Então vais te virar para os alemães
EscapeLivre [kiss]
Antes de mais, é importante perceber que geração queres: F20 ou F40. O intervalo de idade que referes permite-te os 2 modelos.
Tenho um F20 LCI 114d de 2017 (sem adblue) e um F20 LCI 2 116d Auto de 2019 (com adblue).
Ao nível da utilização, de forma muito sucinta, o automático gasta +/- 1 litro nas mesmas condições que o manual - um anda pelos 4.x / 5.x e pouco e o outro pelos 6.x numa utilização despreocupada e pela AML. No entanto, essa diferença é compensada pelo facto do auto ganhar velocidade (em condução citadina/velocidades moderadas) de forma mais fluida e rápida, sem ter que se puxar pelo motor (muitas mudanças curtas) já que a ZF08 permite ter o motor mais ou menos sempre dentro da faixa ideal de binário. Por outro lado, o auto já sofre do efeito "moer" mudanças imposto pela questão de reduzir emissões. Eu não gosto e opto por ter o carro sempre em Sport. Ainda assim, se não fores como eu que embirro com as rotações baixas, é perfeitamente utilizável nos outros modos além de que o motor mal transmite vibrações para o habitáculo devido aos ótimos apoios de motor controlados por vácuo.
Quanto aos problemas, para complementar o que o
Margini já disse, acrescentaria problemas nas borboletas do coletor de admissão a quilometragens mais altas (200.000 km em diante) o que é normal tendo em conta o panorama da mecânica automóvel. Podes anular ou trocar o coletor de admissão. Na prática, fica ela por ela a nível de funcionamento. De resto, é um motor ótimo de se utilizar e com a caixa auto, parece um 118d manual até aos 170/180 km/h.
Caixa auto: No F20 é a ZF08 que supostamente tem intervalos de manutenção a cada 6 anos ou 120.000 km. No F40, por norma, é a caixa de dupla embraiagem Getrag de 7 velocidades, um pouco mais sensível e que tem de fazer as revisões impreterivelmente a cada 60.000 km ou 5 anos (o carro até emite um aviso de revisão à caixa). Na prática ambas são bastante suaves com a nuance de que no F40, em pára-arranca, sente-se o carro um pouco (mas muito pouco mesmo) em esforço até embraiar (1 ou 2 segundos).
Nota: Tenho um cliente com um F20 116d auto de 2016 e por volta dos 90.000km teve de reconstruir a caixa, mas penso que foi um caso isolado.
No F20, Android Auto, só estava disponível nas versões equipadas com o GPS Profissional (NBT EVO). Nas versões com o GPS Business (Entrynav 2) só alguns modelos de 2018 permitem a ativação e penso que está limitada ao Apple Carplay. No entanto, a grande maioria tem os remote service ativos portanto podes enviar as moradas para o carro através da app My BMW. No F40, penso que todos os sistemas permitem.
Ainda sobre o F20, o
AstonM tem um 116d auto de 2017 (sem adblue) e pode dar-te um ótimo output sobre a utilização (já me o deu a mim quando estive comprado do meu auto e agradeço-lhe mais uma vez[kiss]).
Ao nível do F40, tal como já referido, o
Ecoflex tem um 118i auto e poderá dar-te um melhor output.
No meu caso, andei uns tempos com um F40 116i manual e gostei imenso do carro. Gastava praticamente o mesmo que um diesel (menos no pára-arranca, para pior) e além de "solto", tinha uma ótima resposta. No caso das vibrações, mais uma vez eram praticamente nulas.
Se tiveres alguma dúvida específica sobre o F20 116d Auto, é só dizer!