deixo só uma pergunta, o que acham mais fácil de ultrapassar, 2 bicicletas lado a lado (mesmo que sejam 4 ou 5 pares) ou 2 ou mais em fila?
é que na minha opinião, indo a par ocupam mais a faixa mas menos comprimento... e de qualquer das maneiras já tenho que ir para a faixa contrária para os passar mais vale que seja uma fila curta...
Além de que se não me falha a memória as bicicletas podem seguir lado a lado desde que não causem embaraço ao trânsito... o que para mim significa que não é por 1 ou 2 carros demorarem mais 100 ou 200 metros atrás de uma bicicleta, que estão a causar problemas de transito, mas se começa a formar uma fila aí sim, convém das espaço.
Honestamente e da experiência que tenho em ambos os lados da situação, mesmo 1 bicicleta em algumas zonas causa fila, isto se os condutores cumprirem as regras de trânsito, como das 1.5 m entre o ciclista e carro, não pisar contínuos, cumprir a sinalização etc etc...
Ainda ontem fui ultrapassado por carros e camiões em zonas de continuo e proibido ultrapassar, inclusive (e aqui para quem conhece) na zona do Dique dos Vinte na Golegã ultrapassaram 2 camiões o segundo numa zona de subida (lomba) com ZERO visibilidade, estrada estreita e se não calha a ser o carro que vinha de frente a parar e encostar o que podia... era mais um para a estatística... mesmo eu que estava a ser ultrapassado tive que me encostar ao rail porque o camião se desviou para cima de mim... se já tinha passado a menos de 1 metro de mim... a traseira fez uma boa razia...
Por outro lado há zonas em que se for a par, há espaço e visibilidade para ser ultrapassado... noutros locais para a minha própria segurança tenho de circular mais a meio da via... buracos sargetas piso em mau estado.... e a incompreensão dos automobilista é muita....