Tópico dos carros eléctricos

Eu, de facto, expressei-me mal. Referi "segmento", mas queria dizer que para um carro com pretensões familiares, a mala fica curta. Se tem assim tanto espaço interior, teria sido melhor encurtar uns cms e ganhar volumetria na mala. Isto, claro, se fosse possível e exequível.

Acho que um electrico (qualquer marca) não está pensado para grandes viagens em familia ou grandes pretensoes familiares ..
dentro do tamanho dos golf, leon, astra... faz concorrencia com eles na mala, e ganha muito no espaço interior

Desviar dinheiro para o bolso dos acionistas...

Isso é o equivalente a dizer a uma pessoa que depositou dinheiro a prazo num banco, que o banco afinal não paga juros porque teve de construir uma agência nova...

Aliás, só o argumento que as empresas não investem no futuro porque têm de pagar a acionistas é ridiculo, na realidade as empresas investem de duas formas, ou têm capital próprio para o fazer (e provavelmente juntaram durante anos) ou então têm acionistas que depositaram capital para essa empresa poder investir, é precisamente o contrário do que estás a dizer. Claro que vão querer dividentos e face ao risco que tomam, não são poucos! Porque muitas vezes alguem aplica mal o dinheiro dos acionistas e eles perdem tudo, não é como um deposito a prazo em que o risco é nulo, mas recebes apenas 1 ou 2%.

Tens várias formas de devolver dinheiro aos accionistas. Dividendos são a forma tradicional de devolver dinheiro aos accionistas.
Stock buybacks é uma forma de inflaccionar o preço das acções pois diminuis o free float de acções no mercado. Para fazer isso estás a recorrer aos fundos próprios da empresa ou a endividar para readquirir as acções, e estás a diminuir o dinheiro disponível para investir no crescimento do negócio.

A Stellantis está a recorrer a stock buybacks em vez de investir no seu futuro e na electrificação. Depois faz o choradinho hipócrita de que "não conseguem competir com os chineses" porque estes são subsidiados. Balelas. Eles também recebem subsídios. A França dá 4000€ por EV vendido. A UE vai meter tarifas para dificultar o acesso de EVs chineses no mercado europeu.
E eles riem-se e retiram 3 biliões da empresa para os bolsos deles. É isto. Mas pronto, continuem lá a defender esses trafulhas que sugam subsídios e apoios públicos e depois dão dinheiro a si mesmos.

Acho que um electrico (qualquer marca) não está pensado para grandes viagens em familia ou grandes pretensoes familiares ..
dentro do tamanho dos golf, leon, astra... faz concorrencia com eles na mala, e ganha muito no espaço interior

Eu não estou a falar de grandes viagens, até podem ser curtas, mas se é um carro com muito espaço, está certamente a ter em atenção as tais pretensões familiares, ou não concordas? E, assim sendo, a mala fica curta. P.e,. o Niro, que é do mesmo tamanho, tem cerca de 450 L de mala e espaço mais que suficiente para uma família, com preços equivalentes. Até a geração anterior tinha uma mala desta volumetria e o carro era mais pequeno. Para mim, a grande falha neste #3 é mesmo a capacidade da bagageira, nem sequer estou a considerar a concorrência como comparação.

Tens várias formas de devolver dinheiro aos accionistas. Dividendos são a forma tradicional de devolver dinheiro aos accionistas.
Stock buybacks é uma forma de inflaccionar o preço das acções pois diminuis o free float de acções no mercado. Para fazer isso estás a recorrer aos fundos próprios da empresa ou a endividar para readquirir as acções, e estás a diminuir o dinheiro disponível para investir no crescimento do negócio.

A Stellantis está a recorrer a stock buybacks em vez de investir no seu futuro e na electrificação. Depois faz o choradinho hipócrita de que "não conseguem competir com os chineses" porque estes são subsidiados. Balelas. Eles também recebem subsídios. A França dá 4000€ por EV vendido. A UE vai meter tarifas para dificultar o acesso de EVs chineses no mercado europeu.
E eles riem-se e retiram 3 biliões da empresa para os bolsos deles. É isto. Mas pronto, continuem lá a defender esses trafulhas que sugam subsídios e apoios públicos e depois dão dinheiro a si mesmos.

esses 4000€ vão para a stellantis (ou fabricante?)
ou vão para consumidor + impostos (que se deixa de receber)

é uma pergunta real, pois confesso que não sei !

Primeiro deixa-me esclarecer dois ou três pormenores, já que estás tão indignado.

Dividendos e stock buybacks podem ser feitos os dois com dívida ou não. Ou com fundos próprios ou não. São apenas uma maneira diferente de remunerar acionistas.

Biliões na europa e nos EUA têm significado diferente. Para o que estás a falar usa-se mil milhões.

Em parte concordo com a crítica.

