4x mais a cada 100kms não acredito que seja a normalidade. Diria que numa utilização média andará entre os 2 e as 3x mais, mas é preciso enquadrar caso a caso quando se quer fazer contas (já tive esta troca de posts aqui há uns dias). Há tantas variáveis que é impossivel assumir algo assim tão objectivamente. E mesmo só assumindo aqueles que não têm borlas, desde o tarifário da electricidade ao do combustível, desde a presença de painéis solares, com ou sem baterias, desde o trajecto do quotidiano (inverso em consumo de um EV vs um ICE), muitos carregamentos fora ou quase sempre em casa…não sei se me esqueço de alguma coisa. Depois se quisermos meter a manutenção ao barulho, analisar os custos previstos de cada um, o que não é fácil. A única situação que até agora podemos afirmar com exatidão é que os EVs não pagam IUC. Tudo o resto é fazer uma folha de excel para se chegar a uma conclusão.
Sim, não sei se 4x mais será a média geral do utilizador de EV porque, como referes, há muitos fatores...
Das contas que já fiz trocando um diesel que faz ~6,5l por um elétrico que fará algo como ~17kWh
para a minha situação particular o ICE fica algo como 2,5x mais caro em média. Continua a ser muito bom, mas não é 4x mais caro.
O ser um Tesla e carregar nos SuCs ajuda nos custos fora de casa, tal como a utilização da rede P&C do Continente (das melhores opções fora de casa em termos de custo), mas o nem sempre carregar em casa, não ter bi-horária e o fazer aí 1/3 dos kms em viagens maiores faz com que a poupança não seja ao nível de algum pessoal.
E aí dir-me-ás, mas a passares a ter EV não compensa bi-horária? Não necessariamente porque depende dos consumos que faças de dia e depende da hora a que carregues o EV. Claro que com garagem e horários "normais" sim, à partida bi-horária compensa exceto se tiveres empregada a full time (e familias com 2/3/4 filhos) e esse EV andar muito pouco.
Pessoal, não sei se este sítio é indicado pra pedir conselhos ou se apenas para discutir notícias e novidades.
Tenho um segmento B a gasolina de 2019 atmosférico com 96 mil KMS, consumos 5.5. Ainda não deu chatices, mas prevejo algumas dores de cabeça em futuras manutenções.
Não tenho garagem nem tomada própria para carregar. Mas estou a estudar em fazer uma troca por troca por um EV usado.
Seria objectivo carregar em períodos curtos nos postos públicos e usar a tomada 230v em casa dos meus pais e dos meus sogros, onde normalmente passo umas valentes horas/dias.
e
Será uma ideia assim tão louca?
Totalmente louca não.
Compraste esse carro novo? Em caso afirmativo o maior "problema" é que a maior machada de desvalorização já a levaste e não há EV que te recupere essa perda.
Se compraste usado e o carro não tenha ainda perdido muito valor face ao que deste por ele a ideia é bem menos louca.
Os futuros problemas de um ICE são sempre uma incógnita, pode dar-te problemas amanhã como pode andar mais 100k km só a trocar óleo e filtros... Ninguém aqui consegue adivinhar isso.
Agora ao não ter garagem é sempre um desafio adicional, embora presume que ao carregares nessas duas casas poupes muito € porque devem ficar carregamentos à borla, e isso compensa bem a chatice
Como te perguntaram, quantos kms fazes ao ano? Tens a certeza que consegues 9/10k pelo teu carro? Pode ser otimista. Leaf II mesmo com os seus contras é das melhores opções dentro desse budget sim.