Tópico dos carros eléctricos

Quando (e se) a Tesla lançar o model 2 já as outras marcas lançaram outros modelos que roubam vendas à Tesla. Olhem o EX30 por exemplo? O Renault 5 que acredito que vá ser um sucesso, o C3 que pelo preço também vai vender muito.

O que estou a dizer é, a Tesla vende muito porque durante anos era a única marca a fazer elétricos de jeito mas isso está a mudar. A BMW não é propriamente barata e quando as marcas que mais vendem (VW, Peugeot, Renault etc) Apresentarem a nova geração de elétricos a preço do povo vão voltar a ser as marcas mais vendidas.

Só o tempo dirá, mas eu acredito que com o surgimento de alternativas a Tesla vai andar ali pelo 5-7 lugar das marcas de elétricos mais vendidas.

Não sou hater da Tesla mas lembrem-se de 2 coisas, há muita gente que odeia a marca e a Tesla não é para todos (estética, interior etc)

As alternativas teriam que ser melhores do que a Tesla e até agora ninguém se aproxima sequer da Tesla, quanto mais serem melhores. A Tesla só perde a liderança se for muito incompetente no futuro. O que não acredito que venha a acontecer. Os construtores tradicionais europeus não se comparam à Tesla, ficam atrás em praticamente tudo. Os chineses sim podem ser uma ameaça mas de qualquer forma acho que será como a Apple, vai sempre existir a Telsa e as outras.

Os carros da Tesla racionalmente são excelentes, a qualidade do produto e tudo o que oferece pelo preço só os chineses conseguem igualar mas aos chineses falta imagem de marca que a Tesla tem.

O único problema da Tesla é o facto de ter tantos haters, é algo que se explica com inveja e ignorância, a mente humana é uma coisa complexa. Quem odeia a Tesla nunca sequer teve um, é um ódio irracional. Mas também há muitos haters da Apple e isso não impede a Apple de ser a maior marca de telemóveis do Mundo. A Tesla é a Apple dos automóveis.

A diferença de peso não me parece que tenha a ver com o facto do i4 partilhar a plataforma com o série 4. Tem uma bateria maior, tem suspensão pneumática entre outras coisas que acrescentam peso. Em sentido inverso o TM3 tem um design minimalista que lhe reduz peso.

Eu acho que a plataforma influencia mais no espaço (ausência de frunk e o túnel nos lugares traseiros) do que o peso.

Mesmo a nível de eficiência, não é tão bom como a Tesla mas não deixa de ser impressionante para o carro que é

11ba9be4b1e0444deee72d56af20a76c.jpg

Excelentes consumos!
apr:)

A diferença de peso não me parece que tenha a ver com o facto do i4 partilhar a plataforma com o série 4. Tem uma bateria maior, tem suspensão pneumática entre outras coisas que acrescentam peso. Em sentido inverso o TM3 tem um design minimalista que lhe reduz peso.

Eu acho que a plataforma influencia mais no espaço (ausência de frunk e o túnel nos lugares traseiros) do que o peso.

Mesmo a nível de eficiência, não é tão bom como a Tesla mas não deixa de ser impressionante para o carro que é

Tens um i4?

Do que li na altura do i4 e40 até era bastante eficiente, nomeadamente tendo em conta o peso extra face ao Model 3.

No entanto olha que os 500kg de diferença são sobretudo pela diferença nos projetos. O i4 é uma adaptação visto ter sido projetado como "ICE first", ou vá, foi pensado para ambas as coisas, mas um ICE precisa de tanta coisa especifica que fica difícil não ser pensado mais para ICE do que para EV.

Já o TM3 foi pensado apenas e só aquilo que é. O carro foi desenhado à volta do pack de baterias que fazem parte da estrutura do carro inclusive (e não o contrário como num e-Golf, num i4 etc.). Podem criticar à vontade a qualidade de n acabamentos, no entanto em termos de packaging de EVs a Tesla não brinca. E atenção, a BMW se quiser também sabe fazer um EV com um excelente packaging. Chama-se i3, mas é horrível e acabou por ser um flop de vendas...

