Mercedes CLA concept EV?

Nas primeira foto do interior gosto bastante do aspecto (não sei se propositado) retro, com a iluminação bronze das saídas de ar e as superfícies em tons quentes. De resto, versões com ecrãs a todo o comprimento do tablier é só das coisas mais estúpidas das gerações modernas de automóveis, sejam eles de que marca for. É que não vejo sequer qual o intuito, principalmente para pessoas, como eu, que não consegue sequer mexer no telemóvel quando vou como passageiro pois fico logo enjoado [:D]

Exteriormente, meh :sh)
Engraçado que o concept fez-me torcer um pouco o nariz, e o resultado final conseguiu fazer-me considerar que preferia que tivesse ficado mais parecido, pelo menos tinha mais personalidade.

Por acaso está fixe, não tem como não se gostar, é um model 3 da Mercedes, conseguiram lançar finalmente uma cópia perfeita, aerodinâmica levada ao limite, baterias com capacidade idêntica as do model 3 com a de 58 em Lfp, tudo feito com ecrãs, teto em vidro igual, para mim está muito muito idêntico… só prova que a Europa está 6 anos atrasada, um modelo de 2019 está a chegar finalmente à Europa, e deve chegar por 50 e tal mil euros, tal como o model 3 da altura.

Por acaso está fixe, não tem como não se gostar, é um model 3 da Mercedes, conseguiram lançar finalmente uma cópia perfeita, aerodinâmica levada ao limite, baterias com capacidade idêntica as do model 3 com a de 58 em Lfp, tudo feito com ecrãs, teto em vidro igual, para mim está muito muito idêntico… só prova que a Europa está 6 anos atrasada, um modelo de 2019 está a chegar finalmente à Europa, e deve chegar por 50 e tal mil euros, tal como o model 3 da altura.

O Model 3 da Mercedes, ou seja do mesmo segmento, só chegará no proximo ano, o "C" eletrico ainda está em desenvolvimento/testes.
https://forum.motorguia.net/forum/m...asse-c-eq-2026-finalmente-o-classe-c-eletrico

Na mesma semana que eu a pplware faz o artigo fraco que os ecrãs nos carros vão acabar, sai este! [:)][:D] que palhaços!

Não vi esse artigo mas os ecrãs nos carros vão reduzir, sim. Pode não ser uma medida tão drástica e rápida mas diria que em cerca 2/3 anos irá haver uma menor proliferação de ecrãs nos interiores dos carros e um reaparecimento em média quantidade de botões.

É mais comprido que a minha S205.[:D]

Anyway esse tablier deve dar uma dor de cabeça enorme.

É inacreditável a porcaria que fizeram.

Pelo que vi no vídeo este cla tem 4,7m… já é uma grande besta em tamanho, e equipara-se também na medida ao model 3. Pode ter menos espaço interior, mas a medida está lá.

Ao ver as medidas e mala / frunk realmente está próximo ao model 3.
Tenho curiosidade em saber como vai ser o espaço interior.
E autonomia em AE dos de 85kwh.

se tiver espaço interior e o preço estiver alinhado pelos Eqa/b atuais parece me interessante e no top2 para próximo eletrodoméstico. Isto para fugir a carros de ~5m.

Ao ver as medidas e mala / frunk realmente está próximo ao model 3.
Tenho curiosidade em saber como vai ser o espaço interior.
E autonomia em AE dos de 85kwh.

se tiver espaço interior e o preço estiver alinhado pelos Eqa/b atuais parece me interessante e no top2 para próximo eletrodoméstico. Isto para fugir a carros de ~5m.

Sim, parece uma óptima opção para fazer uma condução despreocupada a velocidades acima dos 130.

Pelo que vi no vídeo este cla tem 4,7m… já é uma grande besta em tamanho, e equipara-se também na medida ao model 3. Pode ter menos espaço interior, mas a medida está lá.

Sim, de facto é grande e por esse prisma pode haver canibalização com o futuro C EQ.

Acho que este carro tem muitos elementos a apelar ao cliente oriental, principalmente as luzinhas em todo o lado e os dois ecrãs.

Gosto do exterior, desde que desprovido das tais luzinhas. Já o interior concordo que ficou pouco fluido.

Por fora acho que ficou muito melhor que os EVs existentes da Mercedes. Tem personalidade, gosto dos faróis dianteiros, da grelha, tem um perfil desportivo e que me deixa curioso em experimentar. Mas aquele interior mete medo ao susto. Então não foi um executivo da Mercedes que disse que ecrãs não são luxo ainda nem há um mês??
E depois lançam um interior destes?

Enfim. Pena pois este modelo com arquitetura 800V está mais avançado do que o que existe no mercado. Pena que os interiores da Mercedes estejam com tão fraca qualidade.
Nesse aspecto acho que a BMW está a seguir um caminho mais interessante.

Epá, aquela grelha central é feita de LEDs. Imaginem dar um toque no carro da frente e ter que subsituir aquilo.
A Mercedes tem que cortar no azeite . O interior estraga o que é um modelo que técnicamente é excelente e essa grelha LED não sei se será o melhor no quotidiano. :sh)

Last edited:
Aguardava, com expectativa, o lançamento do CLA EV. Acima de tudo por ser o pontapé de saída de uma nova plataforma, do novo MB OS, baterias, etc. Um modelo feito de raiz, com tudo novo, que pelo seu formato, dimensões e "estilo", um claro concorrente do Tesla Model 3.

