Tópico dos carros eléctricos

A Zeekr só chega a Portugal em 2026?

Confesso que tenho alguma curiosidade no 7X

Enviado do meu Pixel 7 Pro através do Tapatalk

Os Model 3 Dual Motor LR estando a menos de 30k€ com 3 anos e bons km, acredito que seja um mercado apetecivel para o particular ir la busca-los ou mesmo os Stands ficam com boa margem.

sim ... com os importados usados a representarem 47% dos novos !?

Há muitos carros que são importados porque os do mercado nacional são menos equipados (coisas que nem sequer há como opção cá mas lá fora estão disponíveis) ou são simplesmente mais caros (a desculpa dos impostos já não cola).

Há muitos carros que são importados porque os do mercado nacional são menos equipados (coisas que nem sequer há como opção cá mas lá fora estão disponíveis) ou são simplesmente mais caros (a desculpa dos impostos já não cola).

Não é equipamento.
O mercado particular quase só compra elétricos usados e seja o próprio a importar ou um stand a importar e vender, são sempre mais baratos que os de origem nacional. Então na perspectiva de quem compra, o próprio ou o stand para fazer negócio, é sempre mais vantajoso importar.

edit. E bem!
Mas basta como noutras alturas da nossa história, um qualquer governo achar que deve taxar os carros (neste caso elétricos) importados e tudo se inverte. Está na história.
Até lá, não há motivo racional maior parte das vezes, alguém pagar mais pelo mesmo produto apenas porque a primeira matricula foi feita em PT.

Last edited:
...
O objetivo é muito ambicioso. Em 2024, das 4,27 milhões de unidades vendidas pela BYD a nível mundial, nove em cada 10 foram comercializadas no mercado doméstico. O que significa que as vendas terão de subir substancialmente no resto do mundo para atingir essa meta.
...
A decisão surge em resposta ao aumento da procura por este tipo de motorização. Só no primeiro trimestre de 2025, os híbridos plug-in representaram 38% das vendas da marca na Europa (fonte: Dataforce).
...

https://www.razaoautomovel.com/noticias/industria-byd-metade-vendas-globais-fora-china-2030/

Ontem testei dois carros. O Hyundai Inster e o BYD Atto2. Primeiro testei o Hyundai. o bom: carro engraçado, um aproveitamento de espaço incrível, bons sistemas de ajuda, conforto bastante correto, compacto e simpático. O menos bom: O comportamento. O carro bamboleia como um barco e a direção é muito imprecisa. Mesmo muito. Só quando mudei para o modo sport é que ficou um nadinha mais direta mas ainda assim fraca. Os acabamentos parecem sólidos mas os materiais são do mais básico.

Depois testei o ATTO2. Aqui a conversa é outra. Excelente pisar da estrada, acabamentos de grande qualidade, espaço, conforto e design interior muito bons. O menos bom: Não tem repousa braços traseiro, o sistema de medição de consumo não é preciso e os bips constantes e avisos são muito incomodativos. Além disso acho que devia trazer uma bateria maior (só tem 44kw/h) para lhe dar a autonomia que o resto do conjunto merece, porque claramente pode fazer viagens bem longas.

Fiz um percurso misto que já tenho preparado (pareço um jornalista a sério) e em ambos os carros, numa condução normal com algumas acelerações e velocidades acima dos 100, subidas , descidas cidade e um pouco de auto-estrada fiz o mesmo consumo: 11,5. O que é bem interessante com 3 pessoas a bordo e AC ligado.

O tempo estava no entanto perfeito para um elétrico: sol, 20 graus e sem vento.

A vendedora foi-nos dizendo que é muito mais fácil vender-se BYD do que os Hyundai e que sem dúvida que prefere os BYD (ela está ligada às duas marcas mas formalmente é vendedora Hyundai).

O Inster é simpático mas claramente não vale 27 mil euros (com equipamento decente) quando comparamos com os 31.400 do Atto2 que é um carro claramente superior. A BYD já está no top 5 das marcas em Portugal e em muitos países europeus porque realmente têm uma ofensiva bem planeada.

Acho que começam a ser os carros que eles querem vender para substituir a compra de fiat panda e dacias para ubers e rents, que esses comem tudo mas pelos vistos ainda há um caminho longo a trilhar até seduzir uma pessoa que o vá adquirir para uso pessoal… mais vale comprar um carrinho semi novo da Gama dos 40k€ e aproveitar a desvalorização!

