"O cantinho das motos"-

Tenho praticamente a mesma estatura e peso que tu e já levantei a GS por 2 vezes. E está cheia de tralha (protecções/malas).
Vê os vídeos, como dizem, é uma questão de jeito.

Há vários processos. O ideal seria um gajo praticar. Nunca o fiz porque nunca tive coragem de deitar a moto no chão! [:p]

Há vários processos. O ideal seria um gajo praticar. Nunca o fiz porque nunca tive coragem de deitar a moto no chão! [:p]

eu já caí algumas vezes, felizmente quase parado

mas levantar quase 300kg......com o meu pouco peso....

se eu estivesse nu eu não conseguia colocar no descanso central, tenho que estar com capacete e blusão e botas para ter peso

eu já caí algumas vezes, felizmente quase parado

mas levantar quase 300kg......com o meu pouco peso....

se eu estivesse nu eu não conseguia colocar no descanso central, tenho que estar com capacete e blusão e botas para ter peso

Tá calado, a primeira vez que a tentei meter no descanso central, foi um filme mas daqueles de terror! [:D] Em vez de a levantar, ela arrastava-se! Depois apanhei-lhe o jeito, e a coisa foi.

Quando tive o acidente há um ano, também tive algum receio de a levantar, mas depois até a levantei bem (A adrenalina também ajudou). A minha não pesa 240kg mas pesa 190. Se conseguires travar a roda da frente enquanto a levantas também ajuda, para que não escorregue.

Ainda bem que foi a estacionar e não na estrada, não te magoaste.

Quanto a levantar do chão, já tive "oportunidade" de levantar do chão várias vezes, tanto uma como outra e é como já disseram, de costas a fazer força com as pernas e usar o guiador como alavanca é uma boa ajuda.
Mas o peso, mesmo que no papel seja semelhante, não é igual em todas as motos, devido ao centro de gravidade e a própria ergonomia pode não ajudar. Não sei se é o caso.

Tá calado, a primeira vez que a tentei meter no descanso central, foi um filme mas daqueles de terror! [:D] Em vez de a levantar, ela arrastava-se! Depois apanhei-lhe o jeito, e a coisa foi.

Quando tive o acidente há um ano, também tive algum receio de a levantar, mas depois até a levantei bem (A adrenalina também ajudou). A minha não pesa 240kg mas pesa 190. Se conseguires travar a roda da frente enquanto a levantas também ajuda, para que não escorregue.

Na minha se fizer isso, não a levanto. A roda da frente está sempre em contacto com o chão.

No meu caso coloco-me em peso em cima da alavanca do descanso e puxo para trás no guiador, para dar impulso.

Na minha se fizer isso, não a levanto. A roda da frente está sempre em contacto com o chão.

No meu caso coloco-me em peso em cima da alavanca do descanso e puxo para trás no guiador, para dar impulso.

Eu estava a dizer para travar a roda mas caso ela caia e ela fique de lado. Levanta-la mas de lado. Para a meter no descanso central faço como tu, também.

Eu estava a dizer para travar a roda mas caso ela caia e ela fique de lado. Levanta-la mas de lado. Para a meter no descanso central faço como tu, também.

Por acaso o descanso central da classic está muito bem afinado. Só coloco o meu peso em cima do braço do descanso. Não preciso de fazer mais nada.

Peso é um pouco mais que o Altar. 89 Kg.

vou tentar aprender, é mesmo difícil até colocar no descanso central

sendo eu magro e de estatura média, e sendo um velho de 54 anos

graças a Deus há sempre uma alma boa pronta a ajudar, e levantaram-me a mota

e a ergonomia dos botões nestas motas Honda com DCT...não lembra ao diabo, a buzina é bem elevada, tenho que esticar o polegar e nem sempre acerto

Compreendo-te. Também tenho a Integra.

A p0 rra do botão da buzina, numa emergência, carrego sempre noutro qualquer que não a buzina. Já por diversas vezes tive de me desembrulhar do assunto em vez de apitar....ou seja tive de me "defender" da situação em vez de apitar. Pois carreguei no botão que estava à frente do polegar e aquilo acendeu o pisca ou o caneco......

Para buzinar tens de fazer 2 movimentos com o polegar: para cima e para dentro. Nas motas que tive antes era só carregar. Não é de facto a posiçaõ natural a do botão.

Aquele botão da buzina está ali muito mal.....s a c a n as dos japas não conseguem fazer uma coisa completamente bem feita, irra.

Quanto a levantar a mota, eu não sou tão baixo e já tive de levantar a minha do chão. Numa altura dessas um gajo lembra-se lá dos videos da internet ou do r a io, um tipo quer é ver quantos plásticos se partiram e se não tem sangue em lado nenhum... .....

Mas deixa o resto, tens uma mota muita boa !

Nunca tive motas muito grandes, mas como faço é isso, ensinaram-me a meter o peso todo em cima da alavanca do descanso central e dar um empurranzito/puxanço/impulso com a pega do pendura, as minhas têm tido esta pega do pendura...que me parece ajudar bastante

Isso do descanso central, o mais importante é garantir antes de fazer qualquer tipo de esforço que a mota está perfeitamente prpendicular ao chão, ou seja, as duas perninhas estão a tocar no chão quando se empurra o descanso para baixo. Depois é que vem a força, e cada mota é um caso particular, eu acho mais fácil colcocar a K16 no descanso central do que a AT e deve pesar mais 100 kilos...

