Tópico dos carros eléctricos

[Tutorial] Transmite o teu telemóvel no Android Auto (guia de instalação do Fermata Auto)

Uncertified AA Apps (Headunit Reloaded, AAAD/AAStore, etc)
Aviso: Recomendo não usar o teu telemóvel principal por questões de privacidade.

Requisitos:
  • Android 14 e superior não é suportado, tens de fazer downgrade para Android 13 ou inferior. Procura um guia para fazeres isso sozinho.
  • Testado num OnePlus 5T a correr PixelExperience12 (Android 12)
  • KingInstaller & Fermata Auto apk: encontra os APKs de ambos em fontes confiáveis.
Configurar as definições do Android Auto:
  1. vai às definições do dispositivo, procura por "Android Auto", abre-o
  2. Desce até ao fundo, debaixo de Versão, toca uma vez para revelar a info completa
  3. Toca 10x nos textos longos debaixo de "Informação de Versão e Permissões"
  4. vais ver um pop-up sobre ativar o modo programador
  5. agora o modo programador está ativado
  6. clica nos 3 pontos no canto superior direito, deves agora ver "Definições do Programador", abre-o
  7. Modo de aplicação — Programador
  8. Fontes desconhecidas — ativa
Instalar Fermata Auto
  1. Instala o King Installer
  2. Vai à info da app do King Installer, debaixo de "Instalar apps desconhecidas", ativa "permitir desta fonte"
  3. Abre o King Installer, clica em "selecionar ficheiro", seleciona o apk do Fermata Auto
  4. "Instalar como King"
  5. Vais ter 2 opções, uma delas vai dizer "KingInstaller USA A OUTRA" não cliques nesta, usa a outra opção
  6. O Fermata Auto deve estar instalado
Volta às definições do Android Auto
  1. Clica em Personalizar Iniciador
  2. Deves ver 4 apps Fermata instaladas. Se não, ou só 1, não estás a instalar o Fermata corretamente.
  3. Certifica-te que as 4 estão selecionadas
Conectar ao Android Auto (AA)
  1. Antes de te conectares ao teu carro, abre a app Fermata Auto no teu telemóvel, deve ser a que tem o logo azul escuro
  2. Liga o cabo ao teu carro, espera que o AA comece
  3. Deves ver 4 apps Fermata no teu AA
  4. Toca na rosa (Fermata FS Mirror)
  5. deve pedir-te para ativar o acesso a partir do teu telemóvel, vais ser levado para as 'definições de acessibilidade'.
  6. Toca em Fermata Auto nas definições de acessibilidade
  7. Ativa "usar Fermata Auto"
  8. Deves ver o teu ecrã no ecrã do teu carro. Se não, desliga o AA e liga de novo.
Não percebo grande coisa de programação, mas isto parece-me tudo menos confiável para um telefone pessoal. Também não dava porque o meu vai no android16, mas mesmo que desse não confiaria.
Eu não usei esse "King whatever", mas já tenho isso instalado há uns 4 anos, posso não me lembrar de tudo, de qualquer forma em nenhum desses pontos(também não percebo nada de programação atenção) vejo estares a dar permissão para algo que afecte o telemóvel, ainda assim a grande maioria dos telemóveis actuais, principalmente os Samsung, mete as apps sensíveis(banking, etc) num sítio seguro dentro do Knox(se ainda tiver este nome).

Eu não usei esse "King whatever", mas já tenho isso instalado há uns 4 anos, posso não me lembrar de tudo, de qualquer forma em nenhum desses pontos(também não percebo nada de programação atenção) vejo estares a dar permissão para algo que afecte o telemóvel, ainda assim a grande maioria dos telemóveis actuais, principalmente os Samsung, mete as apps sensíveis(banking, etc) num sítio seguro dentro do Knox(se ainda tiver este nome).

Pelo que li agora mesmo, a partir do android14 a google inativou as funções que permitiam instalar uma app como o fermatauto, precisamente por questões de segurança.

Pelo que li agora mesmo, a partir do android14 a google inativou as funções que permitiam instalar uma app como o fermatauto, precisamente por questões de segurança.
Acredito que tenha sido mais por razões monetárias(o fermata permite ver YT sem anúncios)... De qualquer forma o meu tem o Android 14 e funciona, mas já não vai ter mais upgrades mesmo lol.

