Tópico dos carros eléctricos

Nunca compraria um carro chinês phev.

Décadas de tentativas, nunca conseguiram construir um automóvel a combustão de jeito. O melhor que conseguiram foram cópias de motores japoneses, que ainda assim eram fracos. Mesmo os geely-volvo são motores fraquitos

Os motores elétricos são de uma complexidade de desenvolvimento e produção muito inferior, basta ver a quantidade de EVs chineses que existem.

Nunca compraria um carro chinês phev.

Décadas de tentativas, nunca conseguiram construir um automóvel a combustão de jeito. O melhor que conseguiram foram cópias de motores japoneses, que ainda assim eram fracos. Mesmo os geely-volvo são motores fraquitos

Os motores elétricos são de uma complexidade de desenvolvimento e produção muito inferior, basta ver a quantidade de EVs chineses que existem.

Para mim, foi o melhor comentário que li hoje, e provavelmente o resto do dia… top! 🥰

Bem por um lado tem razão, a psa anda a tentar fazer um puretech de jeito à 20 anos e é cada versão pior que a anterior!

Para mim, foi o melhor comentário que li hoje, e provavelmente o resto do dia… top! 🥰

Bem por um lado tem razão, a psa anda a tentar fazer um puretech de jeito à 20 anos e é cada versão pior que a anterior!

É o que é, tem que se lidar.

Aliás, dá para ver pela quantidade de carros a combustão (aka calhambeques cópia de outros carros) que a china exportou na história do seu mercado auto, e a quantidade de evs que agora produz e exporta, bem como a quantidade de fabricantes de ev que por la existem.

Last edited:
Não sei...

É sempre um risco comprar um bem de valor tão elevado de uma marca que não conhecemos bem.

Uma coisa é um EV, não há precedentes e apesar de tudo, os contrutores chineses apostaram nisso e até há a ideia generalizada que estão mais avançados que o resto do mundo.

Outra coisa são os motores a combustão em que até marcas europeias com dezenas ou centenas de anos desistiram de desenvolver os seus proprios motores devido à complexidade do sistema e consequente falta de fiabilidade e preferiram comprar motores a construtores tradicionais. Neste caso é mais complicado para a China e a juntar a isso, muitos ficam sépticos a comprar um carro a combustão oriundo de um país sem essa tradição e know how.

E tiveste muita gente a comprar Dacias quando surgiram por causa do preço. E antes disso foram Skodas e as marcas coreanas. Se criam reputação e (mais importante) redes de concessionários e logística as pessoas vão comprar como compraram dessas marcas desconhecidas, nem que seja pelo preço. Por exemplo, em Itália fartei-me de ver Omodas. O que são Omodas? É uma marca chinesa que vende modelos a combustão.

A BYD apostar em híbridos para mim é algo que vai ser um risco muito maior para os construtores europeus do que necessáriamente os seus EVs.
Basta comparar o MG3 híbrido á concorrência do segmento B para ver o quão á frente conseguem se colocar. O facto de as marcas chinesas estarem adiantadas em modelos BEV também quer dizer que fazem híbridos superiores. O lobbying europeu para atrasar a electrificação não vai salvar as marcas europeias e os seus conselhos de administração que pensam que se podem esconder numa suposta superioridade nos modelos a combustão. Quando começarem a vir modelos híbridos baratos da China também vão impôr tarifas sobre estes como fizeram aos BEVs?

Já conduziste um MG3 Hybrid?

É que já me passou um pelas mãos, e não consigo perceber em que aquilo se superioriza, por exemplo, ao meu Clio V.

Caixa auto de 3 velocidades, com comportamento dantesco, bancos mais fracos, infotainment em que durante 3 dias e >300 km, não consegui ligar o telemóvel...

Só intervim, porque achei curioso o modelo usado para comparação. Foi o único assumidamente chinês que me passou pelas mãos.

