Tópico dos carros eléctricos

Achas mesmo? A BMW tem 4 variantes, gasolina, gasóleo, elétrico e híbrido. Só uma das variantes é que concorre contra a Tesla.

Daqui a uns anos as marcas tradicionais só vão vender elétricos e quando isso acontecer, mesmo que a Tesla duplique o seu reportório e as vendas mesmo assim vai descer posições na tabela. Para teres noção, vai ficar mais ou menos onde está se tivermos em conta o número de vendas total sem isolar apenas as vendas de elétricos

A Bmw tem mais modelos elétricos do que a Tesla, tem modelos mais recentes e é uma marca europeia. Isto não é nada de incrível, foi apenas um mês, em 2024 a Tesla está à frente da Bmw. A festa que os haters da Tesla estão a fazer com algo tão normal demonstra como a Tesla é tão importante para eles.

Não só a BMW tem bastantes mais modelos elétricos como tem carros mais pequenos, como o ix1 e ix2, se a Tesla um dia lançar um model 2 mais pequeno depois falamos de números na Europa, não se esqueçam que isto não é a América, onde é normal andar com pickups de mais de 5 metros.

A minha mulher contribuiu para essa estatística. Não tencionava trocar o outro carro por um elétrico tão cedo, mas o mercado dos usados importados está ao rubro, provavelmente estão a acabar leasings e rentings de 3 e 4 anos e esse pessoal lá fora não está a ficar com os carros, vêm carregamentos de camiões para cá, quem precisar é aproveitar a ocasião.

Last edited:
Não só a BMW tem bastantes mais modelos elétricos como tem carros mais pequenos, como o ix1 e ix2, se a Tesla um dia lançar um model 2 mais pequeno depois falamos de números na Europa, não se esqueçam que isto não é a América, onde é normal andar com pickups de mais de 5 metros.

A minha mulher contribuiu para essa estatística. Não tencionava trocar o outro carro por um elétrico tão cedo, mas o mercado dos usados importados está ao rubro, provavelmente estão a acabar leasings e rentings de 3 e 4 anos e esse pessoal lá fora não está a ficar com os carros, vêm carregamentos de camiões para cá, quem precisar é aproveitar a ocasião.
Quando (e se) a Tesla lançar o model 2 já as outras marcas lançaram outros modelos que roubam vendas à Tesla. Olhem o EX30 por exemplo? O Renault 5 que acredito que vá ser um sucesso, o C3 que pelo preço também vai vender muito.

O que estou a dizer é, a Tesla vende muito porque durante anos era a única marca a fazer elétricos de jeito mas isso está a mudar. A BMW não é propriamente barata e quando as marcas que mais vendem (VW, Peugeot, Renault etc) Apresentarem a nova geração de elétricos a preço do povo vão voltar a ser as marcas mais vendidas.

Só o tempo dirá, mas eu acredito que com o surgimento de alternativas a Tesla vai andar ali pelo 5-7 lugar das marcas de elétricos mais vendidas.

Não sou hater da Tesla mas lembrem-se de 2 coisas, há muita gente que odeia a marca e a Tesla não é para todos (estética, interior etc)

em EV os chineses neste momento são os mais avançados.. só a tesla está perto

os europeus estão todos obsoletos no que toca a baterias. todos eles

É verdade. Se bem que hoje em dia, o capital não tem pátria... Os "chineses" é um termo bastante abrangente e não faltam investidores europeus e americanos na China.

O problema na Europa não me parece ser de Know how. Quer em termos de papers e patentes nesse sector os Europeus não ficam atrás de ninguém.

Temos outro problema, diria eu, mais político e ao qual não sabemos dar resposta que: é o que fazer à vasta cadeia de fornecimento dos motores ICE? O que fazer à fábricas, aos trabalhadores e activos diversos.

Os híbridos estão ser levados ao colo porque dão temporariamente resposta a este problema mas o futuro, em países mais, "civilizados" aparenta ser EV.

Eu penso que actualmente, e isto para quem tem preocupações ambientais genuínas, os EV ainda não são propriamente produtos completamente limpos. Também emitem indirectamente na produção e desmantelamento e enquanto o mix energético de rede não for totalmente renovável, vão continuar a emitir C02.
A questão da reciclagem de baterias e seus efeito nefasto para o meio ambiente também é história mal contada.

