Tópico dos carros eléctricos

Pessoal, não sei se este sítio é indicado pra pedir conselhos ou se apenas para discutir notícias e novidades.

Tenho um segmento B a gasolina de 2019 atmosférico com 96 mil KMS, consumos 5.5. Ainda não deu chatices, mas prevejo algumas dores de cabeça em futuras manutenções.

Não tenho garagem nem tomada própria para carregar. Mas estou a estudar em fazer uma troca por troca por um EV usado.
Seria objectivo carregar em períodos curtos nos postos públicos e usar a tomada 230v em casa dos meus pais e dos meus sogros, onde normalmente passo umas valentes horas/dias.

Será uma ideia assim tão louca?
Ideia louca não diria, mas também depende de muita coisa que não referiste, como os kms/ano, quotidiano, diferencial de investimento (se é que tem algum), etc.

O pessoal anda aqui a debater os custos de EV vs motores térmicos mas ainda ninguém referiu uma grande vantagem dos EV, só o conforto de não ter que nos deslocarmos as bombas de gasolina é um luxo, em casa coabitam viaturas a gasolina, diesel e eléctrico, só o eléctrico é que rola todos os dias, os outros estão parados [:D] e quando tenho que meter gota, o facto de fazerem poucos km é raro, já me custa um bocado [:D]

Cumps

Ideia louca não diria, mas também depende de muita coisa que não referiste, como os kms/ano, quotidiano, diferencial de investimento (se é que tem algum), etc.
Faço 30 KMS para trabalhar, em Nacional com alguns declives e apenas a marcha lenta de alguma máquina agrícola.

Ao fim de semana 50-100 KMS, dependendo das voltas. Por vezes, menos que isso.

Faço 150 KMS meia dúzia de vezes por ano para ver a família e aí fico um ou mais dias.

E as férias depende do que planear com a mulher.

O objectivo seria trocar o carro que tenho, que deve valer uns 9-10 k

Leaf de 2015 24 kWh conheço outro, agora com uns seus 250 mil km, que continua a carregar 140 km e a fazê-los. Praticamente sem custos de manutenção. Carro de 1ª geração sem ventilação das baterias, etc.

O problema dos elétricos é mesmo a rede de carregamento pública, que é cara, insuficiente e imprevisível. Isso e gente parva nos condomínios. A bateria não será certamente.
Vi os Leaf de 2a geração, mas estou aberto a outras propostas, excepto o Spring por habitabilidade.
Por causa dos condóminos, que está fora de questão carregar onde vivo.

Faço 30 KMS para trabalhar, em Nacional com alguns declives e apenas a marcha lenta de alguma máquina agrícola.

Faço 150 KMS meia dúzia de vezes por ano para ver a família e aí fico um ou mais dias.

Aguenta isso, se fosse a gasóleo e fosse dar chatices de faps por utilizações curtas era uma coisa, a gasolina, depreendo que até aos 200 vá bem, mesmo um puretech :), mudas a correia e seja o que deus quiser.

Esperavas por maiores facilidades em instalar carregadores em prédios que já estão a demorar… nem percebo porque é que não é já obrigatório todos os prédios com garagens tipo parqueamento terem mediante pedido de UM dos condóminos de realizar o investimento de contratar potência elétrica para disponibilizar uma baixada até à zona das garagens. Cabendo/tendo direito cada pessoa a puxar um cabo e colocar uma caixa com contador parcial, para o seu lugar de garagem, com os custos inerentes.
Em vez disso andam a “desvalorizar” imóveis, já que ninguém quer apartamentos que não tenham garagem individual,…

Aguenta isso, se fosse a gasóleo e fosse dar chatices de faps por utilizações curtas era uma coisa, a gasolina, depreendo que até aos 200 vá bem, mesmo um puretech :), mudas a correia e seja o que deus quiser.

Esperavas por maiores facilidades em instalar carregadores em prédios que já estão a demorar… nem percebo porque é que não é já obrigatório todos os prédios com garagens tipo parqueamento terem mediante pedido de UM dos condóminos de realizar o investimento de contratar potência elétrica para disponibilizar uma baixada até à zona das garagens. Cabendo/tendo direito cada pessoa a puxar um cabo e colocar uma caixa com contador parcial, para o seu lugar de garagem, com os custos inerentes.
Em vez disso andam a “desvalorizar” imóveis, já que ninguém quer apartamentos que não tenham garagem individual,…
Eu na condução costumo aproveitar as descidas para deslizar, bem como limitar a velocidade em sectores onde vejo que a velocidade é constante.