Acredito que tenha sido mais por razões monetárias(o fermata permite ver YT sem anúncios)... De qualquer forma o meu tem o Android 14 e funciona, mas já não vai ter mais upgrades mesmo lol.

Não, a google quer lá saber do fermataauto. Há formas de ver yt sem anúncios no android mais actual.
Eu instalei por curiosidade num telemovel antigo que tenho para lá. Experimentei e nunca mais usei. Mas bom bom seria, androidauto, carro parado, permitir YT ou espelhar vídeos, sem truques. Em andamento também não tem interesse absolutamente nenhum.

Já percebi onde queres chegar, não engoliste bem a conversa já tida no tópico da tesla.
Já todos sabemos que a tesla é a melhor coisa jamais criada e que existe à face da terra. O jewel já nos disse.
Só tem um único defeito, o spotify não ter todas as opções disponíveis como tem no Androidauto. Mas como tu tens spotify mas não usas no telemóvel, nem sabes.

Quais são essas opções que não estão disponíveis no spotify?
A conversa veio porque um user que tem um tesla disse o que achava essencial num carro, e nas repostas vêm logo com a história do android auto que, na minha opinião, não faz falta nenhuma (num tesla, leia-se).
O meu próximo carro não vai ser um tesla de certeza absoluta, por isso o que pretendo é que as outras marcas façam sistemas nativos em condições para quando eu trocar de carro não ter que usar uma interface que não gosto.

Não será porque? Vais mudar de formato?

…eu por acaso quando comprei até considerava outros fabricantes mesmo nunca tendo tido grande peso, mas no fim de ter, Tesla é Tesla, só mesmo se procurasse um carro mais pequeno ou maior. Deus no céu, Tesla na 🌍! Kakakaka

Last edited:
Quais são essas opções que não estão disponíveis no spotify?
A conversa veio porque um user que tem um tesla disse o que achava essencial num carro, e nas repostas vêm logo com a história do android auto que, na minha opinião, não faz falta nenhuma (num tesla, leia-se).
O meu próximo carro não vai ser um tesla de certeza absoluta, por isso o que pretendo é que as outras marcas façam sistemas nativos em condições para quando eu trocar de carro não ter que usar uma interface que não gosto.

Um Tesla para quem pretende um EV é simplesmente imbatível como produto.

Presumo que tu não vais comprar um 100% elétrico certo?

Sabes que há EV's, que não são Tesla, que tem características diferentes e melhores não sabes?

Seja porque tem outro tipo de equipamento, seja porque tem mais autonomia, melhor curva de carregamento, são mais pequenos ou maiores, são mais confortáveis ou mais desportivos, melhor suporte e qualidade no pós-venda etc.
Nada disso retira a qualidade e mérito do produto Tesla e do caminho que o fabricante fez até então. Quem achar que é o tipo de carro para si, ou melhor negócio, irá certamente acabar por escolher.

O que para ti é melhor, para outra pessoa pode não ser. Depende do que cada um valoriza.

Um cubo pode estar pintado de preto numa face e de branco na face oposta. Se tu só estiveres a olhar para o cubo num determinado lado, irás ver sempre a mesma cor e irás negar, veementemente, a cor que a pessoa que está do outro lado vê e que também está correta.

Acaba com esse discurso de só haver uma cor no mundo e todos terem de gostar dessa cor porque na tua cabeça é a melhor. É por demais o mau ambiente que tu e outros utilizadores tem criado neste fórum, prejudicando a imagem de uma marca (Tesla) com o vosso fanatismo doentio.

Acho que ele já tinha comentado cá que ia trocar por outra coisa diferente quando acabasse o rent. Tenho ideia de ter lido mas já não me lembro.

por acaso também tenho amigos meus que tem carros de 2021 que começam a entrar no período de troca e até costumo pica-los para irem ver os xpengs e os skodas, e eles dizem que não tem nexo nenhum deixar a Tesla, devem vir alguns model y performance para o grupo breve…

Como carro eléctrico a Tesla é a melhor, o problema é que esteticamente não agrada a todos, estar limitado em coisas como falta de manetes, de ecrã, etc.... é um entrave para muita gente, eu sou uma delas[:D], por isso comprei um eléctrico pior mas como "carro" é muito melhor[:D]

Cumps

Como carro eléctrico a Tesla é a melhor, o problema é que esteticamente não agrada a todos, estar limitado em coisas como falta de manetes, de ecrã, etc.... é um entrave para muita gente, eu sou uma delas[:D], por isso comprei um eléctrico pior mas como "carro" é muito melhor[:D]

Cumps
Eu não acho o Arya(se bem me recordo é o que tenscerto?) pior no geral... Tá bem que por ser SUV com a frente quase quadrada perde um bocado na eficiência, mas acho que está mil vezes melhor que o irmão Leaf(por exemplo), mesmo o novo Leaf

Sabes que há EV's, que não são Tesla, que tem características diferentes e melhores não sabes?

