Crise desde 2011, 2022,... 2099... Até quando?[AVISO Página#2709-Post#81255]

Sabes que, dei por mim a concordar com o Pedro Marques Lopes ( coisa rara ) .

Ele diz que mesmo alguém que seja constituido arguído deve prosseguir com a sua vida política e em funções. E só quando for condenado, aí sim tem logo que existir consequências.
isto do ponto de vista judicial.

Quando há casos obvios de que há falta de ética ou afins, também deve haver consequências mas é preciso 1º que se comprove isso.

Quanto aos arguidos concordo a 200%. Ser arguido hoje em dia é nada. Se eu quiser que alguém seja arguido apresento uma queixa anónima e está feito, mesmo que ridícula.

Coisa diferente é ser acusado. Aí acho que devem suspender mandato ou no limite demitir-se mesmo correndo o risco de acontecer o que aconteceu a Miguel Macedo por exemplo... Que hoje seria no mínimo ministro e no máximo PM e assim era um gajo morto politicamente por um caso onde foi absolvido.
Em todo o caso a acusação acho seria suficiente para pelo menos por precaução a pessoa não se candidatar ou ocupar o cargo.
Quanto á ética é muito subjetiva, cada caso será um caso e no limite será o eleitorado a decidir seja com Montenegro, com os despedimentos de grávidas do BE ou outro qualquer caso.

Se fossem estes os resultados provavelmente IL e AD teriam mais deputados que a esquerda toda junta. Ficava tudo na mão do Chega, que poderia ser a força bloqueadora, mas a acontecer isso depois de terem este resultado era meio caminho para ainda baixarem mais numas próximas eleições.

Não era ainda estável, mas era muito mais estável que o que existia hoje porque a esquerda perderia todo o poder que tinha até agora, estaria sempre dependente do chega para qualquer aprovação.

image.png

(...)Chegou a lançar a ideia de que todos os partidos deviam ter uma comissão de ética para evitar conflitos de interesse. Pela forma como caiu este Governo, deviam tê-lo ouvido?

Há vários episódios na política portuguesa que têm dado razão a essa proposta que eu já fiz há quase dez anos. É muito importante restabelecer a confiança dos eleitores na classe política e um dos instrumentos necessários deveria ser uma comissão de ética dentro dos partidos políticos. Os conselhos de jurisdição só avaliam outro tipo de questões, não aquelas que têm dimensão ética.

Parece-me importante que a Entidade para a Transparência tenha também competências para apurar, por exemplo, conflitos de interesse potenciais, não apenas os actuais, e para enviar a quem é nomeado ou começa a exercer um cargo público uma carta com um conjunto de condições que essa pessoa tem de adoptar, desde logo, encerrar empresas, por exemplo, ou criar um trust fund, ou a obrigatoriedade de não intervir em processos que envolvam certos interesses económicos. Os riscos devem ser identificados a priori, com base na declaração de património e do registo de interesses das pessoas.(...)

O primeiro-ministro continua a ter a mesma atitude de relutância em dar esclarecimentos. Porquê?

O primeiro-ministro tinha a ganhar se assumisse uma abordagem mais humilde de reconhecer que errou nessa abordagem. Mas parece-me que se criou um ciclo vicioso, quase uma guerra entre jornalismo e primeiro-ministro, em que o primeiro-ministro, mal, transforma tudo aquilo que são questões de escrutínio numa ofensa. E os jornalistas transformam tudo aquilo que é uma interrogação legítima numa acusação.

Luís Montenegro ainda vai a tempo de suspender a actividade da Spinumviva para se proteger desse tipo de problemas no futuro?

Já o devia ter feito.

Se Luís Montenegro ganhar as eleições limpa o seu cadastro ético?

Tem uma recuperação de capital político, mas terá de continuar a sujeitar-se ao escrutínio. Se não surgirem mais casos e, se o Ministério Público não se envolver, terá o seu capital político reposto. Se continuarem a existir outros casos e outras circunstâncias, isso estará novamente em causa.(...)

