Hoje, o meu carro de aluguer é...

não ia na mesma que não me ia meter em possíveis chatices, como disse anteriormente. não sei porque insistem em mudanças automáticas. eu já tinha dito que não queria quando fui reservar na semana passada, mas como andaram a correr RACs, é normal não terem dito nada nem sequer saberem disso.

Há uma certa tendência para cada vez mais carros automáticos, mesmo na velha Europa.

Quando no ano 2000 aluguei a primeira vez um carro nos EUA (um Dodge Neon) lá era quase tudo auto e cá (Europa) era quase tudo manual, nestes últimos 25 anos as coisas mudaram um bocado. Nessa altura as cx auto, principalmente em carros modestos, não eram nada de especial (o que continua a ser verdade hoje), mas eram muito fáceis de utilizar (como hoje).

Percebo que não queiras comprar ou ter um Auto, mas que não queiras sequer experimentar já acho mais estranho. [;)]

O carro não vem pela seguradora, a seguradora é que fez borrada em marcar, não existir afinal marcação, qualquer coisa - disse-me esta RAC - é uma complicação tremenda quando se trata de seguradoras, etc.

O drama de ser automático é chegares à RAC, levantares o carro e espetares-te no primeiro stop contra alguém porque nunca andaste em nenhum automático e fizeste asneira sem querer. Achas que os 1200€ contem alguma coisa de jeito???

Se calhar estão habituados a andar com automáticos, eu não e não quero correr esse risco. Acho que tenho o direito de escolha e de não querer meter-me em possíveis trabalhos.

Já agora, não é um 308. Isso seria porreiro, mas não é esse. Também não me calhou um Megane, que seria fixe. Mas nesta altura não há carros desses para aluguer. Estes dias a minha sobrinha também sofreu um embate e mandou à marca. Saiu-lhe um Hyundai novo...

Eu já tive dois carros pelo seguro e em nenhuma altura tive que pagar nenhuma franquia, daí ter questionado.

sim, tive que pagar 120€ de caução, não franquia. da última vez que tive um carro de aluguer, há uns 12 anos, foram 80€.

Se carro não vem pela seguradora... quem vai então pagar o aluguer dos dias da viatura?

Uma pergunta "parva": quando mencionam um certo valor de "franquia" e também de "caução", ambos os valores ficam bloqueados no cartão ou só a caução?

Exemplo:

A viatura tem uma franquia de roubo de € 4.305,00 incluindo IVA.

A empresa de aluguer irá solicitar uma caução de € 200,00 ao levantar o seu carro. Esta caução será devolvida após o aluguer, desde que as condições tenham sido respeitadas.

A viatura tem uma franquia de danos de € 4.305,00 incluindo IVA.

Quando levantar o seu carro, a equipa ao balcão exigirá uma caução para o carro.

Os 4305 € da franquia contra roubo são bloqueados no cartão ou é um valor que ficamos obrigados a cumprir em caso de acontecer porcaria, mas sem bloqueio? Pergunto isto por causa do limite do meu cartão, que é apenas de 2000 €.

Uma pergunta "parva": quando mencionam um certo valor de "franquia" e também de "caução", ambos os valores ficam bloqueados no cartão ou só a caução?

Exemplo:

Os 4305 € da franquia contra roubo são bloqueados no cartão ou é um valor que ficamos obrigados a cumprir em caso de acontecer porcaria, mas sem bloqueio? Pergunto isto por causa do limite do meu cartão, que é apenas de 2000 €.
Só os 200€ da caução é que ficam bloqueados

Desta vez foi necessário alugar uma "banheira" de 7 lugares - o maior carro que alguma vez aluguei e talvez um dos maiores (e certamente o mais pesado!) que já conduzi - um Peugeot 5008 da 3.ª geração. Pela matrícula (BS-xx-XS) já devia tratar-se da nova versão "Hybrid 145 e-DSC6" (em vez de 136 CV), pois essa saiu em Março e a matrícula corresponde aproximadamente a inícios de Maio. De qualquer forma, pelo que li, a ligeira mexida na potência não alterou as performances do bicho. Foram cerca de 650 km em 4 dias entre a Região Litoral Centro e o Minho/distritos de Braga e Viana.

