O que é uma boa poupança?

Ainda bem que perguntei!!

A quantia que pensava colocar é precisamente 10k, mas para 18eur... lol... nem pensar.

Vou abater em CH (encerro um reforço de CH que tenho...) e poupo mais que isso.

Obrigado

Já estamos no último mês do ano e em jeito de balanço, 2024 foi positivo em termos de retorno das poupanças aplicadas em produtos de capital garantido.
Com taxas entre os 3,65% e os 6,126% não foi nada mau.
Agora em 2025 é sempre a decair, algo que até já começou, dado que os CA's série B tiveram acima dos 4,3% e já vão pouco a cima dos 3,5% e cada mês que passar a taxa vai diminuir mais.
Os série C que tinha, terminam este mês.

E por este andar os CA's série D, E e F também podem vir a levar corte na taxa...a Euribor a 3 meses já só está 0,4% acima dos 2,5%.

O ActivoBank tem agora o Depósito de Natal. 3.00% a 30 dias.

E também cobram desde Novembro comissão mensal sobre acções mesmo quando não negocias acções.

3,69€ mensal a juntar à comissão de custódia dos títulos trimestral já estão a ficar gananciosos.

Existe algum banco ou corretora portuguesa com comissões mais baixas que utilizem?

Só não queria usar a Degiro sobre acções portuguesas porque cobram 35% dos dividendos.

Obrigado pela ajuda.

As acções estão numa conta única e não segregadas por cliente.

É por isso que eles, Degiro retém 35%, porque estão sediados na Holanda.

Alguns clientes pedem os 7% de volta e alguns, maioria ou não, conseguem a devolução, mas não sempre. Deve depender do operador que responde à reclamação.

Mas, porque a Degiro está sediada na Holanda, a empresa portuguesa deve reter a taxa liberatória por ser entidade estrangeira não identificada (35%) e depois devia ocorrer o acerto com a entrega do IRS anual em Portugal e só pagar 28%? devido ao acordo de dupla tributação.

Só que, já há vários anos que leio comentários de pessoas que pagam mais % sobre os dividendos no IRS, mesmo após já terem pago os 35%.

E nessa questão acho que não existe volta a dar com as finanças e prefiro evitar essas confusões.

O meu ano de 2024 foi bastante produtivo também: consegui poupar como nunca e paguei o meu CH há uns dias.

Curiosamente a maior poupança que já iniciou e que se vai prolongar por 2025 e da qual não estava à espera foi nas telecomunicações: 17€/mês!!

Bem dita concorrência [:D]

O meu ano de 2024 foi bastante produtivo também: consegui poupar como nunca e paguei o meu CH há uns dias.

Curiosamente a maior poupança que já iniciou e que se vai prolongar por 2025 e da qual não estava à espera foi nas telecomunicações: 17€/mês!!

Bem dita concorrência [:D]

Por acaso também estou nessa mudança...no meu caso foram 20€/mês de diferença com muito mais serviços associados. Incrível mesmo o que faz estar em final de fidelização.

Pretendo iniciar-me nos ETF's e pretendo adquir SXR8 (S&P500). Trabalho com o Activo Bank e estava a ponderar comprar via Activo. Recomendam? Ou é melhor uma corretora online tipo Trade Republic?

Segundo o Jornal Eco, o IGCP pensa disponibilizar em 20225 +- 1500 M EUR em Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. A notícia não esclarece como será calculada a % de juros a receber.

Não tenho esperança que seja nada espectacular, mas de qualquer forma é algo a seguir. Pode ser que interesse a alguns colegas.

Segundo o Jornal Eco, o IGCP pensa disponibilizar em 20225 +- 1500 M EUR em Obrigações do Tesouro de Rendimento Variável. A notícia não esclarece como será calculada a % de juros a receber.

Não tenho esperança que seja nada espectacular, mas de qualquer forma é algo a seguir. Pode ser que interesse a alguns colegas.

Algumas das anteriores pagavam Euribor 6m + 1%, com mínimo 1%.

https://www.bancobpi.pt/particulares/poupar-investir/emissao-otrv-julho-2025

Voltar
Superior