Mas a transição está ser feita, apenas alguns acham que tem de ser feita a um ritmo maior.

A maioria das novas construtoras chinesas e Tesla são praticamente 100% construtoras de carros 100% elétricos.

Obviamente que irão empurrar os seus interesses para uma transição muito mais rápida, tal como as outras que têm investimentos gigantescos em outras tecnologias vão tentar atrasar mais o processo.

A Stellantis até é das que mais tem eletrificado a sua gama. Não quer dizer que haja procura suficiente.

Mas às vezes parece que não leram este tópico há 2 ou até há 4 anos atrás e da falta de oferta de carros elétricos e do grande aumento de oferta para os dias de hoje.

E mesmo assim continua a haver falta de oferta em segmentos mais baixas ou tamanhos mais pequenos.

Eu da minha parte estou à espera de SUV segmento C até 4400 de comprimento, vá 4500 máximo a um preço não muito longe de 35000€.

Se calhar mais vale esperar sentado.[:D]

Edit: E já me esquecia do Ministro do Ambiente e da frase:

Hoje é muito evidente que quem comprar um carro diesel muito provavelmente daqui a quatro ou cinco anos não vai ter grande valor na sua troca". O alerta é do ministro do Ambiente, ao "Negócios".

By Ministro João Pedro Matos Fernandes em Janeiro de 2019

Tanto levou na cabeça da minha parte, Sry JP.[:D]

file.php?id=275695.png - Click image for larger version  Name:	file.php?id=275695.png Size:	49.0 KB ID:	14458866
Tirado do Caldeirão da Bolsa e criado por alguém por lá.[:p]

convém saber do que estamos a falar

os subsídios à aquisição, a nível europeu, atingem todos por igual dentro de um mercado e centram-se no consumidor. Nuns há um apoio directo, outro uma "devolução", mas todos são centrados no consumidor e não no construtor (que não recebe nada).

há depois os subsídios a projectos específicos (fábricas) integrados nos planos europeus de investimento e/ou apoios locais a projectos específicos.

no caso chinês, há também os primeiros centrados nos consumidores bem como os segundos.

acresce que depois há os estatais directos onde por cada unidade produzida recebem X. Só a BYD recebeu o equivalente a 3.4 mil milhões em cerca de 3 anos e pouco.

estima-se que a MG em cada MG4 haja um apoio directo de pelo menos 3k euros do governo chinês...à marca. Por cada unidade.

Só entre 2016 e 2022 o governo chinês gastou qualquer coisa como 57 mil milhões de euros neste tipo de subsídios.

Isto é dumping evidente e uma completa distorção de quaisquer regras de mercado.

Encarece o MG4 nesse valor e, de repente, espera aí que já não é competitivo coisa nenhuma face a um Megane ou outros [:D]

O mesmo num Seal vs Model 3.

Com Estado chinês a pagar por trás o prejuízo da produção...é fácil ser competitivo.

É para ontem que a Europa se mexa e deixe de ser o idiota útil desta equação.

Por muito que isso seja no imediato bom para o consumidor que compra a chinesa abaixo do preço de custo de produção da mesma...

O mesmo dumping que a Europa fez em alguns países ao dar incentivos para comprarem modelos EU ou mesmo dos seus próprios países.

Só que em Portugal, como não há esses incentivos resta-nos aproveitar os incentivos chineses... Oh oh maravilha.

Carregadores electricos domésticos

Malta, têm feedback deste fabricante de carregador?

Estação de Carregamento AC V2C Trydan Monofásica (7,4kW) – Ucharge

Será para ficar no exterior da casa. Pelo preço e tendo modelação do balanceamento de carga / gestão de potência, é dos que tem os preços mais competitivos.
Para além do aparelho, suponho que seja depois necessário comprar o diferencial e o disjuntor monofásico​.

Qual electricista faz isto?

Ontem tive a oportunidade de espremer um Seal de 530cv numa drag race. Que míssil. Já tinha feito o mesmo com um I4 m50 e um Model 3 LR e este pareceu-me de todos o mais brutal.

De resto é um carro muito interessante. Conforto e ergonomia claramente acima do tesla, mas a eficiência e espaço são consideravelmente menores.

esses 4000€ vão para a stellantis (ou fabricante?)
ou vão para consumidor + impostos (que se deixa de receber)

é uma pergunta real, pois confesso que não sei !

O subsídio francês vai para o consumidor. Agora o que é que isto quer dizer para o fabricante? No fundo reflectem a existência do subsídio no preço do produto como ficou bem evidente com o fim dos subsídios na Alemanha em que os fabricantes cortaram imediatamente os preços dos EVs após o seu fim.
No caso francês, os EVs têm que ser fabricados em países/regiões em que a energia empregada na sua produção tenha uma baixa percentagem de CO2, fazendo com que efectivamente só modelos fabricados na Europa tenham acesso ao subsídio.
A questão é que os fabricantes reflectem no PVP o valor deste subsídio. Porque é que o Renault 5 tem um preço acima dos 30,000€? Porque com este subsídio consegue baixar para perto dos 25,000€ logo não há incentivo para baixar mesmo. O mesmo podemos dizer do eC3 que sem subsídio tem um preço elevado para o que oferece.