Poiares Maduro: “Montenegro transforma o escrutínio numa ofensa” - Renascença (rr.pt)

Faz muitíssimo bem, debater o quê, com um não partido, que está como Os Verdes, serve apenas para maximizar recurso ao voto, via método de Hondt.

Chiques expertises, provincianas é o que é.
😏

Tens toda a razão, não sei para que se perde tempo a debater com pessoas de BE, um Partido de 2-3% sem um fio condutor de ideias, só dizem barbaridades, montanhas de mentiras, seja a sua líder, seja o líder da bancada parlamentar, só cavalgam em mentiras sempre desfasados da realidade!

um Partido de 2-3% sem um fio condutor de ideias,

"No texto, o partido chega a defender duas soluções alternativas: permitir a inclusão do CDS nos debates “a título próprio, respeitando assim a sua «representatividade política e social»”, ou “aferir a representatividade do CDS dentro da coligação, transpondo essa representatividade para o número de debates a realizar” e, depois, “sortear, entre todos os partidos concorrentes, qual ou quais os debates em que o CDS” participaria.​"

Livre apresenta queixa à CNE e ERC contra PSD, RTP, SIC e TVI sobre debates televisivos – ECO (sapo.pt)

"Representatividade do CDS na coligação", ganda Tavares, [:D][:cool:]

Doce.
[;)]

Esse tipo nesse programa faz-me sempre lembrar a piada do urso e do caçador sudomizado pelo primeiro.

SSP hoje, Medina a semana passada. O fim de PNS está próximo

E este desmiolado do Prata Roque nem percebeu que o chefe do seu partido já abandonou aquele discurso

A sondagem da católica foi aqui amplamente ignorada face à anterior que dava grande vantagem à AD ou é impressão minha? [:D]

Populista arruaceiro, silêncio com especulações, repara que quem faz a sondagem, é quem tem maior credibilidade neste campo de estatística , a amostra é maior (4 mil pessoas...), até á data realizada, é capa de jornal de óbvia tendencia centro esquerda, pretendes inflamar o pacato tópico?, outro pormenor consegue apontar a valores com distribuição de indecisos e valor absoluto, aborrecimentos para o público pacato.

A direita continua a prevalecer junto do eleitorado jovem (18-34 anos). O partido de André Ventura regista 17% neste segmento, a coligação chefiada pelo primeiro-ministro em funções 16% e os liberais de Rui Rocha 14%.

Do título desta crónica falta a última palavra: euros! Fi-lo de propósito, porque, depois de pensar nos números, tenho de fazer uma pausa para converter em valores: duzentos e cinquenta euros!

Quando estava no seminário, havia um colega que contava uma anedota que ilustra bem os belos tempos que estamos a passar com a política portuguesa. Vou aqui descrever essa mesma anedota: um homem chegou a uma padaria e disse: ‘Queria noventa e nove carcaças’. O padeiro achou estranho e perguntou: ‘Noventa e nove? Então, porque é que não leva cem?’. Ao que o homem lhe respondeu: ‘Eh que exagero! Para que tanto pão!’.

Quando ouvi a resposta, sobre a estadia num hotel, do nosso então primeiro-ministro, Dr. Luis Montenegro, lembrei-me desta história.

Vale a pena relembrar. A jornalista, afoita que é, perguntou ao então primeiro-ministro: ‘O senhor paga trezentos euros por noite no hotel?’. Como uma criança que foi apanhada pela mãe a meter a mão no chocolate, o Dr. Luís Montenegro responde: ‘Não! São apenas duzentos e cinquenta!’. Na realidade apeteceu-me dizer: ‘Eh que exagero… para quê tanto dinheiro… são só duzentos e cinquenta euros’.

É verdade! O mesmo acrescentou que eram pagos por si mesmo. O dinheiro não veio do bolso dos contribuintes, mas do seu próprio bolso. Temos um primeiro-ministro que ganha uns cinco mil euros e paga por noite uns duzentos e cinquenta euros. O mesmo é dizer: paga por mês sete mil e quinhentos euros.

