Tópico dos carros eléctricos

Por mim todos modelos deveriam ter uma versão base apenas com o mínimo indispensável, vidros elétricos à frente, AC e os dispositivos de segurança, com um preço o mais baixo possível. Principalmente os citadinos.

já ninguem compra carros desses em 2025 (nem as rent-a-car)
mesmo que sejam + baratos 1000€ !

Claro. Os mínimos exigíveis foram evoluindo. Se há 20 anos eram VE e Fecho Centralizado, hoje é AC, ecrã com AA, ou carregamento rápido no caso dos elétricos. É que qualquer carro custa de 20 mil para cima. É muito dinheiro para abdicar de aspetos que os tornam minimamente polivalentes e agradáveis no dia-a-dia.

Mas a diferença entre o mesmo carro apenas com o essencial e bem equipado é bem mais do que 1000€.

Por exemplo um Sandero apenas com AC e vidros elétricos não chega a 15 mil €, o mesmo Sandero com o equipamento que uma versão intermédia tem custa mais de 18 mil Euros, pintura metalizada, AC automático, sensores traseiros, JLL, ecrã infotainment, etc..

Portanto uma versão base só com AC manual poderia ser uns bons 5 mil euros mais barata.

Eu até acho que o carregamento rápido não tem nada que faça o preço subir por aí alem, pois alem da ficha terá o cabo para o barramento da bateria, a gestão do carregamento é toda feita no carregador DC (fora do carro) o BMS só dita os limites, já no carregamento AC é preciso um inversór de AC para DC.
Ou seja, o custo do carregamento AC é muito maior do que o DC, a ficha e pouco mais, mas não me choca não ter, será mesmo pela seleção de quem compra, optar pelo basico ou subir de nivel, pois um EV como o Spring ou como o R5 base sem carregamento DC não tem apenas essa lacuna em relação ao seguinte, digo eu.

Claro. Os mínimos exigíveis foram evoluindo. Se há 20 anos eram VE e Fecho Centralizado, hoje é AC, ecrã com AA, ou carregamento rápido no caso dos elétricos. É que qualquer carro custa de 20 mil para cima. É muito dinheiro para abdicar de aspetos que os tornam minimamente polivalentes e agradáveis no dia-a-dia.

Os mínimos essenciais dependem de cada um. Eu tenho a certeza que muita gente preferia pagar menos 5 mil ou 10 mil pelo mesmo carro sem equipamento que não é essencial.

Por exemplo, eu só considero essencial vidros elétricos à frente, AC e pouco mais num citadino (além dos equipamentos obrigatórios de segurança).

E mesmo o AC posso dizer que é raríssimo usar, prefiro sempre abrir a janela mas é um item muito valorizado numa retoma ou venda de usado por isso vale a pena.

Há uns tempos tentei enveredar pela actividade de vendas de carros em segunda mão e percebi que basicamente um carro sem AC tem muito menos procura, toda a gente perguntava pelo AC. O resto do equipamento é irrelevante num citadino ou utilitário com alguns anos. As pessoas querem é um carro económico, fiável e com AC, e minimamente bonito claro.

Last edited:

Comprei eu.
Queria um eletrico barato, usado, recente e com poucos kms para ser usado maioritariamente por um puto recém encartado.

Comprei um Twingo sem VE, sem espelhos eletricos etc. Tem rádio "normal", sensores de luz e os dispositivos de segurança normais.
Luxos não tem.
Mas por 10.000 euros...........

Os mínimos essenciais dependem de cada um. Eu tenho a certeza que muita gente preferia pagar menos 5 mil ou 10 mil pelo mesmo carro sem equipamento que não é essencial.

Por exemplo, eu só considero essencial vidros elétricos à frente, AC e pouco mais num citadino (além dos equipamentos obrigatórios de segurança).

E mesmo o AC posso dizer que é raríssimo usar, prefiro sempre abrir a janela mas é um item muito valorizado numa retoma ou venda de usado por isso vale a pena.

Há uns tempos tentei enveredar pela actividade de vendas de carros em segunda mão e percebi que basicamente um carro sem AC tem muito menos procura, toda a gente perguntava pelo AC. O resto do equipamento é irrelevante num citadino ou utilitário com alguns anos. As pessoas querem é um carro económico, fiável e com AC, e minimamente bonito claro.

pois .. mas as marcas fazem carros para a maioria das pessoas ... os modelos especiais e numerados feitos à medida de cada pessoa ... custam ser edições de luxo !

portanto ... num carro novo de 25k com tecnologia de 2025 .... MAS custaria apenas 15k POIS não tinha AC nem vidros electricos atras, era isso ? baixava 5k ou 10K por causa disso !

Comprei eu.
Queria um eletrico barato, usado, recente e com poucos kms para ser usado maioritariamente por um puto recém encartado.

Comprei um Twingo sem VE, sem espelhos eletricos etc. Tem rádio "normal", sensores de luz e os dispositivos de segurança normais.
Luxos não tem.
Mas por 10.000 euros...........

mas o twingo nao tem VE por opção, pois os vidros abrem em compasso !
nao foi (só) uma opção para baixar o pvp ! num carro tão pequeno e leve ter 4 lugares era o desafio principal . e o carro destina-se a ser usado preferncialmente por 1 ou 2 pessoas e ocasionalmente por mais pessoas)
como alia o primo mais caro Smart forfour tem exactamente a mesma opção !

