Tópico dos carros eléctricos

Esses scenic descontados tem várias explicações

- muitos dos carros disponíveis são os que eles têm parados nos stands há prai um ano, como carros de exposição. Quem é que que quer comprar isso sem desconto?
- o Scenic está incrivelmente caro no mercado português. Há uns tempos estive a ver e era quase 10mil euros mais caro em Portugal do que em Espanha (!).
- o scenic foi renovado e a oferta comercial em França é muito diferente. A Renault Portugal tem de se livrar do stock existente de alguma maneira.
- o scenic não vende quase nada (acho que nunca vi nenhum na estrada que não fosse viatura do stand).

Contexto - estive para comprar um.

Agora estes preços da gama Renault acaba por ser um contrassenso, em que temos o modelo maior e da gama acima, muito mais barato do que o mais pequeno (Megane). Deve ser mesmo porque um está a sair bem e o outro não.

Mas olhando para o stock tens modelos do Megane despidos e na versão de 130cv mais caros que os Scénic.

No ano passado ainda ia havendo uns Megane de stock com preços razoáveis, agora nem vê-los. 😔

Fazias bem em seguir o que exiges aos outros. Entras logo num delírio anti-Tesla. Os chineses estão a fazer algo bem. A Tesla está a passar momentos difíceis. Quanto ao sistema de condução autónoma estão atrás, de novo, dos chineses, da Mercedes e da Waymo que está a expandir em múltiplas cidades dos EUA. Portanto nem aí estão bem, temos pena. Os números da Tesla não foram bons este último trimestre e em Abril. E para quem estava com uma liderança destacada e previa crescer em 50% ao ano, os números são maus.
Faz todo o controlo de danos que queres fazer, estes são os factos.

Rapaz, ninguém está a entrar num delírio.

Tu fizeste um post sobre o facto da Tesla estar a perder quota de mercado e eu dei uma explicação. Tem poucos modelos e é uma marca perseguida por razões políticas.

Tu vieste com ataques pessoais e outras fantasias. Qual é mesmo o teu problema?

Tu tens uma obsessão/ódio com o Musk/Tesla que tu próprio admites, por isso quando vires um post sobre a Tesla respira fundo e pensa duas vezes em vez de atacares a opinião das outras pessoas sobre a marca. A tua postura em relação ao Musk é irracional e depois não consegues ter uma discussão civilizada.

Tens de aceitar as opiniões dos outros.

Last edited:
É normal, a custar 50% mais e oferecer 50% menos daquilo que foi anunciado, constantes problemas de construção e recalls, avaria a toda a hora, entretanto cancelaram o range extender que iria garantir a autonomia prometida, e nos últimos dias a tesla veio confirmar que afinal não vai ter o Autosteer como anunciado.

Há muito tempo que lhe começaram a tirar a pinta, neste momento, só cai na lengalenga quem for tapadinho :sh)

Respeita as opiniões contrárias á tua pá! Agora a chamar tapadinho ao pessoal. [;)]

A BYD na China está impressionante. Ver estes carregamentos em 5 minutos na Europa é que era... É o futuro dos EVs, se não fossem os chineses nem daqui a vinte anos víamos isto.

About four minutes in, the car was at 50%. In a little under five minutes, the BYD folks called it: 60.10%, while still maintaining a charge speed of 463 kW.

Where it would've gone after that, I do not know. But in that short time plugged in, Han L gained 262 miles (421 km) of driving range. That's quick enough that your bladder—not the car—will be your limiting factor on most road trips.

Alguns ainda puxam o envelope da tecnologia de EVs.

[:D][:D][:D] Acreditas mesmo no que escreves? Pergunta ao ChatGPT [:p]

Eu acho que é a única marca que continua a ter carrinhos sempre novos a vir e a vender, mas pronto se acreditas no que dizes é uma opinião como outra qualquer. Tens aí um comentário de alguém que foi ver o scenic, tens outros do 3008, esses carros que até parecem bons negócios na prática devem vir a conta gotas e o preço será efetivamente bom para uma ou outra unidade.

Por enquanto vejo as ações a valorizar, a marca não me parece mal.
O model S deveria sofrer uma renovação de fundo mas o foco da marca é outro, a concorrência também ditou que os carros ficassem mais e mais baratos.
O model 3 foi 2019, tem os 8 anos normais de qualquer modelo pela frente, com restyling pelo meio, e o model Y ainda foi mais tarde e já tem o seu restyling… tudo normal, não há qualquer falta de investimento ou de dedicação ao negócio dos carros!
Provavelmente vão sair versões lowcost do model y e 3 para entreter os compradores até chegar um segmento C.

Também acho que é por aqui.

Acho que o segmento C vai acabar por ser lançado daqui a uns 4 ou 5 anos mas segundo o Musk tudo agora está a ser direcionado para o desenvolvimento da condução autónoma e para o melhoramento dos produtos actuais. Em relação à Cybertruck que é o ódio de estimação preferido dos haters da marca, pode não ser o sucesso que o Musk preconizou mas continua a vender mais do que os concorrentes todos juntos, os problemas que tem tido são fruto da inovação portanto são coisas expectáveis e tudo tem sido resolvido rapidamente pela marca de forma notável. Desde que continue a ser lucrativo penso que a marca vai continuar a produzi-lo. Eu considero a Cybertruck uma espécie de halo car da marca, um produto para ser o ponta estandarte da marca em termos de imagem e tecnologia, muito mais interessante do que roadsters que ninguém compraria porque é um mercado irrelevante ao contrário das pickup trucks.

