[Sociedade] Lisboa a cidade mais congestionada da Península Ibérica

O que acham do novo acesso ic20 (via rápida da Costa da Caparica) para a ponte 25 de abril?
Passei lá hoje (inauguado à meia-noite).
Pelo menos tem o dom de fazer os fura-filas gramar as mesmas filas que os demais condutores.
Pelos menos até arranjarem nova estratégia.

O que acham do novo acesso ic20 (via rápida da Costa da Caparica) para a ponte 25 de abril?
Pelo menos tem o dom de fazer os fura-filas gramar as mesmas filas que os demais condutores.

Afunila mais o transito que vem de Almada e da Costa, aumentando o fluxo para quem vem de trás. Não sei se terá sido a melhor ideia, porque vai bloquear ainda mais Almada.

Acho que existem defeitos e virtudes nestas obras, a saber:

Quem quer chegar a Almada tem a vida facilitada, com 2 faixas abertas só nesse sentido (vindo da IC20) e sem cruzamento do trânsito da ponte com quem sai da ponte.
Quem quer ir para setúbal fica com a vida facilitada, basta ir até Almada, fazer o Centro Sul e sair para Setúbal pelo trevo, não tendo de estar no trânsito da ponte.
Quem vem na A2 não fica a levar com o trânsito da saída da IC20 e fica com as faixas da Via Verde do lado esquerdo quase em exclusivo para quem á vinha na A2.

Para quem vai para Lisboa usando o nó de Almada, como eu faço todos os dias, a situação ficou pior, ficando o trânsito afunilado ao chegar à praça das portagens. De acordo com os tempos de hoje presumo que o meu tempo de chegada a Lisboa tenha aumentado em cerca de 50%. Como não tenho hipótese de usar os transportes públicos, resta-me acordar as miúdas mais cedo ou finalmente ceder às forças que querem que as tire do colégio em Lisboa e as passe para este lado do rio, algo que ando a tentar evitar desde que a mais velha entrou para a escola e que vai obrigar um de nós a entrar mais tarde no trabalho, já que não as podemos deixar e seguir para o trabalho porque teremos sempre que nos dirigir para Lisboa.

De um modo geral consigo ver o porquê de terem sido feitas as obras e penso que vai melhorar a qualidade de vida de quem vive e trabalha deste lado. Tenho é pena que não tenham aberto mais faixas para quem vem deste nó de Almada para tentar que o trânsito ficasse mais circunscrito à AE em vez de entupir a IC20 e o centro de Almada e Cova da Piedade.

Mas aqui entre nós que ninguém nos ouve: A travessia Trafaria - Algés já está 40 anos atrasada e nem oiço ninguém falar da mesma, será que não há uma alma que perceba que é a única solução para o problema da circulação rodoviária entre a Margem Sul e Lisboa???

Eu vindo dos lados da Costa (Capuchos), parece-me que melhorou.
Antes ia dar a volta pelo Monte da Caparica e Almada, só para não levar com os fura-filas, qye davam-me cabo dos nervos.

Eu vindo dos lados da Costa (Capuchos), parece-me que melhorou.
Antes ia dar a volta pelo Monte da Caparica e Almada, só para não levar com os fura-filas, qye davam-me cabo dos nervos.

Sim, se fores para Almada melhorou. Eu penso que só piorou mesmo em hora de ponta para quem vem da costa para lisboa, de resto foi melhor para toda a gente.

E acredito que com ligeiras alterações na praça das portagens a nível de traços contínuos, tracejados e, acima de tudo, fiscalização, mesmo isso pode acabar por ser melhor que era.

Já agora, alguém que dê uma martelada na cabeça de quem acredita que 70 é a velocidade certa para uma estrada com 4 faixas para cada lado.
Se isto não é caça à multa é incompetência.

Na sexta-feira, sai de casa pelas 23 horas, pensando eu que ia apanhar menos trânsito para chegar ao outro lado.

Pensei mal, um trajecto de 35 km, que costumo fazer em 30/35 minutos, demorei 1h 10m.

Afunila mais o transito que vem de Almada e da Costa, aumentando o fluxo para quem vem de trás. Não sei se terá sido a melhor ideia, porque vai bloquear ainda mais Almada.

Acho que existem defeitos e virtudes nestas obras, a saber:

Quem quer chegar a Almada tem a vida facilitada, com 2 faixas abertas só nesse sentido (vindo da IC20) e sem cruzamento do trânsito da ponte com quem sai da ponte.
Quem quer ir para setúbal fica com a vida facilitada, basta ir até Almada, fazer o Centro Sul e sair para Setúbal pelo trevo, não tendo de estar no trânsito da ponte.
Quem vem na A2 não fica a levar com o trânsito da saída da IC20 e fica com as faixas da Via Verde do lado esquerdo quase em exclusivo para quem á vinha na A2.

Para quem vai para Lisboa usando o nó de Almada, como eu faço todos os dias, a situação ficou pior, ficando o trânsito afunilado ao chegar à praça das portagens. De acordo com os tempos de hoje presumo que o meu tempo de chegada a Lisboa tenha aumentado em cerca de 50%. Como não tenho hipótese de usar os transportes públicos, resta-me acordar as miúdas mais cedo ou finalmente ceder às forças que querem que as tire do colégio em Lisboa e as passe para este lado do rio, algo que ando a tentar evitar desde que a mais velha entrou para a escola e que vai obrigar um de nós a entrar mais tarde no trabalho, já que não as podemos deixar e seguir para o trabalho porque teremos sempre que nos dirigir para Lisboa.

