Topico do Mercadona

Para quem diz que os produtos Mercadona são bons... ontem provei umas batatas fritas de pacote, marca "Hacendado", daquelas mais simples, e posso afirmar sem margem para dúvida que foram de longe as piores que alguma vez provei! [8b]

Sal puro sem sabor a mais nada! :sh)

Eu acho o produto branco do mercadona ao nível dos do PD. Nem melhores, nem piores. Diria que uns 80% são bons.

Os produtos do Continente estavam um degrau abaixo, mas têm vindo a melhorar, tirando os da insignia "e" que são francamente maus.

Os produtos brancos do Intermarché,, os "per si" maioria são maus.

No Lidl há produtos muito bons e outros bastante maus. É preciso conhecer.

Para quem diz que os produtos Mercadona são bons... ontem provei umas batatas fritas de pacote, marca "Hacendado", daquelas mais simples, e posso afirmar sem margem para dúvida que foram de longe as piores que alguma vez provei! [8b]

Sal puro sem sabor a mais nada! :sh)

Sim, as batatas fritas deles são muito más (para o meu gosto), e no meu caso o problema nem é o sal, mas sim a gordura e sabor estranho. A maioria é made in PT, de um forncedor qualquer relativamente pequeno. Acho que é por isso que em Espanha eles têm as Ruffles / lays como opção.

Para mim as melhores são as Lay's Mediterrâneas com Azeite e as Lay's Batata Frita Lisa Original 0% Sal

As Lay's Goumet também vêm bem carregadas de sal, são boas para servir nos bares e cafés para os clientes beberem mais...

De lá acho que só provei estas. Lá dentro estão dois pacotes mais pequenos. Cumpriu.
f0dab09e5c20c5fb5aaf421c4b0adb3d.jpg

Isto é curioso, porque se há algo em que eu acho o Mercadona muito fraco, é nas frutas e vegetais. Os gajos têm mangas que parecem calhaus, invariavelmente verdes e sem sabor nenhum. Ananás quase sempre péssimo e ácido, isto só como alguns exemplos básicos.

O que é curioso é que se vais a um Mercadona em Espanha, a coisa muda de figura. Trabalham com produtos de uma gama mais alta, ou no caso das frutas e verduras, de tipos diferentes. Parece que eles olham para o mercado português como um mercado muito pobre, sem capacidade de comprar produtos um pouco mais caros, e optam por não mandar para cá nada de uma gama superior. Esse exemplo das frutas é bem ilustrativo: Enquanto em Espanha eles optam pelo produto de qualidade superior, por um preço mais alto, em PT vendem o mais barato possível.

Eu moro num sítio em que há Mercadona, Aldi, Continente, Pingo Doce, LIDL e Intermarche num raio de menos de 1Km. Costumo ir ao Mercadona várias vezes, mas nunca consigo fazer uma compra completa, e tenho sempre de ir a um dos outros comprar fruta decente :sh)
Tenho exactamente a mesma ideia. Fruta e legumes oferta muito limitada mais cara e de qualidade duvidosa.. nesse aspecto mil vezes o lidl.

Enviado do meu SM-A127F através do Tapatalk

Discussoes sobre peixarias e talhos de supermercado? Epa se quero qualidade vou aos talhos e peixarias de confiança da minha zona.

Fruta e legumes? Bem escolhidos no mercado local e esta o assunto tratado.

Pao de supermercado? Uma bela porcaria, regra geral. Do mais caro e pior qualidade que ja vi? Seguramente o continente.

Discussões sobre a qualidade de produtos embalados? Porcaria, regra geral. As minhas compras de supermercado limitam se a produtos nao alimentares. E acho que como bem melhor desde que decidi faze lo.

...
...

A maior parte das frutas e legumes vem dos grandes importadores que compram às estufas de Espanha e Marrocos e que depois por intermédio de distribuidores abastecem os mercados locais, seja os de bancada nos mercados municipais ou nos mini-mercados de bairro.

Mas sim ainda vão havendo alguns locais que autorizam que pelo menos 1x por semana os produtores locais se juntem num espaço para vender directamente da horta ao público.

Achamos nós que é da "horta deles" ...

Simplesmente entra num Mercadona e vê com os teus olhos a variedade de produtos que eles têm comparado com o Lidl.

Produtos de uso diário, entra na secção de perfumaria/higiene e compara.

São dois mundos de diferença. É factual.

Em relação à qualidade, cada um terá a sua opinião mas pela minha experiência considero que o Mercadona tem melhor relação qualidade/preço do que o Lidl.
Pronto. Uns apostam mais na perfumaria e presunto e outros mais naquela seccao de ferramentas e roupa.

Sao artigos que nao me lembro de comprar no supermercado tirando sabonetes e produtos para as maquinas de lavar mas digo te que as giletes mais fracas que algum dia ja comprei foram no mercadona. Que porcaria.

Reuni recente com uma cadeia grande português de hipermercados, e em conversa falou-se o Mercadona tem um formato que inveja todos os hiper de Portugal. É uma empresa familiar, não está cotada em bolsa e tem a maior margem de lucro de mercado.

Enviado do meu 2109119DG através do Tapatalk

Reuni recente com uma cadeia grande português de hipermercados, e em conversa falou-se o Mercadona tem um formato que inveja todos os hiper de Portugal. É uma empresa familiar, não está cotada em bolsa e tem a maior margem de lucro de mercado.

claro ... só tem marcas proprias ! nao pode competir com Continente/pingodoce

Pelo menos, em Portugal, quem gere os supermercados é uma empresa unipessoal, com capital social de 180 M€.

Pronto. Uns apostam mais na perfumaria e presunto e outros mais naquela seccao de ferramentas e roupa.