Onde vivo o condominio tem parque de estacionamento, mas sem lugares marcados. Ali ninguém tem algo com 4 rodas que precise de carregar electrões e portanto ainda não houve ali problemas com cabos e estendais ao penduro.

Eu nunca tive nada a gasoleo, só a gasolina.

Ha uns 4 anos atrás não havia tantas opções de EV no mercado de usados a baixo preço e nem carregadores publicos num raio de 10 kms. E o que havia ou era de baixa autonomia ou como o Zoe mk1, envolvido em esquemas de aluguer.

4x mais a cada 100kms não acredito que seja a normalidade. Diria que numa utilização média andará entre os 2 e as 3x mais, mas é preciso enquadrar caso a caso quando se quer fazer contas (já tive esta troca de posts aqui há uns dias). Há tantas variáveis que é impossivel assumir algo assim tão objectivamente. E mesmo só assumindo aqueles que não têm borlas, desde o tarifário da electricidade ao do combustível, desde a presença de painéis solares, com ou sem baterias, desde o trajecto do quotidiano (inverso em consumo de um EV vs um ICE), muitos carregamentos fora ou quase sempre em casa…não sei se me esqueço de alguma coisa. Depois se quisermos meter a manutenção ao barulho, analisar os custos previstos de cada um, o que não é fácil. A única situação que até agora podemos afirmar com exatidão é que os EVs não pagam IUC. Tudo o resto é fazer uma folha de excel para se chegar a uma conclusão.

Sim, não sei se 4x mais será a média geral do utilizador de EV porque, como referes, há muitos fatores...

Das contas que já fiz trocando um diesel que faz ~6,5l por um elétrico que fará algo como ~17kWh para a minha situação particular o ICE fica algo como 2,5x mais caro em média. Continua a ser muito bom, mas não é 4x mais caro.

O ser um Tesla e carregar nos SuCs ajuda nos custos fora de casa, tal como a utilização da rede P&C do Continente (das melhores opções fora de casa em termos de custo), mas o nem sempre carregar em casa, não ter bi-horária e o fazer aí 1/3 dos kms em viagens maiores faz com que a poupança não seja ao nível de algum pessoal.

E aí dir-me-ás, mas a passares a ter EV não compensa bi-horária? Não necessariamente porque depende dos consumos que faças de dia e depende da hora a que carregues o EV. Claro que com garagem e horários "normais" sim, à partida bi-horária compensa exceto se tiveres empregada a full time (e familias com 2/3/4 filhos) e esse EV andar muito pouco.

Pessoal, não sei se este sítio é indicado pra pedir conselhos ou se apenas para discutir notícias e novidades.

Tenho um segmento B a gasolina de 2019 atmosférico com 96 mil KMS, consumos 5.5. Ainda não deu chatices, mas prevejo algumas dores de cabeça em futuras manutenções.

Não tenho garagem nem tomada própria para carregar. Mas estou a estudar em fazer uma troca por troca por um EV usado.
Seria objectivo carregar em períodos curtos nos postos públicos e usar a tomada 230v em casa dos meus pais e dos meus sogros, onde normalmente passo umas valentes horas/dias.
e
Será uma ideia assim tão louca?

Totalmente louca não.

Compraste esse carro novo? Em caso afirmativo o maior "problema" é que a maior machada de desvalorização já a levaste e não há EV que te recupere essa perda.

Se compraste usado e o carro não tenha ainda perdido muito valor face ao que deste por ele a ideia é bem menos louca.

Os futuros problemas de um ICE são sempre uma incógnita, pode dar-te problemas amanhã como pode andar mais 100k km só a trocar óleo e filtros... Ninguém aqui consegue adivinhar isso.

Agora ao não ter garagem é sempre um desafio adicional, embora presume que ao carregares nessas duas casas poupes muito € porque devem ficar carregamentos à borla, e isso compensa bem a chatice :D

Como te perguntaram, quantos kms fazes ao ano? Tens a certeza que consegues 9/10k pelo teu carro? Pode ser otimista. Leaf II mesmo com os seus contras é das melhores opções dentro desse budget sim.

Comprei usado com 2 anos em 2021, antes da Guerra da Ucrânia.

Já na altura tinha levado um mega-tombo na desvalorização face ao PVP de tabela.

Não atirei valores ao ar, mas possivelmente deve ser menos um ou outro milhar, sem contar com a garantia.

Quanto as avarias, não é PSA, mas tem correia de distribuição banhada a óleo.

Em 4 anos fiz 60 mil KMS, dando 15 mil/ano.

Portanto, algo a rondar os 15 mil kms/ano. Qual é o carro que queres vender e as suas características (se não te importares de dizer, claro)?

Portanto, algo a rondar os 15 mil kms/ano. Qual é o carro que queres vender e as suas características (se não te importares de dizer, claro)?