As baterias são quase iguais, 82 vs 84kWh. Esses 2kWh são migalhas nesses 500kg. Não tenho conhecimento suficiente para dar um valor de incremento típico de peso de suspensão convencional de molas vs pneumática, mas certamente está muito longe dos 300kg sequer.

E outra coisa curiosa, será que o i4 precisava dessa suspensão se pesasse o mesmo que o TM3? Duvido... Até porque que eu saiba o 4GC não tem suspensão pneumática, por alguma razão será.

BTW: Essa média representa uma condução super pacata e em ambiente suburbano, em AE que é onde as coisas mais ficam tramadas as diferenças aumentam entre um i4 e o TM3.

Last edited:

//uploads.tapatalk-cdn.com/202...56af20a76c.jpg
Parecem bem os consumos desse e40.
Para dar outro ponto de referência:

Tenho feito ~15kw em média com cruise control a 120kms/h na AE num 3 RWD dos novos.
Nota: pelo CB, fazendo reset ao entrar na AE, acaba a dar uns 116kms/h de média, com temperaturas exteriores de 30-32 graus e AC. teste feito numa combinação de vários percursos em dias diferentes, superiores a 1h, com carro quase vazio.
Acho que no pior percurso fez 15,7.

Irei ver quanto pioram os consumos no inverno.

Last edited:
Tens um i4?

Do que li na altura do i4 e40 até era bastante eficiente, nomeadamente tendo em conta o peso extra face ao Model 3.

No entanto olha que os 500kg de diferença são sobretudo pela diferença nos projetos. O i4 é uma adaptação visto ter sido projetado como "ICE first", ou vá, foi pensado para ambas as coisas, mas um ICE precisa de tanta coisa especifica que fica difícil não ser pensado mais para ICE do que para EV.

Já o TM3 foi pensado apenas e só aquilo que é. O carro foi desenhado à volta do pack de baterias que fazem parte da estrutura do carro inclusive (e não o contrário como num e-Golf, num i4 etc.). Podem criticar à vontade a qualidade de n acabamentos, no entanto em termos de packaging de EVs a Tesla não brinca. E atenção, a BMW se quiser também sabe fazer um EV com um excelente packaging. Chama-se i3, mas é horrível e acabou por ser um flop de vendas...

As baterias são quase iguais, 82 vs 84kWh. Esses 2kWh são migalhas nesses 500kg. Não tenho conhecimento suficiente para dar um valor de incremento típico de peso de suspensão convencional de molas vs pneumática, mas certamente está muito longe dos 300kg sequer.

E outra coisa curiosa, será que o i4 precisava dessa suspensão se pesasse o mesmo que o TM3? Duvido... Até porque que eu saiba o 4GC não tem suspensão pneumática, por alguma razão será.

BTW: Essa média representa uma condução super pacata e em ambiente suburbano, em AE que é onde as coisas mais ficam tramadas as diferenças aumentam entre um i4 e o TM3.

Sim, um e40.

A bateria do TM3 não é de 60kWh?

A minha condução é pacata porque tem de ser, moro a 30km do trabalho, só há estrada nacional e tenho de me limitar à velocidade do trânsito, ainda agora a ir para casa vinha a 60 numa estrada de 90 porque alguém lá ao fundo da fila ia a ver a paisagem. No entanto, conheço várias pessoas que fazem o mesmo trajeto e os consumos deles não são muito mais baixos e falo de carros mais leves e menos potentes.

Edit: uma vez fiz Leiria-Aveiro sempre pela A17 com cruise control a 140, deu um consumo médio de 18 ou 19, não me lembro bem, sei que fiz as contas e dava para 350km de autonomia.

Last edited:
Sim, um e40.