Confesso que me senti desiludido tanto a nível estético, como no que concerne ao conceito do interior. O carro, acima de tudo, vale pela eficiência, autonomia, performance qb no modelo de entrada e... pouco mais.

Pontos a favor:
- Plataforma de 800v, carregamento de 350kw;
- Coeficiente aerodinâmico de 0.21 e consumos muito reduzidos, em torno dos 12;
- Autonomia até 792km WLTP (provavelmente uns 600km reais), o que o vai colocar na liderança do mercado a este nível.
- Potencialidades do novo MB OS, ainda a comprovar se traz consigo mais valias na vida real.
- Frunk com 101l.
- Os bancos frontais parecem ser mais interessantes que as "backets" usadas na gama "A" da Mercedes, que pessoalmente nunca apreciei.

Pontos negativos:
- Apresentação como equipamento de série do tejadilho panorâmico fixo, sem cortina: A Tesla durante quase 1 década tem sido veemente criticada por esta solução. A Mercedes apresenta-a agora como algo "inovador" e de um esforço entre Engenheiros e Designers para permitir manter a altura do carro reduzida (inferior a 1,50m) e não prejudicar o espaço interior em altura. Referem que a existência de cortina retira espaço e que o vidro possui tratamento especial para não aquecer demasiado o habitáculo (onde já ouvimos esta conversa..?!). Será agora também o CLA alvo de "exclusão" e "haters", pela sua solução?

- Bagageira com modestos 405l e abertura limitada. Pelos vídeos, claramente inferior ao Model 3, tanto no acesso como na volumetria.

- Espaço nos lugares traseiros elogiado pela imprensa especializada mas não estão a referir o péssimo ângulo com que se fica nas pernas (demasiado dobradas). Esta situação foi muito criticada no Model 3, a Tesla corrigiu um pouco e apesar de não estar perfeito, já se encontra "aceitável" mesmo para viagens mais longas. Neste CLA, claramente, o angulo com que se fica não é aceitável seja para que viagens forem. Diria que mais do que 100km é tortura. Já vi videos com apresentadores baixos e altos e o problema está sempre presente.

Diga-se que o novo Toyota CH-R + (EV) sofre do mesmo mal. Apesar de estar melhor que este CLA, também é pior que o Model 3 e em comparação com o Model Y (para comparar com outro SUV), nem se fala. Aparentemente, nestas marcas mais tradicionais há problemas que deixam de ser comentados.

- A estética não se pode dizer que esteja má, mas concordo com algumas reviews que indicam que a ligação luminosa entre os faróis frontais não está em harmonia com a grelha existente. A faixa de luz frontal e traseira acaba por dar um ar "cheap" ao carro, por motivos distintos. A frontal por ser desnecessária e demasiado "BYD" (não acrescenta harmonia, não acrescenta tecnologia e não acrescenta imagem de marca) e a traseira por adotar uma linguagem de estilo de leds isolados que de nobre tem pouco e não acrescenta valor ou qualquer mais valia tecnológica.
A título de exemplo, basta olhar para a solução apresentada no Audi A5 e mais recentemente no A6 para se compreender como implementar uma faixa de luz que proporcione um efeito upmarket e com funções superiores e simultaneamente que faz sentido com os restantes elementos da traseira.

- No interior, o "painel tecnológico" pode ser interessante mas não compensa a perda de botões físicos integrados de forma quase eximia e que eram uma mais valia na Mercedes até ao momento (para o AC, radio, modos de condução alguns atalhos etc.), umas saídas de ventilação centrais dignas de um segmento baixo e uma consola central que além de espaços de arrumação, nada acrescenta.

- Nas portas, somente 2 botões para abrir os vidros frontais, retirando os botões traseiros. Temos a VW a abandonar uma solução falhada e a Mercedes e Volvo a adotarem a mesma.

Ainda nas portas, perde-se os botões das memórias dos bancos elétricos, dos bancos aquecidos e ganha-se um "boneco" do banco estilizado mas que não resulta esteticamente. Felizmente voltaram a ter feedback e a não serem somente sensitivos.

- Ponto ainda negativo para os botões do volante e da consola central que, além de serem sensitivos (no caso do volante), quando se carregam é a peça toda que mexe e não de forma isolada cada botão. Era preferível serem totalmente físicos ou então com um bom sistema de vibração háptica, como acontece precisamente na Tesla. A peça toda mover-se é das sensações mais foleiras que decidiram inventar na industria automóvel.

- Os materiais, principalmente os inferiores, não me parecem estar ao nível de um carro que custará + de 50k. Mas este segmento na Mercedes, pelo menos a mim, nunca me surpreendeu, nem mesmo no lançamento do Classe A. Sempre foi mais aparência do que qualidade "real".

Seria capaz de comprar o modelo pela sua autonomia, eficiência, motor, tecnologia, fabricante, pós venda etc. Mas teria de estudar se saberia lidar com os contras todos, nomeadamente ao nível da habitabilidade e do interior tão pouco... Mercedes. Para adotar esta filosofia de "simplicidade", infelizmente acho que o Model 3 continuará a ser uma escolha superior e mais sensata.

Last edited:
olha, afinal não tá muito mau.. e com 4,7 m quem precisa de um classe C ou classe E? [:D]

o estilo "red light district" é que era dispensável

Ainda ninguém falou, mas o novo CLA (eléctrico) tem uma caixa de duas velocidades como o Taycan (a segunda é para maior eficiência em AE).

Back