A maioria sao abaixo dos 100€. Preferia pagar o dobro e ir lá metade das vezes. Aos multiplos dos 4 anos, em Portugal, muda o liquido das baterias. Encarece a revisão em cerca de 300€. A maioria terá tido a primeira troca ao abrigo de um recall (a custo zero).
as vendas da renault em espanha estão astronomicamente más.
em fevereiro, 14 megane, 56 scenic
em março, 23 megane, 89 scenic
em abril, venderam 13 megane, 84 scenic.
isto é quase igual a zero.
Nos BMW i3 tb é mto frequente. Os donos ficam mto preocupados pq o dash do carro parece que se está a passar mas depois basta trocar a bateria 12v.

Tenho a minha opinião… isso foi uma boa aprendizagem de VE.
Um carro que faz média de 20 em 70mil km, teve uma utilização com bastante AE, e um suv (ainda por cima esse suv é lixo como VE tem cx fraco, é um carro a combustão convertido em VE, um erro da BMW para vender VE’s enquanto não lançam um produto novo que está 5 ou 6 anos atrasado) em AE é penoso!
Um bom sedan VE tinha aí 15 ou 16 de média e tinha feito 2/3 das paragens [] para fazer essas médias era a 160 ou mais…
Um carro tipo um i5 m40 teria sido bem mais acertado!
O valor comercial está mais do que compreendido, os VE desvalorizam para serem vendidos, os ice valem mais mas ninguém os quer! É uma tecnologia ultrapassada, em desuso. Vai ficar para a história junto à PlayStation 1, junto ao rádio a pilhas e ao leitor de disco de vinil, … tudo grandes tecnologias, em muita coisa melhores que as actuais, mas para apreciadores e para uso em situações bastante particulares.[]
Um erro da BMW? Dentro das três marcas premium alemãs são quem apresenta maior proporção de EVs nas suas vendas.
Compara com a Mercedes e vês quem é que implementou a melhor estratégia. Por acaso no nosso temos uma média também há volta dos 20 com muita auto-estrada mas nunca sentimos limitação com a autonomia e conduzimos de forma despreocupada. Mesmo fazendo viagens mais longas.
Não tenho dúvidas que um produto de origem pensado para ser EV será superior, mas para o momento em que foi lançado e para o que a marca tinha disponível tomaram a decisão certa. O perfeito é inimigo do bom e se tivessem enterrado centenas de milhões ou biliões há uns anos para trazer um modelo dedicado a 800V não conseguiriam fazer as vendas que justificariam tal investimento pois o mercado de EVs era bem mais pequeno do que é hoje.
O novo iX3 vai chegar, com os 800V como tecnologia madura, mais evoluído no interior agora que as cadeias logísticas tiveram mais tempo para se adaptar.
Sim, cheira-me a um erro, inclusive do concessionário/vendedor, nada de grave para mim, mas para um utilizador, venderam-lhe um carro que devia estar marcado como “carro de levar os miúdos à escola” para deslocações longas, isto vindo de uma marca de “proximidade” que supostamente deveria dar todo o acompanhamento e aconselhamento para terem clientes satisfeitos. Depois ainda originou que provavelmente o cliente foi se queixar, e não conseguiram resolver a questão com a retoma do carro a ser demasiado penalizadora e o cliente é que teve de se desenrascar e usar o carro para outro fim, revelando ainda que para próximo se calhar até ia um qudi q8, ou seja, acabavam por perde-lo mesmo… bom isto sou eu a contar a história há minha maneira![]
Tenho a minha opinião… isso foi uma boa aprendizagem de VE.
Um carro que faz média de 20 em 70mil km, teve uma utilização com bastante AE, e um suv (ainda por cima esse suv é lixo como VE tem cx fraco, é um carro a combustão convertido em VE, um erro da BMW para vender VE’s enquanto não lançam um produto novo que está 5 ou 6 anos atrasado) em AE é penoso!
Um erro da BMW? Dentro das três marcas premium alemãs são quem apresenta maior proporção de EVs nas suas vendas.