Seja porque tem outro tipo de equipamento, seja porque tem mais autonomia, melhor curva de carregamento, são mais pequenos ou maiores, são mais confortáveis ou mais desportivos, melhor suporte e qualidade no pós-venda etc.
Nada disso retira a qualidade e mérito do produto Tesla e do caminho que o fabricante fez até então. Quem achar que é o tipo de carro para si, ou melhor negócio, irá certamente acabar por escolher.

O que para ti é melhor, para outra pessoa pode não ser. Depende do que cada um valoriza.

Um cubo pode estar pintado de preto numa face e de branco na face oposta. Se tu só estiveres a olhar para o cubo num determinado lado, irás ver sempre a mesma cor e irás negar, veementemente, a cor que a pessoa que está do outro lado vê e que também está correta.

Acaba com esse discurso de só haver uma cor no mundo e todos terem de gostar dessa cor porque na tua cabeça é a melhor. É por demais o mau ambiente que tu e outros utilizadores tem criado neste fórum, prejudicando a imagem de uma marca (Tesla) com o vosso fanatismo doentio.

Constatar um facto não é ser fanático. Eu não sou fanático pela Tesla, simplesmente sou ultra racional e pragmático e digo as coisas como elas são. Já apontei vários defeitos à Tesla, tu não viste porque se calhar só vês o que te interessa.

Um Tesla pelo preço é um produto imbatível, isto é factualmente verdade.

Isto não significa que toda a gente deva ter um Tesla. Cada um que compre o que quiser, basta alguém não gostar da imagem da marca por causa das opções políticas do seu CEO para não querer um, e cada um deve fazer o que quiser como é evidente.

Eu não gosto de Apples, nunca tive um Apple, só comprei um uma vez para oferecer, e no entanto sei perfeitamente que a Apple faz os melhores telemóveis do mercado. A diferença entre mim e vocês é que vocês não conseguem elogiar algo de que não gostam, vocês não são justos nem racionais.

O povo português é um povo pouco pragmático por isso é natural que aquilo que eu diga faça confusão a muitos que andam por aqui.

Tu estás a dizer que quem gosta da Tesla não deveria comentar neste fórum? Eu li bem? E os outros é que são fanáticos doentes.

Um Tesla está para os VEs como a Apple está para os telemóveis com a diferença de que um Tesla tem um preço justo. Já imaginaste se um Apple modelo de topo tivesse o mesmo preço dos concorrentes chineses?

A Tesla é isso, a Apple dos VEs mas com preço dos smartphones chineses. A Tesla é incrível por isto, coloca ao alcance de qualquer pessoa a melhor tecnologia dos VEs.

Simplesmente imbatível, isto não é fanatismo, são factos. É dar mérito a quem merece.

Constatar um facto não é ser fanático. Eu não sou fanático pela Tesla, simplesmente sou ultra racional e pragmático e digo as coisas como elas são. Já apontei vários defeitos à Tesla, tu não viste porque se calhar só vês o que te interessa.

Um Tesla pelo preço é um produto imbatível, isto é factualmente verdade.

Isto não significa que toda a gente deva ter um Tesla. Cada um que compre o que quiser, basta alguém não gostar da imagem da marca por causa das opções políticas do seu CEO para não querer um, e cada um deve fazer o que quiser como é evidente.

Eu não gosto de Apples, nunca tive um Apple, só comprei um uma vez para oferecer, e no entanto sei perfeitamente que a Apple faz os melhores telemóveis do mercado. A diferença entre mim e vocês é que vocês não conseguem elogiar algo de que não gostam, vocês não são justos nem racionais.

O povo português é um povo pouco pragmático por isso é natural que aquilo que eu diga faça confusão a muitos que andam por aqui.