Ontem testei dois carros. O Hyundai Inster e o BYD Atto2. Primeiro testei o Hyundai. o bom: carro engraçado, um aproveitamento de espaço incrível, bons sistemas de ajuda, conforto bastante correto, compacto e simpático. O menos bom: O comportamento. O carro bamboleia como um barco e a direção é muito imprecisa. Mesmo muito. Só quando mudei para o modo sport é que ficou um nadinha mais direta mas ainda assim fraca. Os acabamentos parecem sólidos mas os materiais são do mais básico.

Depois testei o ATTO2. Aqui a conversa é outra. Excelente pisar da estrada, acabamentos de grande qualidade, espaço, conforto e design interior muito bons. O menos bom: Não tem repousa braços traseiro, o sistema de medição de consumo não é preciso e os bips constantes e avisos são muito incomodativos. Além disso acho que devia trazer uma bateria maior (só tem 44kw/h) para lhe dar a autonomia que o resto do conjunto merece, porque claramente pode fazer viagens bem longas.

Fiz um percurso misto que já tenho preparado (pareço um jornalista a sério) e em ambos os carros, numa condução normal com algumas acelerações e velocidades acima dos 100, subidas , descidas cidade e um pouco de auto-estrada fiz o mesmo consumo: 11,5. O que é bem interessante com 3 pessoas a bordo e AC ligado.

O tempo estava no entanto perfeito para um elétrico: sol, 20 graus e sem vento.

A vendedora foi-nos dizendo que é muito mais fácil vender-se BYD do que os Hyundai e que sem dúvida que prefere os BYD (ela está ligada às duas marcas mas formalmente é vendedora Hyundai).

O Inster é simpático mas claramente não vale 27 mil euros (com equipamento decente) quando comparamos com os 31.400 do Atto2 que é um carro claramente superior. A BYD já está no top 5 das marcas em Portugal e em muitos países europeus porque realmente têm uma ofensiva bem planeada.

Bom post.

O preço do Inster é ridículo, é um carro que vale no máximo 20k€. Está no patamar do Spring.

O Inster está a esse preço porque podem pedir isso por ele, é o que acontece quando não há muita concorrência.

O Renault 5 só precisa de ser um pouco mais barato para "matar" a concorrência.

O Inster está a esse preço porque podem pedir isso por ele, é o que acontece quando não há muita concorrência.

O Renault 5 só precisa de ser um pouco mais barato para "matar" a concorrência.

O Inster tem tido boas vendas? Não me parece mas não tenho certezas.

Configurei um R4 com a bateria maior e a versão mais equipada: quase 39.000€, o preço de um model 3 stadard range (segmento acima, mais potente e com maior autonomia).

Continuamos ser ter carros europeus com preços à medida do desafio.

Mas o Musk, não te esqueças do Musk!

Prefiro ser chulado mas ao menos não dar dinheiro a esse nazi!

Nem que fosse o único carro do munde, eu preferia andar a pé!

Isto é sarcasmo mas o que é triste é que muita gente pensa realmente assim.

Depois não se queixem dos preços abusados e do serviço medíocre das marcas europeias.

Não precisamos do Musk para nada. Por 39k já há muitos modelos interessantes, Atto3, Megane, Id3, Smart1, Volvo ex 30, Kia EV 3, e quando deixarem vir mais algumas marcas chinesas muito mais oferta como o Xpeng Mona 3.

Os swasticar podem vender lá no Alabama.

Não precisamos do Musk para nada. Por 39k já há muitos modelos interessantes, Atto3, Megane, Id3, Smart1, Volvo ex 30, Kia EV 3, e quando deixarem vir mais algumas marcas chinesas muito mais oferta como o Xpeng Mona 3.

Os swasticar podem vender lá no Alabama.

Podes ter esse preço mas não tens a mesma eficiência/alcance.

Mas tens melhor ergonomia, melhor conforto, stands físicos, 5 portas mais práticas, tamanho mais adequado às nossas estradas e garagens...

Os Tesla são excelentes, mas não são os únicos bons carros. Não vou andar a riscá-los como é óbvio, mas para mim a marca morreu. Pelo menos enquanto tiver aquele garoto idiota como CEO.

Back