No UK também se vêm muitos Omodas tal como em Espanha. A MG tem um sistema Híbrido muito bom, pelo menos no ZS, que eu já conduzi durante 10 dias com bons consumos e muita suavidade de condução. A BYD também já está a vender bem os seus híbridos. A reputação vai-se construindo.

E tiveste muita gente a comprar Dacias quando surgiram por causa do preço. E antes disso foram Skodas e as marcas coreanas. Se criam reputação e (mais importante) redes de concessionários e logística as pessoas vão comprar como compraram dessas marcas desconhecidas, nem que seja pelo preço. Por exemplo, em Itália fartei-me de ver Omodas. O que são Omodas? É uma marca chinesa que vende modelos a combustão.

Dacia tem motor Renault, é diferente.

Eu acho (acho não, tenho a certeza e é factual) que a China não iria vingar com os carros a combustão e não tem a ver com preço, tem a ver com a confiança dos consumidores nos motores a combustão feitos por eles. O surgimento dos EV's foi a melhor coisa que lhes aconteceu.

Além disso os motores a combustão híbridos não são o futuro, apenas um momento de transição. E em tecnologia elétrica eles estão no topo.

Na minha opinião, a China se quisesse fazia os melhores motores a combustão… a China evoluiu muito e tem know how, condições, mão de obra especializada para fazer tudo, e se quiserem facilmente levam capital humano com experiência para lá. Simplesmente é uma tecnologia ultrapassada, neste momento o interesse em investir em motores a combustão é zero.

Na minha opinião, a China se quisesse fazia os melhores motores a combustão… a China evoluiu muito e tem know how, condições, mão de obra especializada para fazer tudo, e se quiserem facilmente levam capital humano com experiência para lá. Simplesmente é uma tecnologia ultrapassada, neste momento o interesse em investir em motores a combustão é zero.

Uma coisa são opiniões, outra são factos.

A china tentou, desde os anos 30, desenvolver motores a combustão, e nunca conseguiu dominar a matéria.

O que fez melhor foi por intermédio de joint ventures que, como disse, ainda assim não correram muito bem.

Os motores elétricos são MUITO mais simples de desenvolver. Isto somado à verticalização no sector, o controlo da cadeia de abastecimento, tanto de componentes no geral como nas baterias em particular, e um investimento BRUTAL do estado, resultou que em 10 anos progredissem mais no sector dos EV do que em 90 anos de ICEs. Em relação ao 'resto' do carro, tanto as joint ventures como a contratação de diversos engenheiros/designers europeus, foram essenciais.

Claro que sim. Não devem é ter interesse em explorar esse mercado como estão a fazer com os BEV. Até porque, a china tem motas a combustão na europa com uma quota de mercado muito interessante. E pelo que sei, são motas boas.

Andei à pendura no MG HS hibrido e achei-o bem porreiro.
Confortável qb, silencioso (apenas andei em nacionais a velocidades moderadas), sistema hibrido suave, etc.
Não sei quem é o fabricante do motor, mas a integração dos 2 motores estava boa.
Não sei se em AE a minha opinião se mantinha, mas em estrada e cidade gostei muito do carro.

Confortável qb, silencioso (apenas andei em nacionais a velocidades moderadas), sistema hibrido suave, etc.
Não sei quem é o fabricante do motor, mas a integração dos 2 motores estava boa.
Não sei se em AE a minha opinião se mantinha, mas em estrada e cidade gostei muito do carro.

Motor SAIC.

Estes motores resultam de joint ventures entre vw/saic e gm/saic.

Qual foi o motor do ano em 2015, 2016, 2017 e 2018 - 4 anos consecutivos !?!

Cada vez mais parace que a verdade e os factos já não servem para nada !!!!

toda a gente é livre de ter a sua opinião e exprimir essa opinião, mas , por vezes parece que era bom conhecer/ter "alguma" adesão à realidade dos factos !

Esse MG é aquele que custa entre 35k a 38k ?