Mas voltando à questão do sector empresarial, acho que os grandes grupos auto tradicionais europeus não vão todos resistir ao custo enorme de desmantelamento de fábricas tradicionais e reconversão de trabalhadores que as marcas novas 100% EV não têm. É preciso um reset de dívida, e um aumento significativo de taxas de importação nos chineses.

Mas isso é, ao mesmo tempo, a negação do liberalismo económico. Vamos proteger os investimentos do passado e trabalhadores ou liberalizamos tudo?

Porque é que ainda não há marcas europeias relevantes 100% EV completamente nova sem lastro de activos ICE e trabalhadores? Por falta de capital e engenharia não é de certeza.

Last edited:
Não comparem bmw com tesla pf.

Só se opta por um tesla de um determinado segmento em vez de um bmw pelo facto de ser mais barato, assim como sempre foi com outras marcas baratas vs premiums.

Não sou hater da Tesla mas lembrem-se de 2 coisas, há muita gente que odeia a marca e a Tesla não é para todos (estética, interior etc)

Ninguém odeia tesla. Esse tipo de afirmações são um mecanismo comum que as pessoas de raciocínio limitado utilizam quando não conseguem compreender o motivo de escolhas diferentes das suas.

Só se opta por um tesla de um determinado segmento em vez de um bmw pelo facto de ser mais barato, assim como sempre foi com outras marcas baratas vs premiums.

Na... a BMW sempre foi tecnicamente superior aos concorrentes mas neste caso é a Tesla a marca superior. Do ponto de vista tecnológico, performance e de eficiência não há sequer comparação. Para mais tem baterias LFP. Entre o IX1 e um Model Y o Tesla é muito melhor, além de mais barato.

A vantagem da BMW é a qualidade de construção e imagem de marca. E como é mais curto pode nalguns casos ter essa grande vantagem. Mas em relação aos produtos em si, nada a ver, Model Y todos os dias da semana.

Na... a BMW sempre foi tecnicamente superior aos concorrentes mas neste caso é a Tesla a marca superior. Do ponto de vista tecnológico, performance e de eficiência não há sequer comparação. Para mais tem baterias LFP. Entre o IX1 e um Model Y o Tesla é muito melhor, além de mais barato.

A vantagem da BMW é a qualidade de construção e imagem de marca. E como é mais curto pode nalguns casos ter essa grande vantagem. Mas em relação aos produtos em si, nada a ver, Model Y todos os dias da semana.

Certo. É pena ser um ovo [:D]

O "não ter nada a ver" é que é discutível. Se o user escolheu o Ix1, é certamente porque acha que é um produto globalmente melhor no referencial dele.
Eu também escolheria o iX1 porque não acho que os argumentos a favor do Tesla se sobreponham assim tanto ao prazer de ter um carro mais bonito (até viril), mais agradável nos interiores e até mais confortável.

É pena a Tesla estar a falhar todos os dias na parte estética tão pobrezinha e deinspirada, então o volante lembra-me um nissan dos anos 90
TopGear%20-%20Tesla%20Model%20Y%20-%20001.jpg

TopGear%20-%20Tesla%20Model%20Y%20-%20013.jpg
P90496599_highRes_bmw-ix1-xdrive30-m-s.jpg

Last edited:
É verdade. Se bem que hoje em dia, o capital não tem pátria... Os "chineses" é um termo bastante abrangente e não faltam investidores europeus e americanos na China.

O problema na Europa não me parece ser de Know how. Quer em termos de papers e patentes nesse sector os Europeus não ficam atrás de ninguém.

Temos outro problema, diria eu, mais político e ao qual não sabemos dar resposta que: é o que fazer à vasta cadeia de fornecimento dos motores ICE? O que fazer à fábricas, aos trabalhadores e activos diversos.

Os híbridos estão ser levados ao colo porque dão temporariamente resposta a este problema mas o futuro, em países mais, "civilizados" aparenta ser EV.

Eu penso que actualmente, e isto para quem tem preocupações ambientais genuínas, os EV ainda não são propriamente produtos completamente limpos. Também emitem indirectamente na produção e desmantelamento e enquanto o mix energético de rede não for totalmente renovável, vão continuar a emitir C02.
A questão da reciclagem de baterias e seus efeito nefasto para o meio ambiente também é história mal contada.

