Passo só para dizer que eu também tinha esta ideia... depois dos cancros 1.9dci nos Lagunas, Renault era de fugir.
Até que comecei a andar várias vezes de boleia com um administrador de uma pequena empresa que tinha um Laguna 2.0dci de 150 ou 175cv (acho que era 150cv) com o controle de chassis 4C, penso que de 2009, o carro sempre foi dele, e o carro com ~386.000km estava NOVO!!
Tinha dado 0 problemas de motor, andava muito bem e, sinceramente, dentro do carro não se percebia nada se o carro era novo ou velho, tudo estava impecável!!!
Portanto, de 2008 para cá, acho que eles fizeram alguns carros bons (Renault)
Mas eu também era dos que não acreditava!!!!
EDIT: andei várias vezes entre 2018 e 2019, portanto o carro já tinha uns bons anos. O meu colega de trabalho - sobrinho do dono - chegou a guiar o carro sozinho comigo e conduzia sempre à louco, pois ele dizia que o 4C era impressionante como ajudava o carro a agarrar-se à estrada, e ele andava sempre depressa para "ensaiar" o carro. NOTA: os carros deste rapaz são um BMW318tds (90cv??) e um Skyline GTR ~650cv. O carro diário é o 318tds. Pode ter outro qualquer que queira, mas diz mesmo que não quer! "para quê? Este está bom ainda!"