Mal seria se os chineses não fizessem 1 carro de jeito por esses valores ! Para competir com os europeus nesse segmento de carros entre os 35-40k !! O problema talvez seja o valor de retoma e os restylings/upgrades que fazem de X em X anos !

Em 10 anos o mercado total dos VE cresceu mais de 20x
Existia uma marca que tinha uns 80/90% de quota de mercado e quase não tinha concorrência ...
Agora aparecem mais de 20 marcas na Europa e mais de 100 na chine e nos eua.... o mercado cresce 20x ou 30x (dependendo dos anos que se compara) .... claro que NENHUMA MARCA consegue ter quotas de mercado como tinha em 2015 !!!!!!

1 dos 2 modelos é o mais vendido no mundo nos ultimos 2 ou 3 anos (excepto quando a fábrica esta a mudar linhas de montagem) ...
A concorrência lança modelos novos, mais modernos, para combater e ganhar quota de mercado...
os chineses investem forte em exportar para a europa -ate navios constroem - a CEO diz que vai haver um banho de sangue por causa dos precos - diz ainda que vai mudar a estratégia e apostar forte nos hibridos em em vez forte nos VE...
As fabricas europeias que empregam dezenas de milhares de trabalhadores e envolvem centenas de milhoes de euros... estão a mudar as linhas de montagem, força de vendas, design global dos carros, posicionamento das marcas ...
.... e iria ficar tudo igual como em 2015 ?

Qual foi o motor do ano em 2015, 2016, 2017 e 2018 - 4 anos consecutivos !?!

Não sei, não ligo a isso, neste momento só como elétricos de empreitada… xD

Mas até já conduzi uns dias valentes um 2008 puretech e aquilo era muito agradável, para motor a gasolina tinha potência logo em baixas e tal, tudo bem que bebe gasolina que parece um desalmado mas é agradável de conduzir, acredito que tenha sido premiado. A longo prazo é que pronto, é o que é…

Mas hey não me atravesso por críticas a essas coisas, só acho que já nem a Europa faz motores fiáveis, e é muito difícil para um mecânico em geral dominar os truques e manhas de cada motor, depois é típico os maus diagnósticos, as reparações que não resolvem nada, … etc etc…

Em 10 anos o mercado total dos VE cresceu mais de 20x
Existia uma marca que tinha uns 80/90% de quota de mercado e quase não tinha concorrência ...
Agora aparecem mais de 20 marcas na Europa e mais de 100 na chine e nos eua.... o mercado cresce 20x ou 30x (dependendo dos anos que se compara) .... claro que NENHUMA MARCA consegue ter quotas de mercado como tinha em 2015 !!!!!!

1 dos 2 modelos é o mais vendido no mundo nos ultimos 2 ou 3 anos (excepto quando a fábrica esta a mudar linhas de montagem) ...
A concorrência lança modelos novos, mais modernos, para combater e ganhar quota de mercado...
os chineses investem forte em exportar para a europa -ate navios constroem - a CEO diz que vai haver um banho de sangue por causa dos precos - diz ainda que vai mudar a estratégia e apostar forte nos hibridos em em vez forte nos VE...
As fabricas europeias que empregam dezenas de milhares de trabalhadores e envolvem centenas de milhoes de euros... estão a mudar as linhas de montagem, força de vendas, design global dos carros, posicionamento das marcas ...

Certo, ✅ no meu entender é uma boa leitura do que se tem passado.

​​​​​​…. e o que achas que vai acontecer daqui para a frente?

Os EUA retiraram os apoios à transição, deixa as alternativas par a par, para quem anda nas voltinhas não há dúvida nenhuma que o elétrico vai ser a alternativa facilmente mesmo assim, para percorrer aquele país enorme vão continuar a vender bem carros a combustão. Com certeza o fim dos incentivos trará recua nos elétricos.