Para mim a questão não é a China estar a fazer dumping ou não. Acho que isso é a questão errada. Considerando os dados existentes sobre o que aí vem em mudanças climáticas, mesmo considerando o que se viu em Portugal desde 2017 (preciso lembrar o Verão de horror que foi?) até hoje, para mim o "dumping" chinês é o dumping que a UE e EUA deviam ter feito! Se os EUA e UE já tivessem a mesma percentagem de EVs nas vendas, com redes de carregamento tão propagadas e uma logística tão desenvolvida não estavam neste momento todos com medo do "dumping" chinês. Foram apanhados de calças na mão.

Os construtores tradicionais arrastaram os pés e têm dinheiro no cofre para reagir se assim o quiserem. Têm é que investir na transição e em bens tangíveis em vez de stock buybacks e dividendos que são aspirados pelas Blackrocks, Vanguards, hedge funds e bilionários durante uns tempos. Mas Deus nos livre de haver meia dúzia de trimestres com decréscimo nos lucros.

O subsídio francês vai para o consumidor. Agora o que é que isto quer dizer para o fabricante? No fundo reflectem a existência do subsídio no preço do produto como ficou bem evidente com o fim dos subsídios na Alemanha em que os fabricantes cortaram imediatamente os preços dos EVs após o seu fim.
(...)
A questão é que os fabricantes reflectem no PVP o valor deste subsídio. Porque é que o Renault 5 tem um preço acima dos 30,000€? Porque com este subsídio consegue baixar para perto dos 25,000€ logo não há incentivo para baixar mesmo. O mesmo podemos dizer do eC3 que sem subsídio tem um preço elevado para o que oferece.

o problema dos subsídios é sempre esse: pelo menos metade acaba no bolso de quem não deve

Carregadores electricos domésticos

Malta, têm feedback deste fabricante de carregador?

Estação de Carregamento AC V2C Trydan Monofásica (7,4kW) – Ucharge

Será para ficar no exterior da casa. Pelo preço e tendo modelação do balanceamento de carga / gestão de potência, é dos que tem os preços mais competitivos.
Para além do aparelho, suponho que seja depois necessário comprar o diferencial e o disjuntor monofásico​.

Qual electricista faz isto?

É um aparelho normal para um eletricista, julgo que qualquer um habilitado para isso é capaz de instalar, simplesmente tem de garantir que dispões dos 32Amp necessários para atingirem os 7.4kw ou depois programares o carregador para estabelecer o limite do cabo/protecções que vás ter pelos condicionantes que o eletricista negociar contigo (se ele achar que não há forma ou é difícil de transportar os 32Amp).

No caso francês, os EVs têm que ser fabricados em países/regiões em que a energia empregada na sua produção tenha uma baixa percentagem de CO2, fazendo com que efectivamente só modelos fabricados na Europa tenham acesso ao subsídio.

Para mim a questão não é a China estar a fazer dumping ou não. Acho que isso é a questão errada. Considerando os dados existentes sobre o que aí vem em mudanças climáticas, mesmo considerando o que se viu em Portugal desde 2017 (preciso lembrar o Verão de horror que foi?) até hoje, para mim o "dumping" chinês é o dumping que a UE e EUA deviam ter feito! Se os EUA e UE já tivessem a mesma percentagem de EVs nas vendas, com redes de carregamento tão propagadas e uma logística tão desenvolvida não estavam neste momento todos com medo do "dumping" chinês. Foram apanhados de calças na mão.

Os construtores tradicionais arrastaram os pés e têm dinheiro no cofre para reagir se assim o quiserem. Têm é que investir na transição e em bens tangíveis em vez de stock buybacks e dividendos que são aspirados pelas Blackrocks, Vanguards, hedge funds e bilionários durante uns tempos. Mas Deus nos livre de haver meia dúzia de trimestres com decréscimo nos lucros.

