BMW Série 1 de 2018 a 2020 cx Auto - Quais os motores a evitar?

EscapeLivre

Well-known member
16d , 18d, 18i 136cv a gasolina, e outros que tais dentro dos 3 / 4 cilindros, quais os motores com problemas crónicos conhecidos? neste lote entra aquele N47 ou já é outro assunto?

Quanto à caixa auto algum problema conhecido nestes motores e gerações?

Obg desde já.

Desde 2015 que já é a geração B37/B47.

Todos eles são motores fiáveis QB tantos os 3 cilindros B37 como os 4 cilindros B47.

Falando dos 16D B37 problemas crónicos, poli da cambota que se desfaz, carbonização do coletor, radiador da EGR(existe um recall para isso), em alguns casos e conforme o condutor a embraiagem e volante do motor não duram muito tempo, tenho um amigo que no dele aos 70 mil a embraiagem já começou a patinar, mas a condução dele era andar sempre com o carro a morrer derivado ao facto da caixa ser longa, o meu vendi com cerca de 100 mil km ainda estava boa, só vibrava por vezes ao arrancar em dias com muita humidade ou depois de levar muito calor no para-arranca.

Fui proprietário durante 6 anos de um motor desses montado num S1 de 2017 não tive nenhum stress, apenas o vendi porque o FAP atrapalhava demasiado a minha vida para a utilização que lhe dava e porque sendo uma versão ED a caixa manual era longaaaaa que se farta e era chato de conduzir em cidade.

Dizem que com caixa automática é outro carro, muito melhor e agradável de utilizar, mas infelizmente nunca tive oportunidade de experimentar.

Revisões anuais ou a cada 15 mil km.

Last edited:
Desde 2015 que já é a geração B37/B47.

Todos eles são motores fiáveis QB tantos os 3 cilindros B37 como os 4 cilindros B47.

Falando dos 16D B37 problemas crónicos, poli da cambota que se desfaz, carbonização do coletor, radiador da EGR(existe um recall para isso), em alguns casos e conforme o condutor a embraiagem e volante do motor não duram muito tempo, tenho um amigo que no dele aos 70 mil a embraiagem já começou a patinar, mas a condução dele era andar sempre com o carro a morrer derivado ao facto da caixa ser longa, o meu vendi com cerca de 100 mil km ainda estava boa, só vibrava por vezes ao arrancar em dias com muita humidade ou depois de levar muito calor no para-arranca.

Fui proprietário durante 6 anos de um motor desses montado num S1 de 2017 não tive nenhum stress, apenas o vendi porque o FAP atrapalhava demasiado a minha vida para a utilização que lhe dava e porque sendo uma versão ED a caixa manual era longaaaaa que se farta e era chato de conduzir em cidade.

Dizem que com caixa automática é outro carro, muito melhor e agradável de utilizar, mas infelizmente nunca tive oportunidade de experimentar.

Revisões anuais ou a cada 15 mil km.

Ah ja sei, compraste depois o Megane TCE ne, lembro-me de há uns tempos referires isso do FAP.

Obg pelo feedback desde já.

No caso, caixa manual tá fora de questão.

Diesel possivelmente tambem nao entra mas tudo depende do que aparecer embora o que mais me seduz seria o 18i 1.5 136cv agora claro, sem conduzir, é dificil confirmar, mas pra já só queria ver se havia mesmo algum a evitar.

Se a caixa auto tb n tiver problemas crónicos conhecidos ainda melhor, caso contrario teria de confirmar outro modelo.

Ah ja sei, compraste depois o Megane TCE ne, lembro-me de há uns tempos referires isso do FAP.

Diesel possivelmente tambem nao entra mas tudo depende do que aparecer embora o que mais me seduz seria o 18i 1.5 136cv agora claro, sem conduzir, é dificil confirmar, mas pra já só queria ver se havia mesmo algum a evitar.

Se a caixa auto tb n tiver problemas crónicos conhecidos ainda melhor, caso contrario teria de confirmar outro modelo.

Se fores ao DB do ecoflex ele tem um 118i com 5 anos e não está muito contente.