Epá, quem tem preocupações ambientais "genuínas" sabe perfeitamente que mesmo não sendo produtos completamente limpos são mais limpos ao longo do seu ciclo de vida do que qualquer carro a combustão mesmo em países com taxas elevadíssimas de produção de electricidade a partir de combustíveis fósseis. Essa informação que tentas passar já enjoa. Já tive que andar a discutir com imensas pessoas que papagueiam esse ponto e até tenho o relatório ambiental do iX3 no meu telemóvel para calar o pessoal quando vêm com essa parvoíce.

O mix energético não tem que ser totalmente renovável para emitirem MUITO MENOS que os de combustão. E meu caro, tu vives em Portugal que este ano já anda a roçar os 80% de electricidade produzida de fontes renováveis e que importa electricidade de um país com produção livre de carbono próximo do mesmo patamar! Na UE no primeiro semestre deste ano 74% da electricidade vinha de renováveis mais nuclear.

A questão da reciclagem de baterias é muito menos nociva para o ambiente do que os derrames de petróleo como o Exxon Valdez ou o derrame da BP do Deepwater Horizon. São comentários como o teu que fazem o favorzinho de ajudar os maiores criminosos ambientais da nossa história!

Epá, quem tem preocupações ambientais "genuínas" sabe perfeitamente que mesmo não sendo produtos completamente limpos são mais limpos ao longo do seu ciclo de vida do que qualquer carro a combustão mesmo em países com taxas elevadíssimas de produção de electricidade a partir de combustíveis fósseis. Essa informação que tentas passar já enjoa. Já tive que andar a discutir com imensas pessoas que papagueiam esse ponto e até tenho o relatório ambiental do iX3 no meu telemóvel para calar o pessoal quando vêm com essa parvoíce.

O mix energético não tem que ser totalmente renovável para emitirem MUITO MENOS que os de combustão. E meu caro, tu vives em Portugal que este ano já anda a roçar os 80% de electricidade produzida de fontes renováveis e que importa electricidade de um país com produção livre de carbono próximo do mesmo patamar! Na UE no primeiro semestre deste ano 74% da electricidade vinha de renováveis mais nuclear.

A questão da reciclagem de baterias é muito menos nociva para o ambiente do que os derrames de petróleo como o Exxon Valdez ou o derrame da BP do Deepwater Horizon. São comentários como o teu que fazem o favorzinho de ajudar os maiores criminosos ambientais da nossa história!

Acho que me estás a confundir com outro user.
Eu neguei nada disso... Penso que se tende muito para extremismo neste fórum.

O que eu quis dizer é que a justificação para "urgência climática" do eléctrico pela questão ambiental para justificar o "sacrifício" não é, digamos assim, totalmente justificada - ainda. Mas sim, um EV, emite menos. Eu não disse o contrario.

Eu tenho um EV há alguns anos e tb um PHEV.

Eu não percebo qual o "sacrifício" a que te referes. Eu não encontro um "sacrifício" a ter um EV. Como veículos são superiores a carros de combustão.
E quanto a urgência climática, basta usares a calculadora que te permite ver quanto CO2 foi emitido desde a tua data de nascimento até aos dias de hoje da Sky News. Durante o meu tempo de vida (nascido em 1983) foram emitidos mais de 50% do CO2 alguma vez produzido. E as emissões de CO2 continuam a aumentar.
A adopção de EVs já devia estar muito mais adiantada do que o que está. A produção de electricidade a partir de fontes livres de carbono também já devia ser muito mais elevada em várias regiões do Mundo.

Last edited:
Certo. É pena ser um ovo [:D]

O "não ter nada a ver" é que é discutível. Se o user escolheu o Ix1, é certamente porque acha que é um produto globalmente melhor no referencial dele.
Eu também escolheria o iX1 porque não acho que os argumentos a favor do Tesla se sobreponham assim tanto ao prazer de ter um carro mais bonito (até viril), mais agradável nos interiores e até mais confortável.

É pena a Tesla estar a falhar todos os dias na parte estética tão pobrezinha e deinspirada, então o volante lembra-me um nissan dos anos 90
TopGear%20-%20Tesla%20Model%20Y%20-%20001.jpg

TopGear%20-%20Tesla%20Model%20Y%20-%20013.jpg
P90496599_highRes_bmw-ix1-xdrive30-m-s.jpg

Eu não usaria o argumento da estética para sobrepor a BMW à Tesla, podem ser muito bons em muita coisa e sei que o conceito de bonito é relativo, mas f**ass, que coisa mais feia

Eu não percebo qual o "sacrifício" a que te referes. Eu não encontro um "sacrifício" a ter um EV. .