A minha condução é pacata porque tem de ser, moro a 30km do trabalho, só há estrada nacional e tenho de me limitar à velocidade do trânsito, ainda agora a ir para casa vinha a 60 numa estrada de 90 porque alguém lá ao fundo da fila ia a ver a paisagem. No entanto, conheço várias pessoas que fazem o mesmo trajeto e os consumos deles não são muito mais baixos e falo de carros mais leves e menos potentes.

Edit: uma vez fiz Leiria-Aveiro sempre pela A17 com cruise control a 140, deu um consumo médio de 18 ou 19, não me lembro bem, sei que fiz as contas e dava para 350km de autonomia.

Com bom tempo (~25°) bate certo com os dados da arenaEV, eles falam em 366km de autonomia e média de ~22 a 140, não anda longe. É a mesma média dum model 3 LFP dos antigos, o novo deve ser ligeiramente melhor. Muito bom, sem dúvida, quem diria que não ter um SUV mono ajudava na eficiência [:D]

Parecem bem os consumos desse e40.
Para dar outro ponto de referência:

Tenho feito ~15kw em média com cruise control a 120kms/h na AE num 3 RWD dos novos.
Nota: pelo CB, fazendo reset ao entrar na AE, acaba a dar uns 116kms/h de média, com temperaturas exteriores de 30-32 graus e AC. teste feito numa combinação de vários percursos em dias diferentes, superiores a 1h, com carro quase vazio.
Acho que no pior percurso fez 15,7.

Irei ver quanto pioram os consumos no inverno.

Isso é excelente! Pensei que nenhum EV fizesse menos de 17/18 a 120, até mais para os 18/19.

E tudo bem que quente é melhor que frio para os EVs, mas a30 graus precisas de AC forte. Sim eu sei, o AC tem um consumo mínimo face a um carro a combustão.

Não é média a 140, é com a entrada e saída das AE ou seja pequenos percursos que baixam a média do consumo real a essa velocidade. Se o i4 fez 18 ou 19, o Tesla fazia 16 / 17... Limpinho como água.

Sim, um e40.

O e40 é o pior modelo por comparações porque é RWD com bateria grande, algo que não existe na Tesla (bem, chegou a existir o TM3 LR RWD durante um breve período entre 2018 e inícios de 2019, mas são super raros na Europa).

Seja como for, comparando laranjas com laranjas, pelos vistos agora com o FL o Model 3 engordou. O i4 e35 RWD pesa só mais 200 e poucos kg que o TM3 RWD (e o BMW até tem uma bateria "maior"), embora nos modelos de topo o i4 M50 pese quase mais 400kg que o TM3 Performance.

Mas quando o i4 foi lançado com o e40 e o M50 e comparando com os Model 3 equivalentes eram os tais 500kg de diferença nos modelos de topo, portanto ainda não estou totalmente maluco e na altura lembro-me do valor "500kg" ou "meia tonelada" me marcarem.

19 ou até menos a 140? Estás a falar a sério? Eu acho que isso é melhor que os primeiros Model 3. Mas agora que dizes isso na altura havia reviews a referir que realente era bastante eficiente sim. Aliás eu gosto muito do e40, foi pena ter desaparecido. É como o combo LR RWD na Tesla que permite as máxima autonomias. Pode-se perder performance mas a autonomia vai ser sempre muito importante no EV.

Não é média a 140, é com a entrada e saída das AE ou seja pequenos percursos que baixam a média do consumo real a essa velocidade. Se o i4 fez 18 ou 19, o Tesla fazia 16 / 17... Limpinho como água.
A média foi mesmo 140 sem tirar nem pôr. Meti o carro a esse velocidade, fiz reset ao CB e andei sempre a essa velocidade.

Não tenho dúvida que o Tesla faz menos nas mesmas condições

As alternativas teriam que ser melhores do que a Tesla e até agora ninguém se aproxima sequer da Tesla, quanto mais serem melhores. A Tesla só perde a liderança se for muito incompetente no futuro. O que não acredito que venha a acontecer. Os construtores tradicionais europeus não se comparam à Tesla, ficam atrás em praticamente tudo. Os chineses sim podem ser uma ameaça mas de qualquer forma acho que será como a Apple, vai sempre existir a Telsa e as outras.