Na Europa, mesmo sem apoios, os VE iriam continuar a fazer a transição, mas a asfixia das marcas, os despedimentos colectivos,… obrigaram a União Europeia a retirar o prazo para acabar com venda de carros a combustão. O fim está talhado na mesma, o interesse do cliente em geral está a esbater-se, esse mercado vivia de carros usados, as empresas compravam, abatiam impostos e depois lá iam para o mercado privado por valores muito mais interessantes e o pessoal andava uma vida inteira a negociar cancros. Agora as empresas estão todas a comprar carros elétricos, há meia dúzia de particulares que ainda conseguem comprar um veículo a gasolina ou gasóleo, que não vão trocar cedo, na globalidade é um mercado interessante, pois tem procura e não terá grande oferta, o que mitiga mais a desvalorização, mas é um mercado que caminha para ser diminuto. O interesse generalizado das pessoas nos VE, passa exactamente por isso, são os carros que aparecem no mercado a bom preço e tem boa fama. E pronto o pessoal vai, os que ficam a dizer que são torradeiras ou máquinas de lavar e que nunca vão ter VE, ou são pessoas com poucos rendimentos que ainda não precisam de carro, ou são pessoas que estão presas a um gosto especial pelo que têm, não estão receptivos à mudança… e ainda são muitos. Diria que talvez uns 10-15% da população.
Simplesmente acho que não chegam para manter uma indústria com boa competitividade e o próprio preço em novo dos carros a combustão vai acabar por escalar.

Last edited:
Certo, ✅ no meu entender é uma boa leitura do que se tem passado.

​​​​​​…. e o que achas que vai acontecer daqui para a frente?

Os EUA retiraram os apoios à transição, deixa as alternativas par a par, para quem anda nas voltinhas não há dúvida nenhuma que o elétrico vai ser a alternativa facilmente mesmo assim, para percorrer aquele país enorme vão continuar a vender bem carros a combustão. Com certeza o fim dos incentivos trará recua nos elétricos.

Na Europa, mesmo sem apoios, os VE iriam continuar a fazer a transição, mas a asfixia das marcas, os despedimentos colectivos,… obrigaram a União Europeia a retirar o prazo para acabar com venda de carros a combustão. O fim está talhado na mesma, o interesse do cliente em geral está a esbater-se, esse mercado vivia de carros usados, as empresas compravam, abatiam impostos e depois lá iam para o mercado privado por valores muito mais interessantes e o pessoal andava uma vida inteira a negociar cancros. Agora as empresas estão todas a comprar carros elétricos, há meia dúzia de particulares que ainda conseguem comprar um veículo a gasolina ou gasóleo, que não vão trocar cedo, na globalidade é um mercado interessante, pois tem procura e não terá grande oferta, o que mitiga mais a desvalorização, mas é um mercado que caminha para ser diminuto. O interesse generalizado das pessoas nos VE, passa exactamente por isso, são os carros que aparecem no mercado a bom preço e tem boa fama. E pronto o pessoal vai, os que ficam a dizer que são torradeiras ou máquinas de lavar e que nunca vão ter VE, ou são pessoas com poucos rendimentos que ainda não precisam de carro, ou são pessoas que estão presas a um gosto especial pelo que têm, não estão receptivos à mudança… e ainda são muitos. Diria que talvez uns 10-15% da população.
Simplesmente acho que não chegam para manter uma indústria com boa competitividade e o próprio preço em novo dos carros a combustão vai acabar por escalar.

As grandes vantagens dos EVs são o custo muito mais baixo da eletricidade em relação ao combustível e a melhor qualidade do ar.

Basicamente os países com estes dois problemas (combustível caro e problemas ambientais de qualidade do ar) vão apostar cada vez mais nos EVs, conforme a disponibilidade financeira assim o dite.

É simplesmente isto. Os países sem estes problemas não têm qualquer incentivo ou motivação apostar nos EVs porque são mais caros e têm menos autonomia do que os carros a combustão.

Os veículos a combustão ainda vão continuar a existir em muitos países do Mundo durante muitas décadas, diria até ao fim deste século sem dúvida.

Back