Actualmente, é o tempo de carregamento, disponibilidade de postos e constrangimentos de tempo daí resultantes.

Ter um EV exige espírito de sacrifício e adaptação. Sei porque tenho um.

​​​​​Como disse mais atrás: pode ser perfeito em urbano/suburbano como wallbox em casa.por exemplo Para quem não tem ou quem faça muitas viagens e longas continua a exigir muito espírito.

​​​​​Com a generalização do carregamento rápido e multiplicação de postos públicos de carregamento acredito que tudo venha a melhorar mas actualmente existem constrangimentos que podemos aceitar, ou não.
​​​

Entre o IX1 e um Model Y o Tesla é muito melhor, além de mais barato.

Mas em relação aos produtos em si, nada a ver, Model Y todos os dias da semana.

" the Tesla’s ride quality is shocking; cart springs and concrete damping – right up there with a shopping trolley on corrugated iron, and the sound enters the cabin with a gusto that would impress even the Kodo drummers"

" build quality is sufficiently suspect that the interior creaks and groans its way down the road like a galleon in a gale"

"The finishes are largely unappealing, most notably the wheel itself, which looks and feels horrible, the whole feels and looks decidedly un-premium."

"The seating is merely acceptable, with not much to offer by way of either long-term comfort or support."

"it shows just how low down the list of priorities the driver is; an unimportant part of any journey. I’d rather be having a coffee while waiting for either the BMW or Mercedes to recharge than travel a further 45 miles in the Tesla.’"

"Third place
Tesla Model Y

Powertrain pick of the bunch, and clever packaging. But build quality, ride quality and interior finish are woeful.​"

https://www.carmagazine.co.uk/car-reviews/comparison/2023/tesla-model-y-vs-bmw-ix1-vs-mercedes-eqb/

Pode haver muitos casos desses, até porque neste preciso momento um i4 (em versões comparáveis) é consideravelmente mais caro que o Model 3 equivalente.

No entanto acho esta linha de pensamento muito básica.

Primeiro, mesmo se tivessem preços semelhantes, um Tesla continua a ter várias vantagens inegáveis*. Segundo, se eu ou teu crescemos a ambicionar ter um BMW ou (melhor) um Porsche muita gente hoje cresce a ambicionar ter um Tesla. Para uma fatia cada vez mais considerável de pessoas um Tesla é um bem aspiracional.

Sim, pode ter vários detalhes inferiores ao BMW equivalente (obrigado, é muito mais barato, e mesmo assim já entraste um Model 3 ou Y recente? olha que estão num bom plano e a diferença não é assim tão grande como se calhar em 2018/19), mas ao não ser uma marca premium tens montes de equipamento incluído.

Se a diferença para um i4 já é grande se meteres o BMW com os extras que o Tesla já tem nem quero imaginar...

Depois o i4 é uma adaptação e pesa mais 500kg que o Model 3. Mesmo quem é fã da BMW não pode achar isto normal, isto não é um típico BMW e com este peso não pode ser realmente ágil e acutilante. É, isso sim, uma "banheira confortável", mas para isso sempre tivemos a Mercedes ou a Volvo.

*acho que não é preciso enumerar certo? e quando se fala de 100% elétricos estas questões têm muita importância, até mais que a qualidade do material X ou Y

Pode haver muitos casos desses, até porque neste preciso momento um i4 (em versões comparáveis) é consideravelmente mais caro que o Model 3 equivalente.

Primeiro, mesmo se tivessem preços semelhantes, um Tesla continua a ter várias vantagens inegáveis*. Segundo, se eu ou teu crescemos a ambicionar ter um BMW ou (melhor) um Porsche muita gente hoje cresce a ambicionar ter um Tesla. Para uma fatia cada vez mais considerável de pessoas um Tesla é um bem aspiracional.

Sim, pode ter vários detalhes inferiores ao BMW equivalente (obrigado, é muito mais barato, e mesmo assim já entraste um Model 3 ou Y recente? olha que estão num bom plano e a diferença não é assim tão grande como se calhar em 2018/19), mas ao não ser uma marca premium tens montes de equipamento incluído.

Se a diferença para um i4 já é grande se meteres o BMW com os extras que o Tesla já tem nem quero imaginar...

Depois o i4 é uma adaptação e pesa mais 500kg que o Model 3. Mesmo quem é fã da BMW não pode achar isto normal, isto não é um típico BMW e com este peso não pode ser realmente ágil e acutilante. É, isso sim, uma "banheira confortável", mas para isso sempre tivemos a Mercedes ou a Volvo.