Felizmente não tenho tido que levantar nenhuma mota na estrada (já a cabra vai meia dúzia de vezes ao chão cada vez que sai, mas essa pesa 100 kilos). O último acidente foi um fiat 500 que me acertou numa mala a sair de um estacionamento. Fez um riscitos na mala, quase nada, mas nem sequer fui ao chão. Já o imbecil nem a porta conseguia abrir. [:D]

Isso do descanso central, o mais importante é garantir antes de fazer qualquer tipo de esforço que a mota está perfeitamente prpendicular ao chão, ou seja, as duas perninhas estão a tocar no chão
...

eu sei bem disso, não sou novato

mas é bem diferente levantar com alguém que pese menos de 70 kg, com 1.76 de altura

e qual jeito ?! um gajo tem que pesar mais de 80kg, fico ali às vezes empoleirado a tentar colocar no descanso central

estou a ver que tenho que comer mais bitoques

Last edited:
Boas pessoal

Como andam esses valores de seguros de mota?

Ando a ver para a 125 e anda tudo entre 110/120€ e apenas a N seguros nos 90's€

Mas para isso continua na Liberty, por aí têm conseguido mais barato?

Boas pessoal

Como andam esses valores de seguros de mota?

Ando a ver para a 125 e anda tudo entre 110/120€ e apenas a N seguros nos 90's€

Mas para isso continua na Liberty, por aí têm conseguido mais barato?

Eu como maçarico encartado em Outubro 2022, só me davam preços exorbitantes. Acabei por fazer através da Vitorino Seguros que me arranjou seguro na UNA por 77€ pra a RE Classic 350.

A UNA não está muito bem cotada no mercado mas até agora não posso avaliar porque felizmente não precisei.

partilhar aqui um tema,
la foi a bmw f800gs para a sua primeira revisão
qual não é o espanto, quando o stand diz que faz a revisão mas não a pode ligar ao "sistema" para reset e afins pois a F800 e a F900 perderam a homologação
ou seja, se a ligassem ao "sistema", iria bloquear a Centralina automaticamente para impedir a sua utilização
disseram para ir andando com a mota e esperar se entretanto há solução, e rezar que alguma operação stop que apanhe, não saiba do tema pois a mota pode ficar apreendida!!
dizem que é algo relacionado com os pneus/rodas, mas não deram grandes detalhes
alguém com conhecimento deste tema?

partilhar aqui um tema,
qual não é o espanto, quando o stand diz que faz a revisão mas não a pode ligar ao "sistema" para reset e afins pois a F800 e a F900 perderam a homologação
ou seja, se a ligassem ao "sistema", iria bloquear a Centralina automaticamente para impedir a sua utilização
disseram para ir andando com a mota e esperar se entretanto há solução, e rezar que alguma operação stop que apanhe, não saiba do tema pois a mota pode ficar apreendida!!

what?????? Devem estar a brincar contigo. Só pode.

tentaram tratar tudo/falar do tema o mais afastado possível dos restantes clientes
la fizeram a revisão e veio mota com o aviso da revisão na mesma
isto foi uma completa novidade, daí estar a partilhar e até mesmo para perceber se realmente alguém sabe algo mais sobre o tema
ou se será algum "esquema" do stand? não faço ideia

partilhar aqui um tema,

Já ouvi histórias de concessionários oficiais não fazerem atualizações porque não têm o aparelho para o modelo correspondente...
Nesse caso, tendo em conta que são modelos muito recentes no mercado, pode dar-se o caso de ser algo do género, mas seria surpreendente e muito mau isto acontecer num concessionário oficial BMW, suponho...

Sobre a questão das rodas, não percebi nada do que possa estar relacionado, mas para ser apreendida só se estiver relacionada com homologação de medidas de pneus :confused:
Ou então...essa mota está averbada com 35kw e foi deslimitada? Sim ou não?

De qualquer forma, eu já ficaria desconfiado desse concessionário e tentaria mudar.

o que disseram foi:
"a casa mãe, na Alemanha, perdeu a homologação para estes modelos, está relacionado com as rodas"

mais detalhes também não deram
mas o que deram a entender, é que o veiculo agora não tem homologação para circular em via publica

quanto ao aparelho, o que eles disseram:
"não podemos ligar à máquina, senão a centralina fica bloqueada devido ao [problema/recall] destes modelos"

por isso acredito que tenham o aparelho
não é a versão limitada

o que disseram foi:
"a casa mãe, na Alemanha, perdeu a homologação para estes modelos, está relacionado com as rodas"

mais detalhes também não deram
mas o que deram a entender, é que o veiculo agora não tem homologação para circular em via publica

quanto ao aparelho, o que eles disseram:
"não podemos ligar à máquina, senão a centralina fica bloqueada devido ao [problema/recall] destes modelos"

por isso acredito que tenham o aparelho
não é a versão limitada

Que raio...[:D][:D][:D]
Isso é tão ridículo que custa a acreditar.

Falas em "problema/recall", isso é uma situação que pode acontecer em qualquer marca/modelo, sobretudo primeiras unidades.

Agora isso estar relacionado com perda de homologação é que já é mais estranho, pois das duas uma (ou as duas), na BMW são completamente amadores e lançam modelos que perdem a homologação passado uns meses (lançada em 2023), e agem de má fé ao continuarem a vender um produto não homologado. O que mais estranho é, como conseguiram matricular se não está homologada?
Já aconteceu isso com um trator novo na família, a matrícula atrasou cerca de 1 mês devido a atraso homologação do modelo, visto que era uma nova versão com outro motor.

Tenta investigar o assunto, se efetivamente essas motos têm algum problema nas rodas que fez bloquear a circulação delas, eu ficaria muuuito preocupado, nunca vi nada assim.
​​​​​​E mais grave ainda a atitude do concessionário.

Vai dando detalhes sobre o caso.

Back