Os carros da Tesla racionalmente são excelentes, a qualidade do produto e tudo o que oferece pelo preço só os chineses conseguem igualar mas aos chineses falta imagem de marca que a Tesla tem.

O único problema da Tesla é o facto de ter tantos haters, é algo que se explica com inveja e ignorância, a mente humana é uma coisa complexa. Quem odeia a Tesla nunca sequer teve um, é um ódio irracional. Mas também há muitos haters da Apple e isso não impede a Apple de ser a maior marca de telemóveis do Mundo. A Tesla é a Apple dos automóveis.

Já existem muitas marcas que fazem melhor com a Tesla. No geral, não vendem na Europa e têm tarifas pesadas impostas nos seus produtos. Mas tens duas marcas que fazem produtos melhores e que vendem na Europa. Comprava um KIA EV6 ou um Ioniq 5 todos os dias em vez de um Tesla Model Y.
A Tesla tem vantagem

E não é por não se gostar da Tesla que se tem um "ódio irracional" pela marca. Existem muitas razões bem fundadas para não se gostar dos Tesla e comentários como o teu a classificar pessoas com várias razões como tendo um "ódio irracional" só demonstram é que tu é que és cego. Personagens como tu que desrespeitam e desvalorizam a opinião dos outros apenas contribuem mais para alienar os outros da marca.

• Like
Reactions: DMA
A média foi mesmo 140 sem tirar nem pôr. Meti o carro a esse velocidade, fiz reset ao CB e andei sempre a essa velocidade.

Então tenta e mete cá foto com o tempo de viagem... Não é por mal mas a 130 qualquer carro faz em torno dos 20, a 140 faz um bom bocado mais e de Leiria para Aveiro vais a subir ainda costuma ser mais difícil fazer boas médias... Não me leves a mal mas acho impossível.
​​​​​​

O i4 é um grande carro. A BMW está numa ótima posição para se consolidar como a marca de EVs premium de excelência se não cometer burrices como querer subscrições por bancos aquecidos ou outras burrices do género.
Quando chegar a nova geração do iX3 então acho que arrumam com qualquer ilusão de que os Tesla são produtos premium: não são. São carros generalistas de segmento D.

Pena que o alucinado da cetamina tenha congelado o lançamento do Model 2 e pareça que agora está a rebentar a marca para alimentar os seus delírios na Internet. Se lançassem modelos de segmento C interessantes teriam tudo para competir com a BYD. Neste momento os chineses estão a comer-lhes o mercado porque também adotaram uma estratégia de verticalização dos seus produtos e estão apostados em crescer em larga escala.

• Like
Reactions: DMA
O e40 é o pior modelo por comparações porque é RWD com bateria grande, algo que não existe na Tesla (bem, chegou a existir o TM3 LR RWD durante um breve período entre 2018 e inícios de 2019, mas são super raros na Europa).

Seja como for, comparando laranjas com laranjas, pelos vistos agora com o FL o Model 3 engordou. O i4 e35 RWD pesa só mais 200 e poucos kg que o TM3 RWD (e o BMW até tem uma bateria "maior"), embora nos modelos de topo o i4 M50 pese quase mais 400kg que o TM3 Performance.

Mas quando o i4 foi lançado com o e40 e o M50 e comparando com os Model 3 equivalentes eram os tais 500kg de diferença nos modelos de topo, portanto ainda não estou totalmente maluco e na altura lembro-me do valor "500kg" ou "meia tonelada" me marcarem.