Já um Mini que eu conheço de 2017 com o 1.5 de 136cv, tirando as pastilhas tem sido gasolina e revisoes e andar, vai com uns 103000kms, caixa manual.

Isso mesmo, tenho agora o Megane TCe.

Que eu saiba a caixa auto não tem grandes stress, é preciso é fazer a manutenção da mesma e julgo que aconselham trocas de óleo a cada 60 em 60 mil km.

o 18i não tenho ouvido grandes stress, o Ecoflex pelo que vi teve agora uns stress no dele, bateria, anti congelaste a baixar, uma fuga de óleo e um apoio do motor.

Se fores ao DB do ecoflex ele tem um 118i com 5 anos e não está muito contente.

Já um Mini que eu conheço de 2017 com o 1.5 de 136cv, tirando as pastilhas tem sido gasolina e revisoes e andar, vai com uns 103000kms, caixa manual.

Obg

Vou checkar.

Isso mesmo, tenho agora o Megane TCe.

Que eu saiba a caixa auto não tem grandes stress, é preciso é fazer a manutenção da mesma e julgo que aconselham trocas de óleo a cada 60 em 60 mil km.

o 18i não tenho ouvido grandes stress, o Ecoflex pelo que vi teve agora uns stress no dele, bateria, anti congelaste a baixar, uma fuga de óleo e um apoio do motor.

Pois, fuga de oleo, foi o que eu vi de relance na net . Mas pronto tb será com garantia portanto durante 1 ano e meio ou assim, n me chateia. Assim aconteça.

Caixa será sempre feita manutençao em casa da especialidade e seguindo as indicaçoes oficiais.

Tive um F40 de 2020 (a geração com tração dianteira), 116d (1.5 diesel 3 cilindros) e nunca tive qualquer problema. Contudo "só" foram 4 anos e meio e cerca de 60.000kms.

Não notava os 3 cilindros a não ser no start/stop, de resto era super suave o que era surpreendentemente bom. O meu tinha caixa auto, que casa maravilhosamente bem com este motor. Do que li (aqui não sei ao certo) em termos de utilização, este motor nesta geração é muito bom de utilizar face a geração anterior, vale o que vale. Pela minha experiência eu recomendo este carro com este motor.

Tive um F40 de 2020 (a geração com tração dianteira), 116d (1.5 diesel 3 cilindros) e nunca tive qualquer problema. Contudo "só" foram 4 anos e meio e cerca de 60.000kms.

Não notava os 3 cilindros a não ser no start/stop, de resto era super suave o que era surpreendentemente bom. O meu tinha caixa auto, que casa maravilhosamente bem com este motor. Do que li (aqui não sei ao certo) em termos de utilização, este motor nesta geração é muito bom de utilizar face a geração anterior, vale o que vale. Pela minha experiência eu recomendo este carro com este motor.

É aquela geraçao com o painel digital a simular analogico?

O ponto será evitar diesel mas como referi, nao tá automaticamente excluido.

Acima de tudo o que excluo é versoes pack M alem da já referida caixa manual.

Versoes " standard " ou " business " encaixam bem e se for pa diesel eu preferia mais um 18d mas tb n é critico.

Android auto tb faz falta por questoes praticas, e a partir daí é-me indiferente se tem gadget X ou Y. O que ajuda sempre quando se anda a vasculhar pa n excluir muitos.

Eu posso falar dos 2. Tive um F40 16d caixa auto, desde novo até aos mais ou menos 3 anos e meio e 65000 km. Adorei o carro, obviamente vocacionado para andamentos modestos mas no global era um excelente produto (obviamente os primeiros anos costumam ser problem free), tinha já o sistema infotainment com android auto. Reforço a ideia de que a caixa é excelente.

Entretanto passei para outro F40, mesmo motor, caixa manual, que apesar de ser o pack M é um claro downgrade no interior, apenas os bancos são superiores. Apesar de ser um bom carro (modesto), a caixa automática é efetivamente um elemento diferenciador. Sempre que apanho trânsito faz uma falta...

Então vais te virar para os alemães EscapeLivre [kiss]

Antes de mais, é importante perceber que geração queres: F20 ou F40. O intervalo de idade que referes permite-te os 2 modelos.

