologias vão tentar atrasar mais o processo.
A Stellantis até é das que mais tem eletrificado a sua gama. Não quer dizer que haja procura suficiente.
Mas às vezes parece que não leram este tópico há 2 ou até há 4 anos atrás e da falta de oferta de carros elétricos e do grande aumento de oferta para os dias de hoje.
E mesmo assim continua a haver falta de oferta em segmentos mais baixas ou tamanhos mais pequenos.
Eu da minha parte estou à espera de SUV segmento C até 4400 de comprimento, vá 4500 máximo a um preço não muito longe de 35000€.
Se calhar mais vale esperar sentado.[

]
Edit: E já me esquecia do Ministro do Ambiente e da frase:
Hoje é muito evidente que quem comprar um carro diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca". O alerta é do ministro do Ambiente, ao "Negócios".
By Ministro João Pedro Matos Fernandes em Janeiro de 2019
Tanto levou na cabeça da minha parte, Sry JP.[

]

Tirado do Caldeirão da Bolsa e criado por alguém por lá.[

]