*acho que não é preciso enumerar certo? e quando se fala de 100% elétricos estas questões têm muita importância, até mais que a qualidade do material X ou Y

Não concordo e mantenho o que disse, mas respeito, obviamente, a opinião.

A primeira vez que andei num 3 (performance de 2021), conforme a velocidade subia gradualmente, fui com a mão ao botão do vidro porque pensei que não estivesse completamente fechado tal era a quantidade de barulho de vento que ouvia. Volante já estava a desfazer-se e havia algo solto na porta do condutor, que ao fechar fazia parecer que estava algo solto no compartimento inferior.

Last edited:

A diferença de peso não me parece que tenha a ver com o facto do i4 partilhar a plataforma com o série 4. Tem uma bateria maior, tem suspensão pneumática entre outras coisas que acrescentam peso. Em sentido inverso o TM3 tem um design minimalista que lhe reduz peso.

Eu acho que a plataforma influencia mais no espaço (ausência de frunk e o túnel nos lugares traseiros) do que o peso.

Mesmo a nível de eficiência, não é tão bom como a Tesla mas não deixa de ser impressionante para o carro que é

11ba9be4b1e0444deee72d56af20a76c.jpg

Não concordo e mantenho o que disse, mas respeito, obviamente, a opinião.

A primeira vez que andei num 3 (performance de 2021), conforme a velocidade subia gradualmente, fui com a mão ao botão do vidro porque pensei que não estivesse completamente fechado tal era a quantidade de barulho de vento que ouvia. Volante já estava a desfazer-se e havia algo solto na porta do condutor, que ao fechar fazia parecer que estava algo solto no compartimento inferior.

Mas achas que TODA a gente que compra um TM3 face a um i4 o faz apenas pelo fator preço? Aceito que essas pessoas existam, mas logo para começar muita gente que compra Tesla antes tinha carros mais baratos como Méganes e afins. Ou para outros é o primeiro carro... Nem toda a gente que compra um Tesla considera sequer o i4 ou até concorrentes.

Mas olha que também há gente que tinha (ou tem) BMWs e compra Teslas, mesmo sabendo bem os pontos mais fracos.

Nunca andei a velocidades elevadas num TM3, mas não duvido do que dizes. Foi das maiores melhorias no FL que saiu o ano passado a insonorização, tem vidros duplos agora. E o conforto também foi muito melhorado.

Essa unidade devia ser das últimas pré "pseudo FL". Algures em 2021 houve uma espécie de FL que melhorou muito as questões que referes, daí dizer o que digo. No entanto essa unidade parece-me estar particularmente mal. Até já se vê por aí TM3 com 200k km e não vejo nenhum com o volante assim. Podes dizer-me que foi trocada a "pele", no entanto vai aos sites do costume e não vejo nenhum a desfazer-se. Ou vai ao Youtube ver vídeos de Teslas usados e o mesmo. Até acho que face à qualidade em novo e face à críticas na altura estes carros até estão a aguentar mais do que eu apostaria há 5 anos.

sso de algo solto não faço ideia se é ou não comum, mas em 2021 supostamente as falhas mais gritantes já estavam resolvidas. Ali em 2018 (quando ainda nem se vendia na Europa) sim, havia carros com a pintura numa desgraça e excessos de tinta onde não se vê de fora, paineis estupidamente desalinhados e com folgas enormes entre eles etc.

Também respeito a tua opinião [;)]

Aliás as criticas que fazes com conhecimento de causa não tenho como as negar porque não tenha razões para duvidar do que dizes.

Só discordo na premissa que quem compra Tesla apenas o faz porque é mais barato que alguma concorrência. Aliás por essa lógica eu posso afirmar o mesmo do TM3 base vs o Mégane visto este último ser mais caro que o Tesla.

Mas ao menos o teu discurso ainda assim é aceitável por comparação com gente por aqui que afirma à boca cheia que só compra Tesla quem não tenho dinheiro para BMW. Que para mim é um discurso à novo rico idiota que acha que todos são iguais a eles e que só quem quer mostrar é que tem dinheiro quando na realidade é mais comum o contrário.

Até porque por essa lógica eu posso dizer que quem tem BMW é porque não tem dinheiro para Porsche, quem tem Porsche é porque não tem dinheiro para Lambo, e que quem tem Lambo é porque não tem dinheiro para um Bugatti.

Back