Eu confesso que não percebo esta "aversão" de alguns europeus a que as empresas europeias tenham MUITO lucros.
Confesso que não percebo como querem que os ordenados dos funcionários europeus subam, se as empresas não tiverem MUITOS lucros !
como as empresas podem reinvestir, inovar, CRIAR VALOR, se não tiverem MUITOS lucros
como os europeus se queixam das baixas taxas de juros dos depósitos, certificados, etc .. mas depois as empresas não podem ter lucros !

não percebo como os Dacia e Skoda em PT vendiam tão pouco ... pois eram produtos low-cost, mas agora os chineses low-cost está tudo bem
(sim, sei que a Dacia é das que mais vendem em PT ...em termos absolutos, mas todos sabemos que 80% é para tvde)
testes de colisão está tudo ok
garantia e assistencia está tudo ok
...
direitos humanos , sustentabilidade , planeta.. está tudo ok

nada disto significa que eu esteja em desacordo com os preços dos elétricos serem mais baixos dos fabricantes europeus
apenas acho que é preciso entender o contexto

As marcas europeias continuam a vender veiculos a combustão, diesel e gasolina representam 50% das vendas da europa e os restantes 50% dividem-se em BEV, PHEV, HEV e outros.

Explica-me porque motivo um contrutor europeu vai investir numa tecnologia pouco lucrativa, em constante evolução (alguns produtos são anunciados como revolução em autonomias, velocidades de carregamento ou preço e quando saem para o mercado já são banais só para dar um exemplo) e ainda por cima quando o consumidor ainda procura e muito os atuais produtos?

Explica-me também como consegues investir nessa tecnologia (que é arriscada) sem recurso a investidores? Usas o capital próprio? E se correr mal a empresa fecha ou anda com as calças na mão durante anos? Será preferivel recorrer a investidores e se correr mal são eles que pagam? Mas se correr bem tens de lhe pagar os dividentos, não é pedir o plim plim e depois os investidores que se lixem.

Eu confesso que não percebo esta "aversão" de alguns europeus a que as empresas europeias tenham MUITO lucros.
Confesso que não percebo como querem que os ordenados dos funcionários europeus subam, se as empresas não tiverem MUITOS lucros !
como as empresas podem reinvestir, inovar, CRIAR VALOR, se não tiverem MUITOS lucros
como os europeus se queixam das baixas taxas de juros dos depósitos, certificados, etc .. mas depois as empresas não podem ter lucros !

não percebo como os Dacia e Skoda em PT vendiam tão pouco ... pois eram produtos low-cost, mas agora os chineses low-cost está tudo bem
(sim, sei que a Dacia é das que mais vendem em PT ...em termos absolutos, mas todos sabemos que 80% é para tvde)
testes de colisão está tudo ok
garantia e assistencia está tudo ok
...
direitos humanos , sustentabilidade , planeta.. está tudo ok

nada disto significa que eu esteja em desacordo com os preços dos elétricos serem mais baixos dos fabricantes europeus
apenas acho que é preciso entender o contexto

O meu problema não é ter muitos lucros. É o que (não) fazem com esses lucros enquanto o planeta arde.

As marcas europeias continuam a vender veiculos a combustão, diesel e gasolina representam 50% das vendas da europa e os restantes 50% dividem-se em BEV, PHEV, HEV e outros.

Explica-me porque motivo um contrutor europeu vai investir numa tecnologia pouco lucrativa, em constante evolução (alguns produtos são anunciados como revolução em autonomias, velocidades de carregamento ou preço e quando saem para o mercado já são banais só para dar um exemplo) e ainda por cima quando o consumidor ainda procura e muito os atuais produtos?

Explica-me também como consegues investir nessa tecnologia (que é arriscada) sem recurso a investidores? Usas o capital próprio? E se correr mal a empresa fecha ou anda com as calças na mão durante anos? Será preferivel recorrer a investidores e se correr mal são eles que pagam? Mas se correr bem tens de lhe pagar os dividentos, não é pedir o plim plim e depois os investidores que se lixem.

Os construtores investem e não é pouco, só que para teres margens de lucro altas e venderes bem, tens de oferecer o que os outros não oferecem.
Na indústria dos elétricos ainda são os chineses a dominar e os europeus andam a correr atrás (motores + baterias). Acredito que mais 10 anos e os europeus possam inverter os papeis, ou então não e a indústria europeia perderá toda a sua vantagem tecnológica e ficaremos dependentes da china.

O meu problema não é ter muitos lucros. É o que (não) fazem com esses lucros enquanto o planeta arde.

enquanto o planeta arde ...uns estão mais preocupados que outros

image.png

Attachments

• image.png
    image.png
    129.6 KB · Views: 0
  • image.png
    image.png
    129.6 KB · Views: 0
Podes apresentar-me os resultados trimestrais da China e dos EUA?

nao encontrei os resultados trimestrais

mas aqui mapa interactivo com qualidade do ar, ajustado à população de cada país
https://www.iqair.com/world-air-quality-report

mais alguma informação adicional:
12 rios mais poluídos do Mundo - https://www.seasmartschool.com/blog/2022/2/17/12-most-polluted-rivers-in-the-world

emissões per capita de co2
https://www.pbl.nl/en/latest/news/per-capita-co2-emissions-in-china-reached-european-level

image.png

Attachments

• image.png
    image.png
    248.3 KB · Views: 0
Back