Tenho um F20 LCI 114d de 2017 (sem adblue) e um F20 LCI 2 116d Auto de 2019 (com adblue).

Ao nível da utilização, de forma muito sucinta, o automático gasta +/- 1 litro nas mesmas condições que o manual - um anda pelos 4.x / 5.x e pouco e o outro pelos 6.x numa utilização despreocupada e pela AML. No entanto, essa diferença é compensada pelo facto do auto ganhar velocidade (em condução citadina/velocidades moderadas) de forma mais fluida e rápida, sem ter que se puxar pelo motor (muitas mudanças curtas) já que a ZF08 permite ter o motor mais ou menos sempre dentro da faixa ideal de binário. Por outro lado, o auto já sofre do efeito "moer" mudanças imposto pela questão de reduzir emissões. Eu não gosto e opto por ter o carro sempre em Sport. Ainda assim, se não fores como eu que embirro com as rotações baixas, é perfeitamente utilizável nos outros modos além de que o motor mal transmite vibrações para o habitáculo devido aos ótimos apoios de motor controlados por vácuo.

Quanto aos problemas, para complementar o que o Margini já disse, acrescentaria problemas nas borboletas do coletor de admissão a quilometragens mais altas (200.000 km em diante) o que é normal tendo em conta o panorama da mecânica automóvel. Podes anular ou trocar o coletor de admissão. Na prática, fica ela por ela a nível de funcionamento. De resto, é um motor ótimo de se utilizar e com a caixa auto, parece um 118d manual até aos 170/180 km/h.

Caixa auto: No F20 é a ZF08 que supostamente tem intervalos de manutenção a cada 6 anos ou 120.000 km. No F40, por norma, é a caixa de dupla embraiagem Getrag de 7 velocidades, um pouco mais sensível e que tem de fazer as revisões impreterivelmente a cada 60.000 km ou 5 anos (o carro até emite um aviso de revisão à caixa). Na prática ambas são bastante suaves com a nuance de que no F40, em pára-arranca, sente-se o carro um pouco (mas muito pouco mesmo) em esforço até embraiar (1 ou 2 segundos).

Nota: Tenho um cliente com um F20 116d auto de 2016 e por volta dos 90.000km teve de reconstruir a caixa, mas penso que foi um caso isolado.

No F20, Android Auto, só estava disponível nas versões equipadas com o GPS Profissional (NBT EVO). Nas versões com o GPS Business (Entrynav 2) só alguns modelos de 2018 permitem a ativação e penso que está limitada ao Apple Carplay. No entanto, a grande maioria tem os remote service ativos portanto podes enviar as moradas para o carro através da app My BMW. No F40, penso que todos os sistemas permitem.

Ainda sobre o F20, o AstonM tem um 116d auto de 2017 (sem adblue) e pode dar-te um ótimo output sobre a utilização (já me o deu a mim quando estive comprado do meu auto e agradeço-lhe mais uma vez[kiss]).

Ao nível do F40, tal como já referido, o Ecoflex tem um 118i auto e poderá dar-te um melhor output.

No meu caso, andei uns tempos com um F40 116i manual e gostei imenso do carro. Gastava praticamente o mesmo que um diesel (menos no pára-arranca, para pior) e além de "solto", tinha uma ótima resposta. No caso das vibrações, mais uma vez eram praticamente nulas.

Se tiveres alguma dúvida específica sobre o F20 116d Auto, é só dizer!

Caro colega, antes de mais, fica desde já à vontade para me perguntares o que bem entenderes e se assim pretenderes, poderás vir ver o carro pessoalmente. Acho que faz sempre muito mais sentido.

Bom, em relação ao carro, é efectivamente um bom carro. Como já te disseram, tenho DB desde novo e podes consultar toda a informação inerente à minha utilização. Tentarei aqui dar-te um resumo.