De um modo geral consigo ver o porquê de terem sido feitas as obras e penso que vai melhorar a qualidade de vida de quem vive e trabalha deste lado. Tenho é pena que não tenham aberto mais faixas para quem vem deste nó de Almada para tentar que o trânsito ficasse mais circunscrito à AE em vez de entupir a IC20 e o centro de Almada e Cova da Piedade.

Mas aqui entre nós que ninguém nos ouve: A travessia Trafaria - Algés já está 40 anos atrasada e nem oiço ninguém falar da mesma, será que não há uma alma que perceba que é a única solução para o problema da circulação rodoviária entre a Margem Sul e Lisboa???

Acho que hoje ainda é cedo para tirar ilações, muita gente foi apanhada de surpresa com acessos alterados e baralhou-se. Além que ainda há que haver alguma habitação as novas linhas e junções de faixa.

Mas diria que do IC20 a obra melhora e muito, fica mais folgado, dá duas vias de transito, acaba com os espertinhos (que ainda podem tentar fazer uma terceira fila... mas é mais dificil).
Quem vem da A2 também me parece que melhora, porque como dizes fica com a VV da esquerda só para eles.

Parece-me que o acesso que mais sofreu é o acesso da Cova da Piedade. Isto porque havia muitaaaaaaa gente que vinha ao Centro Sul para fazer 3 lados do trevo e voltar a entrar para Lisboa, e agora isso já não é possivel, por isso a esses resta entrar no acesso da Cova da Piedade e esperar. Mas hoje foi um dia pior precisamente por desconhecimento, vi muitos relatos de malta que veio do IC20 a pensar em ir ao Centro Sul e foram apanhados com o Trevo parcialmente fechado.

Acho que o novo acesso vai ajudar em casos como o Nightwisher relatou, muita gente que vinha pelo monte e afins fazia-o para fugir à confusão do IC20 e dos fura-filas, estando o IC20 mais calmo essas pessoas já não têm de vir a Almada entupir os acessos de almada.

Vamos ver.

E as obras do IC20 estão concluídas?

Ontem sem aviso nem se prever as 17h30 fecharam montes de acessos no IC20 e os acessos a Lisboa, a certo ponto só se podia vir para Lisboa pela A2 não havia acessos abertos de Almada nem da Costa. Depois pelas 22h00 algumas pessoas comentaram nas redes sociais que as obras estavam concluídas, cumprindo assim os tempos.
Depois as 23h55 a Presidente ds Câmara abriu o novo acesso [:D].
Mas acho que ainda há muitos acessos com obras para acabar. Mas a obra principal está feita sim.

Hoje voltei a usar o novo acesso à 25 de abril.
A fila começava bem antes da bomba mas garanto que demorei muito menos tempo do que antigamente, se a fila começasse no mesmo local.
Não haver os fura-filas fazem uma diferença brutal na fluidez do trânsito.
Decididamente já não faz sentido ir dar a volta por Almada.

Em contrapartida, o acesso de Almada ficou pior, agora afunila no trânsito que vem do IC20.
O nó da Sobreda continua fechado, obrigando o trânsito a circular pela rotunda.

Sim.

https://www.publico.pt/2025/06/03/l...mento-ic20-liga-almada-costa-caparica-2135329
Terminaram as obras de alargamento do IC20 que liga Almada à Costa da Caparica
Execução da obra demorou 20 meses. O IC20 tem agora quatro vias em cada sentido, entre o nó da A2/IC20 e o nó da Universidade.

Ontem sem aviso nem se prever as 17h30 fecharam montes de acessos no IC20 e os acessos a Lisboa, a certo ponto só se podia vir para Lisboa pela A2 não havia acessos abertos de Almada nem da Costa. Depois pelas 22h00 algumas pessoas comentaram nas redes sociais que as obras estavam concluídas, cumprindo assim os tempos.
Depois as 23h55 a Presidente ds Câmara abriu o novo acesso [:D].
Mas acho que ainda há muitos acessos com obras para acabar. Mas a obra principal está feita sim.

Em Março passei lá um dia à noite, não andava por ali desde o verão passado e não sei como não me enfiei nos blocos de cimento que faziam de bermas.

Aquilo tudo escuro e aos S foi uma sorte.

Hoje voltei a usar o novo acesso à 25 de abril.
A fila começava bem antes da bomba mas garanto que demorei muito menos tempo do que antigamente, se a fila começasse no mesmo local.
Não haver os fura-filas fazem uma diferença brutal na fluidez do trânsito.
Decididamente já não faz sentido ir dar a volta por Almada.

Tem sido o relato que tenho ouvido. A malta ficou desiludida com a fila na mesma (claro... não ia desaparecer), mas o facto de irem ali 2 vias lado a lado, sem o stress dos espertos e do mete à frente, faz com que seja mais fluido e simpático.
Eu pessoalmente prefiro ficar numa fila calma do que numa fila que mal mexe porque há 300 espertinhos a meter à frente.

Claro que é facil de perceber quem é que está chateado e diz que está pior e demora mais tempo (estou a falar vindo lado da Costa, de Almada não sei). Temos pena.

Back