Sao artigos que nao me lembro de comprar no supermercado tirando sabonetes e produtos para as maquinas de lavar mas digo te que as giletes mais fracas que algum dia ja comprei foram no mercadona. Que porcaria.

Eles têm várias gamas de lâminas comprei as lâminas de gama alta deles e são excelentes por 1,5€.

O Mercadona vende marcas que não são sua propriedade. [:p]

marcas próprias, não significa que as marcas sejam sua propriedade
mas diria que >80% é fabrico próprio/marca exclusiva/própria

não vende nestlé, mimosa, skip, etc, etc ... por isso, as margens devem ser bem melhores (ainda por cima negoceia compra para PT+ES)

marcas próprias, não significa que as marcas sejam sua propriedade
mas diria que >80% é fabrico próprio/marca exclusiva/própria

não vende nestlé, mimosa, skip, etc, etc ... por isso, as margens devem ser bem melhores (ainda por cima negoceia compra para PT+ES)

Ainda esta semana vi lá leite Mimosa. Mas sim, a grande maioria dos artigos, talvez à exceção da zona das bebidas, são de marcas próprias.

As poucas "marcas verdadeiras" que o Mercadona vende são quase exclusivamente os produtos que eles não tenham de marcas próprias. Exemplo: manteiga sem sal. Vendem a da Mimosa, mas depois não vendem a Mimosa com sal porque aí faria concorrência ao produto deles.

É uma excelente estratégia, que o LIDL já fazia mas parece-me que o Mercadona leva isto ainda mais a sério. Os tipos não brincam.

Pessoalmente gosto de "90%" dos produtos das marcas deles. Deve ser a "marca branca" mais consensual. A seguir vem o LIDL como talvez uns ~80% de produtos que aprecio.

Depois não gastam € à toa em pubs de TV que só os velhos papam, nota-se que conseguem gerar buzz de outras formas através das redes e a gastarem certamente uma pequena fração que os outros players gastam. Até há quem fale em "produtos virais" do Mercadona em notícias e vídeos no YT, algo que nunca se viu com outros supers.

Concordo e confirmo com o feedback das batatas fritas deles, são muito salgadas. Isso e há uns tempos comprei lá uns cereais daqueles estilo Fitness da Nestlé e eram mauzinhos, mas fora estas (poucas) exceções é tudo bastante bom e não acho que seja caro no geral, nomeadamente na relação qualidade/preço. Pelo menos os produtos mais essenciais e que tenho presente referências de outros supers é ela por ela. Por exemplo água, ovos, manteiga. massas. arroz etc. Podem ter alguns produtos um pouco mais caro que os concorrentes de marcas brancas de outros supers mas com superior qualidade e até há alguns produtos com preços muito bons, nomeadamente os do corredor da higiene pessoal.

Agora para o cliente que vive e respira promoções não serve porque os tipos não usam essa estratégia. Os Pingos e Continentes da vida andam certamente a perder muito negócio para os Mercadonas nas zonas onde temos estes últimos e sinceramente noto pouca estratégia de tentar inverter isso por parte dos players portugueses. Nota-se que estão mal habituadas a décadas de "fazerem o que querem". A JM tem renovado alguns PDs com aposta em padaria com mais oferta e compra a dedo (como o LIDL faz há séculos) e com a parte da "cantina", mas acho curto. E grupo SONAE então não sei o que quer da vida já que estão estagnados à espera que tudo continue como está na esperança que o CC, parcerias GALP etc. resolvam tudo...

Os produtos do Continente estavam um degrau abaixo, mas têm vindo a melhorar, tirando os da insignia "e" que são francamente maus.
Se não estou em erro a marca "é" já não existe ou está reduzida a meia dúzia de produtos.

A menos que vás a uma feira ou mercado típico a ainda consigas comprar a pequenos produtores, que é cada vez mais difícil, porque de resto comprar no minimercado ou no continente vem tudo dos mercados abastecedores, de grandes produtores que também fornecem as cadeias de distribuição.

Last edited:
O Mercadona vende marcas que não são sua propriedade. [:p]

Lá está, a malta a falar do que não sabe, como se fosse um entendido em GD. [:p]

"marca própria" é propriedade da insignia sim, DeCeIi. Em muitos casos é um produto pensado e desenvolvido em parceria com um fornecedor a partir de um lider de mercado por exemplo, e foi assim que nasceram os "produtos brancos" do Jumbo, do Continente, ou do Pingo Doce, do Carrefour, ou de qualquer outra cadeia

Mais tarde evoluíu-se para a "marca propria", onde uma equipa da Direcção de Qualidade em conjunto com a Estratégia e o Marketing da Insignia, estabelecia o caderno de encargos, (pricing/qualidade/embalagem e mercahandising) entregava-o a um fornecedor ou mais fornecedores e estes fabricam-no sob controlo da insignia.

É neste modelo de negócio que se encontra o Mercadona, e o Aldi ou o Lidl, mas estes menos que o primeiro

Last edited:
As poucas "marcas verdadeiras" que o Mercadona vende são quase exclusivamente os produtos que eles não tenham de marcas próprias. Exemplo: manteiga sem sal. Vendem a da Mimosa, mas depois não vendem a Mimosa com sal porque aí faria concorrência ao produto deles.

É uma excelente estratégia, que o LIDL já fazia mas parece-me que o Mercadona leva isto ainda mais a sério. Os tipos não brincam.
Diria que essa é a principal estratégia deles, a limitação da escolha. Está provado que as pessoas têm uma certa preguiça quando há demasiada variedade e acabam por não comprar. Ali sem muitas escolha e perante um produto que até nem estava na lista, mas olham para o preço e até é bom, e como não há mais nenhum ao lado com mais qualidade e de melhor marca que se possa comparar, leva à compra e à sensação de ter comprado a um bom preço.

Back