Tu estás a dizer que quem gosta da Tesla não deveria comentar neste fórum? Eu li bem? E os outros é que são fanáticos doentes.

Um Tesla está para os VEs como a Apple está para os telemóveis com a diferença de que um Tesla tem um preço justo. Já imaginaste se um Apple modelo de topo tivesse o mesmo preço dos concorrentes chineses?

A Tesla é isso, a Apple dos VEs mas com preço dos smartphones chineses. A Tesla é incrível por isto, coloca ao alcance de qualquer pessoa a melhor tecnologia dos VEs.

Simplesmente imbatível, isto não é fanatismo, são factos. É dar mérito a quem merece.

Ao contrário do teu, o meu post foi bastante pragmático e, inclusivamente, didático. O meu conselho é que o aproveites.
Não obstante, está na tua esfera optar ou não por o aceitar e aprender com o mesmo, ou alternativamente, continuares com a mesma postura.

A recorrente incapacidade de argumentação em abono do “produto” Tesla (em concreto o Model 3/Y), com o teu tipo de discurso e participação típica, prejudica mais a marca do que a beneficia.

Da minha parte, és naturalmente livre de ter a participação que desejares. A apreciação que faço da Tesla e dos seus produtos, como consumidor, não será influenciada. Mas lamento, pela imagem da Tesla e pelo bem estar comum do fórum.

Continuação de bons posts. [;)]

Não será porque? Vais mudar de formato?

…eu por acaso quando comprei até considerava outros fabricantes mesmo nunca tendo tido grande peso, mas no fim de ter, Tesla é Tesla, só mesmo se procurasse um carro mais pequeno ou maior. Deus no céu, Tesla na 🌍! Kakakaka

Não me identifico com o caminho que a marca está a tomar em termos de filosofia.
Estao mais preocupados na condução autonoma do que a melhorar os carros.
Os carros atuais no geral estão melhores que os anteriores, mas têm coisas que não lembra ao diabo.
E o facto de trocar um carro por outro quase igual não é mesmo para mim.

Então, vais trocar o Model3 por qual? O Model y?

Não vou trocar por um tesla.
O Y é exatamente igual a um 3, mas mais alto!
Eu quando troco de carro quero algo diferente do que tenho. Para ter um carro igual (ou quase igual), deixo-me estar com o meu.

Não me identifico com o caminho que a marca está a tomar em termos de filosofia.
Estao mais preocupados na condução autonoma do que a melhorar os carros.
Os carros atuais no geral estão melhores que os anteriores, mas têm coisas que não lembra ao diabo.
E o facto de trocar um carro por outro quase igual não é mesmo para mim.

Concordo que não faça sentido trocar um carro por outro igual, principalmente porque a esfera do interior pouco se alterou desde o lançamento, em 7 anos. Pelo ciclo de vida do produto, a Tesla deveria ponderar em fazer mudanças mais profundas na gama, precisamente porque se aproxima o ciclo de troca dos early adopters.

Como cliente, poderias exemplificar o que está a negrito, por favor?

Depende de muita coisa, mas a ideia é não ser EV.
Mas pode ser EV, que já há muitas opções interessantes e que gosto.
Ainda falta algum tempo, por isso muita coisa pode mudar.

Concordo que não faça sentido trocar um carro por outro igual, principalmente porque a esfera do interior pouco se alterou desde o lançamento, em 7 anos. Pelo ciclo de vida do produto, a Tesla deveria ponderar em fazer mudanças mais profundas na gama, precisamente porque se aproxima o ciclo de troca dos early adopters.

Como cliente, poderias exemplificar o que está a negrito, por favor?

Não ter seletor de marcha fisico é o que mais me afasta. E é esta filosofia do querer fazer diferente apenas para ser diferente que me faz ter esta opinião.
Agora vão adotar outra vez a manete dos piscas, mas colocam um modelo com aspeto mais foleiro que existe! A anterior não era a mais bonita, ou com mais qualidade do mundo, mas era bem melhor que a atual (e tem o botão para controlo das escovas, que no atual é no volante).
Podiam melhorar a velocidade de carga (curva mais plana), mas em vez disso temos carros modernos que carregam mais devagar que os mais antigos!!
E os carros serem quase sempre iguais no interior também não me agrada nada.

Back