Compara com a Mercedes e vês quem é que implementou a melhor estratégia. Por acaso no nosso temos uma média também há volta dos 20 com muita auto-estrada mas nunca sentimos limitação com a autonomia e conduzimos de forma despreocupada. Mesmo fazendo viagens mais longas.
Não tenho dúvidas que um produto de origem pensado para ser EV será superior, mas para o momento em que foi lançado e para o que a marca tinha disponível tomaram a decisão certa. O perfeito é inimigo do bom e se tivessem enterrado centenas de milhões ou biliões há uns anos para trazer um modelo dedicado a 800V não conseguiriam fazer as vendas que justificariam tal investimento pois o mercado de EVs era bem mais pequeno do que é hoje.
O novo iX3 vai chegar, com os 800V como tecnologia madura, mais evoluído no interior agora que as cadeias logísticas tiveram mais tempo para se adaptar.
É uma boa partilha também para os utilizadores do fórum, podem escolher um bom carro, sem barulhos parasitas e que ao fim de poucos meses não usam porque simplesmente não serve para nada porque foi mal concebido pela engenharia, ou ir logo para uma boa solução de mobilidade elétrica, carros com aerodinâmica apurada, puxadores de porta à face, linhas redondinhas e fluidas, sistemas de gestão de energia avançados e carros com custo de aquisição reduzido que usam materiais e construção perfeitamente coincidentes com a duração que um VE vai ter. Tesla ou chineses![:blush:]
Estas a comparar fiabilidade de Tesla/BYD com marcas tradicionais elétricas ou a combustão?Curiosamente analisando a realidade e a verdadeira qualidade que é a fiabilidade/durabilidade, os Teslas e os BYD têm-se revelado os melhores carros, mais fiáveis e mais duráveis, no mercado dos TVDE que é super exigente para a utilização tanto da mecânica como dos materiais do interior.
Os Teslas e os BYD (Também os Kia/Hyundai elétricos) são superiores aos carros tradicionais e de marcas muito mais caras.
Eu já sabia que a verdadeira qualidade e a fiabilidade nunca teve a ver com o preço mas nos elétricos isso é ainda mais evidente.[]
Estas a comparar fiabilidade de Tesla/BYD com marcas tradicionais elétricas ou a combustão?
Se for a combustão é desonesto, se for elétrico a diferença não deve ser muita
Não há grande literatura! Dados de autonomia a 110 mete os carros quase todos iguais em autonomia seja suv ou berlina, depois já sabes que não andas na AE a menos de uns 130 a 140 se não vais ali a ultrapassar e a ser ultrapassado sempre pelo mesmo carro. Quando vais a ver tens o ix3 a gastar perto dos 30kwh por cada 100km. Numa bateria de 70kw, deve-se notar e bem ser suv, por isso é que os peugeots andam a enfiar baterias de 90kwh…
Safaram-se bem com o i3? Foi um modelo que deu lucro comparável ou superior aos seus outros modelos a combustão? Tenho dúvidas e isso ajuda a explicar porque é que não continuaram a fazer esse desenvolvimento. Concordo contigo que se atrasaram e esbanjaram uma boa oportunidade nesse momento mas o que é um facto é que o iX3 ou i4 são excelentes veículos que cumprem perfeitamente para os seus compradores. Tens aqui vários utilizadores satisfeitos desses modelos.Se enterraram muitos milhões no desenvolvimento do i3 e safaram-se bem numa altura em que os VEs ainda tinham vendas residuais também poderiam ter feito o desenvolvimento há 10 anos de uma plataforma específica para outros modelos elétricos mas são opções, não o fizeram porque não quiseram, preferiram gastar o orçamento de R&D com outras coisas, foi uma estratégia tão válida como qualquer outra. Ninguém pode afirmar categoricamente se foi um erro ou não porque ninguém sabe como estaria a Bmw hoje se os seus elétricos tivessem uma eficiência entre os melhores, o que não é o caso. Mas a Bmw sendo uma daquelas marcas que muitas pessoas (provavelmente a maioria) compra pelo símbolo, eles também sabem que não precisam de ter a melhor eficiência para vender bem.
mas parece ter bancos atras, ou estou errado ?
ou tem apenas um hard-top ?