Eu tenho um problema… ou melhor, vendo bem, tenho muitos problemas… um deles é que sou muito limitado a fazer contas e por isso tenho de fazer conversões… Como já estou com quase cinquenta anos, ainda sou daqueles que pensa em euros e tem de converter em escudos ou, como se dizia no nosso tempo, em contos: cinquenta euros são dez contos….

Então comecei a converter as noites do Senhor primeiro-ministro em valores que eu possa considerar normais para aqueles que pagam os seus impostos para sustentar estas estruturas do Estado Português.

Quatro noites, do Dr. Luís Montenegro para dormir no hotel, daria para pagar o meu ordenado, incluindo as Finanças e a Segurança Social. Duas noites bem dormidas do primeiro-ministro nesse tal hotel, daria para pagar a reforma da minha mãe. Uma noite mesmo que mal dormida do Dr. Montenegro daria para pagar a reforma de muitas das minhas paroquianas e paroquianos.

É verdade, ou parece ser verdade, que o dinheiro é do Dr. Montenegro e cada um faz com o seu dinheiro o que achar melhor… é um princípio básico que deve continuar a existir depois que terminou a inquisição…

É, no entanto, também verdade, que, se o dinheiro é do Dr. Montenegro, o primeiro-ministro é nosso. O Dr. Luís Montenegro é primeiro-ministro de Portugal e nós merecemos que os nossos representantes nos representem…

Ora, para que alguém nos represente, é necessário que experimente um pouco de nós que trabalhamos um ano inteiro para ganhar pouco mais do que os sete mil e quinhentos euros que ele gastou nas noites do paraíso.

Quem tiver paciência, poderá ir, no YouTube, às escutas telefónicas do Eng. José Sócrates e ouvir a voz mesma do seu filho: ‘Pai… quando é que a casa de Paris está pronta… estou farto de viver num hotel!’.

E assim vai a política… que procura em cada dia representar aqueles que os alimentam!

Duzentos e cinquenta… (sapo.pt)

É preciso não ter vergonha

Pois é.

SSP hoje, Medina a semana passada. O fim de PNS está próximo

E este desmiolado do Prata Roque nem percebeu que o chefe do seu partido já abandonou aquele discurso

No PS já vária malta se está a preparar para a sucessão, esperando um mau resultado... Até no PSd também se notam alguns movimentos, embora muito mais ténues, para estarem ao virar da esquina.
Em todo o caso o que fica de todos os aldos é que vamos ter mais uma vez um parlamento de categoria, era mau no tempo de Costa e Rio, não melhorou muito com Montenegro e PNS e agora vai para pior parece-me. Sendo que sendo aind apior que os poucos com alguma notoriedade vão saindo para o governo e ficam os restos.

As sondagens da Católica são normalmente as mais fiáveis e aquelas em que a margem de erro é históricamente mais baixa, mas ainda assim é bom não esquecer que há entre 15 e 20% dce flying voters que não respondeu.

Portanto nada de foguetes srs. Topolino e Alface [:p]

AD, PS e Chega caem na Sondagem das Sondagens

Com a atualização desta sondagem e da outra sondagem divulgada esta semana, da Universidade Católica para RTP, Antena 1 e Público, os três partidos com mais intenções de voto caem na Sondagem das Sondagens, em relação ao que vinham registado em estudos de opinião anteriores.

A coligação de PSD e CDS tem agora 31,4% no agregador da Renascença, caindo quatro décimas em relação ao que registava na semana passada. Já o PS tem 27,5% e cai cinco décimas numa semana, mantendo-se fora da margem de erro da AD. O Chega regista 15,6% das intenções de voto, descendo uma décima.

A subir continua a Iniciativa Liberal, que tem agora 7,4% das intenções de voto, mais 0,2 pontos do que tinha há uma semana.

No pelotão seguinte, o Livre mantém-se com 4,2%, o Bloco de Esquerda sobe para os 3,2% e a CDU desce para os 2,7%. O PAN sobe ligeiramente, mas continua com menos de um ponto de intenções de voto (0,9%).

[artigo atualizado às 10h38 com a Sondagem das Sondagens]

​Nova sondagem dá vitória à AD e ainda há 21% de indecisos - Renascença (rr.pt)

Voltar
Superior