Tenho a marca mais atravessada que o próprio carro, por umas quantas razões, que posso discutir contigo via MP. Em relação ao meu (da minha mulher, entenda-se) 118i é um M Corporate edition auto cinza escuro. Isto quer dizer que foi feito um pack de equipamento para encher o olho e cortar em todas as gorduras. E algumas destas gorduras seriam interessantes de manter. P.e., andoid auto/apple carplay (não tem, nem sequer dá para activar porque não está instalado o pré-equipamento que permitiria isso), espelho interior com antiencadeamento automático, kit de reparação de furos/pneu suplente de emergência (fiz questão de comprar um destes pneus, custou o kit completo 240€). Há certamente outros cortes…

Os modelos M, além dos interiores (bancos e volante), parachoques, grelha frontal, também estão mais rebaixados e com amortecedores mais duros. Eu testei os 2, com e sem suspensão desportiva, e a diferença é notória. Felizmente consegui pedir o meu com suspensão standard de acordo com o conselho de um user do fórum.

O melhor é o carro em si, o motor anda bem, consome pouco parar o que anda, menos em percurso citadino onde é guloso. A caixa auto da Getrag tem uma utilização muito boa, mas partilho da opinião anteriormente dada, tenho que colocar em modo sport para não andar a moer rotação. Para já nunca ouvi nada acerca desta caixa, mas também ainda é relativamente recente. O carro faz 5 anos e novembro e tem agora 49 mil kms, pelo que fará a troca de óleo da caixa para o mês que vem, se mantiver o carro.

Por falar nisso, falemos do menos bom:
- desde novo com consumo de anticongelante, que a Bmw não consegue justificar. Diria que anda a consumir cerca de 500 ml a cada 10 mil kms. Não me parece que faça sentido. Vai ser trocado agora porque pelo teste que fizeram, está muito diluido e praticamente sem as propriedades que devia ter. Supostamente este consumo é algo inerente a este motor, mas sei lá.
- o ano passado descolou as borrachas das portas. Foram coladas e pronto resolvido, mas fica aquela surpresa (desagradável) de um carro com 4 anos e 40 mil kms com uma mredice destas.
- agora tem uma fuga no cárter, para resolver de imediato.
- e ainda um apoio de motor.

Mais uma vez, se decidir manter o carro, aquando da revisão em setembro, trato de tudo. Este mês não pegou um certo dia, mas era apenas a bateria. Aproveitou-se a ida à oficina e trocou-se também o óleo dos travões que vencia este mês.

Eu acho que são ceninhas a mais para um carro recente. Bem sei que nada disto é grave e tudo se repara, mas não posso deixar de estar surpreendido pela negativa neste aspecto. Não esperava tanta incidência num carro comprado novo e mantido com um plano mais exigente que o fabricante preconiza.

A ideia de vender está explicada no meu DB (não tenho nada a esconder), mas também vem da anterior experiência com o 116i E87 LCI que também teve as suas cenas, sendo a mais cara uma bomba de água aos 47 mil kms (750€), e umas quantas questões nas bobines e velas. Diria que estou um pouco saturado destes registos que só aconteceram com os 2 Bmws cá de casa. Dos outros carros que fui tendo, as coisas fora praticamente todas aceitáveis, tirando um ou outro apontamento.

Alguma coisa, apita.

Ok Obrigado a todos mais 1 vez, entao, tentando responder num so post:

lmrsa eu ate agora so conduzi 2 carros com caixa auto digna desse nome, um de conversor de binario e outra a DSG e adorei qq uma delas portanto daí a minha pesquisa se forcar em auto, especialmente se forem boas conforme consta nos vossos posts relativo a estas 2 do serie 1.

Pack M nao so nao gosto da estetica, como os pneus acredito que sejam mais caros mas nem é pelo guito em si, é por nao me trazerem nenhuma mais valia acho eu. O serie 1 standard com pneus " gordos " nao deve comprometer numa conduçao mais empenhada.

RobbPT irei certificar-me de que tem android auto, ou entao ta excluido. Tudo o resto ( alem da caixa auto e sem pack M ) é irrelevante, se tiver, OK, se nao tiver tb n me chateia.
Quanto ao virar pa alemaes , antigamente é que eu adorava as banheiras francesas e ainda tive algumas, agora já nao me dizem nada, ou é suvs, ou é crossovers, ou o raio que os parta, ja raramente me interessam. Esteticamente, pelo menos. Mas estao fora da equaçao.
De qq forma já ca tenho 1 alemao(zinho) : corsinha E 1.0T 90.