Respeita as opiniões contrárias á tua pá! Agora a chamar tapadinho ao pessoal. [;)]

A BYD na China está impressionante. Ver estes carregamentos em 5 minutos na Europa é que era... É o futuro dos EVs, se não fossem os chineses nem daqui a vinte anos víamos isto.

Trabalho fascinante. E como são verticalmente integrados guardam para si o know-how.

E tudo isto a custar 26000€ no Han L na China. coloca-se quase ao preço da versão do Han sem carregamento a 1000kw.

Deverá continuar na Europa com preços anedóticos, a custar quase 3x mais, 72500€.

Resta saber quando é que a CATL disponibiliza a bateria que lhe faz concorrência.

Trabalho fascinante. E como são verticalmente integrados guardam para si o know-how.

E tudo isto a custar 26000€ no Han L na China. coloca-se quase ao preço da versão do Han sem carregamento a 1000kw.

Deverá continuar na Europa com preços anedóticos, a custar quase 3x mais, 72500€.

Resta saber quando é que a CATL disponibiliza a bateria que lhe faz concorrência.

BYD e Tesla estão sem dúvida à frente dos outros em termos tecnológicos. A BYD está também muito agressiva comercialmente na Ásia e na América do Sul, até na Turquia. Só é pena os europeus da UE serem tão roubados, é uma vergonha estes preços dos elétricos Chineses por cá.

https://bestsellingcarsblog.com/2025/05/turkiye-april-2025-record-market-byd-seal-u-up-to-2/

Last edited:
Gostava de pedir a vossa opinião sobre o que escolher numa casa de segunda habitação já antiga (1997 algarve)onde vou com regularidade e pretendo efectuar uma instalação para carregar carro elétrico. Será uma instalação independente com disjuntor, diferencial, cabo e tomada (e mais alguma coisa que me falte) com ligação direta e independente ao quadro da casa. Tenho monofásico e máximo de potência que posso contratar é 6.9 onde tenho tudo elétrico (águas quentes é com o sol caso não haja tem de ser elétrico mas isso não conta).

o eletricista informou-me que na melhor das hipoteses poderei carregar a 25A (disjuntor será de 25A), mas o melhor é carregar a 20A (instalação já antiga, monofásico com potência max 6.9). ele sugiriu que eu comprasse a wallbox da telsa e regular a potência de carregamento para os 25A/20A (para ficar na rua de portões ao trinco não me agrada a ideia de meter-me a jeito que me roubem a wallbox) e outra opção foi a tomada schuko efapel a carregar a 13A, que me parece pouco e que vai derreter/ceder rapidamente dado o uso que irá ter, carregar um VE após 300km em AE. uma tomada industrial CEE de 16/32A com o encaixar e desencaixar o adaptador da tesla será boa opção?

oque oção escolhiam no meu lugar?

desde já obrigado

o carro é um Tesla Y LR Juniper

Last edited:
e outra opção foi a tomada schuko efapel a carregar a 13A, que me parece pouco e que vai derreter/ceder rapidamente dado o uso que irá ter, carregar um VE após 300km em AE. uma tomada industrial CEE de 16/32A com o encaixar e desencaixar o adaptador da tesla será boa opção?

desde já obrigado

Se não voltas no dia seguinte, tens tempo de carregar a baixa corrente. Por exemplo, mesmo a 10A (2.3 kW) 24 horas dão-te 55 kWh de carga.

Gostava de pedir a vossa opinião sobre o que escolher numa casa de segunda habitação já antiga (1997 algarve)onde vou com regularidade e pretendo efectuar uma instalação para carregar carro elétrico. Será uma instalação independente com disjuntor, diferencial, cabo e tomada (e mais alguma coisa que me falte) com ligação direta e independente ao quadro da casa. Tenho monofásico e máximo de potência que posso contratar é 6.9 onde tenho tudo elétrico (águas quentes é com o sol caso não haja tem de ser elétrico mas isso não conta).

o eletricista informou-me que na melhor das hipoteses poderei carregar a 25A (disjuntor será de 25A), mas o melhor é carregar a 20A (instalação já antiga, monofásico com potência max 6.9). ele sugiriu que eu comprasse a wallbox da telsa e regular a potência de carregamento para os 25A/20A (para ficar na rua de portões ao trinco não me agrada a ideia de meter-me a jeito que me roubem a wallbox) e outra opção foi a tomada schuko efapel a carregar a 13A, que me parece pouco e que vai derreter/ceder rapidamente dado o uso que irá ter, carregar um VE após 300km em AE. uma tomada industrial CEE de 16/32A com o encaixar e desencaixar o adaptador da tesla será boa opção?

desde já obrigado

ir ao continente/lidl/aldi e carregar 30 minutos enquanto faz as compras para 2º habitação ?
carregar a 10A/16A um carro 100% electrico longe da casa habitual e depois de 1 viagem grande ... deve condicionar bastante a mobilidade !

Tapadinho é quem compra um Tesla? Vocês haters da Tesla insultam tanta gente que uma pessoa fica sem perceber o que raio vocês estão a querer dizer. Também apoias quem vandaliza carros da marca do "fascista"? Deve ser complicado para ti cada vez que vês um Tesla na estrada. Também fazes símbolos obscenos com os dedos para os donos dos Tesla como acontece nos EUA? O teu discurso neste tópico em relação ao Musk/Tesla dá a entender que apoias os vândalos.

Back