Mas a diferença entre o mesmo carro apenas com o essencial e bem equipado é bem mais do que 1000€.

Por exemplo um Sandero apenas com AC e vidros elétricos não chega a 15 mil €, o mesmo Sandero com o equipamento que uma versão intermédia tem custa mais de 18 mil Euros, pintura metalizada, AC automático, sensores traseiros, JLL, ecrã infotainment, etc..

Portanto uma versão base só com AC manual poderia ser uns bons 5 mil euros mais barata.

basta ver no site ...
750€ custa o AC

versao mais equipada com AC, sensores, etc custa mais 1.950€ (sendo que se retiramos os 750€ custa apenas mais 1200€ face à opçao base com AC)

e é por isso que "ninguem" pega nas versoes base !

image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	230.2 KB ID:	14646275
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	237.5 KB ID:	14646276

Last edited:
mas o twingo nao tem VE por opção, pois os vidros abrem em compasso !
nao foi (só) uma opção para baixar o pvp ! num carro tão pequeno e leve ter 4 lugares era o desafio principal . e o carro destina-se a ser usado preferncialmente por 1 ou 2 pessoas e ocasionalmente por mais pessoas)
como alia o primo mais caro Smart forfour tem exactamente a mesma opção !

Os de trás são em compasso.
Os da frente não são mas continuam a ser manuais.

​​​​​​​

Attachments

• IMG_20251021_162943.jpg
    IMG_20251021_162943.jpg
    90.9 KB · Views: 0
o Twingo VE já não é propriamente moderno... Mas peguemos no rádio... o eC3/Aircross/ Sandero e Spring não tem rádio ou leitor multimédia. É ridículo ter que andar sempre a colocar o telemóvel para ouvir musica ou rádio digital. É um mínimo que acho indecente não terem.

o Twingo VE já não é propriamente moderno... Mas peguemos no rádio... o eC3/Aircross/ Sandero e Spring não tem rádio ou leitor multimédia. É ridículo ter que andar sempre a colocar o telemóvel para ouvir musica ou rádio digital. É um mínimo que acho indecente não terem.

as pessoas usam cada vez + podcast ou spotify... para além do android auto ...e assim tem o telefone sempre carregado

mas tambem acho estranho ..

e ainda por cima ter de controlar tudo num ecra pequeno enquanto se conduz

Imagina o cenário. Sais de casa chegas ao carro e lá tens que colocar o telemovel no dock. Um ecrã pequeno e cheio de aplicações. Depois paras para ir algum lado. Tiras o telemóvel, e levas contigo. Depois voltas ao carro e lá colocas o telemóvel outra vez. E deposi acontece "oh pá tenho o telemóvel no bolso esqueci me de o colocar, vou colocá-lo em andamento com uma mão". Se o caminho for curto será que vale a pena? A Dacia tem a aplicação para usar no carro, lá tens que a iniciar. Não há rádio FM tens que ter uma app ou coisa parecida com a estações. Chegas a casa tiras o telemóvel outra vez e no dia a dia ter que andar nisto é ridículo. Um retrocesso. Não me parece que um aparelho de rádio simples com bluetoooth fosse assim tão caro e aí sim mostrava aos consumidores que podiam ter um carro básico sem ser indigente. Mas a intensão é mesmo obrigar a pagar mais 1500 euros por uma versão superior. O caso do C3 é paradigmático.

basta ver no site ...
750€ custa o AC

versao mais equipada com AC, sensores, etc custa mais 1.950€ (sendo que se retiramos os 750€ custa apenas mais 1200€ face à opçao base com AC)

e é por isso que "ninguem" pega nas versoes base !

Adicionas apenas pintura metalizada, sensores traseiros, JLL e AC automático e a diferença já é de quase 3000€.

A diferença é bem superior aos 1000€ de que falaste. A questão é que em citadinos não tem mal nenhum oferecer uma versão só com o básico principalmente nos VE que têm preços elevados. Esses 3 mil, 4 mil, 5 mil € de diferença podem ser suficientes para chegar a muitas mais bolsas.

a sério ?!?!
não pensei que isso existisse ainda num carro elétrico moderno !

É uma versão Life que cá não foi vendida.
Por mais 2000 euros poderia ter comprado um com VE, AC, infotainment etc.

Decidi que o tecto eram os 10k e não queria ultrapassar muito esse valor.

Em termos de equipamentos de segurança estão lá os mínimos olímpicos.

De luxos, tem fecho central com comando, tem luzes automáticas, tem rádio mp3, bluetooth e com ligação a uma APP no smartphone. Tem limitador de velocidade e computador de bordo.

Está a fazer um ano e sem problemas.

Jewel e o que é que é para ti o básico nesses VE?

Para mim seria AC, fecho central, ecrã central com AA, banco traseiro com rebatimento assimetrico, carregamento rápido. Menos do que isso é voltar a 1998 e por isso mais valia ir para um usado recente.

No meu caso dispenso: Jantes em liga leve, luzes automáticas, pintura metalizada (desde que a pintura oferecida não seja Amarelo, Beige, ou outra cor manhosa que eles inventam para obrigar as pessoas a pagar mais).

O que é que isso tem a ver com imagem? A Opel vende sobretudo carros baratos, é essa a sua imagem como uma Fiat, Renault, Citroen, etc.. Até abandonou o segmento D por não conseguir vender carros com lucro.

Tirando os marcas de luxo ou premium , quais são as outras marcas que tem vendas (expressivas) no segmento D ?

Back