Quanto a geraçao provavelmente apontarei mais para a F20 por ser 1 pouco mais em conta mas sem estar fechada a escolha.

Ecoflex esse seria mesmo o motor que à partida prefiro, curiosamente em mercado de usados os valores nem diferem muito do 116d.
Esses problemazitos acredito que sejam um pouco chatos, uma pessoa compra carro novo pa depois ir la picar o ponto algumas vezes....ja aconteceu com o Sandero de outro familiar meu.

E por falar em Sandero, o meu III de 2021 tem uns 60 mil KM, é GPL, nao tem dado qq problema, ainda tem garantia....mas...tem caixa manual [:D] E é só por isso que quero trocar. De resto até me surpreendeu bem.

No fundo: falta de juizo, é o que é, mas por outro lado talvez ele ainda tenha algum valor comercial e ainda estar no prazo pos stands venderem pos TVDE [:p]

Fazes bem ir para gasolina, na minha opinião.

Sempre fui muito mais adepto de motores a gota embora tb goste de diesel.

Ainda se houvesse uma " excelente oportunidade " num 116d...mas anda tudo tabelado, os carros andam mt caros e os stands dao-se ao luxo de fazer o que quiserem, desde cobrar 300 euros para " preparar " até aumentar em quase 1000 euros se for pa pagar a pronto, etc , por isso e tendo tambem em conta que talvez o 118i nao consuma muito mais que o 116d....

No futuro poderá haver a conversao GPL mas isso serao outras andanças e já após garantia.

Nao ando a fazer mais de 12 mil KM / ano logo o diferencial, naturalmente existindo, nao é nd do outro mundo.

Mas ainda ando só a sondar. Ja deisti de esperar " eternamente " que o mercado acalme. Nao me parece que vá acontecer.

Outra eventual hipotese seria o Classe A, teoricamente tambem com motores maduro e fiáveis mas problema é que nao gosto mt esteticamente e alem disso parecem-me mais caros....( ?? )

Tambem anda em cima da mesa Leon 1.0 TSI 110 DSG7 mas este existem mt poucos. Aqui ja conheço o motor e caixa e gosto mt.

Sempre podes ver também o Megane 1.3 TCE com caixa EDC(mesmo motor que o Classe A), vêm carregados de equipamento e são bem porreiro.

O Seat Leon também tens o 1.5 TSI além do 1.0 TSI.

Sempre podes ver também o Megane 1.3 TCE com caixa EDC(mesmo motor que o Classe A), vêm carregados de equipamento e são bem porreiro.

O Seat Leon também tens o 1.5 TSI além do 1.0 TSI.

Vou checkar meganes , assim sendo.

Leon 1.5 parecem.me raros, excepto o hibrido plguin, mas vou ver com mais atençao.

Sempre fui muito mais adepto de motores a gota embora tb goste de diesel.

Ainda se houvesse uma " excelente oportunidade " num 116d...mas anda tudo tabelado, os carros andam mt caros e os stands dao-se ao luxo de fazer o que quiserem, desde cobrar 300 euros para " preparar " até aumentar em quase 1000 euros se for pa pagar a pronto, etc , por isso e tendo tambem em conta que talvez o 118i nao consuma muito mais que o 116d....

No futuro poderá haver a conversao GPL mas isso serao outras andanças e já após garantia.

Nao ando a fazer mais de 12 mil KM / ano logo o diferencial, naturalmente existindo, nao é nd do outro mundo.

Mas ainda ando só a sondar. Ja deisti de esperar " eternamente " que o mercado acalme. Nao me parece que vá acontecer.

Diesel moderno é um pouco complicado, então se vier já com Adblue ainda pior.

Diesel moderno é um pouco complicado, então se vier já com Adblue ainda pior.

Pois, mais essa questao tb.

Mas fazer o que, sao carros com 100 e tal cv com consumos digno dos antigos 1.5 D montados em carcaças de 800 Kg.

nao ha milagres [:p]

Back