Ele já disse aí atrás, segmento B atmosférico a gasolina (provavelmente um 1.2?) com quase 100k km. Comprado usado com 2 anos.

Comprei usado com 2 anos em 2021, antes da Guerra da Ucrânia.

Já na altura tinha levado um mega-tombo na desvalorização face ao PVP de tabela.

Não atirei valores ao ar, mas possivelmente deve ser menos um ou outro milhar, sem contar com a garantia.

Quanto as avarias, não é PSA, mas tem correia de distribuição banhada a óleo.

Em 4 anos fiz 60 mil KMS, dando 15 mil/ano.

Com estes dados adicionais, ao andares aqui e pelo que descreves (ou seja, estás dentro da realidade dos elétricos) diria que não estás nada louco a considerar essa troca.

Perdes a liberdade de um carro a combustão ok (não vamos ser desonestos), mas de resto ganhas em tudo. Sobes um segmento, ganhas equipamento (depende da versão do Leaf, mas sobretudo a de topo é muito bem equipada, até já o era no Leaf I), em potência (150cv e torque instantaneo de um Leaf II vão ser um grande upgrade para ti na hora de ultrapassar), ganhas o conforto de uma cx auto e ainda vais poupar em custos fixos e variáveis.

Um Leaf II a esta altura do campeonato já desvalorizou a fatia de leão e mesmo usado faz pelo menos 200km com uma carga. Esses 30km de nacionais são inclusive o terreno de eleição de um EV. Se fizesses muita AE e sobretudo sem andar a pastar já te diria que podia ser uma opção menos boa, assim nem isso é problema.

ClioIIIRS interessa ter binário e potência no pedal, mas o objetivo não é chegar ao destino a tempo recorde, mas sim com o menor custo possível. E claro, o conforto.
Ford Fiesta 1.1 86 cv.

Vai pensando se se adequa porque não te esqueças que quase todos nós deixamos o carro a carregar à noite...

Andares constantemente a arrumar evse para dar um encosto aqui e ali não é confortável.

Em 1hora numa ficha domestica a 10-16Amperes também pouco mais metes que a autonomia que gastaste para ir ate casa dos familiares...

Estar constantemente à espera q o carro carregue é para quem se adapta a esse estilo.

Obrigado pelas respostas.

Vou ver o que será melhor durante uns tempos e se houver novidades, aviso.

Não dando para carregar em casa, a resposta é claramente não.

Numa tomada normal o carregamento é muito lento.

Não dando para carregar em casa, a resposta é claramente não.

não vejo porquê.. mesmo a carregar só em postos públicos consegue-se com custos por km comparáveis a um diesel, talvez até menos se houver pachorra para procurar os tarifários e postos mais vantajosos

e andas com um carro mais silencioso e menos propenso a avarias.. só não dá é para meter o pé na tábua porque aí os custos sobem bastante

não vejo porquê.. mesmo a carregar só em postos públicos consegue-se com custos por km comparáveis a um diesel, talvez até menos se houver pachorra para procurar os tarifários e postos mais vantajosos

e andas com um carro mais silencioso e menos propenso a avarias.. só não dá é para meter o pé na tábua porque aí os custos sobem bastante

No meu caso podes comparar com os custos da gasolina.

Tenho a 5 KMS de casa um estacionamento ao pé do mercado e no LIDL da zona.

Em Coimbra e na Figueira há uns quantos pontos de carregamento.

ClioIIIRS interessa ter binário e potência no pedal, mas o objetivo não é chegar ao destino a tempo recorde, mas sim com o menor custo possível. E claro, o conforto.Ford Fiesta 1.1 86 cv.

Acredita, ter ali uma reserva de potência e torque e ainda por cima torque instantaneo é sempre agradável, e também é uma forma de conforto, mesmo para quem ande 90% do tempo com calma.

Queres entrar uma rotunda, queres entrar numa via rápida, queres ultrapassar, queres avançar rápido para não ficar no ângulo morto de um tipo numa via rápida etc.

Até mesmo o Leaf I com 110cv já se safa bem face aos carros mais modestos, o Leaf II então já se vai mexer muito bem com os seus 150cv.

Last edited:

Estamos a falar de um ev que terá autonomia para poucos km.

Tal implicaria trocar 2/3 abastecimentos por mês a durarem 5 minutos para 10/15 carregamentos por mês a durarem sabe-se lá quanto tempo entre encontrar local não totalmente fora de mão com esperança de disponibilidade.

Ainda por cima com benefício económico inexistente ou próximo disso.

A troca não faz o mínimo de sentido, para mim claro.

Back