O que é que posso dizer? Eh pá... minha rica Peugeot, o que foi feito de ti? Sem me alongar muito em texto corrido, vou deixar aqui os pontos positivos e negativos de que me apercebi nesta breve convivência com este matacão:

Pontos positivos:
- Um chassis com uma agilidade e uma direcção directa de que não estava mesmo à espera neste veículo. Chega a transmitir uma maior sensação de agilidade que o meu G30. O pequeno volante, que não implicou qualquer problema na posição de condução, certamente contribui para isso, mas não só
- Um consumo global de 6,5 l/100 km, um valor excelente, tendo em conta que a lotação ia quase completa (5 adultos - alguns bem constituídos [:D] - e uma criança) e que o espaço restante foi ocupado com bagagem até ao tecto. E com pneus 235 ou 245/19
- Caixa automática suave e reactiva q.b., com o pequeno botão e patilha de comando no tablier que permite um "buraco" enorme de arrumação na consola central

Pontos positivos:
- Pôr um motor de 3 cilindros, de ruído desagradável e cheio de vibrações ao ralenti, num carro deste nível de preço, devia ser severamente punido. Lixo por lixo (em termos de fiabilidade), mais valia instalarem uma versão de potência reduzida do 1.6 THP
- A suspensão bastante áspera com o carro vazio - uma grande desilusão para a "escola francesa". Mas já sabemos que isso é coisa do passado. Com o veículo carregado, a coisa melhora substancialmente
- A ausência de sensores de estacionamento à frente - sem comentários!
- Agora aquele que para mim é de longe o aspecto mais negativo do carro - a instrumentação, incluindo o ecrã táctil à direita, com implicações directas na operação e funcionamento do carro. Para começar, a absoluta pobreza franciscana do aspecto dos ecrãs - parecem saídos de uma calculadora antiga dos anos 80. É a isto que chamam "modernidade e progresso"? E depois, a estrutura absolutamente ilógica e de funcionamento aleatório do acesso aos menus. Acho que começo a perceber a razão de os carros novos estarem por vezes envolvidos em acidentes inexplicáveis - aquela treta distrai e não é nada intuitiva de usar! Muitos "thumbs down" para a verdadeira treta em que se transformou a operação de muitos carros modernos!!

E pronto, basicamente é isto. No final, fica uma certeza: a comprar um carro com estas características, jamais seria um Peugeot 5008!!

No final, e passe a publicidade, uma grande palavra de elogio para a Budget/Discovery Cars (Grupo Avis?) que apresentou uma excelente relação qualidade/preço. Foram 224 € por 4 dias com esta "banheira", preço que considero muito razoável.

tens aí dois pontos positivos. gostaste tanto assim da máquina? 😂

realmente um motor de 3 cilindros para tanto peso e largura não lembra a ninguém. quanto aos tablets, a tua queixa é a de muitos condutores hoje em dia...

ontem o meu irmão levantou um fiat 600 em espanha. parece que lá começam a gostar bastante deste modelo, depois de eu ter já visto dois ou três a circular aqui em portugal, mas com "placas" do país vizinho. será desta vez para fazer cerca de 1500kms em 5 dias. mais kms agora, mas com mais 2 dias.foi pedido manual, mas veio manual e automático, segundo ele disse. pela foto e pela matrícula (NC*), diria que deverá ter uns 3 meses. tem 5 mil kms.

Preços para 1 semana de aluguer em Lisboa em Setembro, 5€/ dia:
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	138.5 KB ID:	14633367
Não fosse o ter que meter seguro DP e até apetecia alugar um para andar a semana toda no batente e fazer descansar o de casa...

Dúvida para quem tem alugado mais recentemente ou até alugue com mais frequencia: escolhem logo o seguro de cobertura extra na plataforma, ou escolhem o básico e compram depois ao balcão? os valores diferem?

Dúvida para quem tem alugado mais recentemente ou até alugue com mais frequencia: escolhem logo o seguro de cobertura extra na plataforma, ou escolhem o básico e compram depois ao balcão? os valores diferem?

Olá ! Depois de já ter experimentado das duas formas e apesar de nunca ter tido necessidade de acionar seguros nem de uma forma nem de outra, tenho optado por escolher o básico na plataforma e depois ao balcão no momento de levantamento faço os seguros que achar necessário.

Na verdade mesmo fazendo seguros na plataforma podes vir a ser assediado ao balcão para fazeres, porque habitualmente nas plataformas os seguros implicam que avances com o dinheiro em caso de sinistro e depois devolvem-te. Os seguros ao balcão, tratados com a rent a car, normalmente não implicam ter que avançar com dinheiro em caso de sinistro.

Os valores ao balcão podem ser ligeiramente mais caros mas têm essa vantagem.

Um amigo que aluga muitos carros (eu alugo uns 2 por ano), já teve um sinistro tendo seguro feito através da plataforma, tudo se resolveu bem, mas teve que avançar com algum dinheiro/franquia que depois reaveu. Desde aí opta por fazer ao balcão.

Voltar
Superior