19 ou até menos a 140? Estás a falar a sério? Eu acho que isso é melhor que os primeiros Model 3. Mas agora que dizes isso na altura havia reviews a referir que realente era bastante eficiente sim. Aliás eu gosto muito do e40, foi pena ter desaparecido. É como o combo LR RWD na Tesla que permite as máxima autonomias. Pode-se perder performance mas a autonomia vai ser sempre muito importante no EV.
Eu estou a fazer confusão com os consumos, lembro-me dos 350km de autonomia e é uma questão de fazer as contas inversas até chegar ao consumo.

Fui procurar o registo dessa viagem e deu um consumo médio de 20kwh/100km, isso engloba a viagem total incluindo estradas nacionais e urbano, por isso tive de ter um consumo superior a isso.

Então tenta e mete cá foto com o tempo de viagem... Não é por mal mas a 130 qualquer carro faz em torno dos 20, a 140 faz um bom bocado mais e de Leiria para Aveiro vais a subir ainda costuma ser mais difícil fazer boas médias... Não me leves a mal mas acho impossível.
​​​​​​
Isso não tenho, mas como disse anteriormente, na viagem total tive um consumo de 20kwh/100km por isso fiz confusão quando falei nos 18/19.

d6a036a76daa1f8e272198e69f3d1f5f.jpg

Isso sim, agora se me disseres que a bateria maior que o Tesla torna os quilómetros a percorrer com a carga banal do dia a dia em casa, até mais que um model 3 SR consegue... Ah sim tudo bem. E quem carregue do sol ou mesmo a 0.13€/kW torna o uso do BMW excelente... Claro. Mais qualidade de materiais interiores, concordo com isso tudo.
Agora se meteres cargas em continentes e lidls a 50kwh ao barulho para de vez em quando fazer umas viagens económicas e tal, uso dos super carregadores sempre que possível, ... É inegável que o Tesla ainda tem argumentos de utilização fortes. Então para uso profissional, ui... O Uber carrega 60kwh no Lidl e faz praticamente os mm km que o BMW que carrega 80kwh (mais espera, mais caro,...)

Eu estou a fazer confusão com os consumos, lembro-me dos 350km de autonomia e é uma questão de fazer as contas inversas até chegar ao consumo.

Fui procurar o registo dessa viagem e deu um consumo médio de 20 kWh/100km, isso engloba a viagem total incluindo estradas nacionais e urbano, por isso tive de ter um consumo superior a isso.

Se o carro for novo e assumires uns 80kWh net temos que 350km totais dá quase 23 kWh/100km. O que para consumo em AE (a velocidades de AE e não a 120 ou até menos) é bastante bom apesar de tudo.

No típico 10-80% de carregamentos rápidos e segundo este site em baixo demora ~27m em carregadores rápidos como os Ionity/VV Eletric em PT. Não é nada mau e é semelhante ao Tesla equivalente nos SuCs, sim mesmo os V3 que vão até 250kW. Os Teslas nos SuCs têm ali um pico mas depois morrem. Aliás, ironicamente, no TM3 se fizeres algo como 40-80% até é capaz de ser um pouco mais rápido neste momento na rede Ionity que nos SuCs.

O problema é que neste momento a rede de fast chargers em PT parece-me deficitária. PT começou como um país forte e inovar nesta área com a Mobi.e, mas rapidamente fomos por aí abaixo (ironicamente também por causa da máfia da Mobi.e) e neste momento estamos muito longe de FR ou DE que lideram. França então é incrível, a rede de SuCs (que já abriu a não Teslas por lá btw) e a rede Ionity estão excelentes.

E mesmo em preço a Ionity em França neste momento pagando 7,99/mês (pode-se pagar só nos meses em que se usar mais) o kWh fica a 33cent, o que para carregamentos rápidos até 350 kW (ou seja, neste momento consegues o máximo de qualquer EV, mesmo o último Taycan que vai até 320 kW por exemplo) é excelente.

Ao mesmo tempo os SuCs em FR para Teslas estão a cerca de 44cent. Ok, não implica mensalidade, mas o preço é apenas para Teslas.

Last edited:
Back